Praia da Costa Nova e palheiros da Costa Nova (casas coloridas)

Praia da Costa Nova
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 22, 2024

A Praia da Costa Nova é a zona dos tradicionais “palheiros, ou seja, as casas coloridas de pescadores na freguesia de Gafanha da Encarnação, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Esta zona entre a ria e o mar é muito rica em tradições, como por exemplo as histórias ligadas aos pescadores e ao mar. E que histórias!

O nome oficial desta região é Costa Nova do Prado, para o caso de querer procurar no google maps, em oposição à Costa Antiga que era a costa de São Jacinto e onde haviam prados.

Então, a sabedoria popular fez com que o nome se simplificasse e neste momento a região é conhecida apenas por Costa Nova.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe sugestões de o que fazer em visitar na Praia da Costa Nova e dos Palheiros.

O que fazer e visitar na Praia da Costa Nova

A zona da Praia da Costa Nova é muito interessante para passear e para fazer compras, por isso a seguir indicamos alguns sítios que recomendamos que visite.

Visitar o Mercado de Peixe

O Mercado de Peixe da Costa Nova é um sítio imperdível porque neste lugar irá ver (ou se preferir comprar) vários tipos de peixe fresco.

Aliás, as bancas recheadas de peixes são um deleite para os olhos, enquanto que nas bancas onde se preparam os mariscos poderá degustar o pescado da ria de Aveiro e do Mar logo ali ao lado.

Localização do Mercado do Peixe da Costa Nova: Avenida José Estêvão, Praia da Costa Nova, Gafanha da Encarnação, ÍLHAVO.

Ver a Igreja Matriz

A Igreja Matriz da Costa Nova foi construída em pleno areal junto à igreja primitiva que agora se chama Capela de Nossa Senhora da Saúde, porque esta segunda era demasiado pequena para acolher todos os fieis.

Assim, além da localização privilegiada junto à praia, os principais atrativos da Igreja Matriz são os painéis de azulejos de azulejos do interior e um órgão de tubos.

Localização da Igreja Matriz da Costa Nova: Av. Nossa Senhora da Saúde, 3830-460 Costa Nova, Gafanha da Encarnação, ÍLHAVO.

Ver os Palheiros da Costa Nova

Os Palheiros da Costa Nova são as típicas casas às riscas cujas paredes foram pintadas com cores coloridas.

Tradicionalmente eram utilizadas como armazéns para guardar as redes e materiais de pesca dos pescadores, mas também como lugar de salga da sardinha.

Hoje em dia são uma atração turística que leva à Costa Nova Aveiro vários curiosos.

Percorrer a ciclovia de Aveiro

Sabia que em Aveiro há uma ciclovia que passa na Costa Nova?

Então, se é adepto das duas rodas, saiba que a ciclovia de Aveiro liga a Ponte da Barra à Praia da Vagueira e à Praia da Barra.

O passeio promete passar por lindas dunas, praias e, claro está, os coloridos palheiros da Costa Nova.

Experimentar a “tripa” com doces moles

A tripa de Aveiro é uma espécie de crepe com recheio.

A massa é feita no momento, à sua frente e fica um pouco mal cozida, para manter a delicadeza da mesma.

O recheio é colocado na tripa quente, sendo que a versão tradicional é a tripa com ovos moles. No entanto, existem tantos sabores que é mesmo difícil escolher qual tripa comer.

As que costumam ter mais fãs são as de Nutela, chocolate ou doce de morango.

Praticar desportos náuticos na Praia da Costa Nova ou na Praia Nova

Sabia que esta região perto de Aveiro é uma das melhores em Portugal para a prática de desportos náuticos?

Pois bem, aqui as ondas do mar são intensas, o que faz com que sejam as preferidas dos amantes de surf.

Onde dormir

A região junto à Praia da Costa Nova é animada e muito bonita, por isso se tiver oportunidade aproveite para passar lá algumas noites.

A minha recomendação top é o Costa Nova Hotel (3 estrelas), que tem a aparência dos tradicionais palheiros, com riscas vermelhas e brancas.

Já o De frente para o Mar é um alojamento local com preços em conta, para quem prefere uma casinha a cerca de 200 metros da praia da Barra.

No entanto, se preferir conferir outras possibilidades de alojamento na Costa Nova, espreite o mapa que se segue.

Alojamento na Costa Nova

Ou seja, estas duas datas são excelentes alturas para conhecer o lado mais cultural e local da Costa Nova, que muitos turistas desconhecem.

Tudo o que precisa saber antes de viajar para a Costa Nova

Qual é a melhor altura para visitar a Costa Nova?

A melhor altura para visitar a região é nos dias quentes de verão por causa das magníficas praias.

No entanto, se gosta de eventos locais, na primeira semana de agosto realiza-se o Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova, que é um paraíso para os amantes de marisco.

Por outro lado, a Festa de Nossa Senhora da Saúde tem lugar no último domingo de setembro.

Onde ficam as casinhas coloridas de Aveiro?

As casinhas coloridas de Aveiras são os palheiros da Costa Nova, ou seja, os antigos armazéns dos pescadores.

Qual é o palheiro mais famoso da Costa Nova?

Curiosamente, o palheiro mais famoso da Praia da Costa Nova é um dos menos fotografados.

Tem o nome de Palheiro José Estêvão, foi contruído em 1808 e tem as cores originais dos palheiros primitivos, o vermelho ocre.

Dizem que se reuniam neste palheiro alguns ilustres da Geração de 70, como por exemplo Guerra Junqueiro, Eça de Queirós e Oliveira Martins.

Porque é que as casas da Costa Nova são às riscas?

Parece não haver consenso em relação à explicação das riscas dos palheiros da Costa Nova.

Assim, há que acredite que era para garantir a boa visibilidade das casas nos dias de nevoeiro, ou para ajudar os pescadores a encontrarem as suas casas quando estavam embriagados.

No entanto, também há quem acredite que esta moda das casas às riscas foi inspirada nos resorts europeus da época, cujas casas de veraneio também tinham estas cores.

O certo é que estas casinhas às riscas são pitorescas, razão pela qual tantos turistas se deslocam a esta região para as verem e fotografar.

Onde fica e como chegar à Praia da Costa Nova

A Praia da Costa Nova fica no concelho de Ílhavo, isto é, no distrito de Aveiro.

Pode contar com uma viagem de 12 km a partir do centro da cidade de Aveiro, 85 km do Porto e 268 km de Lisboa.

De Lisboa

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.