Santa Maria di Leuca (Itália): os melhores 5 lugares para visitar

O que fazer em Santa Maria di Leuca, Itália.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Vai viajar para a Provícia de Lecce e está à procura de sugestões de o que fazer e ver em Santa Maria di Leuca? Então, veja o Top 5 de lugares a explorar nesta bela região italiana.

Santa Maria di Leuca está localizada em Salento, no Sul de Itália, e é um daqueles tesouros escondidos que vale a pena descobrir.

Com uma mistura de história, beleza natural e cultura costeira, esta região tem muito a oferecer aos viajantes curiosos.

Por isso, se está a planear uma visita a esta região e quer saber o que fazer e visitar em Santa Maria di Leuca, leia este artigo até ao fim.

O que fazer e visitar em Santa Maria di Leuca

Visitar o Santuario di Santa Maria de Finibus Terrae

O que fazer em Santa Maria di Leuca, Itália.
O que fazer em Santa Maria di Leuca, Itália: visitar o Santuario di Santa Maria de Finibus Terrae.

O Santuário Basílica de Santa Maria de Finibus Terrae, localizado no extremo sudeste da península italiana, é conhecido pelo seu sugestivo nome que se traduz como “fim da terra”.

Esta denominação provém da sua localização geográfica única.

Embora a construção desta basílica menor tenha sido concluída em 1755, o local já possuía significado religioso muito antes disso.

Assim, antes da igreja, existia um templo pagão que estava dedicado à deusa Minerva.

Esta transição de um templo pagão para um lugar de culto cristão é um testemunho da evolução da espiritualidade ao longo dos séculos.

Além de observar o interior da igreja, tem a oportunidade de passear pela praça e apreciar a vista panorâmica que é espetacular a partir deste lugar, com o mar azul profundo estendendo-se até onde os olhos podem ver.

Ver o Faro di Leuca (Farol) e descer a Scalinata Monumentale

Faro di Leuca (farol).
Faro di Leuca (farol).

O Faro di Leuca é um dos faróis mais importantes de Itália e ocupa o segundo lugar em termos de relevância, logo após ao Farol de Génova.

Construído em 1864, este farol tem uma altura de 47 metros e está situado a 102 metros acima do nível do mar.

Para alcançar o topo do farol, é necessário subir 254 degraus em forma de caracol, mas a visita ao interior só é possível com uma autorização especial.

Embora o farol seja claramente visível do centro de Leuca, a experiência de observá-lo de perto é ainda mais incrível.

Pode optar por conduzir até o topo do monte (Punta Meliso) onde o farol está localizado para apreciar a vista panorâmica, mas se tiver tempo e disposição, recomendo explorar a Scalinata Monumentale.

A Scalinata Monumentale, também conhecida como a escadaria monumental, consiste em cerca de 300 degraus que ligam a praça do santuário de Santa Maria de Finibus Terrae (ao lado do farol) ao porto de Leuca.

Devido à sua inclinação, é mais fácil descer a Scalinata Monumentale do que subi-la, mas a decisão é sua.

Passear na promenade de Santa Maria di Leuca

Promenade de Santa Maria di Leuca.
Promenade de Santa Maria di Leuca.

Explorar a promenade à beira-mar de Santa Maria di Leuca é como entrar numa história de encantar italiana.

Esta vila costeira, situada na ponta mais a sul da Puglia, é conhecida pelas suas vistas deslumbrantes e ambiente descontraído. E não há melhor maneira de aproveitar tudo isto do que passear pela promenade enquanto saboreia duas delícias locais: gelato e pasticcioto.

Além de satisfazer o seu paladar, a caminhada na promenade de Santa Maria di Leuca é uma oportunidade para se ligar com a vida local.

Turistas e moradores locais misturam-se em caminhadas junto ao porto, partilhando sorrisos e conversas descontraídas.

Ou seja, é um ponto de encontro que une pessoas de diferentes origens em torno de uma paixão comum: o prazer de desfrutar das coisas simples da vida.

Conhecer as Bagnarole di Leuca

O que fazer em Puglia: ver as Bagnarole di Leuca em Santa Maria Di Leuca.
O que fazer em Puglia ver as Bagnarole di Leuca em Santa Maria Di Leuca.

