Puglia (Itália): destino familiar com sol, história e cidades incríveis

O que fazer e visitar em Puglia, Itália.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 24, 2024

De cidades históricas a cenários naturais incríveis, há muito para ver e fazer em Puglia. O “calcanhar de Itália” tem 850 quilómetros de costa, reservas naturais, masserias, lugares classificados como Património Cultural da UNESCO e mais uma mão cheia de atrações turísticas imperdíveis! Explore, descubra e apaixone-se por Puglia.

Na minha recente viagem a Puglia, fiquei encantada com a diversidade de atividades e pontos de interesse, mas foi a hospitalidade calorosa dos locais que tornou esta viagem verdadeiramente memorável!

Conheça os Trulli em Alberobello, pedale pelas paisagens do Vale d’Itria e descubra os segredos dos lagares subterrâneos de azeite em Ostuni.

Desacelere e aprecie os sons da natureza ao explorar os trilhos da Reserva Natural Torre Guaceto e observe garças e patos selvagens no Oasis WWF de Cesine.

Para os entusiastas do golfe, Acaya é o cenário ideal, pois no coração de Salento, pode desfrutar da emoção de um campo de golfe de renome mundial.

Explore grutas marítimas em Castro, admire a união dos mares Jónico e Adriático em Santa Maria di Leuca e relaxe na Marina di Pescoluse, conhecida como as “Maldivas de Salento”.

Aprecie a arquitetura de cidades como Lecce e veja as nonas de Bari a fazer massa fresca à mão.

Desfrute do autêntico Pasticciotto e brinde com um Aperol Spritz numa esplanada, saboreando a vida à italiana.

E, para os românticos, casar na Província de Puglia é uma celebração do amor num cenário deslumbrante.

Como vê, cada esquina em Puglia revela um novo capítulo com possibilidades infinitas de encanto e emoção.

Por isso, se ainda está a pensar “o que ver e fazer em Puglia?”, então continue a leitura e prepare-se para uma viagem repleta de momentos inesquecíveis!

Descubra uma região deslumbrante: O Que Ver e Fazer em Puglia, Itália

Como prometido, segue-se uma lista de o que fazer e ver em Puglia. Explore as maravilhas de Puglia com este roteiro de atrações turísticas e experiências imperdíveis da região.

Neste guia, apresentarei uma seleção das principais atrações e atividades para inspirar a sua viagem neste paraíso no sul da Itália.

Embora não tenha explorado tudo o que há para fazer na região, destaco os locais que tive a oportunidade de visitar, bem como aqueles que estão na minha lista para futuras viagens.

Cada subtítulo a seguir oferece uma visão detalhada de uma atração ou experiência específica, permitindo-lhe personalizar o seu itinerário de acordo com os seus interesses.

Ou seja, embora a Puglia seja vasta e diversa, este guia visa proporcionar uma visão abrangente das suas joias mais reluzentes.

Agora, vamos começar esta viagem pela deslumbrante Puglia, em Itália!

Conhecer os Trulli em Alberobello

Conhecer os trulli em Alberobello.
Conhecer os trulli em Alberobello.

Os Trullo, ou trulli no plural, são construções típicas da região da Puglia, em Itália, e um dos símbolos desta região encantadora.

Estas construções são encontradas principalmente em Alberobello, mas também vi trulli em outras zonas rurais do Vale de Itria.

Desde 1996, Alberobello é classificado como Património da Humanidade pela UNESCO devido à singularidade da construção dos trulli, que são verdadeiramente únicos no mundo.

O formato cónico dos trulli deve-se ao facto de serem inicialmente considerados como construções “provisórias,” o que permitia aos proprietários evitar o pagamento de taxas locais. Para tal, eles recorriam a engenhosas estratégias.

Assim, as abundantes pedras de calcário da região eram partidas em blocos quadrados e colocadas uma por uma, formando um círculo.

Posteriormente, construíam um círculo exterior em pedra, deixando um espaço de intervalo. O vazio entre as os círculos de pedras era preenchido com pedras esmagadas e outros materiais, formando paredes grossas e resistentes, sem a utilização de argamassa.

Para o teto, as pedras eram colocadas em filas, mas ligeiramente mais para dentro, criando o característico formato cónico dos trulli.

A última pedra ou laje servia para rematar a casa, que, por não possuir qualquer argamassa a ligar as pedras, não era considerada uma construção permanente, evitando assim a tributação.

Em Alberobello, existem mais de mil trulli, que hoje funcionam como lojas, restaurantes, e também como residências particulares de férias e alojamentos locais.

Fique a dormir num trulli em Alberobello.

A palavra trullo vem da palavra grega “tholos,” que significa cúpula, descrevendo assim o seu sistema de auto suporte, uma característica fascinante destas construções únicas.

Só os pode ver em Puglia, por isso não perca a oportunidade de visitar esta fascinante região.

Andar de bicicleta no Vale d’Itria (Itria Valley)

Ciclying Tours em Puglia, Itália.
Antonio, de Puglia Cycle Tours.

Foi realmente inspirador percorrer de bicicleta o coração do Vale de Itria, ao longo do trilho do Aqueduto, por entre trulli, oliveiras centenárias e paredes de pedra seca.

A Puglia Cycle Tours tem tours para diferentes tipos de viajantes.

Pode escolher um passeio de bicicleta com guia ou “self guided” (sem guia) e explorar de bicicleta uma região ao seu ritmo.

Também existem tours de vários dias, com alojamento, em que o ciclista desfruta de viagem de bicicleta sem se preocupar com a bagagem que é transportadas de hotel para hotel pela empresa.

Andar de bicicleta em Itália.
O que fazer em Puglia, Itália: andar de bicicleta no Valle d’Itria.

Eu fiz a Ciclovia dell’Acquedutto, que é um circuito pelo aqueduto antigamente usado como caminho de burros entre Cisternino e Martina Franca, saindo de Trulli di Figazzano, mas a partir deste lugar existem 10 rotas disponíveis.

São circuitos circulares recomendados para famílias, pois são bastante seguros.

Puglia Cycle Tours, info@pugliacycletours.com, +39 080 205 11 87.

Visite os Lagares de Azeite Subterrâneos (Escondidos em Caves) em Ostuni

Lagar de Azeite na Masseria Valente, em Ostuni.
Lagar de Azeite na Masseria Valente, em Ostuni.

A região de Puglia é mundialmente conhecida pela sua produção de azeite, e ainda mantém lagares tradicionais que os visitantes podem conhecer.

Eu tive o privilégio de explorar um destes magníficos exemplos na Masseria Valente, em Ostuni, onde desfrutei de uma estadia inesquecível.

Esta “masseria,” ou quinta, data do final do século XVIII e para além do alojamento, tem 37 hectares de terreno, piscina, restaurante e um dos pontos altos é um lagar Hypogeum, ou seja, subterrâneo.

Os lagares eram mantidos ocultos para evitar roubos de azeite. Aliás, esconder os lagares em caves era uma prática comum como forma de salvaguardar esta riqueza, sendo que Ostuni tem 105 lagares subterrâneos verificados.

Visita guiada ao lagar de azeite subterrâneo na Masseria Valente, em Ostuni.
Visita guiada ao lagar de azeite subterrâneo na Masseria Valente, em Ostuni.

A visita guiada é uma experiência incrível e para aceder ao lagar, é necessário descer degraus esculpidos na rocha de calcário.

Este lagar em particular dedicava-se à produção de azeite de iluminação, usado em candeias, mas mesmo assim, o seu valor económico era alto.

Datando do século XV, quando ainda não existia a quinta, as azeitonas eram despejadas num buraco no solo, que era a entrada do lagar, e no interior, graças à pedra de calcário, a temperatura mantinha-se constante em 20ºC.

Todo o trabalho era realizado por homens e burros, que trabalham dia e noite numa jornada contínua.

Veja objetos históricos e peças utilizadas no fabrico de azeite, como por exemplo os potes, filtros e canecas.

Assim, se procura uma experiência verdadeiramente autêntica em Puglia, recomendo uma visita ao Agroturismo Masseria Valente.

Reserve a sua estadia na Masseria Valente, em Ostuni (Itália), sendo que pode contactá-los através do e-mail info@masseriavalente.it ou do número de telefone +39 392 6777406.

Conhecer a Reserva Natural Torre Guaceto (Torre Guaceto Nature Reserve)

Reserva Natural Torre Guaceto.
Reserva Natural Torre Guaceto.

Embora nunca tivesse ouvido falar da Reserva Natural Torre Guaceto, desde cedo percebi que esta região tinha algo de especial.

A nossa guia, Sonia, foi a pessoa perfeita para nos conduzir nesta aventura, pois o seu entusiasmo pela região era notório.

Visita guiada à Reserva Natural Torre Guaceto.
Sonia, a nossa simpática guia, junto ao lago na Reserva Natural Torre Guaceto.

Ela explicou-nos como a Reserva está organizada, e qual a sua importância para as comunidades locais. Além disso, partilhou histórias fascinantes e lendas da região.

Ao longo do passeio, deparamo-nos com praias de água transparente, dunas ondulantes, percursos ladeados de arbustos, nascentes refrescantes e zonas pantanosas. Também tivemos a oportunidade de subir à Torre di Guaceto, apreciando vistas panorâmicas.

Sonia falou das andorinhas, que chegam ao parque com apenas 15 gramas e partem com o dobro do peso, sendo apenas uma das cerca de 250 espécies de aves migratórias que passam tempo na reserva.

Outra cena magnífica é a dança rítmica dos estorninhos que pintam o céu de preto em outubro/novembro.

Uma das experiências mais especiais foi ver as tartarugas de perto no centro de reabilitação. Este momento ficou guardado com carinho no meu coração.

A visita à Reserva Natural Torre Guaceto encerrou-se com um delicioso almoço composto por produtos locais da Azienda Agricola Calemone (recomendo que espreitem a loja online).

Produtos locais da Azienda Agricola Calemone
Produtos locais da Azienda Agricola Calemone.

Se ficou com vontade de ter uma experiência semelhante, pode entrar em contacto com a Cooperativa Thalassia, que oferece os tours. Os seus contactos são: telefone +39 331 9277579 e email info@cooperativathalassia.it.

