Atualizado em: Setembro 17, 2023
A Ponta da Ferraria fica na localidade de Ginetes, a cerca de 25 km de Ponta Delgada, ou seja, no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel – Açores.
A principal atração turística da região é a zona termal, cuja piscina natural tem acesso gratuito, mas existem outros lugares interessantes para visitar.
Assim, neste artigo vamos falar não são da zona termal e como tirar melhor partido dos banhos gratuitos, como também do farol, do trilho pedestre e miradouros para tirar fotografias.
Também incluo sugestões de alojamento, restaurantes perto da Ferraria São Miguel e um vídeo para o inspirar para a próxima viagem para os Açores.
Explore a beleza de São Miguel de uma forma única! Faça o download gratuito dos trilhos oficiais da ilha, que incluem informações essenciais como distância, dificuldade, mapas e fotos, para uma experiência inesquecível!
O que visitar na Ponta da Ferraria
Antes de mais, deve ter em atenção que os lugares que falamos a seguir estão distribuídos por área aproximada de 2 km, ou seja, para os visitar terá de se deslocar para diferentes sítios.
Em todo o caso, as distâncias são curtas, e o tempo necessário para visitar tudo vai depender se inclui ou não as caminhadas a pé pelos trilhos.
Já agora, nas nossas viagens, costumamos alugar carro na Discovercars e tem corrido sempre bem, pelo que sugiro que faça uma simulação para ver quanto custa.
O miradouro da Ponta da Ferraria

O Miradouro da Ponta da Ferraria também é conhecido por Miradouro da Ilha Sabrina, é um excelente lugar para passar algumas horas em família, pois dispõe de mesas para piqueniques.
A vista também ajuda a passar o tempo, já que deste miradouro vê-se muito bem a zona termal da Ferraria.
O único inconveniente que nós encontrámos é que é um lugar com algum vento, pelo menos, durante o tempo que lá estivemos.
O farol da Ponta da Ferraria

Outro lugar muito interessante para visitar, o Farol da Ferraria está colocado no cimo de falésias que terminam junto ao mar, na ponta mais oeste de São Miguel.
Data de 1901 e a torre tem 18 metros de altura.
Dê uma volta ao farol e percorra a pé os campos em direção ao mar para observar as falésias.
Existem alguns lugares de estacionamento e por norma os visitantes apenas ficam alguns minutos, o que significa que poderá ter o farol apenas para si!
O Pico das Camarinhas


Para ter uma perspetiva abrangente da região, é boa ideia subir até ao Pico das Camarinhas, onde passa o trilho pedestre PRC 43 SMI, isto é, o trilho que liga à zona balnear.
O Pico das Camarinhas tem cerca de 309 metros de altitude e foi de onde saiu a lava que deu origem à chamada fajã lávica, ou seja, o pedaço de terra plana junto ao mar na Ponta da Ferraria.
Se não estiver com disposição para fazer o percurso a pé, pode sempre observar o Monumento Natural do Pico das Camarinhas a partir das termas da Ferraria.
As termas e piscina termal natural da Ponta da Ferraria

As termas naturais de São Miguel são bastante famosas, mas infelizmente a entrada costuma ser paga, o que não acontece na piscina termal natural da Ponta da Ferraria.
No entanto há uma desvantagem, é que para usufruir dos banhos quentes tem estar lá na altura da maré baixa.
Aliás, a melhor altura para mergulhar nas águas quentes da Ferraria é duas horas antes e duas horas depois da maré baixa.
Para saber quando é a maré baixa, consulte o site spotazores.com, que além de informação sobre as marés, inclui ligações para webcam espalhadas pelos Açores para ver em direto o tempo em diferentes ilhas.
Para encontrar a piscina termal gratuita deixe o carro estacionado e caminhe em direção ao edifício das termas (estava fechado quando lá estivemos).
Siga pelo caminho do lado esquerdo em direção ao mar, depois pelo passadiço até encontrar a piscina. Tem escadas para descer e uma corda de segurança para se agarrar, pois a corrente quando a maré sobe pode ser forte.
Também existem balneários gratuitos para trocar de roupa, se assim o entender.
O trilho PRC 43 SMI
Os amantes de caminhadas não podem perder o trilho PRC 43 SMI que liga o Pico das Camarinhas à Ponta da Ferraria.
É um trilho circular com cerca de 5 km e de dificuldade fácil. No entanto, tenha em atenção que o piso irregular e pedras soltas podem dar origem a acidentes por isso escolha calçado adequado para caminhadas.
Junto ao mar costumam andar uns simpáticos caranguejos que se escondem nas rochas. É preciso estar atento para os encontrar camuflados nas pedras.
Restaurantes perto da Ponta da Ferraria

Se tiver oportunidade, leve um piquenique e aproveite ao máximo o seu tempo neste pequeno paraíso, mas se preferir almoçar num restaurante, recomendamos o Lagoa Azul, a cerca de 9 km de distância.
Trata-se de um restaurante buffet com vários pratos típicos micaelenses. O preço é 13€ por adulto e inclui uma bebida e café.
Como este restaurante tem muita procura, ligue para fazer a reserva com antecedência (296915678).
Alojamento na Ponta da Ferraria

Nós ficamos a dormir na Tradicampo Eco Country Houses, em Algarvia, e recomendamos (leia como foi a nossa experiência)
O alojamento tem cozinha, o que dá muito jeito para preparar as refeições ao final do dia e os piqueniques nos dias reservados às caminhadas.
Além disso, tem piscina com vista para um lindo jardim com o mar e campos verdes a perder de vista.
Realmente foi uma estadia de sonho, por isso só posso recomendar este alojamento na Ilha de São Miguel!
Reserve a Tradicampo Eco Country Houses.
Mapa e como chegar à Ponta da Ferraria
Para chegar à Ponta da Ferraria a partir de Ponta Delgada, siga pela EN1-1A e conte com uma viagem de cerca de meia hora.
Se estiver em Sete Cidades, então o percurso é mais rápido (menos de 10 minutos).
Dicas em vídeo de o que visitar em São Miguel Açores em 2023
Assuntos relacionados
Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel explorando os seguintes artigos:
- Guia de viagem de São Miguel Açores: tudo o que precisa saber para visitar a ilha verde!
- O que visitar em Ponta Delgada, Ribeira Grande e como ir para o Ilhéu de Vila Franca.
- Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa das Furnas.
- Explorar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões e descobrir o Priolo na Floresta Laurissilva dos Açores.
- Dicas de viagens: Tudo o que precisa saber sobre o Aeroporto de Ponta Delgada João Paulo II
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitamos +30 países e não planeamos parar tão cedo. Acompanhe nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.