O que fazer em San Marino: 5 experiências únicas em 2024

San Marino
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Saiba tudo sobre o que fazer e visitar em San Marino este ano! Preparei este guia com a informação que precisa para organizar uma viagem de sonho. A boa notícia é que se tem apenas um dia para visitar este país, vai conseguir conhecer as principais atrações turísticas!

San Marino é um microestado europeu, que faz fronteira com Itália, aliás, esta micronação montanhosa dos Apeninos fica na região centro-norte da Itália.

San Marino é um dos estados soberanos mais antigos do mundo (há quem diga que é o Estado nacional mais antigo do mundo, pois foi fundado em 3 de setembro do ano de 301), e por manter uma boa parte da sua arquitetura histórica, acho que é seguro dizer que visitar San Marino é fazer uma viagem no tempo.

A cidadela medieval está impecavelmente preservada, aliás, parece que a qualquer momento vamos ver um qualquer cavaleiro andante a caminho do castelo.

A primeira vez que ouvi falar em São Marino foi na televisão, a propósito do Festival da Canção, quando ainda era criança. Na altura, não sabia muito bem onde ficava, para além de ser na Europa, mas o nome permaneceu nas minha mente.

Portanto, quando estava a organizar a viagem por esta região de Itália percebi que precisava de incluir esta micronação no meu roteiro.

O que fazer e visitar em San Marino

147446101536e69eb281a4ebc305f84895ba079ccf

Caminhar pelas muralhas e conhecer as 3 Torres de San Marino

As três torres de São Marino parecem pequenos castelos e estão empoleiradas no Monte Titano. No entanto, a sua construção é antiga, já que remontam ao longínquo século XI.

A Torre Guaita ou Castello della Guaita é a mais antiga das três torres existentes na zona muralhada mas também é conhecida como Prima Torre, ou primeira torre.

Por outro lado, a Torre Cesta ou Segunda Torre é conhecida pelo museu, mas também pelo facto de estar situada numa falésia, por isso vá preparado para o caso de sofrer de vertingens.

Ver o render da Guardo no Palazzo Pubblico (Câmara Municipal de São Marino)

San Marino

O Palazzo Pubblico é a sede da Câmara Municipal e onde costuma acontecer a cerimónia do render da Guarda.

Por isso, aproveita e pergunta quando ocorrerá a próxima cerimónia de render da Guarda.

Localização do Palazzo Pubblico: Contrada del Pianello, 47890 Città di San Marino.

Conhecer a Basílica di San Marino

san marino

Esta Basílica é uma igreja católica e foi construída em estilo Neoclássico.

Além disso é nesta Basílica que estão guardadas as relíquias do santo que dá o nome ao território.

Localização da Basílica: Piazzale Domus Plebis, 47890 Città di San Marino.

Visitar o Museo di Stato

1474460865f40e844afadf9a146a2283bef4d02a26

O Museo di Stato é o lugar indicado se quer conhecer melhor a história deste pequeno país.

Localização do Mueo di Stato: Piazzetta del Titano, 1, 47890 Città di San Marino.

Ganhar um carimbo no passaporte

San Marino.

Ter um carimbo de São Marino no passaporte é uma lembrança engraçada, por isso aqui fica a sugestão com uma advertência. Ou seja, leia até ao final!

O carimbo de San Marino tem um custo de 6 € e para o ter só precisa de ir ao Posto de Turismo local, que está dentro das muralhas.

Contudo, é bom frisar que, como os turistas entram em San Marino via Itália, que faz parte do Espaço Shengen, sem passar pelo controlo de fronteiras, carimbar o passaporte não é obrigatório.

Embora o carimbo seja mais simbólico do que oficial, vale a pena mencionar que existem histórias de viajantes que tiveram pequenos problemas em aeroportos devido a esse carimbo no passaporte.

Por isso, para evitar quaisquer transtornos, sugiro que use um passaporte antigo para carimbar em San Marino.

