O que fazer em Punta Cana: sol, praia, resorts e tours no Caribe

Punta Cana
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Procura dicas de o que fazer em Punta Cana, na República Dominicana? Então, está no sítio certo!

Neste artigo reunimos as nossas melhores dicas de viagem para quem quer aproveitar o sol e praias das Caraíbas, mas recusa-se a ficar 24 horas por dia dentro de um resort, por mais maravilhoso que seja.

Ou seja, vai encontrar por aqui muitas sugestões de tours e passeios que recomendo fazer em Punta Cana, para que conheça o destino para além dos hotéis tudo incluído.

E veja bem, eu gosto da comodidade dos resorts tudo incluído! Reconheço que são uma boa escolha para quem viaja em família, por causa das atividades e segurança.

Também concordo que são excelentes para quem não quer preocupar-se com pagamentos, pois por norma já está tudo incluído.

Mas sei que é possível aproveitar o melhor destes lugares e ainda ter uma experiência autêntica na República Dominicana, e é essa a minha proposta de hoje. Parece-lhe um bom plano?

Vale a pena visitar Punta Cana?

A nossa viagem a Punta Cana foi diferente das viagens que habitualmente fazemos. Já deve ter percebido que grande parte do tempo que passamos em viagem é dedicado a explorar e não ficar num hotel tudo incluído.

Gostamos de explorar cidades, de fazer percursos na natureza, de conhecer novos restaurantes e de ver gente a passear na rua. Mas reconhecemos que esta forma de viajar pode tornar-se fisicamente cansativa, principalmente para nós que viajamos com os nossos dois filhos.

Por outro lado, também é verdade que somos uma família que gosta muito das Caraíbas.

Não nos faz confusão nenhuma aqueles resorts em regime de tudo incluído (desde que não sejam exageradamente grandes), com praias de areia branca, piscinas a perder de vista, água quentinha e entretenimento garantido para adultos e crianças.

Portanto, Punta Cana pareceu-nos uma boa escolha e a verdade é que esta viagem foi muito agradável!

O que fazer em Punta Cana

Punta Cana

Entre idas à praia, explorar pequenas vilas e cidades e conhecer monumentos nacionais, há muito para ver e fazer em Punta Cana.

Fazer um passeio de Catamarã até à Ilha Saona

Uma das atividades mais populares em Punta Cana é visitar a Ilha Saona, já que é um paraíso que vale a pena conhecer.

A ilha faz parte do Parque Nacional do Leste e é famosa não só pelas praias lindíssimas cercadas de palmeiras, mas também pelos mangais e recifes de coral.

É um ecossistema sensível, por isso é importante que o trate com cuidado e respeito.

A viagem até à Ilha Saona costuma ser de catamarã, o que é um bom contraste em termos de aventura e adrenalina, o que é o posto da tranquilidade das praias.

Por falar em praias, uma das praias mais conhecidas na Ilha Saona é a Palmilla, mas, sinceramente, todas são incríveis, com areia branca, palmeiras e o mar azul típico das Caraíbas.

Além de relaxar nas praias, dá para explorar a vida marinha nos recifes, tornando a Ilha Saona um paraíso tanto para amantes da natureza quanto para quem gosta de desportos aquáticos.

Tours para visitar a Ilha Saona (saindo de Punta Cana)

Dica extra: Um artigo completo sobre o nosso tour à Ilha Saona.

Conhecer Santo Domingo, a capital da República Dominicana

Santo Domingo é a capital da República Dominicana, mas é também um das cidades mais antigas das Caraíbas!

Portanto, acredito que visitar Santo Domingo deve fazer parte de qualquer roteiro em Punta Cana.

O legado espanhol está muito presente no centro histórico de Santo Domingo, aliás, não é difícil imaginar que está em qualquer cidade espanhola.

Tours para visitar Santo Domingo (com saída de Punta Cana)

Visitar Higüey, a parte menos conhecida da República Dominicana

Higüey é uma pequena cidade com pouco mais de 2000 habitantes. No entanto, é a capital da província de La Altagracia, na República Dominicana.

Por não ser tão conhecida como Santo Domingo, ainda mantém o carácter autêntico da vida nas Caraíbas, por isso recomendo que inclua Higüey na sua lista de o que visitar em Punta Cana.

Tours para conhecer Higüey (Saindo de Punta Cana)

Como escolher um resort em Punta Cana

Punta Cana

Escolher o resort ideal em Punta Cana é crucial para garantir umas férias memoráveis, no entanto, o que é excelente para mim, para não ser para si.

Assim, aqui estão alguns pontos que considero importantes e que deve considerar na altura de escolher um hotel ou resort em Punta Cana:

  • Tipo de viajante: se viaja em família, escolha um resort com piscina e atividades para os mais pequenos; se preferir explorar o destino e ir dormir ao hotel, dê preferência a um hotel simples com localização perto dos transportes;
  • Localização e acesso: Opte por um resort próximo das principais atrações e do aeroporto para facilitar o acesso e explorar facilmente a região;
  • Tipo de Resort: Prefere um resort all-inclusive, adequado para famílias, casais ou destinado exclusivamente a adultos? Escolher mal neste caso garante que tem uma experiência pouco agradável nas Caraíbas.
  • Atividades e Entretenimento: Escolha um resort com atividades interessantes, desde desportos aquáticos a excursões locais e confirme se tem programas de entretenimento diurnos e noturnos.
  • Infraestrutura e Instalações: Avalie as instalações disponíveis, como por exemplo piscinas, spas e ginásios.
  • Refeições e Gastronomia: Verifique a variedade de restaurantes disponíveis e a qualidade das opções de culinária. Considere se as refeições especiais estão incluídas.

Tudo o que precisa saber para viajar para Punta Cana

Praia Barceló Bavaro Palace

Qual é a época mais barata para viajar para Punta Cana?

A época mais barata para viajar para Punta Cana costuma ser no mês de maio, quando começam os voos charter com saía de Madrid.

No início de junho e em setembro também é habitual encontrar-se preços mais em conta, pelo que o ideal é fazer algumas pesquisas para encontrar os melhores preços.

Além disso, a época mais alta tende ser o mês de agosto, a Páscoa, Natal e Passagem de ano, que são alturas a evitar viajar para as Caraíbas.

Como é o tempo em Punta Cana?

Praia Barceló Bavaro Palace

A República Dominicana é um paraíso em termos de condições atmosféricas! As temperaturas em Punta Cana variam entre os 22 °C e os 31 °C, sendo raro que desçam abaixo dos 21 °C ou ultrapassem os 32 °C

Ou seja, pode contar com verões quentes e longos com céu pouco nublado, que intervalam com invernos amenos. Com tempo maravilhoso como este, é raro as praias ficarem vazias!

A exceção é apenas na altura das tempestades tropicais, mas mesmo assim estes episódios só costumam demorar algumas horas.

Quantas horas são de voo entre Lisboa e Punta Cana?

O tempo de voo entre Lisboa, Portugal, e Punta Cana, República Dominicana, é geralmente de 8 horas, no caso de ser um voo direto.

No entanto, existem voos com saída de Madrid cuja duração é mais ou menos 9 horas.

Por isso, é recomendo que escolha o voo de Portugal para Punta Cana considerando não só preço do bilhete, mas também o número de horas de viagem e escalas.

Punta Cana
Punta Cana
Punta Cana
Punta Cana
Punta Cana

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.