Pinhel o que visitar e fazer na Cidade Falcão em 2024

Torre de Menagem Pinhel
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 16, 2024

Pinhel é uma cidade que pertence ao distrito da Guarda, isto é, na região Centro de Portugal.

É banhada pelo Rio Côa, pelo Rio Massueime mas também pela Ribeira da Pêga e pela Ribeira das Cabras.

Em 2020 Pinhel celebrou 250 anos de elevação a Cidade e além disso foi a Cidade do Vinho 2020, por isso a cidade está de parabéns!

Então, acompanha-nos nesta viagem pela por terras de Riba-Côa na Beira Alta?

O que fazer e visitar em Pinhel

Visitar o Castelo de Pinhel

Castelo de Pinhel

A construção do Castelo de Pinhel remonta aos reinados de Dom Sancho I e Dom Dinis, isto é, no século XIII.

Além das muralhas poderá admirar a Porta de Marialva, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem onde sobressai uma janela manuelina.

Ver o Pelourinho de Pinhel

Pelourinho de Pinhel

A construção deste pelourinho manuelino remonta ao século XVI e está classificado como Monumento Nacional deste 1919.

O pelourinho, juntamente com o castelo, são considerados símbolos de Pinhel, por isso não deixe escapar a oportunidade de o visitar na Praça Sacadura Cabral.

Visitar a Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

Acredita-se que a construção da Igreja da Misericórdia remonta ao século XVI, pois no altar da capela lateral está inscrita a data de 1537.

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977 e tem a particularidade de estar localizada paredes meias com a Igreja de São Luís.

A Igreja de São Luís

No Largo Dom Cristóvão de Almeida Soares vai encontrar duas igrejas: a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Luís.

A igreja e convento de São Luís remontam ao século XVI, já foi Sé Catedral de Pinhel e além disso foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1980.

Explorar a Serra da Marofa

Cristo Rei na Serra da Marofa

No alto da Serra da Marofa irá encontrar uma estátua do Cristo Rei com os braços abertos mas o percurso até lá chegar também é interessante.

Assim, além da paisagem que é muito bonita também poderá visitar várias capelinhas.

Aliás, nós gostámos tanto desta região que resolvemos fazer um artigo dedicado à Serra da Marofa.

Roteiro para visitar Pinhel

Em Pinhel existem vários solares e casas nobres e para dar a conhecer esses edifícios históricos foi criado um roteiro temático.

Assim, o Roteiro Solares de Casas Nobres de Pinhel sugere nove paragens com início na Rua Teófilo Braga e fim na Rua Tenente Beirão.

O primeiro solar a ser visto é a Casa Metello de Nápoles (ou Solar dos Metelo), segue-se a Casa Simões Ferreira, a Casa Mendes Pereira, o Solar dos Mena Falcão, a Casa Gusmão, a Casa dos Correia Azevedo, a Casa da Família Vilhena Oliveira e Silva, a Casa Grande e por fim o Solar dos Metello Corte-Real.

O vinho em Pinhel

A sub região vitivinícola de Pinhel abrange além do concelho de Pinhel, parte dos municípios de Celorico da Beira, Guarda, Meda e Trancoso.

Assim, na Adega Cooperativa de Pinhel são produzidos vinhos tintos, brancos, espumantes e aguardentes.

Localização da Adega Cooperativa de Pinhel: Largo Combatentes da Grande Guerra, 6400-348 PINHEL.

Alojamento em Pinhel

Se tiver oportunidade para ficar a dormir em Pinhel não pense duas vezes, pois a cidade é mesmo muito bonita e existem várias atrações turísticas para explorar nos arredores.

Assim, a seguir vai encontrar um link para confirmar a disponibilidade e preços dos hotéis, casas de férias, alojamentos rurais, entre outros, na região.

Alojamento em Pinhel

Quando visitar Pinhel

Cidade Falcão

Como dissemos no início deste artigo Pinhel celebra em 2020 marcos importantes e por isso durante o ano existem várias ocasiões nas quais tem razões acrescidas para visitar Pinhel.

Assim, para estar a par das atividades do município tomamos a liberdade de sugerir que acompanhe as notícias na página de Facebook da Cidade Falcão.

A Feira das Tradições e Atividades Culturais celebrou o seu 25º aniversário, aconteceu em fevereiro de 2020 e durante três dias reuniu milhares de visitantes nacionais e estrangeiros num certame onde expositores tiveram oportunidade para dar a conhecer os produtos da região com tasquinhas e grupos de música, portanto tome nota na sua agenda para o próximo ano.

Por fim, a Corrida de São Silvestre junta corredores nacionais nos últimos dias de cada ano.

Tempo para Pinhel

Pinhel é uma terra de tempo contrastante, isto é costuma ter tempo quente e seco no verão e muito frio no inverno.

As temperaturas médias ao longo do ano em Pinhel variam entre os 2 °C e os 30 °C  mas tomamos a liberdade de sugerir que verifique as previsões meteorológicas para Pinhel aqui.

Pinhel onde fica e como chegar?

Como dissemos no início deste artigo, Pinhel pertence ao distrito da Guarda e é servido pela A25 mas para ver a melhor forma de chegar ao concelho veja os mapas a seguir.

De Lisboa

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.