Praia fluvial de Melres em Gondomar

Praia Fluvial de Melres.
Índice do artigo

A praia fluvial de Melres situa-se na localidade de Melres (Gondomar), a pouco mais de 30 km da cidade do Porto, isto é, no Norte de Portugal

É uma praia semiurbana do lado direito do Rio Douro e tem excelentes acessos pela Estrada Nacional 108.

Aliás, por ser facilmente acessível de carro e por oferecer várias infraestruturas para os visitantes, é muito movimentada nos dias de verão.

Assim, neste artigo vamos dizer-lhe o que esperar de um dia na praia fluvial de Melres em Gondomar, assim como outras sugestões de praias fluviais no distrito do Porto.

Então, acompanha-nos neste roteiro na área metropolitana do Porto?

Praia fluvial de Melres

Praia de Melres Gondomar.
Praia de Melres em Gondomar.

A praia fluvial de Melres é um excelente local para um dia em família, ou então, com um grupo de amigos.

Com efeito, além de um areal razoável (para uma praia fluvial tem um areal muito bom), tem estacionamento, casas de banho e bar de apoio.

Além disso, há um posto de primeiros socorros, o que é, sem dúvida, um fator favorável a ter em conta.

Apesar de ser num dos maiores rios de Portugal, o Rio Douro nesta zona é bastante agradável para ir a banhos e mergulhar, tendo em conta que há sempre um risco associado.

Nós consideramos que é uma praia segura, no entanto quando os nossos filhos vão para a água, é claro que os adultos ficam de alerta.

De qualquer das formas existem algumas regras a cumprir na praia e que são não acampar, não fazer fogueiras e além disso não são permitidos animais nem ruído.

Outras praias fluviais no Porto

Praia Fluvial da Lomba.
Praia Fluvial da Lomba.

Se como nós gosta de frequentar praias fluviais, então temos boas notícias.

De facto, na zona metropolitana do Porto existem várias praias fluviais, que foram alvo de melhoramento e por isso são lugares muito agradáveis para passar umas horas.

Assim, a seguir indicamos algumas das nossas praias fluviais preferidas.

Praia do Areinho

A praia fluvial do Areinho está situada em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), isto é, a poucos km da cidade do Porto.

Tem um areal bastante grande, bons acessos e além disso tem um enquadramento paisagístico admirável.

Referimo-nos à Ponte do Freixo de um lado e as Pontes São João, Dona Maria e do Infante do outro.

Com efeito, é difícil bater esta localização que parece agradar aos veraneantes como aos pescadores que lá passam horas a fio.

Praia fluvial de Arnelas

A praia de Arnelas está situada na margem esquerda do Rio Douro, isto é, do lado de Vila Nova de Gaia.

Assim, para lá chegar deve ir em direção à freguesia do Olival e em termos de infraestruturas, pode contar com um bar e esplanada.

Infelizmente o areal não é plano, quer dizer, há um declive entre a zona para estender a toalha e as margens do rio, no entanto uma zona que delimita a área de banhos faz com que se torne mais segura.

Praia fluvial de Zebreiros

A praia fluvial de Zebreiros está situada em Zebreiros, isto é, Gondomar, e tem a particularidade de estar inserida numa zona mais rural.

É uma praia muito agradável, com parque de estacionamento ao lado, posto de primeiros socorros e além disso tem uma rampa para acesso a utentes com mobilidade reduzida.

Praia fluvial da Lomba

A praia fluvial da Lomba recebeu o prémio “Praia com qualidade de ouro” pela Quercus, o que por si só deve atestar a qualidade da mesma.

É de facto uma praia excelente, com um areal muito grande e no meio de uma zona florestal, mas na nossa opinião, peca pela quantidade de visitantes e pelo facto de a maior parte dos lugares de estacionamento serem a pagar.

Alojamento perto da praia fluvial de Melres

Praia Fluvial de Melres.
Praia Fluvial de Melres.

Imagine o que seria passar uma temporada a descobrir as praias fluviais do Rio Douro ou apenas uns dias tranquilos perto da praia?

Se gostou desta ideia, então veja no link a seguir a disponibilidade e preços dos hotéis na região de Gondomar.

Alojamento em Melres | Alojamento em Gondomar

Mapa e como chegar à praia fluvial de Melres

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito do Porto? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.