0In Destinos

Como são os procedimentos de embarque e desembarque num cruzeiro? | dicas para principiantes.

embarque e desembarque num cruzeiro

Se é a primeira vez que viaja num cruzeiro é normal que tenha dúvidas acerca dos procedimentos próprios desta forma de viajar. Por esta razão, decidimos fazer uma série de artigos para ajudarem outros viajantes para, pelo menos, saberem o que contar numa viagem de cruzeiro.

Em primeiro lugar tenha em atenção que nós fizemos duas viagens de cruzeiro, uma em 2016 no MSC Orchestra no Mar Mediterrâneo e outra em 2017 no MSC Divina nas Caraíbas. Isto significa que a opinião expressa é baseada apenas na nossa experiência com a Companhia de Cruzeiro MSC.

Preparação da viagem de cruzeiro

Quando recebemos a documentação do cruzeiro vinham incluídas etiquetas para serem colocadas na bagagem. Essas etiquetas na verdade eram folhas A4 que depois de preenchidas com os nossos dados e dobradas de uma certa maneira (tinham instruções) seriam colocadas na bagagem.

Os procedimentos de embarque e desembarque no MSC Orchestra e no MSC Divina foram semelhantes.

Procedimento de embarque

Dirigimo-nos ao porto e deixámos as malas com as etiquetas junto ao navio. O check in é feito numa sala antes de entrar no navio, existem vários funcionários a encaminharem os passageiros para o check in. Não se preocupe, não se vai perder. Quando o check in estiver feito poderá embarcar.

Como a sua cabine provavelmente ainda não estará pronta (dizem-lhe a que horas poderá ir para a cabine quando entrar no navio), costumam sugerir aos passageiros que explorem o navio e que, eventualmente, se dirijam ao restaurante para a primeira refeição a bordo. Quem tiver filhos poderá inscrevê-los nos clubes infantil e teen nessa altura.

A bagagem estará à porta da sua cabine quando a cabine estiver pronta.

Procedimentos de desembarque

Os procedimentos de desembarque começam na véspera do dia da sua saída. Irão deixar na sua cabine novas etiquetas para que possa identificar as malas, uma fatura com os valores gastos a bordo e dir-lhe-ão qual é o seu ponto de encontro, isto é, o sítio para o qual se deverá deslocar no dia do desembarque e aguardar pela sua vez de sair do navio.

Terá de se deslocar à informação se a fatura estiver errada ou se tiver alguma importância a pagar.

A bagagem terá de ser deixada à porta da cabine até determinada hora. Se não estou em erro, nos dois cruzeiros, pediram-nos para deixar as malas à porta da cabine até à 1:00 da manhã, mas terá de confirmar esta informação.

No dia do desembarque, depois do pequeno-almoço, deverá ir para o ponto de encontro e aguardar que autorizem a sua saída. Esta é, na nossa opinião, o momento mais aborrecido da viagem de cruzeiro. Costuma ser demorado a não ser que tenha a sorte de ser dos primeiros a sair, mas imagino que  a logística de fazer sair tanta gente de um navio não seja fácil.

Quando desembarcar irá passar pelo recinto onde estão as suas malas, só precisa de as recolher e continuar viagem.

Informação extra

No ano passado, no MSC Divina, houve a possibilidade de os passageiros poderem optar por sair do navio com a própria bagagem, isto é, sem a deixar à porta da cabine na véspera. Infelizmente não consigo confirmar se este procedimento foi adoptado por outros navios.

Se gostou deste artigo talvez tenha interesse nos seguintes:

 

You Might Also Like

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: