Ponta de São Lourenço: PR8, barco e almoçar no Cais do Sardinha

Ponta de São Lourenço.
Índice do artigo

A Ponta de São Lourenço é uma reserva natural situada no Caniçal, isto é, no extremo oriental da ilha da Madeira.

É um local de vegetação rasteira e muito vento e paisagens que ficam na memória por muito tempo.

Nós fizemos o PR8 Vereda da Ponta de São Lourenço desde o parque de estacionamento até ao Cais do Sardinha e adorámos o passeio.

Enfim, foi uma manhã bem bem passado apensar do esforço físico.

PR8 – Vereda da Ponta de São Lourenço

O PR8 Vereda da Ponta de São Lourenço é um percurso pedestre com cerca de três km de extensão, aos quais deve acrescentar mais três km para o regresso.

O trilho está assinalado e quando o fizemos estava em bom estado, apesar de alguns lugares serem complicados para quem sofre de vertigens.

Os nossos filhos acompanharam-nos sem problema, incluindo o mais novo com oito anos, mas nos locais mais ingremes sugerimos que tenham cuidados acrescidos.

Passámos por passadiços de madeira, caminhos de terra batida, escadas de pedra e ainda estivemos numa praia, por isso não se esqueça de levar o fato de banho.

Andar de barco no Cais do Sardinha

Cais do Sardinha na Ponta de São Lourenço.
Cais do Sardinha.

É possível tomar banho no Cais do Sardinha mas existe uma praia mais agradável para ir a banhos a poucos metros de distância.

Em todo o caso, pode fazer um passeio de barco no Cais do Sardinha e se não estou em erro o preço do bilhete por pessoa era de 5€.

Se estiver cansado o barco deixa-o um ponto mais perto do parque de estacionamento, mas terá sempre de fazer uma boa parte do trajeto de volta a pé.

Almoçar na Casa do Sardinha

Almoço na Casa do Sardinha (Ponta de São Lourenço).
Almoço na Casa do Sardinha.

A Casa do Sardinha é um bar que serve refeições rápidas. Tem uma esplanada ampla com lugares à sombra e ao sol.

Em termos de opções de comida pode contar com sopa, sandes, quiches e batatas fritas. Nós escolhemos o hambúrguer no bolo do caco e estava muito bom. É claro que o lugar agradável e a vista incrível ajudaram a tornar esta refeição memorável.

Por fim, é necessário fazer um pagamento para usar as casas de banho.

Como chegar à Ponta de São Lourenço

Do Funchal até à Ponta de S.Lourenço são cerca de 30 km mas não existem transportes públicos que sejam convenientes.

Por isso, a melhor forma de lá chegar é de carro alugado. Nós usámos a Hertz e correu tudo muito bem, aliás, se quiser saber mais detalhes da nossa viagem à Madeira, incluindo o aluguer do carro, sugerimos que leia o artigo Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter.

Artigos relacionados com a Ponta de São Lourenço

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.