Além disso, pode explorar a Reserva Natural Torre Guaceto de forma independente, todos os dias do ano, desde o nascer ao pôr do sol, a pé ou de bicicleta (não é permitida a entrada de carros).

Conhecer a cidade branca de Ostuni e o milagre de Sant’Oronzo

Ostuni, a cidade branca em Puglia, Sul de Itália.
Ostuni, a cidade branca em Puglia, Sul de Itália.

Nos últimos anos, Ostuni tem se tornado um destino cada vez mais popular para os visitantes da região de Salento, em Itália, pois combina perfeitamente duas características importantes: praias deslumbrantes e arquitetura encantadora.

A experiência para os turistas em Ostuni é bastante agradável, pois podem desfrutar das praias de manhã e, à tarde, explorar o centro histórico da cidade.

Ostuni ganhou a fama de “Cidade Branca”, e esta designação está associada ao seu padroeiro, Sant’Oronzo.

Em 1656, a cidade foi assolada por uma severa epidemia de peste, e as pessoas acreditavam que pintar as paredes das casas de branco seria uma forma de conter a propagação da doença.

Curiosamente, próximo a Ostuni, havia uma nascente associada ao culto de Sant’Oronzo e que era considerada milagrosa. Com o fim da peste, a população atribuiu o milagre a Sant’Oronzo, fortalecendo ainda mais a ligação do santo com Ostuni e as paredes das casas continuaram a ser pintadas de branco.

Quando visitar Ostuni comece a visita junto à Colonna di Sant’Oronzo e explore a praça.

Em seguida, vá em direção ao centro histórico dando especial atenção à Cattedrale Santa Maria Assunta (a Catedral de Ostuni), ao Arco Scoppa, explore as ruas e becos, suba e desça os degraus da zona antiga e no final, vá até à Porta Nova, que é uma das saídas/entradas da cidade antiga.

Praticar Golfe em Acaya, no coração de Salento

Campo de golfe de 18 buracos no Acaya Golf Resort & Spa.
Campo de golfe de 18 buracos no Acaya Golf Resort & Spa.

Acaya é uma das mais antigas localidades de Itália, aliás, remonta ao século XVI.

Pertence à província de Lecce, e apesar de ter menos de mil habitantes, merece ser incluída no seu roteiro pela Puglia.

Afinal, esta é uma das últimas cidades fortificadas de Itália. Explore o Castelo de Acaya e veja com os seus próprios olhos como os locais conseguiram resistir durante séculos aos ataques dos turcos.

Mas Acaya tem outros atrativos para os viajantes, nomeadamente para os amantes de golfe.

Aliás, devo dizer que fiquei com muita vontade de experimentar jogar golfe depois de percorrer os campos do Acaya Golf Resort & Spa.

Trata-se de um percurso de 18 buracos capaz de deixar entusiasmados tanto os profissionais de golfe como os curiosos pela modalidade.

O hotel em si é super confortável, tem um SPA excelente e uma piscina incrível. O restaurante também é digno de nota, com comida deliciosa e produtos da região.

Reserve o Acaya Golf Resort & Spa e desfrute de uma experiência inesquecível no coração de Salento.

Observar Garças e Patos Selvagens no Habitat Natural da Reserva Natural e Oasis WWF Le Cesine

Reserva Natural e Oasis WWF Le Cesine.
Reserva Natural e Oasis WWF de Cesine.

A apenas 5 km de Acaya, encontra-se a incrível Oasis WWF Le Cesine, uma zona protegida de grande beleza e importância.

Paolo De Giovanni é guia na Reserva Natural Le Cesine e conduz visitas guiadas desde 2007.

Ele nos explicou que o parque natural ocupa uma área pantanosa, que foi recuperada nos séculos passados, embora ainda conserve algumas áreas de pântano intocadas.

Nesta reserva natural, é possível encontrar diversos tipos de insetos, como milhares de borboletas e libelinhas, além de répteis, como tartarugas, lagartos e cobras.

Mais de 180 espécies de aves também habitam o local, assim como alguns mamíferos, como raposas.

Além disso, a área é conhecida como um santuário de orquídeas raras.

Uma das experiências memoráveis foi subir à torre de observação e apreciar a tranquilidade do lugar.

Costuma ser a partir desses pontos de observação que se avistam garças e patos selvagens. Infelizmente, não tive sorte desta vez, mas a beleza do local foi um bálsamo para a alma, contrastando com a agitação das vilas e cidades italianas.

Para visitar a Reserva Natural Le Cesine, pode entrar em contato através do telefone +39 329 8315714 ou enviar um email para lecesine@wwf.it. Não perca a oportunidade de conhecer este lugar lindo e intocado na natureza italiana.

Fazer um cruzeiro em Castro e ver cavernas a partir do Mar Adriático

Passeio de barco em Castro, Puglia, Itália.
Passeio de barco em Castro, Puglia, Itália.

Castro, uma vila costeira localizada na região de Puglia, Itália, oferece uma atividade imperdível para todos os visitantes: passeios de barco.

Seja em família ou com amigos, esta é uma experiência que certamente irá marcar a sua viagem de forma memorável.

Eu tive a oportunidade de realizar um passeio de barco na marina de Castro, e posso afirmar que foi uma experiência simplesmente incrível!

