Praia fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia

Cascata da praia fluvial do Pego
Índice do artigo

A praia fluvial do Pego está localizada na freguesia de Penha Garcia, município de Idanha-a-Nova, isto é, na Beira Baixa, região Centro de Portugal.

É conhecida como piscina natural e praia fluvial e de facto o Rio Ponsul (um afluente do Rio Tejo) precipita-se numa cascata para um açude conhecido como o Açude do Pego.

Este açude nada mais é do que muros construídos pelo homem com o intuito inicial de recolher água e agora com finalidade lúdica para veraneantes.

A água do rio fica assim retida num bonito e refrescante lago, perfeito para mergulhos em relativa segurança.

No entanto, os amantes de história vão ficar fascinados com os icnofósseis de Penha Garcia assim como os restantes vestígios pré-históricos (veja a Rota dos Fósseis a seguir) e com a evidência de que houve um mar em Penha Garcia, o Mar Ordovícico.

Não acredita, vá e percorra a Rota dos Fósseis pois é inesquecível!

Visitar a praia fluvial do Pego

Praia fluvial do Pego
Praia fluvial do Pego

Nós visitámos a praia fluvial do Pego num dia quente de verão e a primeira coisa que nos surpreendeu foi a quantidade de água.

É perfeitamente normal que no pico do verão as cascatas, rios e lagoas fluviais fiquem com o caudal de água reduzido, no entanto percebemos que a piscina do Pego estava bem abastecida.

Por outro lado é um local que notoriamente teve intervenção do homem.

Isto significa que o fundo da lagoa está revestido com pedras e cimento e foram colocadas umas bóias com o formato de trilobites, animais pré-históricos que ficam a flutuar na piscina.

É certo que estas melhorias trouxeram mais comodidade para os visitantes, como é o caso de bancos e degraus mas pessoalmente estava à espera de um local mais selvagem em plena área do Geopark Naturtejo.

A área da piscina está completamente exposta ao sol, o que por um lado significa que a água não é muito fria, mas por outro lado torna-se muito difícil andar descalço e esta é uma preocupação principalmente para quem viaja com crianças.

Além disso, a piscina tem profundidades diferentes e pareceu-nos ser bastante segura para as crianças pois não há correntes e o chão é mais ou menos nivelado.

Na área envolvente da praia fluvial existem algumas árvores que fazem sombra, assim como locais para fazer piqueniques, o que para nós é excelente pois não perdemos uma oportunidade para fazer um piquenique.

Estacionamento na praia fluvial do Pego

Para chegar à praia fluvial do Pego terá de fazer um pequeno percurso a pé.

No entanto, o caminho está bem sinalizado e o único inconveniente é mesmo ter de fazer o caminho ao sol.

Existem vários lugares de estacionamento junto ao caminho de acesso à praia onde o carro ficará em segurança, mas claro, a disponibilidade destes lugares depende do número de visitantes.

Assim, quanto mais cedo for para a praia fluvial, mais probabilidades terá de estacionar o carro perto dos acessos.

PR3 – Rota dos Fósseis

Rota dos Fósseis
Rota dos Fósseis

A Rota dos Fósseis está inserida no Geoparque Naturtejo e faz parte da rede de percursos pedestres de Idanha-A-Nova.

É um trilho circular cujo ponto de partida e chegada é o Largo do Chão da Igreja, em Penha Garcia.

O percurso pedestre é considerado de dificuldade fácil e estende-se por 3 quilómetros, ao longo dos quais terá a oportunidade de ver os Icnofósseis de Penha Garcia mas não só.

Estas formações foram chamadas pelos locais de “cobras pintadas” por causa do seu aspeto (parecem cobras) e poderá vê-las perto da praia fluvial do Pego.

Assim, tome nota que o trilho da Rota dos Fósseis vai passar junto do Pelourinho de Penha Garcia, da igreja Matriz, do castelo, da barragem e dos moinhos de rodízios.

Apesar de o circuito ter algumas descidas e subidas não achámos que fosse complicado fazer a rota com crianças.

Onde dormir em Penha Garcia

A zona de Penha Garcia tem vários lugares de interesse que vai certamente gostar de visitar com tempo, assim é perfeitamente natural que queira pernoitar na região.

Na nossa opinião a melhor localização para dormir é em Penha Garcia até porque é mais fácil deslocar-se para a piscina fluvial, mas se preferir uma zona mais central recomendamos Idanha-A-Nova.

Alojamento em Penha Garcia

Alojamento em Idanha-A-Nova

E se quiser acrescentar ao seu roteiro duas Aldeias Histórica sugerimos as seguintes:

Alojamento em Monsanto

Alojamento em Idanha-A-Velha

Dicas de viagem para visitar a praia fluvial do Pego

Praia fluvial do Pego
Praia fluvial do Pego
  • Tenha em atenção que a praia é pequena e por isso atinge a capacidade máxima de lotação em pouco tempo;
  • existem algumas árvores que proporcionam lugares à sombra mas a piscina está muito exposta ao sol;
  • cuidado com as pedras escorregadias, principalmente se viaja com crianças.

O que visitar perto de Penha Garcia

O que visitar em Monsanto
Aldeia Histórica de Monsanto

Além do castelo de Penha Garcia e da Rota dos Fósseis, sugerimos que visite a Aldeia Histórica de Monsanto (12 km), a Aldeia Histórica de Idanha-A-Velha (22 km) ou Penamacor (30 km).

Como chegar à praia fluvial do Pego

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.