Afinal, o carimbo é uma brincadeira divertida e não um carimbo sério de fronteira. Portanto, divirta-se com esta lembrança única e sem preocupações durante a sua passagem por San Marino!

Alojamento em São Marino

San Marino.

Sabia que é possível ficar a dormir dentro da cidade muralhada de San Marino? Então aqui vão as minhas principais sugestões, considerando a localização no centro histórico, bem como o que se destaca em cada alojamento.

Assim, o Above The Sky – Flying Apartment é um apartamento muito confortável que fica quase nas nuvens.

Por outro lado, o Hotel Titano (4 estrelas) fica em plena cidade antiga e tem um restaurante com as melhores vistas de San Marino, na minha opinião, o La Terrazza de que falo mais à frente neste artigo.

Já se preferir hotéis mais económicos, tanto o Hotel Joli (3 estrelas) como o Locanda Jole Alloggio (3 estrelas) costumam ter preços aceitáveis.

Tudo o que precisa saber antes de viajar para São Marino

San Marino

Como chegar a San Marino?

O país não tem aeroporto, ou seja, todos os visitantes chegam via Itália.

Nós fomos de autocarro saindo de Rimini e saímos num parque de estacionamento perto das muralhas do castelo.

Na verdade, percebemos logo como a geografia do país é acidentada, pois da paragem do autocarro até à entrada da cidade o trajeto foi sempre a subir!

san marino
14744609365b7e9f0bbe160b20ebc5b733b9487914
1474461050ee813ad2b80a388f30e9331d628dc0a9
147446090533a5f58cb7fb6a04f9191df556c9478a

Gastronomia e restaurantes em San Marino

San Marino.

A comida em São Marino é muito semelhante à italiana, com pizas, massas e outros pratos habitualmente associados à cozinha do país vizinho.

Por isso, vai encontrar muitas pizarias (Ristorante Pizzeria agli Antichi Orti ou o Ristorante Pizzeria Smaller), restaurantes italianos (Ristorante Bolognese ou o Ristorante Buca San Francesco) e fast-food (L’Angela Veste Piada).

Já se aprecia almoçar e jantar com uma vista soberba, então recomendo o La Terrazza.

No entanto, existem alguns doces típicos que acho que valem a pena experimentar e, quem sabe, levar para casa:

  • Torrone al miele alle mandorle di San Marino (torrão com mel e amêndoas);
  • Torta Titano (bolo retangular com massa de amêndoas, amendoins e mel e ainda recheio de chocolate);
  • Torta Tre Monti (bolo com cinco camadas de wafers redondos com recheio de creme de avelãs e cacau, e uma coroa externa de chocolate amargo).

Vale a pena referir que estes doces típicos podem ser comprados online ou nas lojas de souvenirs dentro das muralhas.

Além disso, pode fazer um tour gastronómico pela cidade, na companhia de um guia que lhe conta curiosidades sobre o país, e que é um somelier. Ou seja, é um tour gastronómico para conhecer (e provar) produtos locais, incluindo vinhos.

Se tem interesse, veja todas as informações sobre este tour de comida típica.

14744607571f45e9f3795e5a75b52285947b747417

Que língua se fala em San Marino?

1474461086a0d6573c70a52477f1b1eaf0e18bf3b5

O idioma oficial de San Marino é o italiano, apesar de existir um dialeto local, o samarinês, que é considerado uma variação do dialeto Emiliano-Romagnolo.

No entanto, a generalidade das pessoas com quem me cruzei falava inglês, melhor do que os italianos, pelo que acredito que os visitantes não terão dificuldades em fazer-se entender em San Marino.

Qual é a capital de San Marino?

A capital do país San Marino é a cidade de San Marino, ou seja, o país e a sua capital partilham o mesmo nome.

Já agora, a República de San Marino também é conhecida como Sereníssima República de San Marino, São Marinho e ainda São Marino. Ficou confuso? Percebo perfeitamente, mas para simplificar, todos estes nomes estão corretos, sendo que em italiano é Repubblica di San Marino.

San Marino

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.