Santa Marta de Penaguião o que visitar, fazer e EN 2 (2024)

Centro da Vila.
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 20, 2024

O que ver, visitar e fazer em SANTA MARTA DE PENAGUIÃO em 2024. Santa Marta de Penaguião é uma vila do distrito de Vila Real, isto é, no Norte de Portugal.

A pacata vila ganha movimento na altura das vindimas, até porque faz parte da renomada região do Douro, mas vale a pena ser visitada em qualquer altura do ano.

Nós visitamos as famosas caves, vimos socalcos a perder de vista, carimbamos o nosso passaporte da Estrada Nacional 2 e passeamos junto a monumentos bem interessantes.

Também percorremos o Caminho de Santiago Interior que atravessa a região.

Aliás, vamos tantas vezes a Santa Marta que já nos consideramos em casa de cada vez que atravessamos o Marão para ir para lá.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Santa Marta de Penaguião o que fazer e visitar

Caves de Santa Marta.
Caves de Santa Marta.

Visitar o centro de Santa Marta

Pelourinho de Santa Marta de Penaguião.
Pelourinho de Santa Marta.

No centro da vila além do cruzeiro, sugerimos que inclua no seu roteiro o pelourinho que está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Além disso, alguns metros mais à frente vai encontrar o largo da Câmara Municipal onde está colocado o marco da Estrada Nacional 2.

Conhecer a Capela de Santa Marta de Penaguião

Capela de Santa Marta de Penaguião.
Capela de Santa Marta de Penaguião.

Ao sair do centro da vila em direção à Régua, do lado direito está uma estrada que dá acesso à Capela de Santa Marta.

A estrada é estreita e a capela é pequena, mas a paisagem dos socalcos repletos de vinhas vale bem a pena. Em qualquer altura do ano!

Visitar as caves de Santa Marta

O que fazer em Santa Marta de Penaguião: visitar as caves.
O que fazer em Santa Marta de Penaguião: visitar as caves.
As Caves de Santa Marta, com as cubas de inox e os socalcos ao fundo.
As Caves de Santa Marta, com as cubas de inox e os socalcos ao fundo.

Os vinhos de Santa Marta têm boa reputação e nós tivemos a sorte de visitar as caves na altura das vindimas.

Assim, vimos tratores a abarrotar de cachos de uvas alinhados à entrada das caves para depositarem a preciosa carga.

O cheiro a mosto era intenso mas nós que somos apreciadores de vinho adorámos a experiência.

No entanto o mesmo não podemos dizer dos nossos filhos que reclamaram do odor forte.

Antes de se vir embora aproveite e passe na loja das caves para comprar algumas garrafas.

Admirar os Socalcos de Santa Marta

Socalcos de Santa Marta de Penaguião.
Socalcos de Santa Marta.
Quintas em Santa Marta de Penaguião.
Quintas em Santa Marta.

Já mencionamos os belos socalcos repletos de vinhas na estrada da Capela de Santa Marta, mas há muitos outros espalhados por todo o concelho, que surgirão naturalmente enquanto conduz.

Assim, se estiver à procura de referências mais específicas, podemos sugerir o percurso da Estrada Nacional 2 entre Vila Real e Peso da Régua.

Nesse trajeto, poderá apreciar a beleza dos socalcos do Douro e desfrutar de uma paisagem deslumbrante ao longo do caminho.

Prepare-se para ficar maravilhado pela magnificência dessas formações agrícolas, que não apenas contribuem para a produção de vinhos de alta qualidade, mas também oferecem um cenário maravilhoso que enche os olhos de qualquer viajante.

Por isso, aproveite a oportunidade de explorar os socalcos de Santa Marta de Penaguião e deixe-se envolver pela tranquilidade e beleza destas paisagens únicas durienses.

Descobrir a Majestosa Serra do Marão

Cascata de Galegos da Serra, na Serra do Alvão.
Cascata e piscina natural em Galegos da Serra.

Santa Marta de Penaguião faz parte da Região de Turismo da Serra do Marão, que abrange os concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Alijó, Cabeceiras de Basto, Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça, Saborosa, Celorico de Basto, Baião e Vila Real.

Esta extensa região no Norte de Portugal oferece uma infinidade de paisagens deslumbrantes, que merecem fazer parte de qualquer roteiro.

Por isso, durante a sua visita, não deixe de incluir uma paragem no Miradouro da Senhora da Serra, localizado a 1.416 metros de altitude, onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Além disso, explore as Aldeias Tradicionais de Soutelo e Póvoa da Serra, que encantam os visitantes com as suas casas de xisto e ruas estreitas.

Aproveite a oportunidade para mergulhar na rica cultura e tradições dessa região montanhosa. Descubra as maravilhas naturais da Serra do Marão e desfrute de momentos inesquecíveis durante a sua estadia em Santa Marta de Penaguião.

