0

Santa Marta de Penaguião o que visitar e fazer

Centro da Vila.

Santa Marta de Penaguião é uma vila do distrito de Vila Real, isto é, no Norte de Portugal.

A pacata vila ganha movimento na altura das vindimas, até porque faz parte da renomada região do Douro, mas vale a pena ser visitada em qualquer altura do ano.

Nós visitamos as famosas caves, vimos socalcos a perder de vista, carimbamos o nosso passaporte da Estrada Nacional 2 e passeamos junto a monumentos bem interessantes.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Santa Marta de Penaguião o que visitar

Caves de Santa Marta.
Caves de Santa Marta.

O centro de Santa Marta

No centro da vila além do cruzeiro de Santa Marta de Penaguião, sugerimos que inclua no seu roteiro o pelourinho que está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Além disso, alguns metros mais à frente vai encontrar o largo da Câmara Municipal onde está colocado o marco da Estrada Nacional 2.

Capela de Santa Marta de Penaguião

Ao sair do centro da vila em direção à Régua, do lado direito está uma estrada que dá acesso à Capela de Santa Marta de Penaguião.

A estrada é estreita e a capela é pequena mas a paisagem dos socalcos repletos de vinhas vale bem a pena.

As caves de Santa Marta de Penaguião

Os vinhos de Santa Marta têm boa reputação e nós tivemos a sorte de visitar as caves na altura das vindimas.

Assim, vimos tratores a abarrotar de cachos de uvas alinhados à entrada das caves para depositarem a preciosa carga.

O cheiro a mosto era intenso mas nós que somos apreciadores de vinho adorámos a experiência.

No entanto o mesmo não podemos dizer dos nossos filhos que reclamaram do odor forte.

Antes de se vir embora aproveite e passe na loja das caves para comprar algumas garrafas.

Os Socalcos

Socalcos de Santa Marta de Penaguião.
Socalcos de Santa Marta de Penaguião.

Já falámos dos socalcos carregados de vinhas na estrada da capela de Santa Marta mas há muitos mais espalhadas pelo concelho e que lhe vão surgir naturalmente enquanto conduz.

No entanto, se quiser ter algumas referências podemos dizer que o percurso da Estrada Nacional 2 entre Vila Real e Peso da Régua é uma boa aposta.

A Serra do Marão

Santa Marta de Penaguião faz parte da Região de Turismo da Serra do Marão, juntamente com os concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Alijó, Cabeceiras de Basto, Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça, Saborosa, Celorico de Basto, Baião mas também Vila Real.

Como vê, trata-se de uma região extensa no Norte de Portugal no entanto já que está a visitar a zona, não se esqueça de incluir uma ida ao Miradouro da Senhora da Serra que está a 1.416 metros de altitude, assim como as Aldeias Tradicionais de Soutelo e Póvoa da Serra.

Outros lugares de interesse

Além dos locais que acabámos de referir existem outros que pela sua importância arquitetónica ou arqueológica irão enriquecer o seu roteiro, apesar de a nossa família não os ter visitado recentemente.

Falamos, por exemplo, na Igreja de Santa Eulália na Cumieira de 1729 e cujos interiores pintados por Nicolau Nasoni são património classificado.

Por outro lado, a Igreja Paroquial de São João de Lobrigos também merece a sua visita e não se esqueça de espreitar a Fonte da Carranca do século XVIII no largo da dita igreja.

O que fazer em Santa Marta de Penaguião

Centro da Vila.
Centro de Santa Marta de Penaguião.
  • ir à praia fluvial de Fornelos, em especial se estiver bom tempo;
  • subir aos miradouros da região, nomeadamente o Miradouro de Santa Bárbara (na Cumieira), o Miradouro de Lugar da Azinheira (em Alvações do Corgo), os miradouros de São Pedro e do Viso (em Fontes), o Miradouro da Senhora dos Remédios (em Medões) e por fim o Miradouro de São Pedro e do Fial (em São João de Lobrigos);
  • provar gastronomia típica, como por exemplo os assados no forno com o típico alguidar de barro preto.
  • fazer um trecho da N2 e do Caminho Português Interior de Santiago.

A Estrada Nacional 2 e Santa Marta

Uma das paragens para quem está a fazer a nacional 2 é esta vila tranquila mas é uma pena passar pelo posto de turismo para recolher o carimbo do passaporte e seguir viagem.

Por isso sugerimos que fique em Santa Marta pelo menos uma noite para que possa visitar melhor a região e, eventualmente, fazer alguns trilhos pedestres.

Rede Municipal de Percursos Pedestres de Santa Marta de Penaguião

Estão marcados seis trilhos na rede municipal de percursos pedestres de Santa Marta de Penaguião, mas à data de hoje (janeiro de 2021) dois estão em manutenção, que são o Trilho do Corgo e o Trilho do Céu e da Terra.

A seguir indicamos os trilhos para conhecer melhor a região de Santa Marta mas incluímos os respetivos links para aceder comodamente à informação técnica de cada percurso pedestre.

Trilho do Corgo, Trilho do Céu e da TerraTrilho do Aguilhão, Trilho das Belas Vistas, Trilho da Senhora da Serra e por fim o Trilho das Portas da Vila.

Alojamento em Santa Marta de Penaguião

A oferta hoteleira em Santa Marta inclui hotéis boutique com 5 estrelas como o Magnificat Wine Boutique Hotel & SPA mas também alternativas mais em conta como a Casa do Boteco ou o agroturismo Solar da Portela.

Há mais por onde escolher, por isso sugerimos que veja os preços e disponibilidade dos alojamentos já a seguir.

Hotéis em Santa Marta de Penaguião

Mapa e como chegar a Santa Marta de Penaguião

Santa Marta de Penaguião está localizada a 106 km da cidade do Porto e a 364 km de Lisboa, no entanto, para confirmar qual é o melhor trajeto para chegar à região tomamos a liberdade de incluir um mapa com todas as indicações que pode aceder já a seguir.

Do Porto

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.