Quinta da Saraiva Rural Boutique Hotel: dica de alojamento na Madeira

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Índice do artigo

A Quinta da Saraiva é uma unidade de agroturismo situada em Câmara de Lobos, isto é, na ilha da Madeira.

Aliás, é um Rural Boutique Hotel com uma forte ligação à história da Madeira, por ser uma das mais antigas e afamadas.

A quinta foi reconvertida num turismo rural em 2019 pelos descendentes da família Figueira que proporcionam uma verdadeira experiência madeirense aos visitantes.

Conte com produtos madeirenses ao pequeno-almoço numa sala de refeições ricamente decorada com peças pertencentes ao espólio da família, como por exemplo os bordados madeirenses emoldurados nas paredes, peças de cobre reluzentes e louças requintadas.

O conforto e bem-estar do visitante está sempre em primeiro lugar, quer nos quartos super confortáveis, no wifi gratuito em todo o hotel, no estacionamento sem custos, na piscina aquecida e jacuzzi, nas zonas ajardinadas com lugares para sentar, enfim, tem tudo o que uma família precisa para uns dias de sonho.

Nós passámos 5 noites maravilhosas cuja experiência partilhamos neste artigo, porém, se quiser aproveitar os descontos disponíveis para os leitores do passaporte no bolso na Quinta da Saraiva, então continue a leitura até ao final.

O Hotel Quinta da Saraiva

Hotel Quinta da Saraiva Madeira
Quinta da Saraiva.

Os quartos

Quinta da Saraiva (quarto).
Quinta da Saraiva (quarto).

No total a quinta tem 13 quartos e suites, ou seja, 3 quartos classic, 3 quartos classic plus com vista montanha, 4 quartos deluxe com vista mar e 3 suites com kitchenette.

A nossa família de quatro pessoas conseguiu partilhar o mesmo quarto, o que nos agradou bastante e cada vez mais é uma raridade.

Tínhamos duas varandas, uma com vista para a piscina e que tinha uma mesa e outra com vista para a vinha com uma espreguiçadeira.

As camas eram muito confortáveis e o quarto de banho bastante espaçoso. Os produtos à nossa disposição eram da marca “Portus Cale” e incluíam champô/gel de banho, amaciador, creme corporal e creme de mãos, o que foi um upgrade bastante interessante.

Além disso, havia um secador de cabelo “normal”, ou seja, não daqueles miniatura que demoram demasiado tempo a secar o cabelo.

Piscina aquecida e jacuzi

Piscina da Quinta da Saraiva.
Piscina. O jacuzi está ao lado da piscina.

Se para si férias é sinónimo de tardes passadas na piscina, então vai gostar da Quinta da Saraiva. É que o local da piscina é muito agradável, com zona de relva, espreguiçadeiras, mesas com cadeiras e com uma vista fenomenal para a baía de Câmara de Lobos e o mar.

Além disso, o jacuzi é perfeito para os finais de dia mais frescos para descontrair os músculos depois de um dia inteiro a caminhar pelas levadas e veredas madeirenses.

O pequeno-almoço

Pequeno-almoço na Quinta da Saraiva.
Pequeno-almoço na Quinta da Saraiva.

Os produtos madeirenses e os produtos da quinta em particular têm um lugar de eleição à mesa do pequeno-almoço.

Assim, os ovos são provenientes da Quinta da Saraiva e o pão, croissants e pastéis de nata saem todos os dias dos fornos desta cozinha.

Sinceramente soube-nos muito bem começar o dia com bolo do caco quentinho com manteiga mas a combinação de diferentes pães agradou até aos nossos filhos.

Também pode contar com uma seleção de sumos (nós gostámos particularmente do sumo de maracujá), leite e café, assim como cereais, doces de fruta, queijos, charcutaria e fruta fresca.

Enfim, há variedade mais do que suficiente para agradar a qualquer palato.

A quinta com vinha, plantação de bananeiras e animais

Plantação de bananeiras.
Plantação de bananeiras.

Não sei se já estiveram numa plantação de bananeiras, mas a sensação de estar rodeado de árvores maiores do que nós e com folhas gigantes é incrível!

A boa notícia é que a Quinta da Saraiva tem cinco mil metros quadrados dedicados às bananeiras, vinha e uma área com animais.

Por isso, para uma vivência mais autêntica da vida de uma quinta, sugerimos que reserve algum tempo da sua viagem para explorar a área agrícola da Saraiva.

Bar e Refeições na Quinta da Saraiva

O hotel tem um bar junto à receção se quiser tomar uma bebida ao final do dia e ouvir histórias fascinantes da ilha da Madeira.

Aliás, este é um local muito agradável uma vez que estão expostos alguns artefactos ligados à atividade agrícola da quinta, como barris de madeira.

Em termos de refeições, existe um serviço de entrega de comida todos os dias entre as 11:00 e as 23:00 por um restaurante local.

A ementa está disponível nos quartos e inclui pratos regionais como o picado de espada (feito com peixe espada), espetada madeirense, bolo do caco entre outros.

As refeições são entregues na quinta juntamente com os talheres, por isso só precisa de se sentar e desfrutar da refeição na sala de jantar do edifício principal.