Outros lugares de interesse em Santa Marta

Exterior da Igreja de Lobrigos.
Exterior da Igreja de Lobrigos.
Interior da Igreja de Lobrigos.
Interior da Igreja de Lobrigos.
Igreja Paroquial de São João de Lobrigos (Altar).
Igreja Paroquial de São João de Lobrigos (Altar).
Pormenor dos caixotões no teto da Igreja Paroquial de São João de Lobrigos.
Pormenor dos caixotões no teto da Igreja Paroquial de São João de Lobrigos.

Além dos locais que acabámos de referir existem outros que pela sua importância arquitetónica ou arqueológica irão enriquecer o seu roteiro.

Falamos, por exemplo, na Igreja de Santa Eulália na Cumieira de 1729 e cujos interiores pintados por Nicolau Nasoni são património classificado.

Por outro lado, a Igreja Paroquial de São João de Lobrigos também merece a sua visita e não se esqueça de espreitar a Fonte da Carranca do século XVIII no largo dessa igreja.

O que fazer em Santa Marta (Imperdíveis)

Centro da Vila.
Centro de Santa Marta de Penaguião.

Para além das atividades que referi antes sobre o que ver e visitar em Santa Marta de Penaguião, aqui junto uma lista do que considero imperdível num roteiro pela região.

É daquelas coisas que não costumam fazer parte dos guias de viagem de Santa Marta, e que só os locais conhecem.

Por isso, aqui vai e espero que esta informação lhe seja muito útil!

  • Ir à praia fluvial de Fornelos, em especial se estiver bom tempo;
  • subir aos miradouros da região, nomeadamente o Miradouro de Santa Bárbara (na Cumieira), o Miradouro de Lugar da Azinheira (em Alvações do Corgo), os miradouros de São Pedro e do Viso (em Fontes), o Miradouro da Senhora dos Remédios (em Medões) e por fim o Miradouro de São Pedro e do Fial (em São João de Lobrigos);
  • provar gastronomia típica, como por exemplo os assados no forno com o típico alguidar de barro preto.
  • fazer uma prova de vinho numa das quintas de Santa Marta.

Vinho e Enoturismo em Santa Marta de Penaguião

Pequeno-almoço dos trabalhadores em Santa Marta de Penaguião.
Pequeno-almoço tradicional dos trabalhadores rurais em Santa Marta de Penaguião.
Vinho de Santa Marta de Penaguião (pequenos produtores locais).
Vinho de Santa Marta de Penaguião (pequenos produtores locais).

Santa Marta é famosa pela produção de vinhos de alta qualidade. Por isso, é um destino imperdível para os amantes de vinho.

Com uma tradição vitivinícola que remonta há séculos, a região é famosa pelas vinhas centenárias e terroirs excecionais, que contribuem para a criação de vinhos distintos e saborosos.

O setor vitivinícola desempenha um papel fundamental na economia e na identidade cultural de Santa Marta de Penaguião. Ao visitar esta região, os turistas têm a oportunidade de explorar as adegas locais e mergulhar no mundo fascinante do enoturismo.

Recomendamos a visita às caves de Santa Marta e explore as quintas privadas, onde poderá desfrutar de provas de vinhos orientadas por especialistas. Irá conhecer os diferentes métodos de produção e apreciar a riqueza dos aromas e sabores dos vinhos locais.

Os enoturistas também podem conhecer os viticultores apaixonados, que precisam de uma grande dose de amor à arte para continuar esta árdua tarefa.

Para além das provas de vinhos, muitas adegas oferecem experiências enriquecedoras, como visitas às vinhas, workshops de harmonização de vinhos e até mesmo a oportunidade de participar na vindima durante a época própria. Estas experiências imersivas proporcionam aos visitantes uma compreensão do processo de produção de vinho.

Assim, se é um entusiasta de vinhos ou está simplesmente curioso para explorar a riqueza vitivinícola de Santa Marta de Penaguião, não deixe de incluir uma visita às adegas locais no seu itinerário.

A Estrada Nacional 2 e Santa Marta

Estrada Nacional 2 em Santa Marta de Penaguião.
Estrada Nacional 2 em Santa Marta de Penaguião.

Durante a viagem pela Estrada Nacional 2, é importante parar em Santa Marta não só para carimbar o passaporte, mas para visitar a vila.

Ou seja, dedique pelo menos uma noite para explorar a região e desfrutar de tudo o que tem para oferecer.

A vila é tranquila e oferece uma experiência autêntica. Além do posto de turismo, explore os arredores e faça trilhos pedestres com paisagens que ficarão gravadas na sua mente.

Ao pernoitar em Santa Marta, conhecerá melhor a região, por isso, aproveite a hospitalidade local e desfrute desta paragem na Estrada Nacional 2.

O Caminho Português de Santiago Interior

Caminho Português de Santiago Interior - todas as etapas.
Caminho Português de Santiago Interior.
Caminho de Santiago Interior.
Caminho de Santiago Interior, de Viseu a Chaves, passando por Santa Marta de Penaguião.