O barco deslizava pelas águas cristalinas do mar Adriático e era impossível não ficar enamorada pelas vistas deslumbrantes da costa e das falésias.

Durante o passeio, tive o privilégio de explorar diversas grutas ao longo da costa. No entanto, a Grotta di Zinzulusa foi a que mais me impressionou. As espetaculares estalactites e estalagmites criavam um cenário mágico. Além disso, a luz do sol refletia no fundo da gruta, criando uma paleta de diferentes tons de azul, que eram simplesmente hipnotizantes.

Para tornar o passeio ainda mais especial, fomos surpreendidos com um brinde de champanhe a bordo e uma degustação de produtos locais. Foi o toque final perfeito para uma experiência verdadeiramente única.

Recomendo vivamente que coloque esta atividade na sua lista de o que fazer em Puglia.

Existem outras empresas a fazer este tipo de tour, mas o passeio que fiz foi com a In barca nel Salento e recomendo! Telefone: +3925560120 ou email info@inbarcanelsalento.it

Conhecer uma das mais bonitas praias de Puglia: Marina di Pescoluse, ou “Maldives of Salento”

Marina di Pescoluse, ou "Maldives of Salento".
Marina di Pescoluse, ou “Maldives of Salento”

Marina di Pescoluse, ou le Pescoluse, é reconhecida por ter algumas das mais bonitas praias de Puglia, aliás, há quem diga das mais bonitas de Itália.

É certo que não conheço todas as praias desta região, mas as que vi deixaram-me com bastante vontade de regressar.

Com uma alcunha destas já deve imaginar o que o espera: praias de areia fina, água do mar transparente, cadeiras de praia, guarda-sóis coloridos para proteger do sol e cocktails refrescantes na mão.

É realmente assim, e se aprecia este tipo de férias encontrou o sítio ideal na província de Lecce, em Itália.

Da minha parte devo dizer que passei algumas horas no Lido Maldive del Salento (+39 349 8520580; info@maldivedelsalento.com) e apesar de o tempo naquele dia não ser o melhor, adorei a experiência.

Mergulhei no mar, e por isso posso confirmar que a temperatura da água é excelente e o almoço no restaurante também está super aprovado!

O que é um Lido? Um Lido é uma zona concessionada de praia, ou seja, está sujeita ao pagamento de entrada. Pode incluir vários serviços como por exemplo espreguiçadeiras, guarda-sóis, chuveiros, restaurante, bar e parque de estacionamento, entre outros.

Ver onde o Mar Jónico e o Mar Adriático se juntam

O que fazer em Puglia: ver as Bagnarole di Leuca em Santa Maria Di Leuca.
O que fazer em Puglia: ver as Bagnarole di Leuca em Santa Maria Di Leuca.

Não é todos os dias que temos a possibilidade de ver onde dois mares de juntam, por isso se quer ter esta experiência, tome nota deste lugar: Santa Maria di Leuca, em Lecce, Itália.

Santa Maria di Leuca é uma daquelas cidades super pitorescas que devemos visitar pelo menos uma vez na vida! Sei que a afirmação é forte, mas a energia do lugar também o é!

Assim, em Santa Maria di Leuca as principais atrações turísticas são o farol (Faro di Santa Maria di Leuca), o Santuario di Santa Maria de Finibus Terrae, a promenade, as vivendas que serviam de casa de férias da classe alta e as grutas, como por exemplo a Gruta das Três Portas (La Grotta delle Tre Porte) e a Gruta do Diabo (La Grotta del Diavolo).

Além disso, junto ao porto, pode conhecer as Bagnarole di Leuca, que são construções na praia que serviam para as pessoas ricas tomarem banho no mar protegidas dos olhares alheios.

Já referi que é em Santa Maria di Leuca que o Mar Adriático e o Mar Jónico se juntam, mas o lugar exato é em Punta Ristola.

Aliás, em certos dias, nota-se perfeitamente onde os dois mares, Jónico e Adriático se juntam.

Isto porque a salinidade do Mar Jónico e do Mar Adriático são diferentes, e em consequência, as cores também são diferentes. É, realmente, um espetáculo da natureza que vale a pena assistir em Punta Ristola!

Conhecer a Arte de Papel Machê em Lecce

Papel Machê em Lecce.
O que fazer em Lecce: conhecer a arte de Papel Machê.

Aqui está algo único para se conhecer em Puglia, Itália: a arte de papel machê, também conhecida como paper-maché!

Descobri que o papel machê é uma das mais antigas formas de artesanato em Itália, com as suas raízes históricas remontando à antiga Pérgamo (atual Turquia), onde os egípcios aprenderam esta técnica e a trouxeram para a Europa.

Tradicionalmente, esta arte era usada para criar obras sacras, como estatuetas de santos, mas também máscaras de carnaval e marionetes.

Os materiais usados são papel e cola, aplicados em camadas, que, após secarem, se tornam bastante resistentes.

Uma característica interessante das estátuas de papel machê é que costumam ter as mãos, pés e cabeças feitas de barro.

Em resumo, era uma forma económica de produzir obras de arte.

Embora a arte esteja a cair em desuso, em Lecce ainda é possível visitar uma loja dedicada à produção destas peças. E acredite, fiquei surpresa com o detalhe e a qualidade das obras de papel machê que encontrei por lá.