Isto significa que os hóspedes podem almoçar e jantar com toda a comodidade sem terem necessidade de se deslocarem.

Atividades na Quinta da Saraiva

Da lista de coisas a fazer na quinta, nós destacamos o pôr-do-sol na piscina, o jantar de espetada madeirense e passear pela plantação de bananeiras mas continue a ler pois temos outras sugestões para si.

Pôr-do-sol na piscina aquecida

Pôr-do-sol na piscina da Quinta da Saraiva.
Pôr-do-sol na piscina da Quinta da Saraiva.

O pôr-do-sol com vista para o oceano e Baía de Câmara de Lobos é uma experiência que não pode mesmo perder.

Foi, sem dúvida, um dos pontos altos da nossa viagem, por causa da tranquilidade que sentimos e dos diferentes tons de laranja que vimos no horizonte.

E veja bem que nós chegámos à Madeira na altura de um temporal, por isso, acreditamos que em alturas de sol o cenário seja ainda mais espetacular.

Junto à piscina estão dispostas espreguiçadeiras e guarda-sóis de palha, para que a experiência seja completa.

Jantar de espetada madeirense

Jantar madeirense.
A preparar as entradas do jantar madeirense.

O jantar de espetada madeirense foi outra experiência incrível. Quando nos perguntaram se queríamos participar achámos que seria um jantar normal mas afinal foi uma festa!

O barbecue foi ao ar livre e enquanto a espetada e salsichas assavam nas brasas, tivemos oportunidade de experimentar a típica poncha e conversar com os restantes hóspedes da quinta.

A mesa encheu-se de bolo do caco a sair do forno, manteiga de alho, milho frito, batatas fritas, saladas diversas e bom vinho que nos reconfortaram o estômago e a alma.

É que alimentos saborosos acompanhados com amena cavaqueira e num cenário idílico sabem ainda melhor.

O ambiente era de festa ao ar livre, em que cada grupo conseguiu manter a distância social mas conviver com os outros ao mesmo tempo.

A noite estava muito agradável e os nossos filhos estiveram entretidos a brincar enquanto nós conversámos com os adultos.

Partilhámos peripécias de viagens com outros viajantes e ouvimos histórias inacreditáveis da Ilha da Madeira por parte de quem lá vive, o Roberto e a Nélia que tão carinhosamente nos receberam.

Visitar a plantação de bananeiras

Outra experiência que recomendamos na Quinta da Saraiva é visitar a plantação de bananeiras.

Ficámos a saber que cada bananeira produz um único cacho de bananas e que demora 9 meses a criar.

O peso do cacho de bananas é tal que é preciso colocar escoras para o segurar.

Quando está pronto, o cacho é cortado para que as bananas acabem de amadurecer fora da árvore.

Perto da receção estava pendurado um cacho de bananas para que os hóspedes da quinta fossem lá buscar a fruta e podemos dizer que foi uma experiência interessante principalmente para os nossos filhos.

Animais na quinta

Se viaja com crianças tem de colocar na sua lista de coisas a fazer na Madeira uma visita aos animais da quinta.

Acredite que dar de comer às galinhas é um momento que os seus filhos não vão esquecer, por isso não deixe escapar a oportunidade.

Pequeno-almoço no Pico do Arieiro

Pequeno-almoço no Pico do Arieiro.
Pequeno-almoço no Pico do Arieiro.

Esta foi uma dica que recebemos na Quinta da Saraiva e correu mesmo muito bem.

A Quinta da Saraiva disponibiliza cestos com o pequeno-almoço se quiser madrugar e ver o nascer do sol em qualquer lugar da Madeira.

Sugeriram-nos o Pico do Arieiro que fica a cerca de 26 km de distância e foi maravilhoso mas pode ter esta experiência noutro lugar à sua escolha, desde que se levante cedo.

Localização da Quinta da Saraiva

Localização da Quinta da Saraiva.
Localização da Quinta da Saraiva.

O Hotel Quinta da Saraiva está localizado a cerca de 2 km de Câmara de Lobos, ou seja, a 8 km do Funchal.

Para nós foi a localização perfeita, uma vez que apreciamos a tranquilidade dos lugares mas com ligações fáceis a outros pontos da ilha.

Com efeito, a viagem entre o Aeroporto da Madeira e a Quinta da Saraiva faz-se em vinte minutos pela via rápida.

DESCONTOS para os leitores do Passaporte no Bolso

Quem não gosta de ficar num hotel de sonho com desconto? Para beneficiar destas condições em alojamento na Madeira só precisa de ir ao site da Quinta da Saraiva e no checkout colocar o código “PASSAPORTENOBOLSO”.

Desta forma, terá um desconto de 50,00 EUR na sua reserva + oferta de kit boas vindas (fruta e água) + pequeno-almoço + estacionamento gratuito.

Esta oferta é válida para reservas efetuadas no site da quinta até 30-12-2021 e para estadias mínimas de 4 noites, por isso apresse-se a marcar a sua viagem para a Madeira.

Mapa e como chegar à Quinta da Saraiva

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.