0

Praia fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia

Cascata da praia fluvial do Pego

A praia fluvial do Pego está localizada na freguesia de Penha Garcia, município de Idanha-a-Nova, isto é, na Beira Baixa, região Centro de Portugal.

É conhecida como piscina natural e praia fluvial e de facto o Rio Ponsul (um afluente do Rio Tejo) precipita-se numa cascata para um açude conhecido como o Açude do Pego.

Este açude nada mais é do que muros construídos pelo homem com o intuito inicial de recolher água e agora com finalidade lúdica para veraneantes.

A água do rio fica assim retida num bonito e refrescante lago, perfeito para mergulhos em relativa segurança.

No entanto, os amantes de história vão ficar fascinados com os icnofósseis de Penha Garcia assim como os restantes vestígios pré-históricos (veja a Rota dos Fósseis a seguir) e com a evidência de que houve um mar em Penha Garcia, o Mar Ordovícico.

Não acredita, vá e percorra a Rota dos Fósseis pois é inesquecível!

Visitar a praia fluvial do Pego

Praia fluvial do Pego
Praia fluvial do Pego

Nós visitámos a praia fluvial do Pego num dia quente de verão e a primeira coisa que nos surpreendeu foi a quantidade de água.

É perfeitamente normal que no pico do verão as cascatas, rios e lagoas fluviais fiquem com o caudal de água reduzido, no entanto percebemos que a piscina do Pego estava bem abastecida.

Por outro lado é um local que notoriamente teve intervenção do homem.

Isto significa que o fundo da lagoa está revestido com pedras e cimento e foram colocadas umas bóias com o formato de trilobites, animais pré-históricos que ficam a flutuar na piscina.

É certo que estas melhorias trouxeram mais comodidade para os visitantes, como é o caso de bancos e degraus mas pessoalmente estava à espera de um local mais selvagem em plena área do Geopark Naturtejo.

A área da piscina está completamente exposta ao sol, o que por um lado significa que a água não é muito fria, mas por outro lado torna-se muito difícil andar descalço e esta é uma preocupação principalmente para quem viaja com crianças.

Além disso, a piscina tem profundidades diferentes e pareceu-nos ser bastante segura para as crianças pois não há correntes e o chão é mais ou menos nivelado.

Na área envolvente da praia fluvial existem algumas árvores que fazem sombra, assim como locais para fazer piqueniques, o que para nós é excelente pois não perdemos uma oportunidade para fazer um piquenique.

Estacionamento na praia fluvial do Pego

Para chegar à praia fluvial do Pego terá de fazer um pequeno percurso a pé.

No entanto, o caminho está bem sinalizado e o único inconveniente é mesmo ter de fazer o caminho ao sol.

Existem vários lugares de estacionamento junto ao caminho de acesso à praia onde o carro ficará em segurança, mas claro, a disponibilidade destes lugares depende do número de visitantes.

Assim, quanto mais cedo for para a praia fluvial, mais probabilidades terá de estacionar o carro perto dos acessos.

PR3 – Rota dos Fósseis

Rota dos Fósseis
Rota dos Fósseis

A Rota dos Fósseis está inserida no Geoparque Naturtejo e faz parte da rede de percursos pedestres de Idanha-A-Nova.

É um trilho circular cujo ponto de partida e chegada é o Largo do Chão da Igreja, em Penha Garcia.

O percurso pedestre é considerado de dificuldade fácil e estende-se por 3 quilómetros, ao longo dos quais terá a oportunidade de ver os Icnofósseis de Penha Garcia mas não só.

Estas formações foram chamadas pelos locais de “cobras pintadas” por causa do seu aspeto (parecem cobras) e poderá vê-las perto da praia fluvial do Pego.

Assim, tome nota que o trilho da Rota dos Fósseis vai passar junto do Pelourinho de Penha Garcia, da igreja Matriz, do castelo, da barragem e dos moinhos de rodízios.

Apesar de o circuito ter algumas descidas e subidas não achámos que fosse complicado fazer a rota com crianças.

Onde dormir em Penha Garcia

A zona de Penha Garcia tem vários lugares de interesse que vai certamente gostar de visitar com tempo, assim é perfeitamente natural que queira pernoitar na região.

Na nossa opinião a melhor localização para dormir é em Penha Garcia até porque é mais fácil deslocar-se para a piscina fluvial, mas se preferir uma zona mais central recomendamos Idanha-A-Nova.

Alojamento em Penha Garcia

Alojamento em Idanha-A-Nova

E se quiser acrescentar ao seu roteiro duas Aldeias Histórica sugerimos as seguintes:

Alojamento em Monsanto

Alojamento em Idanha-A-Velha

Dicas de viagem para visitar a praia fluvial do Pego

Praia fluvial do Pego
Praia fluvial do Pego
  • Tenha em atenção que a praia é pequena e por isso atinge a capacidade máxima de lotação em pouco tempo;
  • existem algumas árvores que proporcionam lugares à sombra mas a piscina está muito exposta ao sol;
  • cuidado com as pedras escorregadias, principalmente se viaja com crianças.

O que visitar perto de Penha Garcia

O que visitar em Monsanto
Aldeia Histórica de Monsanto

Além do castelo de Penha Garcia e da Rota dos Fósseis, sugerimos que visite a Aldeia Histórica de Monsanto (12 km), a Aldeia Histórica de Idanha-A-Velha (22 km) ou Penamacor (30 km).

Como chegar à praia fluvial do Pego

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: