Ponta da Ferraria ir a banhos termais (gratuitos) em São Miguel Açores

Ponta da Ferraria Piscina Termal São Miguel.
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 31, 2022

A Ponta da Ferraria fica na localidade de Ginetes, a cerca de 25 km de Ponta Delgada, ou seja, no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel – Açores.

A principal atração turística da região é a zona termal, cuja piscina natural tem acesso gratuito, mas existem outros lugares interessantes para visitar.

Assim, neste artigo vamos falar não são da zona termal e como tirar melhor partido dos banhos gratuitos, como também do farol, do trilho pedestre e miradouros para tirar fotografias.

O que visitar na Ponta da Ferraria

Antes de mais, deve ter em atenção que os lugares que falamos a seguir estão distribuídos por área aproximada de 2 km, ou seja, para os visitar terá de se deslocar para diferentes sítios.

Em todo o caso, as distâncias são curtas, e o tempo necessário para visitar tudo vai depender se inclui ou não as caminhadas a pé pelos trilhos.

O miradouro da Ponta da Ferraria

Miradouro da Ilha Sabrina.
Miradouro da Ilha Sabrina.

O Miradouro da Ponta da Ferraria também é conhecido por Miradouro da Ilha Sabrina, é um excelente lugar para passar algumas horas em família, pois dispõe de mesas para piqueniques.

A vista também ajuda a passar o tempo, já que deste miradouro vê-se muito bem a zona termal da Ferraria.

O único inconveniente que nós encontrámos é que é um lugar com algum vento, pelo menos, durante o tempo que lá estivemos.

O farol da Ponta da Ferraria

Farol da Ferraria.
Farol da Ferraria.

Outro lugar muito interessante para visitar, o Farol da Ferraria está colocado no cimo de falésias que terminam junto ao mar, na ponta mais oeste de São Miguel.

Data de 1901 e a torre tem 18 metros de altura.

Dê uma volta ao farol e percorra a pé os campos em direção ao mar para observar as falésias.

Existem alguns lugares de estacionamento e por norma os visitantes apenas ficam alguns minutos, o que significa que poderá ter o farol apenas para si!

O Pico das Camarinhas

Para ter uma perspetiva abrangente da região, é boa ideia subir até ao Pico das Camarinhas, onde passa o trilho pedestre PRC 43 SMI, isto é, o trilho que liga à zona balnear.

O Pico das Camarinhas tem cerca de 309 metros de altitude e foi de onde saiu a lava que deu origem à chamada fajã lávica, ou seja, o pedaço de terra plana junto ao mar na Ponta da Ferraria.

Se não estiver com disposição para fazer o percurso a pé, pode sempre observar o Monumento Natural do Pico das Camarinhas a partir das termas da Ferraria.

As termas e piscina termal natural da Ponta da Ferraria

Ponta da Ferraria Piscina Termal São Miguel.
Ponta da Ferraria Piscina Termal São Miguel.

As termas naturais de São Miguel são bastante famosas, mas infelizmente a entrada costuma ser paga, o que não acontece na piscina termal natural da Ponta da Ferraria.

No entanto há uma desvantagem, é que para usufruir dos banhos quentes tem estar lá na altura da maré baixa.

Aliás, a melhor altura para mergulhar nas águas quentes da Ferraria é duas horas antes e duas horas depois da maré baixa.

Para saber quando é a maré baixa, consulte o site spotazores.com, que além de informação sobre as marés, inclui ligações para webcam espalhadas pelos Açores para ver em direto o tempo em diferentes ilhas.

Para encontrar a piscina termal gratuita deixe o carro estacionado e caminhe em direção ao edifício das termas (estava fechado quando lá estivemos).

Siga pelo caminho do lado esquerdo em direção ao mar, depois pelo passadiço até encontrar a piscina. Tem escadas para descer e uma corda de segurança para se agarrar, pois a corrente quando a maré sobe pode ser forte.

Também existem balneários gratuitos para trocar de roupa, se assim o entender.

O trilho PRC 43 SMI

Os amantes de caminhadas não podem perder o trilho PRC 43 SMI que liga o Pico das Camarinhas à Ponta da Ferraria.

É um trilho circular com cerca de 5 km e de dificuldade fácil. No entanto, tenha em atenção que o piso irregular e pedras soltas podem dar origem a acidentes por isso escolha calçado adequado para caminhadas.

Junto ao mar costumam andar uns simpáticos caranguejos que se escondem nas rochas. É preciso estar atento para os encontrar camuflados nas pedras.

Restaurantes perto da Ponta da Ferraria

Restaurante Lagoa Azul Sete Cidades.
Restaurante Lagoa Azul em Sete Cidades.

Se tiver oportunidade, leve um piquenique e aproveite ao máximo o seu tempo neste pequeno paraíso, mas se preferir almoçar num restaurante, recomendamos o Lagoa Azul, a cerca de 9km de distância.

Trata-se de um restaurante buffet com vários pratos típicos micaelenses. O preço é 13€ por adulto e inclui uma bebida e café.

Como este restaurante tem muita procura, ligue para fazer a reserva com antecedência (296915678).

Alojamento na Ponta da Ferraria

Detalhes da Tradicampo - Açores.
Cozinha da Tradicampo Eco Country Houses – São Miguel, Açores.

Nós ficamos a dormir na Tradicampo Eco Country Houses, em Algarvia, e recomendamos.

O alojamento tem cozinha, o que dá muito jeito para preparar as refeições ao final do dia e os piqueniques nos dias reservados às caminhadas.

Além disso, tem piscina com vista para um lindo jardim com o mar e campos verdes a perder de vista.

Mapa e como chegar à Ponta da Ferraria

Para chegar à Ponta da Ferraria a partir de Ponta Delgada, siga pela EN1-1A e conte com uma viagem de cerca de meia hora.

Se estiver em Sete Cidades, então o percurso é mais rápido (menos de 10 minutos).

Assuntos relacionados

Fique a conhecer melhor a Ilha de São Miguel explorando os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitamos +30 países e não planeamos parar tão cedo. Acompanhe nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizamos viagens, por isso espreite algumas promoções em Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.