Praia Fluvial de Adaúfe: descubra este paraíso natural em Braga!

Praia Fluvial de Adaúfe
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 23, 2024

Na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, vai encontrar tudo o que precisa para um dia de praia em grande.

Tem bons acessos, estacionamento, nadador-salvador, área relvada, área de areia, um bar de apoio, casas de banho e até atividades de lazer como canoagem.

Aliás, este ano voltou a receber a distinção de Bandeira Azul, o que atesta a qualidade da praia fluvial (veja as outras Praias de Bandeira Azul em Portugal).

Acredite, nem a água um pouco fresca demais para o nosso gosto impediu a nossa família de se divertir num dia de verão.

Por isso, acompanha-nos numa viagem à praia fluvial de Adaúfe, em Braga.

Onde fica a praia fluvial de Adaúfe?

Praia Rio Cávado

A praia fluvial de Adaúfe está localizada junto ao Rio Cávado na freguesia de Ribeira, ou seja, a cerca de 15 minutos do centro de Braga.

Nós viajámos de carro a partir do Porto e a viagem demorou-nos menos de uma hora.

Esta pequena distância faz com que seja uma excelente opção de passeio para quem vive na região do Grande Porto.

Visitar o parque da praia fluvial de Adaúfe

Parque de merendas Adaúfe

O parque da praia fluvial de Adaúfe tem um conjunto de infraestruturas de apoio, o que faz com que seja muito agradável passar um dia em família.

Assim, desde logo existe um parque de estacionamento para que possa estacionar o seu carro em segurança.

E por falar em segurança, esta praia fluvial dispõe de nadador salvador durante a época balnear (entre 13 de junho e 13 de setembro) das 10H00 às 19H00.

Para quem gosta de fazer piqueniques está com sorte pois o parque de merendas além de mesas e água potável também tem churrasqueiras onde é permitido cozinhar alimentos.

No entanto há um bar no local que serve refeições ligeiras, bebidas e gelados e que é uma alternativa aos tradicionais piqueniques.

Ao lado do bar estão localizadas as casas de banho que são de acesso gratuito.

A praia fluvial tem uma área mais tranquila que é dedicada às crianças que podem brincar na água em relativa segurança.

Também estão delimitadas zonas de relva e de areia onde pode estender comodamente a sua toalha.

Atividades emocionantes na Praia Fluvial de Adaúfe

Insufláveis Rio Cávado

A Praia Fluvial de Adaúfe oferece muito mais do que simplesmente águas refrescantes para mergulhar. Prepare-se, então, para desfrutar de uma variedade de atividades emocionantes durante a sua visita.

Para os entusiastas de desporto, há um campo de vólei, para jogos a amigáveis e diversão em equipa. Ou seja, é a oportunidade perfeita para mostrar as suas habilidades ou participar de um jogo animado com amigos e familiares.

Aventurando-se para além das margens, pode explorar o histórico moinho de água, um notável dispositivo que desempenhou um papel vital na irrigação dos campos agrícolas, em particular os campos de milho.

Descubra este rico património local e confirme o seu significado na história da região.

Por outro lado, se prefere atividades com adrenalina, os insufláveis são para si!

Para mergulhar verdadeiramente na beleza do rio Cávado, considere alugar uma gaivota ou um caiaque. Estas opções de embarcações dão uma perspetiva única das paisagens do rio. Reme pelas águas tranquilas e absorva tudo à sua volta.

Moinhos de Adaúfe

Alojamento em Braga

Praia Fluvial de Adaúfe

Como dissemos, nós viajámos de carro a partir do Porto, no entanto se preferir estender a sua estadia e fical alguns dias em Braga, então o Hotel Basic Braga by Axis (2 estrelas) costuma ter uma boa relação qualidade-preço.

Outra alternativa é o Vila Gale Collection Braga (4 estrelas) que tem uma localização imbatível no centro da cidade, estacionamento gratuito, piscina interior e exterior.

Se prefere ver outros alojamentos em Braga, espreite o link e mapa a seguir.

Hotéis em Braga

O que visitar perto da Praia Fluvial de Adaúfe

Não muito longe da praia fluvial tem vários lugares interessantes para visitar.

Desde logo, em Braga, e se não quiser ir para a confusão do centro histórico, pode passar um par de horas no Bom Jesus do Monte ou vizinho Santuário do Sameiro.

Ambos os sítios têm vistas incríveis tanto para a cidade de Braga como para os arredores, por isso, aceite esta sugestão e vá até lá.

Como chegar à Praia Fluvial de Adaúfe

Tendo como ponto de referência a cidade do Porto, a melhor maneira de chegar de carro até à Praia Fluvial de Adaúfe é através da A3, mas pode ver mais detalhes no mapa a seguir.

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.