O que fazer em Ronda: o melhor guia de viagem de 2024

Ronda
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 26, 2024

Ora aqui está um roteiro com o que fazer e visitar em Ronda! Saiba quais são as atrações turísticas mais interessantes para conhecer nesta região da Andaluzia, bem como todas as informações que precisa saber para organizar a sua viagem.

Ronda, construída a 740 metros acima do nível do mar, é uma das cidades mais antigas de Espanha.

A sua localização sobre o Tajo de Ronda, um profundo desfiladeiro de 500 metros formado pelo rio Guadalevín, faz com que tenha uma das vistas mais incríveis que conheço!

Além da sua rica história, que explico um pouco ao longo deste artigo, Ronda é também o berço das touradas, e este facto é incontornável numa viagem a este lugar.

Assim, neste artigo vai encontrar sugestões de o que fazer em Ronda, o que visitar nos arredores, sugestões de alojamento e como chegar.

Além disso, também vai encontrar um ebook gratuito com informação sobre atividades na Natureza em Ronda, trilhos para fazer a pé ou de bicicleta, via ferratas, parques naturais e muitas recomendações para tirar o máximo partido do tempo que estiver em Ronda.

O que fazer em Ronda

Antes de irmos às sugestões de o que fazer e visitar em Ronda, deixe-me dar-lhe algumas informações adicionais.

Assim, Ronda está dividida em duas zonas cuja ligação é a Ponte Nova. A zona antiga é a que está no cimo do penhasco, e a zona mais recente é a que fica antes de passar a ponte.

A minha sugestão é que comece a visita pela Ponte Nova e centro antigo e só depois explore as restantes atrações turísticas, como os banhos árabes ou os moinhos.

Admirar a Ponte Nova (Puente Nuevo)

A Ponte Nova, também conhecida como Puente Nuevo em castelhano, é um dos monumentos mais importantes de Ronda, na Andaluzia, Espanha.

Construída no século XVIII (mais concretamente, a sua construção terminou em 1793), esta ponte é notável pela sua altura de 98 metros, atravessando o Tajo de Ronda.

Já agora, sabe porque se chama Ponte Nova?

Porque é a mais nova das três pontes de Ronda contruídas sobre o Guadalevín! As outras são a Ponte Velha (Puente Viejo) e ainda a Ponte Árabe (Puente Árabe).

Localizada no final do desfiladeiro, a ponte oferece uma vista panorâmica da planície a oeste e sudoeste da cidade. Enfim, é um marco impressionante que contribui para a beleza da região.

Fazer um passeio pela zona antiga de Ronda (casco antiguo)

Logo a seguir à Ponte Nova vai dar de caras com a zona antiga de Ronda. É um lugar muito bonito e nota-se que os habitantes têm gosto nas suas casas pintadas de branco e com as janelas enfeitadas com vasos de flores coloridas.

Enquanto passeia sem pressas, dedique algum tempo à Plaza de Toros (mais informação sobre este lugar mais à frente no artigo), ao Palacio de Mondragón bem como à Iglesia Santa María la Mayor.

Procure a Puerta de Almocabar, o Arco de Felipe V e as Casas del Rey Moro, pois sem estes monumentos uma visita a Ronda não estaria completa.

Apreciar a paisagem no Mirador de Aldehuela e Balcón del Coño

O Mirador de Aldehuela e o Balcón del Coño sítios de observação mais populares de Ronda.

A minhas sugestão é que primeiro vá para o Mirador de Aldehuela, já que é um excelente ponto de partida.

A vista panorâmica abrange o desfiladeiro do Tajo e a Ponte Nova. Aliás, este miradouro é ideal para tirar fotografias e ver a arquitetura histórica de Ronda.

Em seguida dirija-se para o Balcón del Coño, que embora igualmente impressionante, não é aconselhado para pessoas que sofram de vertigens.

O nome peculiar deste miradouro vem da expressão frequente dos visitantes ao ver a altura vertiginosa. A vista é de cortar a respiração, no entanto apenas se não tiver problemas com alturas, vale a pena a visita.

Depois de apreciar as vistas, recomendo um passeio pelos jardins à volta. Além dos Jardins de Cuenca, situados ao longo do desfiladeiro, pode também desfrutar de uma caminhada entre as plantas e flores, com vistas contínuas do desfiladeiro e da ponte.

Outro ponto de interesse é a Alameda del Tajo, um parque com árvores centenárias e trilhos que valem a pena percorrer.

A Praça de Touros de Ronda

Quer se goste ou odeie, Ronda está intimamente ligada aos touros.

Aliás, a Praça de Touros de Ronda foi a primeira a ser construída em pedra, sendo uma das maiores e mais antigas praças de touros do mundo.

Trata-se de um exemplo do estilo arquitetónico neoclássico, com pórtico em cantaria, uma arquibancada de dois níveis superpostos, que é suportada por 136 colunas de pedra que formam 68 arcos.

É digno de ser ver! A Praça de Touros de Ronda tem capacidade para 6 mil espectadores.

Aproveite para visitar o Museu Taurino de Ronda que mostra as dinastias locais de toureiros, como por exemplo os Romero e os Ordóñez.