Maria e o marido são dos últimos a perpetuar esta arte, por isso recomendo que espreite a loja deles quando estiver el Lecce.

La Casa dell’Artigianato Leccese, Via Giacomo Matteotti, 18, 73100 Lecce LE, Itália (+390832306604).

Comprar cerâmica no Quartiere delle ceramiche, em Grottaglie (Taranto)

O que fazer em Puglia: Explorar o Quartiere delle Ceramiche em Grottaglie.
O que fazer em Puglia: Explorar o Quartiere delle Ceramiche em Grottaglie.

Em Grottaglie, a cerca de 20 km de Taranto, existe um bairro da cerâmica (Quartiere delle ceramiche) que recomendo que inclua no seu roteiro em Itália.

Grottaglie é uma pequena cidade com um castelo muito bonito (Castello Episcopio), mas o que nos levou lá foi o trabalho dos ceramistas. Aliás, Grottaglie é conhecida como a cidade de cerâmica e tem um Museu de Cerâmica que pode explorar com calma.

Sabe, é daqueles lugares que o turismo de massas ainda não conhece, e por essa razão aproveite para o visitar enquanto é tempo.

Confesso que não estava à espera de encontrar um lugar tão interessante como a Casa Vestita em Grottaglie!

O Sr. Maximo Vestita, Mimo para os amigos, contou-nos como comprou a casa e ao fazer uma garagem para a bicicleta encontrou achados arqueológicos do século XV.

Maximo Vestita da Casa Vestita, em Grottaglie.
Maximo Vestita da Casa Vestita, em Grottaglie.

Vimos o jardim secreto cheio de peças de cerâmica antigas, e um espaço com mais peças cerâmicas encontradas no local, mas o ponto alto, na minha opinião, foi descer a uma cripta com ligações aos Templários.

Mimo faz visitas guiadas à sua casa, mas também tem um atelier/loja de cerâmica onde produz cerâmicas extraordinárias. As peças são realmente muito bonitas e são excelentes souvenirs de viagem.

Já agora, peça para subir ao terraço que é um dos melhores lugares em Grottaglie para ver o Castello Episcopio.

Bottega Vestita, Via Santa Sofia, 23, 74023 Grottaglie TA, Itália, Telefone +393461572422

Ver as nonas (ou avós) a fazer orecchiette em Bari, a massa tradicional.

Nunzia Caputo, "The Pasta Lady" em Bari.
Nunzia Caputo, “The Pasta Lady”, em Bari.

Na zona antiga de Bari, as nonas ainda passam os dias a fazer orecchiette, que depois vendem aos restaurantes locais e também aos turistas.

Quanto menor é a massa, mais difícil é fazê-la, e as partes rugosas da massa servem para absorver o molho.

A habilidade, destreza e paciência destas nonas são incríveis, e com esta atividade garantem um rendimento extra para a família.

Uma destas nonas, Nunzia Caputo, conhecida como a “Pasta Lady”, destacou-se das demais e alcançou tal reconhecimento que fez parte de um anúncio da Dolce & Gabbana e foi entrevistada pelo New York Times.

Ela aprendeu a fazer massa com a mãe aos 5 anos de idade, ou seja, dedica-se a esta arte há cerca de 60 anos.

Incansável, Nunzia continua a trabalhar todos os dias na sua banca em Bari Vecchia, mantendo viva a tradição das orecchiette.

Além de Nunzia, também tive a oportunidade de interagir com outras nonas em Bari, como a Ângela e a Rosa, que nunca param de trabalhar enquanto responderam a perguntas de curiosos como eu.

É realmente uma experiência incrível que deve fazer parte da sua lista de coisas a fazer na Puglia, Itália.

Desfrutar de um Aperol Spritz numa esplanada

Aperol Spritz.
Aperol Spritz.

O Aperol Spritz é uma das bebidas mais apreciadas pelos italianos!

Feito com prosecco, licor Aperol e água com gás, é habitualmente tomado no final do dia, de preferência com algo para petiscar.

Este hábito italiano conquistou-me completamente e devo confessar que me tornei uma grande fã!

Por isso, sempre que se proporcionar a ocasião, convido-o a procurar uma esplanada e a pedir sem hesitar um refrescante Aperol Spritz, para saborear com todo o vagar.

A explosão de sabores cítricos e a efervescência tornam cada gole uma verdadeira celebração de aromas.

A mistura única de ingredientes e a tonalidade alaranjada característica conferem ao Aperol Spritz não apenas um visual atraente, mas também um gosto irresistível que o transportará diretamente para a ensolarada Itália.

Portanto, não hesite em adotar este pequeno luxo e experimentar a alegria de saborear um Aperol Spritz numa esplanada à sua escolha.

Enfim, permita-se este prazer singular em viagem e brinde à vida com esta bebida que encapsula o espírito de descontração italiano. Salute!

Provar o Pasticciotto de Puglia: Uma Delícia Tradicional de Sabor Único

Pasticciotto no Caffè Alvino, em Lecce.
Pasticciotto no Caffè Alvino, em Lecce.

