Ribeira Grande o que visitar em 2022 (São Miguel – Açores)

Ponte de Ribeira Grande.
Índice do artigo

Atualizado em: Junho 15, 2022

Ribeira Grande é uma cidade em São Miguel, nos Açores, e tem vários lugares interessantes para os visitantes conhecerem.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar na Ribeira Grande, desde o centro histórico aos museus, passando por sugestões de onde ficar a dormir e restaurantes.

Também não podia faltar a referência ao Monumento da Caldeira Velha, que é um dos ex-libris da região.

Continue a leitura até ao final e perceba porque é que tantas pessoas ficam apaixonadas pelos Açores!

O que visitar na Ribeira Grande

Ribeira Grande (São Miguel - Açores).
Ribeira Grande (São Miguel – Açores).

O centro histórico de Ribeira Grande

Nada melhor para conhecer uma cidade do que começar por explorar o centro histórico.

Por norma é onde estão concentrados os monumentos mais antigos, os museus e restaurantes.

Dedique algumas horas a descobrir uma cidade bem cuidada, com lindos jardins e muitos lugares para tirar fotografias.

Coloque no GPS do telemóvel o Jardim Municipal da Ribeira Grande e a partir daí caminhe sem pressas em direção ao centro.

Observe com atenção a Ponte dos Oito Arcos, ou Ponte de Ribeira Grande, passe pelo parque infantil se viajar com crianças e siga até à Torre do Relógio na Rua da Praça.

Depois continue até à Igreja de Nossa Senhora da Estrela e dê um salto até à Capela de São Miguel, que fica mesmo ali ao lado.

Demore o tempo que entender e antes de se ir embora passe pelo Miradouro do Palheiro para ver a cidade e o mar em sintonia.

A Cascata Salto do Cabrito

Cascata Salto do Cabrito.
Cascata Salto do Cabrito.

Se gosta de ver cascatas, mas não gosta muito de andar pelo meio de florestas, tome nota que pode ir até muito perto da cascata Salto do Cabrito de carro.

Aliás, há uma estrada e parque de estacionamento junto à central hidroelétrica que pode usar se não lhe apetecer caminhar.

Em todo o caso, o caminho a pé até à cascata do Cabrito é fácil de fazer, apesar de a estrada ser um pouco inclinada.

Quando chegar à cascata irá ver a impressionante queda de água com mais ou menos 40 metros.

Sentimo-nos pequenos perante a grandeza da cascata, que está rodeada por floresta luxuriante. Se se sentir aventureiro, pode subir por umas escadas do lado direito da central hidroelétrica para ver a cascata de mais perto.

Museus na Ribeira Grande

Conhecer a história de um lugar a partir da visita de museus locais? Então tenho boas notícias para si!

É que apesar da Ribeira Grande na Ilha de São Miguel ser relativamente pequena, tem várias espaços museológicos para explorar.

Assim, tome note que do seu roteiro pelo centro da cidade devem fazer parte o Museu Municipal, o Museu da Emigração Açoreana, o Museu do Tabaco e a Casa do Arcano.

O Museu Municipal está em funcionamento no antigo Solar de São Vicente Ferreira e a atração principal é o presépio andante mais antigo da Europa. Além disso, pode ver vários artefactos relacionados com o modo de vida micaelense ao longo dos tempos.

O preço de adulto é 2 € (1 € para os maiores de 65 anos), mas as crianças até 6 anos não pagam.

Por outro lado, no Museu da Emigração Açoreana (MEA) o destaque vai para as histórias dos que emigraram para os Estados Unidos da América, Canadá, Bermudas, Brasil, Uruguai, entre outros países.

É muito procurado por investigadores e familiares de açorianos na diáspora em busca de raízes do passado.

Já agora, sabia da ligação do tabaco a São Miguel? Para mim foi uma surpresa ainda ver alguns campos de tabaco na ilha, e além disso a antiga Fábrica de Tabacos da Maia assumiu o papel de museu.

A Casa do Arcano assume-se como um tesouro regional, cuja estrela é uma caixa de vidro e madeira com cerca de 2 metros de altura e onde estão representadas cenas do Antigo Testamento, assim como do Novo Testamento.

Trata-se da obra da Madre Margarida Isabel do Apocalipse que dedicou a sua vida a fazer estas miniaturas com detalhes impressionantes.

Também pode ficar a conhecer melhor a obra e vida da madre através de um vídeo explicativo.

Monumento Natural da Caldeira Velha

É difícil separar São Miguel e banhos termais, por isso se tem interesse em ficar de molho em águas quentes, coloque no seu roteiro nos Açores uma passagem pela Caldeira Velha.

O Monumento Natural da Caldeira Velha tem quatro piscinas termais rodeadas por rica vegetação que dá uma atmosfera de aventura ao lugar.

A entrada é paga e é aconselhada a compra antecipada na internet, para não correr o risco de chegar lá e os bilhetes estarem esgotados.

O que fazer na Ribeira Grande

Miradouro de Santa Iria.
Miradouro de Santa Iria.

Como já deve ter percebido, há muito para fazer nesta zona de São Miguel, por isso, a título de resumo, aqui ficam algumas sugestões de o que fazer em Ribeira Grande.

  • ir a banhos na Praia de Santa Bárbara;
  • conduzir até ao Miradouro de Santa Iria na estrada entre Ribeira Grande e Maia;
  • faça canyoning na Cascata Salto do Cabrito;
  • prove a gastronomia típica como por exemplo os inúmeros pratos de peixe.

Alojamento na Ribeira Grande

Sala de estar na Tradicampo (Açores).
Sala de estar na Tradicampo (Açores).

Nós ficámos a dormir em Algarvia, mais concretamente na Quinta das Cycas da Tradicampo Eco-Coutry Houses, a cerca de 30 km de Ribeira Grande recomendamos.

Aliás, desde esta zona de São Miguel é muito fácil chegar a qualquer ponto da ilha, e tem a vantagem de ser um lugar tranquilo localizado na zona que menos intervenção do homem teve.

Restaurantes na Ribeira Grande

O Alabote Restaurante Bar é um espaço moderno onde os produtos locais têm lugar de destaque.

Nós experimentámos a Morcela com Ananás, seguindo-se o Atum Braseado, Filetes com Molho de Manga, Bacalhau na Telha com broa e ainda um menu infantil.

A comida estava tão boa que comemos tudo e não ficou espaço para a sobremesa. Foi pena porque a Bavaroise de Maracujá e o Semifrio de Ananás ficaram-me na memória.

Já agora, sabia que “alabote” é uma expressão tipicamente açoriana e que significa “vamos lá”? Estamos sempre a aprender!

Mapa e como chegar à Ribeira Grande nos Açores

Para chegar à Ribeira Grande partindo de Ponta Delgada, apanhe a EN1-1A e conte com uma viagem de cerca de 20 minutos.

Em alternativa, apanhe um dos seguintes autocarros: C102, C105, C106 ou C110 na Avenida Marginal.

Assuntos relacionados

Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel nos Açores explorando os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O meu lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizo viagens, por isso convido-o a espreitar o grupo Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.