Ponte da Misarela: ponte do Diabo ou da fertilidade?

Ponte da Misarela
Índice do artigo

A Ponte da Misarela há muito que desperta curiosidade nos viajantes, pois ao inegável interesse paisagístico da zona aliam-se lendas e histórias do arco da velha, como a lenda da ponte de fertilidade e da ponte do diabo.

Além disso, sabia que na zona existem vários habitantes (e descendentes de habitantes) com o nome Gervásio e Senhorinha?

Para saber porquê sugerimos que leia o artigo até ao fim, porque temos a certeza de que vai achar a explicação, no mínimo, curiosa!

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Norte de Portugal?

Visitar a Ponte da Misarela

Visitar a Ponte da Mizarela
Ponte da Misarela.

A construção da Ponte da Misarela remonta à Idade Média mas foi reconstruída no início do século XIX.

Além disso, está classificada como Imóvel de Interesse Nacional desde 1993.

Esta mítica ponte atravessa o Rio Rabagão e liga a freguesia de Ferral, no concelho de Montalegre, à freguesia de Ruivães, no concelho de Vieira do Minho.

Por outro lado, está localizada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que faz com que seja uma escapadinha apetecível para quem está a visitar o Gerês.

Estas são apenas algumas razões para visitar a Ponte da Mizarela.

A Lenda da Ponte da Misarela: Ponte da Fertilidade e Ponte do Diabo

Existem duas lendas principais que explicam a denominação de “Ponte do Diabo” mas também “Ponte da Fertilidade”.

Assim, em relação à versão da “Ponte do Diabo“, acredita-se que um fugitivo tentava escapar às autoridades quando chegou ao pé do Rio Rabagão e não conseguia fugir para além daquele lugar.

Então, decidiu invocar o Diabo e pedir-lhe ajuda a atravessar o rio. Mas em troca teria de lhe dar a alma. O fugitivo aceitou as condições e de imediato surgiu a Ponte de Misarela, a ponte construída pelo Diabo.

Por outro lado, a lenda da “Ponte da Fertilidade” está relacionada com crenças pagãs em que as mulheres que não conseguiam levar a gravidez a bom termo teriam de passar a noite de baixo da Ponte da Misarela e ao amanhecer do dia a primeira pessoa que passasse sobre a ponte teria de batizar a criança no ventre dizendo as seguintes palavras:

“Eu te batizo, criatura de Deus, pelo poder de Deus e da Virgem Maria. Se fores rapaz serás Gervaz, se fores rapariga, serás Senhorinha”

Crença popular.

Por fim, quem realizou o batismo teria de ser padrinho ou madrinha da criança.

Curiosamente esta lenda da fertilidade leva à Ponte da Misarela bastantes curiosos e agora já sabe por que razão existem tantos Gervásios e Senhorinhas naquela zona!

Alojamento perto da Ponte da Misarela

A poucos metros da afamada ponte vai encontrar o Hotel Rural da Misarela, que tem piscina exterior e restaurante que serve gastronomia tradicional.

É, sem dúvida, uma excelente escolha para quem está a visitar a Ponte da Misarela.

No entanto, se estiver de passagem pode optar por ficar a dormir em Montalegre ou no Gerês.

Alojamento no Gerês

Alojamento em Montalegre

Mapa e como chegar à Ponte da Mizarela

Como ir para a Ponte da Misarela (Ponte da Fertilidade).
Como ir para a Ponte da Misarela.

A Ponte da Mizarela é uma ponte exclusivamente pedonal e sem acesso aos carros, isto é, para lá chegar vai ter de andar a pé por algum tempo.

Assim, existem dois trilhos que permitem o acesso aos visitantes, um a seguir à Central Hidroelétrica de Frades (do lado de Ruivães) e outro junto ao Miradouro da Ponte da Mizarela (do lado de Ferral).

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.