Descubra um pedaço da história de Santa Maria di Leuca ao conhecer as Bagnarole di Leuca, um conjunto de pequenas construções na areia que têm uma história curiosa para contar.

Assim, estas estruturas peculiares eram usadas por pessoas abastadas para banhos discretos, longe dos olhares curiosos.

Ao visitar Santa Maria di Leuca, pode imaginar como estas bagnarole eram utilizadas e como elas refletem a cultura e a mentalidade da época.

Caminhar pela praia e ver estas construções é como fazer uma viagem no tempo, explorando uma parte do passado.

As bagnarole são realmente construções típicas que só se encontram nesta região de Itália.

Enquanto aprecia a beleza natural da praia e das águas cristalinas, não deixe de imaginar como eram os dias de glória dessas cabanas, quando os ricos procuravam um momento de tranquilidade longe dos olhares alheios.

Ver onde o mar Jónico e Adriático se juntam em Punta Ristola

Porto de Santa Maria li Leuca, Itália.
Porto de Santa Maria li Leuca, Itália.

Imagine estar num lugar onde o mar Jónico e o mar Adriático se encontram, criando uma cena verdadeiramente mágica.

É exatamente isso o que acontece em Punta Ristola, Santa Maria di Leuca, ou seja, no sul da Puglia.

Punta Ristola é um ponto geográfico especial, pois é onde os dois mares se abraçam de forma impressionante.

Enquanto estiver lá, poderá testemunhar a dança das águas, onde as diferentes tonalidades azuis se encontram e se misturam.

A sensação de estar na ponta mais meridional da Itália, a poucos passos da convergência desses mares icónicos, é realmente imperdível. Pode sentir a magnitude do momento enquanto observa a vastidão dos mares diante de si.

Por isso, se procura uma experiência inspiradora em Santa Maria di Leuca, não deixe de visitar Punta Ristola.

Alojamento em Santa Maria di Leuca

Alojamento em Leuca.
Alojamento em Leuca.

Quando se trata de opções para dormir em Leuca, é importante ter em mente que há uma variedade considerável de apartamentos e alojamentos locais disponíveis, embora a oferta de hotéis seja mais limitada.

Um exemplo é o Holidays Dream Laura, que normalmente oferece uma boa relação entre qualidade e preço, incluindo uma piscina.

Outra opção é o Hotel Terminal – Caroli Hotels (3 estrelas), que para além de uma piscina exterior, tem também uma praia privativa.

No entanto, se nenhuma destas opções se adequar às suas preferências, sugerimos que consulte o link e o mapa a seguir para verificar a disponibilidade de alojamentos na área.

Hotéis em Santa Maria di Leuca

Tours e passeios turísticos

  • Passeio de caiaque: este tour é adequado para todos e inclui um curso de caiaque no mar para iniciantes, conduzido por um instrutor de caiaque no mar de segundo nível da Federação Italiana de Canoagem e Caiaque. Durante o percurso, poderá ver grutas e ravinas de perto e ainda terá a oportunidade de entrar em várias grutas, como por exemplo a Caverna do Dragão, Caverna dos Amantes, Caverna das Três Portas, Caverna da Natividade e Caverna do Rio.
  • Passeio de barco de 3 horas pelas grutas de Santa Maria di Leuca: Equipamento para mergulho e coletes salva-vidas para adultos e crianças serão disponibilizados, se necessário. Será possível nadar nas cavernas do Adriático e do Mar Jónico. Após a visita às grutas, o regresso será feito até ao ponto de partida. Pode explorar, por exemplo, a Terradico, Gabbiano, Verdusella, Ortocupo e outras no lado Adriático, e Diabo, Mesciu Scianni, Rio, Três Portas, Gigantes, Presépio, Estábulo, Amantes e Dragão no Mar Jónico.
  • Excursão de catamarã ao calcanhar da Itália: Desfrute de uma excursão de catamarã até ao calcanhar da Itália! A partida ocorre no porto de Torre Vado, com visita às grutas no Mar Jónico e ao Parque Natural do Adriático até ao “Complexo de Mannute”. Além disso, está incluído um aperitivo composto por Tarallini, fruta, vinho branco e rosé, chá gelado e água.
Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

*viajei a convite do Turismo de Puglia num press tour com jornalistas e bloggers de viagens internacionais.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.