Ver os Banhos Árabes

Os Banhos Árabes de Ronda estão incrivelmente em muito bom estado, aliás, são os principais banhos do período Islâmico em território espanhol.

Foram construídos no final do século XIII, ou seja, durante o reinado de Abomelik.

Para os visitar terá de enfrentar a descida da Ponte Nova, mas acredite que vale a pena, isto porque os Banhos Árabes de Ronda são como uma viagem no tempo.

Situados numa antiga parte da cidade chamada San Miguel, os banhos usam a água de um rio próximo, o Las Culebras, com um sistema engenhoso de canos e uma roda de água antiga.

Estes banhos têm três partes, de acordo com o modelo romano dos edifícios termais: uma fria, uma morna e uma quente. A sala central é a maior, com arcos bonitos e um teto em forma de abóbada com janelas estreladas. Também mantiveram a parte onde aqueciam a água.

No entanto, depois da conquita da cidade pelos cristãos, esta área passou a funcionar como zona para tratar peles de animais.

Fazer a Ruta de los Molinos (Senda Ronda Molinos del Tajo)

Se gosta de caminhar ao ar livre, então esta atividade em Ronda é indicada para si!

Estre trilho, também conhecido como SL-A 38 – Sendero Asa de la Caldera – Los Molinos, começa no centro de Ronda, mais concretamente na Plaza de María Auxiliadora e passa por vários lugares emblemáticos de Ronda.

Tem a extensão de 4,6 km, dificuldade baixa e pode ser feita a pé ou de bicicleta. Descarregue gratuitamente guia de atividades na Natureza em Ronda, que tem informações sobre esta e outras rotas pedestres em Ronda.

Também inclui informação sobre parques naturais, vias ferratas e conselhos práticos para desfrutar ao máximo de tudo o que Ronda tem para oferecer no que diz respeito a atividades na Natureza.

Guia de Atividades na Natureza em Ronda

    We respect your privacy. Unsubscribe at anytime.

    O que visitar perto de Ronda

    O que visitar em Marbella. As praias de Marbella.
    As praias de Marbella.

    Se tem alguns dias para explorar a Andaluzia, não muito longe de Ronda tem várias cidades que merecem a pena estar no seu roteiro.

    Aqui fica uma lista com as minhas sugestões de o que visitar perto de Ronda, bem como as respetivas distâncias:

    • Parque Natural Sierra de Grazalema (16 km);
    • Setenil de las Bodegas (18 km);
    • Ruínas da cidade romana de Acinipo (20 km);
    • Marbella (62 km);
    • Mijas (92 km):
    • Jerez de la Frontera (115 km).

    Além disso, já que está em Ronda, não se esqueça de incluir no seu roteiro uma visita aos Pueblos Blancos!

    Isto porque, este conjunto de pequenas aldeias tem a particularidade de estarem camufladas junto a grandes blocos de pedra.

    Esta rota pelos Pueblos Blancos da Andaluzia tem 19 paragens em lugares extremamente bonitos, que menciono a seguir, mas existem outros que não fazendo parte da rota “oficial”, valem a pena visitar.

    Arcos de la Frontera, Bornos, Espera, Villamartín, Algodonales, El Gastor, Olvera, Torre-Alháquime, Setenil de las Bodegas, Alcalá del Valle, Zahara de la Sierra, Prado del Rey, El Bosque, Ubrique, Benaocaz, Villaluenga del Rosario, Grazalema, Benamahoma e, por fim, Algar.

    Para ser mais fácil de ver como é a rota dos Pueblos Blancos da Andaluzia, espreite os mapas a seguir, sendo que o primeiro tem 10 pueblos blancos (128 km) e o segundo tem os restantes 9 pueblos da rota (161 km).

    Rota 1 dos Pueblos Blancos:

    Rota 2 dos Pueblos Blancos:

    Alojamento em Ronda

    Como referi antes, eu visitei Ronda num passeio de um dia, mas se quiser ficar a dormir na região, a minha sugestão é que espreite o Hotel Soho Boutique Palacio San Gabriel (4 estrelas), um edifício do século XVIII no centro de Ronda.

    No entanto, existe bastante oferta de lugares para ficar a dormir em Ronda, pelo que no mapa seguinte pode explorar diferentes opções, incluindo apartamentos e alojamentos locais.

    Como chegar a Ronda

    Nós visitámos Ronda numa road trip de carro e achamos que é a melhor forma.

    Ir de carro dá-nos liberdade para parar sempre que entendemos e não precisamos de estar preocupados com horários dos transportes públicos.

    Veja quanto custa Alugar carro em Ronda. Aposto que é mais barato do que pensa, principalmente se reservar com antecedência!

    Localização de Ronda

    Ronda está localizada na Andaluzia, ou seja, no Sul de Espanha e fica a 63 km de Marbella.

    O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Málaga (Aeroporto de Málaga-Costa del Sol (AGP)) que fica a cerca de 103 km de distância.

    Leia também

    Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

    Organize a sua viagem!

    Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

    Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

    • Alojamento no Booking;
    • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
    • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

    Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

    Este post pode conter links afiliados.

    Partilhar Artigo

    Artigos Relacionados

    Uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.