Para quem quer explorar um Caminho de Santiago menos massificado, sugiro que coloque o Caminho Português de Santiago Interior na sua lista de desejos.

Esta rota medieval certificada começa em Viseu e percorre os municípios de Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, antes de se juntar à Via de Prata, na fronteira com Chaves.

Devo dizer que em Santa Marta de Penaguião o percurso é muito bonito, e se quer conhecer este Caminho de Santiago, então recomendo que leia o artigo completo.

Leia também: Caminho Português de Santiago Interior: etapa a etapa.

Rede Municipal de Percursos Pedestres de Santa Marta

Trilhos em Santa Marta de Penaguião.
Trilhos em Santa Marta de Penaguião.

Se é um amante da natureza e está à procura de aventura, Santa Marta de Penaguião tem uma rede municipal de percursos pedestres que irão encantá-lo.

Embora dois dos seis trilhos estejam temporariamente em manutenção – o Trilho do Corgo e o Trilho do Céu e da Terra – há ainda uma variedade de opções para explorar e conhecer melhor a região.

Cada trilho é uma experiência única, permitindo-lhe descobrir paisagens deslumbrantes, percursos ribeirinhos, montanhas majestosas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Caminhe ao longo do Trilho do Aguilhão e sinta a energia da natureza. Ou escolha o Trilho das Belas Vistas para contemplar a vista enquanto se aventura pela região.

  • Trilho do Corgo;
  • Trilho do Céu e da Terra;
  • Trilho do Aguilhão;
  • Trilho das Belas Vistas;
  • Trilho da Senhora da Serra;
  • Trilho das Portas da Vila.

Para facilitar o seu planeamento, sugiro que descarregue o ebook gratuito que preparei com todas as informações técnicas de cada percurso pedestre.

Desta forma, terá todas as informações necessárias para aproveitar ao máximo a sua experiência ao ar livre em Santa Marta.

Percursos Pedestres Santa Marta de Penaguião

    We respect your privacy. Unsubscribe at anytime.

    Prepare-se, então, para se encantar com a natureza rica e descobrir os segredos mais-bem guardados de Santa Marta de Penaguião.

    Descubra o Refúgio Perfeito em Santa Marta: Opções de Alojamento Imperdíveis

    Alojamento em Santa Marta de Penaguião (hotéis, quintas e casas de férias).
    Alojamento em Santa Marta de Penaguião (hotéis, quintas e casas de férias).

    Quando se trata de encontrar o lugar perfeito para descansar em Santa Marta de Penaguião, a oferta hoteleira é ampla e diversificada.

    Desde hotéis boutique de 5 estrelas como o exclusivo Magnificat Wine Boutique Hotel & SPA, até opções mais acessíveis como a acolhedora Casa do Boteco ou o encantador agroturismo Solar da Portela, há uma variedade de escolhas para todos os gostos e orçamentos.

    Imagine-se a relaxar num quarto de hotel luxuoso, desfrutando de serviços impecáveis e mergulhando em momentos de puro conforto. Ou talvez prefira aconchegar-se num ambiente acolhedor, onde a hospitalidade calorosa e os detalhes fazem toda a diferença na sua estadia.

    Para facilitar sua decisão, sugerimos verificar os preços e disponibilidade dos alojamentos abaixo. Garanta a melhor oferta e garanta seu lugar no refúgio perfeito para a sua estadia em Santa Marta de Penaguião.

    Descubra o verdadeiro prazer de se hospedar num dos melhores hotéis em Santa Marta de Penaguião e desfrute de momentos inesquecíveis junto à beleza e tranquilidade desta região.

    Hotéis em Santa Marta de Penaguião

    Mapa e Orientações para Chegar a Santa Marta

    Socalcos durienses em Santa Marta de Penaguião.
    Socalcos durienses em Santa Marta.

    Se está a planear visitar Santa Marta, é importante conhecer as opções de trajeto para chegar à região.

    A cidade está localizada a 106 km do Porto e a 364 km de Lisboa. Apesar de existirem ligações de autocarro (veja os horários da Flixbus), a melhor forma de explorar a região é de carro.

    Se não tem carro próprio, confirme os preços para alugar um carro em Santa Marta.

    Para ajudar na sua viagem, disponibilizamos um mapa com todas as indicações para chegar a Santa Marta de Penaguião partindo do Porto. Através deste mapa, terá acesso a orientações detalhadas que o guiarão ao seu destino de forma segura e conveniente.

    Veja o mapa em baixo para planear a melhor rota e aproveitar uma viagem tranquila até Santa Marta de Penaguião.

    Do Porto

    Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

    Leia também

    Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

    Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

    Organize a sua viagem!

    Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

    Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

    • Alojamento no Booking;
    • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
    • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

    Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

    Este post pode conter links afiliados.

    Partilhar Artigo

    Artigos Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.