0

Ribeira Brava: fazer poncha madeirense na Serra D´Água

Taberna da Poncha na Serra De Água (Ribeira Brava).

A Ribeira Brava é um concelho na costa sul da Ilha da Madeira.

A principal razão que nos levou à Ribeira Brava foi a experimentar a tradicional poncha na Taberna da Poncha, que fica na Serra D’Água, no entanto, se tiver tempo aproveite para explorar melhor a região.

Desta forma, neste artigo vamos dar-lhe algumas sugestões de o que visitar em Ribeira Brava, como chegar à Taberna da Poncha na Serra D´Água, que levadas pode fazer e dicas de hotéis para organizar melhor o seu roteiro na Madeira.

Então, acompanha-nos nesta viagem na costa sudoeste da Ilha da Madeira?

Ribeira Brava o que visitar

Taberna da Poncha em Ribeira Brava.
Taberna da Poncha.

As principais atrações no centro da vila de Ribeira Brava são o Museu Etnográfico da Madeira, o Miradouro de São Sebastião, o Forte de São Bento e o Farol da Ribeira Brava.

Aproveite também para visitar a praia de Ribeira Brava, que está protegida das ondas por quebra-mar, assim como as Piscinas Municipais, para um dia em cheio, principalmente no verão.

No entanto, a principal razão que nos levou a Ribeira Brava foi a Taberna da Poncha, que fica a cerca de 10 km do centro.

A Taberna da Poncha na Serra D´Água

Poncha com gelo e amendoins em Ribeira Brava.
Poncha com gelo e amendoins.

Existem muitos bares e restaurantes que servem poncha na Madeira, no entanto, a mais tradicional é na Taberna da Poncha que fica na Serra D´Água.

A Taberna da Poncha é um lugar rústico que fica à beira da estrada que liga Ribeira Brava à Serra de Água.

A poncha é feita no momento, pelo que pode ver como se prepara esta bebida tradicional e quem sabe, experimentar fazer em casa.

As paredes da taberna estão forradas com cartões de visita, notas (dinheiro), cachecóis de clubes de futebol, enfim, não faltam detalhes para se perder a olhar enquanto a sua bebida fica pronta.

A poncha tradicional leva limão, mel de cana, aguardente e sumo de laranja mas existem outras variações interessantes por exemplo com maracujá.

É uma bebida com bastante álcool, por isso deve acompanhar com alguma coisa para comer (na Taberna da Poncha compram-se sacos de amendoins) ou então prefira as versões com gelo para não ficar tão forte.

Em todo o caso, tenha cuidado acrescido com o álcool da poncha se tiver de conduzir.

As levadas em Ribeira Brava

Levadas na Ilha da Madeira.
Levadas na Ilha da Madeira.

Passear pelas levadas ou veredas é uma forma excelente de conhecer as paisagens magníficas da Ilha da Madeira, mas sabe qual é a diferença entre uma Levada e uma Vereda?

Na zona sul da Madeira não havia água em abundância, por isso foi necessário arranjar forma de levar a água das nascentes do norte da ilha para o sul.

A solução encontrada foi construir as levadas, ou seja, construções que canalizam a água até aos lugares onde ela é precisa.

Assim, as levadas são trilhos que acompanham estas construções, enquanto que as veredas são trilhos “secos”, ou seja, não acompanham os cursos de água.

Na zona da Ribeira Brava existem três percursos recomendados, por isso, se é adepto de caminhadas tome nota dos seguintes: PR1.3 Vereda da Encumeada (Pico Ruivo-Encumeada), o PR12 – Caminho Real da Encumeada (Boca da Corrida-Encumeada) e o PR17 – Caminho do Pináculo e Folhadal (Lombo do Mouro – Caramujo – Folhadal – Encumeada).

Além destes, também pode percorrer a Levada Nova – Tábua, a Levada do Norte e o Calhau da Lapa.

Hotéis em Ribeira Brava

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Quinta da Saraiva.

Nós ficámos alojados na Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos, a cerca de 12 km de distância e recomendamos este hotel.

Trata-se de um Rural Boutique Hotel incrível com plantação de vinha e bananeiras e com uma localização privilegiada sobre a baía de Câmara de Lobos.

No entanto, se preferir ficar a dormir na Ribeira Brava, pode ver a seguir algumas sugestões.

Hotéis em Ribeira Brava

Mapa e como chegar a Ribeira Brava

Tomando como ponto de referência a cidade do Funchal, conte com uma viagem de 20 km, isto é, mais ou menos 20 minutos para chegar ao centro da vila.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.