Quando se trata de comida típica italiana, muitos imaginam pizzas e massas, mas há um tesouro culinário menos conhecido que merece destaque: o Pasticciotto, ou Pasticciotto Leccese.

Embora este doce seja apreciado em toda a Itália, o seu berço é a encantadora cidade de Galatina, próxima a Lecce, onde Andrea Ascalone o criou com restos de massa de bolo e recheio de ovos.

O Pasticciotto é um bolo singular, geralmente servido ao pequeno-almoço ainda morno, o que realça a sua textura e sabor. Tradicionalmente recheado com doce de ovos, cada dentada é uma viagem sensorial à história e à genialidade da culinária local.

Contudo, a criatividade não tem limites e em Puglia pode provar variações muito interessantes de Pasticciotto.

O recheio de Nutella é uma aposta segura para os amantes de chocolate, enquanto que o queijo ricota acrescenta um toque de indulgência. Para os fãs de sabores mais requintados, a opção de pistachio é uma experiência irresistível.

A minha sugestão é que se sente num café, peça um ou mais Pasticciotto frescos e saboreie cada pedaço.

Ou seja, quer pretenda começar o dia com um toque doce ou prefira um lanche reconfortante, o Pasticciotto é um símbolo de Puglia que deixa uma boa impressão em todos os que têm a sorte de degustá-lo.

Casar na Província de Puglia

Casar em Puglia. Noiva na Basílica de São Nicolau, em Bari.
Noiva na Basílica de São Nicolau, em Bari.

Sabia que a Puglia é um destino bastante procurado para celebrações de casamento?

Cada vez mais casais, mesmo provenientes de outros países, escolhem cidades e vilas desta região para unir os seus destinos.

Imagine trocar votos de casamento com um cenário de fundo que pode variar desde autênticas masserias, ou seja, quintas com olivais centenários, a elegantes mansões, imponentes fortalezas, abadias e palacetes renascentistas dos séculos XV e XVI, ou até mesmo requintados resorts à beira-mar.

Os locais mais cobiçados para realizar casamentos nesta região de Itália incluem as cidades de Bari, Lecce, Taranto e Foggia. Cada uma destas cidades oferece uma beleza singular e uma rica história que acrescentam um toque especial a qualquer cerimónia.

A título de exemplo, na Basílica de São Nicolau em Bari é comum encontrar uma lista de espera de até 3 anos para a realização de casamentos.

Mas este facto pode estar relacionado com o fato de São Nicolau ser o patrono das mulheres que desejam casar, adicionando ainda mais significado e tradição a esta escolha.

Casar na Província de Puglia é muito mais do que uma união de duas almas; é uma imersão nas tradições, beleza e história desta região deslumbrante.

Conhecer Património da UNESCO em Puglia

O que fazer e visitar em Puglia, Itália.
Alberobello, classificado como Património Mundial da UNESCO.

O Património Mundial da UNESCO refere-se a locais culturais, naturais ou mistos que são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como tendo um valor universal excecional para a humanidade.

Ou seja, estes locais representam a diversidade da herança cultural e natural do nosso planeta, são preservados para as gerações futuras e a boa notícia é que em Puglia existem vários destes lugares para explorar.

Apesar que eu não ter visitado todos os lugares classificados pela UNESCO existentes na Puglia, acho importante mencioná-los neste artigo, para que possa enriquecer o seu roteiro.

  • Os Trulli de Alberobello (Bari, Itália);
  • Castel del Monte (Contrada Castel del Monte Ex, Strada Statale 170, 76123 Andria BT, Itália);
  • Sanctuary Of San Michele Arcangelo (Via Reale Basilica, 127, 71037 Monte Sant’Angelo FG, Itália);
  • Sassi of Matera (75100 Matera, Province of Matera, Itália);
  • Castel Fiorentino (Strada Provinciale Km 7, 71017 Torremaggiore FG, Itália).

Explorar estes locais é mergulhar na história e na beleza atemporais que a Puglia tem a oferecer, por isso, aproveite para incluir estes tesouros reconhecidos internacionalmente pela UNESCO no seu roteiro.

Outros lugares a visitar em Puglia, Itália

Além dos sítios que referi, existem outros lugares imperdíveis que não couberam nesta viagem de uma semana.

Assim, para que possa enriquecer o seu roteiro, aqui ficam sugestões de lugares conhecidos desta região de Itália, organizados por interesses.

Para quem gosta de praias: Polignano a Mare, Carovigno, Pescoluse, Monopoli, Gallipoli.

Para quem gosta de História e Cultura: o centro histórico de Locorotongo (a cidade redonda), explorar o Barroco em Martina Franca, as ruínas de Egnazia em Fasano, o burgo medieval de Cisternino, Otranto com o seu Castello Aragonese e o Castello Alfonsino em Brindisi.

Alojamento na província de Puglia

Durante a minha viagem pela região de Puglia, fiquei em diferentes alojamentos, o que me permitiu descobrir lugares incríveis que recomendo vivamente.

Experimente o Luxo do iH Hotels Bari Oriente em Bari

Alojamento em Bari: iH Hotels Bari Oriente.
Alojamento em Bari: iH Hotels Bari Oriente.

O iH Hotels Bari Oriente (4 estrelas) está localizado no coração de Bari, próximo ao Teatro Petruzzelli e com fácil acesso ao centro histórico.

