Atualizado em: Agosto 23, 2021
O Santuário do Sameiro é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal.
Está situado no Monte do Sameiro com uma altitude de 677 metros, o que faz com que seja um lugar privilegiado para observar a cidade de Braga assim como vários territórios minhotos.
Além disso, tem fácil acesso (vai encontrar o Santuário do Sameiro logo a seguir ao Bom Jesus de Braga), vários lugares para estacionar e restaurantes no local.
É um sítio muito frequentado por famílias e grupos que se deslocam ao parque para passar tempo na natureza.
Então, acompanha-nos nesta interessante viagem pelo Santuário do Sameiro em Braga?
Visitar o Santuário do Sameiro em Braga

O Santuário do Sameiro é conhecido por vários nomes incluindo Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e Santuário da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro.
De qualquer forma a seguir indicamos alguns pontos que deverão servir como referência no seu roteiro de viagem.
O escadório
Apesar do escadório do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro não ser tão grandioso em relação ao escadório do Bom Jesus, a verdade é que mesmo assim impressiona.
Assim, não perca a oportunidade de admirar esta larga escadaria quando visitar o Sameiro.
A Basílica do Sameiro
A história da Basílica do Sameiro começa no dia 14 de junho de 1863, data que corresponde à colocação da primeira pedra do monumento inicial (que foi destruído) mas a construção do edifício que hoje conhecemos iniciou-se em 1884.
O exterior da basílica é bonito, no entanto é no interior que pode ver a estátua de Nossa Senhora do Sameiro que ostenta uma magnífica coroa com 2,5 kgs de ouro e brilhantes.
Além disso devemos mencionar como pontos de interesse o altar-mor construído em granito branco e um sacrário em prata.
Por outro lado, se não sofre de vertigens como nós tem a possibilidade de subir ao Zimbório do Santuário do Sameiro, isto é, à parte mais alta e exterior da cúpula da basílica.
Para isso tome nota que o custo da subida ao Zimbório é de 2 EUR.
Monumentos dos Doutores Marianos
Os monumentos dos Doutores Marianos são quatro estátuas brancas que estão à entrada do Santuário do Sameiro.
Assim, estão representados São Cirilio de Alexandria, Santo António de Lisboa, São Bernardo de Claraval e Santo Afonso de Ligório.
No entanto, a poucos metros de distância e em frente à casa das estampas, vai encontrar as estátuas de quatro anjos: os Arcanjos São Gabriel, São Miguel, São Rafael e o Anjo de Guarda de Portugal.
Já agora, sabe qual é a diferença entre anjo e arcanjo?
Um arcanjo é um mensageiro de Deus enviado numa missão muito importante.
Por isso em termos de hierarquia são mais relevantes do que os anjos que têm a guarda de cada pessoa.
Os Jardins do Sameiro
Existem várias zonas de jardim onde poderá passear calmamente no Sameiro que incluem lugares para se sentar e contemplar a paisagem.
No entanto tenha em atenção que o recinto é bastante extenso e demora algum tempo a movimentar-se de um lado para o outro.
Assim, por exemplo, desde que deixa o carro estacionado até à basílica terá de caminhar por um bom tempo e o mesmo se aplica sempre que sair de um sítio para outro.
No entanto não deixe que a extensão dos lugares o iniba de visitar o Sameiro, apenas esteja consciente desta realidade para que faça a gestão do cansaço da melhor forma e não chegue ao final do dia demasiado cansado.
Ver Braga por um canudo

Apesar de a expressão ter nascido no vizinho Santuário do Bom Jesus, a verdade é que no Monte do Sameiro também poderá ver Braga por um canudo.
Isto porque está disponível um binóculo que permite uma melhor observação da paisagem.
O custo de utilização do binóculo do Sameiro é de 1 EUR e está colocado em frente à basílica.
Peregrinações ao Santuário do Sameiro

Existem duas grandes peregrinações anuais ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Braga.
A primeira acontece no primeiro domingo de junho e tem início na Sé Catedral de Braga mas independentemente desta romaria a celebração litúrgica de Nossa Senhora do Sameiro é no dia 12 de junho.
Por outro lado, no terceiro domingo de agosto tem lugar a segunda peregrinação ao santuário que desta vez tem como ponto de partida o Santuário do Bom Jesus mesmo ao lado.
De qualquer forma estas são duas grandes festas que juntam alguns milhares de peregrinos, por isso se prefere locais tranquilos o melhor é visitar o santuário noutra altura.
Hotéis no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Nós decidimos visitar o Santuário do Sameiro em Braga numa viagem de ida e volta a partir de casa, por isso não ficámos alojados na região.
No entanto se precisar de hotel tomamos a liberdade de sugerir que veja algumas sugestões de alojamento em Braga aqui.
Como chegar ao Santuário do Sameiro
Para quem vem de Braga terá de se dirigir ao Bom Jesus (aproveite para visitar o Santuário do Bom Jesus) e continuar sempre em frente até chegar ao Santuário do Sameiro.
No entanto, para ser mais fácil a seguir mostramos um mapa onde poderá escolher a melhor forma de chegar ao Sameiro.
Do Porto
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Barcelos | o que visitar, dicas e atividades
- Festa das Cruzes | Barcelos
- Gerês o que visitar em três dias
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Praia fluvial de Adaúfe em Braga
- Bom Jesus do Monte em Braga
- Santuário do Sameiro em Braga
- O que visitar em Braga & outras dicas de viagem
- Moinhos da Apúlia | praia e passadiços na Apúlia
- Castro de São Lourenço em Vila Chã | Esposende
- Parque Natural do Litoral Norte
- Visitar Esposende; praias moinhos e não só!
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.