Ponte da Misarela: ponte do Diabo ou da fertilidade?

Ponte da Misarela
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 23, 2021

A Ponte da Misarela há muito que desperta curiosidade nos viajantes, pois ao inegável interesse paisagístico da zona aliam-se lendas e histórias do arco da velha, como a lenda da ponte de fertilidade e da ponte do diabo.

Além disso, sabia que na zona existem vários habitantes (e descendentes de habitantes) com o nome Gervásio e Senhorinha?

Para saber porquê sugerimos que leia o artigo até ao fim, porque temos a certeza de que vai achar a explicação, no mínimo, curiosa!

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Norte de Portugal?

Visitar a Ponte da Misarela

Visitar a Ponte da Mizarela
Ponte da Misarela.

A construção da Ponte da Misarela remonta à Idade Média mas foi reconstruída no início do século XIX.

Além disso, está classificada como Imóvel de Interesse Nacional desde 1993.

Esta mítica ponte atravessa o Rio Rabagão e liga a freguesia de Ferral, no concelho de Montalegre, à freguesia de Ruivães, no concelho de Vieira do Minho.

Por outro lado, está localizada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que faz com que seja uma escapadinha apetecível para quem está a visitar o Gerês.

Estas são apenas algumas razões para visitar a Ponte da Mizarela.

A Lenda da Ponte da Misarela: Ponte da Fertilidade e Ponte do Diabo

Existem duas lendas principais que explicam a denominação de “Ponte do Diabo” mas também “Ponte da Fertilidade”.

Assim, em relação à versão da “Ponte do Diabo“, acredita-se que um fugitivo tentava escapar às autoridades quando chegou ao pé do Rio Rabagão e não conseguia fugir para além daquele lugar.

Então, decidiu invocar o Diabo e pedir-lhe ajuda a atravessar o rio. Mas em troca teria de lhe dar a alma. O fugitivo aceitou as condições e de imediato surgiu a Ponte de Misarela, a ponte construída pelo Diabo.

Por outro lado, a lenda da “Ponte da Fertilidade” está relacionada com crenças pagãs em que as mulheres que não conseguiam levar a gravidez a bom termo teriam de passar a noite de baixo da Ponte da Misarela e ao amanhecer do dia a primeira pessoa que passasse sobre a ponte teria de batizar a criança no ventre dizendo as seguintes palavras:

“Eu te batizo, criatura de Deus, pelo poder de Deus e da Virgem Maria. Se fores rapaz serás Gervaz, se fores rapariga, serás Senhorinha”

Crença popular.

Por fim, quem realizou o batismo teria de ser padrinho ou madrinha da criança.

Curiosamente esta lenda da fertilidade leva à Ponte da Misarela bastantes curiosos e agora já sabe por que razão existem tantos Gervásios e Senhorinhas naquela zona!

Alojamento perto da Ponte da Misarela

A poucos metros da afamada ponte vai encontrar o Hotel Rural da Misarela, que tem piscina exterior e restaurante que serve gastronomia tradicional.

É, sem dúvida, uma excelente escolha para quem está a visitar a Ponte da Misarela.

No entanto, se estiver de passagem pode optar por ficar a dormir em Montalegre ou no Gerês.

Alojamento no Gerês

Alojamento em Montalegre

Mapa e como chegar à Ponte da Mizarela

Como ir para a Ponte da Misarela (Ponte da Fertilidade).
Como ir para a Ponte da Misarela.

A Ponte da Mizarela é uma ponte exclusivamente pedonal e sem acesso aos carros, isto é, para lá chegar vai ter de andar a pé por algum tempo.

Assim, existem dois trilhos que permitem o acesso aos visitantes, um a seguir à Central Hidroelétrica de Frades (do lado de Ruivães) e outro junto ao Miradouro da Ponte da Mizarela (do lado de Ferral).

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.