Desfrute de uma estadia inigualável com quartos excecionalmente confortáveis, disponibilidade de estacionamento mediante solicitação e um bar no terraço panorâmico do último andar, onde as vistas deslumbrantes de Bari são apenas o começo.

Eu aproveitei para jantar no hotel e devo dizer que está super aprovado!

Acredite que no iH Hotels Bari Oriente espera por si uma experiência realmente memorável, por isso não hesite em escolher o conforto e a elegância deste hotel para a sua estadia em Bari.

Descubra o Encanto da Masseria Valente em Ostuni, uma quinta centenária

Masseria Valente, em Ostuni.
Masseria Valente, em Ostuni.

A Masseria Valente tem uma localização ideal, situada entre as águas cristalinas do mar e o centro de Ostuni.

Esta charmosa quinta do século XVIII, rodeada por um exuberante jardim de 37 hectares, tem estúdios climatizados com entradas independentes e kitchenettes totalmente equipadas, para além de uma convidativa piscina exterior.

Comece o dia com um saboroso pequeno-almoço buffet, repleto de iguarias locais, servido com elegância na sala de jantar ou ao ar livre, enquanto se prepara para explorar a cidade branca de Ostuni, a uma curta distância de cerca de 7 km.

Na Masseria Valente, cada momento é uma fusão perfeita entre tradição e modernidade, proporcionando uma experiência inesquecível onde o charme histórico encontra o conforto contemporâneo. Eu gostei muito de ficar a dormir nesta quinta, pelo que recomendo esta estadia em ambiente rural sem hesitar.

Explore o Luxo do Acaya Golf Resort & SPA em Salento

Acaya Golf Resort & SPA.
Acaya Golf Resort & SPA.

A apenas 3 km da deslumbrante Reserva Natural Cesine e a um breve passeio de 5 minutos do litoral de Salento, surge o Acaya Golf Resort & SPA (4 estrelas), um verdadeiro refúgio de requinte.

Este oásis tem um campo de golfe de 18 buracos, um spa para rejuvenescimento total e não apenas uma, mas duas piscinas exteriores para mergulhos revigorantes. Os quartos elegantes são uma ode ao conforto e grandiosidade, com vistas panorâmicas do campo de golfe, jardins serenos ou da zona rural de Puglia.

Prepare-se para uma estadia onde cada detalhe foi meticulosamente planeado.

Este hotel não é apenas um lugar onde dormir, mas sim um destino completo, com dias cheios de atividades interessantes.

Por isso, seja para uma partida de golfe, um tratamento no spa ou simplesmente aproveitar a tranquilidade dos espaços bem projetados, este hotel é imperdível.

Então, permita-se a indulgência e experimente a estadia prolongada perfeita no Acaya Golf Resort & SPA, onde luxo e aventura se unem para criar memórias inesquecíveis.

Marenea Suite Hotel CDS Hotels, em Maritima: Descubra o Paraíso à Beira-Mar

Marenea Suite Hotel CDS Hotels.
Marenea Suite Hotel CDS Hotels.

O Marenea Suite Hotel CDS Hotels (5 estrelas) está a apenas 1,3 km da deslumbrante Praia de Castro Marina, prometendo-lhe um refúgio de luxo que transcende as expectativas.

Imagine quartos que são verdadeiras jóias de conforto, receção sempre à sua disposição, um restaurante que transforma refeições em experiências únicas, estacionamento privado gratuito para a sua comodidade, e um pequeno-almoço que o fará sentir-se como a realeza. Mas isto é apenas o começo.

Neste refúgio idílico, encontre uma piscina que convida a mergulhos refrescantes, jardins exuberantes onde a tranquilidade reina e até mesmo uma área de praia privativa que parece saída de um sonho.

Deixe-se seduzir pelas praias locais, que embora possam ser diferentes do que está acostumado, oferecem uma beleza única e mergulhos inesquecíveis em águas de areia macia.

E como um toque final de perfeição, o hotel mima os seus hóspedes com um serviço de transporte para a praia. Não perca a oportunidade de viver uma experiência que supera todas as suas expectativas.

Mon Rêve Resort: Desfrute de uma Estadia à Beira-Mar em Talsano

Mon Rêve Resort.
Mon Rêve Resort.

O Mon Rêve Resort (4 estrelas) está a apenas 10 km de distância de Taranto e apresenta um cenário idílico onde o conforto e a tranquilidade se encontram.

Um dos maiores atrativos deste retiro é a sua praia privativa de areia fina, proporcionando um refúgio à beira-mar para os hóspedes relaxarem e recarregarem as energias.

Além disso, as suas piscinas generosas e convidativas completam o ambiente de serenidade, perfeito para umas férias relaxadas.

Embora alguns quartos possam beneficiar de atualizações, acredito que o bem-estar e conforto dos hóspedes permanece inabalável.

Como referi antes, a região é bastante extensa e por isso a minha sugestão é que escolha dois ou três sítios para ficar a dormir e explore a partir daí.

Desta forma, irá diminuir o desconforto de fazer check-in e check-out de hotéis todos os dias. Para isso, explore o mapa a seguir para encontrar os hotéis ideais para si.

Dicas para visitar a Puglia

Antes de terminar este artigo, gostaria de acrescentar algumas dicas finais para o ajudar a planear a sua viagem à região.

Melhor Época para Visitar Puglia, Itália

Calle dell'Acquaviva em Marina di Marittima.
Calle dell’Acquaviva em Marina di Marittima.

A resposta mais direta (e sincera) é que Puglia é um destino excelente durante todo o ano, mas compreendo que esta informação não seja esclarecedora na hora de tomar uma decisão.

Assim, tome nota que na temporada alta, que se estende de meados de junho até o final de agosto, é quando a região atrai o maior número de turistas e, como resultado, os preços tendem a ser mais elevados.

Por esta razão, para quem procura preços mais acessíveis, os chamados “shoulder months”, ou seja, maio e outubro, são uma alternativa a considerar.

Se o objetivo é aproveitar as belas praias de Salento (e além), os meses de julho e agosto são os ideais, mas para quem deseja evitar um pouco as multidões de turistas, junho e setembro são escolhas mais acertadas.

Eu tive a oportunidade de viajar em junho, e a experiência foi excelente! O clima estava ótimo, com longos dias de sol, e o número de turistas era razoável (exceto em Alberobelo, onde havia muita agitação às 11h). Espero ter ajudado a esclarecer qual é a melhor altura para visitar Puglia.

Como chegar a Puglia (principais aeroportos)

Voo Porto - Bari na Air France.
Voo Porto – Bari na Air France.

Chegar até à deslumbrante Puglia é mais simples do que imagina, graças aos principais aeroportos que servem esta região.

Assim, tanto o Aeroporto Internacional de Bari-Karol Wojtyła (BRI) como o Aeroporto Internacional de Brindisi-Salento (BDS) são as principais portas de entrada para esta joia italiana.

A sua viagem pode começar do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com voos diretos operados pela Ryanair para o Aeroporto de Bari.

Por outro lado, para quem parte do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a Vueling tem voos para Bari com uma escala em Barcelona. Além disso, a Air France é outra opção a ter em conta para viajar de Lisboa para Bari, com uma cómoda escala em Paris.

Portanto, seja qual for a sua escolha, não tem desculpa para não conhecer esta região magnífica.

Quantos dias para visitar Puglia

Visitar Lecce, em Puglia - Sul de Itália.
Visitar Lecce, em Puglia – Sul de Itália.

Este tipo de recomendação é muito pessoal, pois cada um viaja a um ritmo próprio, mas vou fazer um esforço para lhe dar algumas indicações em relação a quantos dias são necessários para visitar a Puglia.

Da minha parte posso dizer que esta viagem à Puglia teve a duração de uma semana e apesar de ter dado para ver muita coisa, ainda ficaria mais tempo sem repetir os lugares a visitar.

Por isso, a minha sugestão é que dedique pelo menos 10-15 dias a esta área no Sul de Itália. Aliás, pela extensão deste artigo já sabe que há mesmo muito para ver e fazer em Puglia.

Mas se não consegue ter tantos dias disponíveis para viajar, acredito que 3 noites são suficientes para lhe abrir o apetite. Nesse caso, a minha recomendação é que visite Bari num dia, Alberobello, Locorotondo, Martina Franca e Ostuni noutro dia e o último dia dedique-o a Lecce, Otranto e Leuca.

Como se deslocar na Puglia (transportes)

Alugar carro em Bari, Itália.
Conduzir em Puglia, Sul de Itália,

A melhor forma de se deslocar na Província de Puglia é, sem dúvida, de carro.

Descubra quanto custa o aluguer de carro em Puglia, sabendo que quanto mais cedo reservar, mais oportunidades tem de encontrar preços atrativos.

Para alugar carro em Itália os cidadãos portugueses além do voucher da reserva do carro, devem apresentar o cartão de cidadão (ou passaporte) e um cartão de crédito com plafond suficiente para cobrir a caução.

O cartão de crédito tem de ser do próprio, ou seja, ter o nome do condutor do veículo alugado.

As estradas e autoestradas estão em bom estada, são bem sinalizadas e mesmo não sabendo italiano, consegue seguir as indicações na estrada.

Em termos de regras de estrada, tome nota que, salvo sinalização em contrário, os limites de velocidade vigentes em Itália são os seguintes:

  • Localidades: 50 km/h.
  • Fora das localidades: 90 km/h ou 110km/h.
  • Autoestradas: 130 km/h.

Tenha em atenção o limite de álcool no sangue que pode levar a carta apreendida e pena de prisão e lembre-se que a polícia está autorizada a cobrar as multas de trânsito no local de infração.

No entanto, se não quer alugar carro ou se acha que não compensa, então espreite o site da Flixbus onde vai encontrar autocarros de Bari para as principais cidades da Puglia, como por exemplo Alberobello, Ostuni, Taranto, Lecce, Otranto e Santa Maria de Leuca.


*viajei a convite do Turismo de Puglia num press tour com jornalistas e bloggers de viagens internacionais e contei com o apoio precioso do Giovanni Guadalupi (Guia Turístico Oficial em Puglia) da AYN – All You Need Puglia, email: info@ayn-allyouneed.com; telemóvel: +39 360 255 353.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.