0

Pinhel visitar a Cidade Falcão

Torre de Menagem Pinhel

Pinhel é uma cidade que pertence ao distrito da Guarda, isto é, na região Centro de Portugal.

É banhada pelo Rio Côa, pelo Rio Massueime mas também pela Ribeira da Pêga e pela Ribeira das Cabras.

Em 2020 Pinhel celebra 250 anos de elevação a Cidade e além disso é a Cidade do Vinho 2020 o que nos parecem excelentes motivos para visitar a Cidade Falcão este ano.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela por terras de Riba-Côa na Beira Alta?

O que visitar em Pinhel

O Castelo de Pinhel

Castelo de Pinhel

A construção do Castelo de Pinhel remonta aos reinados de Dom Sancho I e Dom Dinis, isto é, no século XIII.

Além das muralhas poderá admirar a Porta de Marialva, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem onde sobressai uma janela manuelina.

O Pelourinho de Pinhel

Pelourinho de Pinhel

A construção deste pelourinho manuelino remonta ao século XVI e está classificado como Monumento Nacional deste 1919.

O pelourinho, juntamente com o castelo, são considerados símbolos de Pinhel, por isso não deixe escapar a oportunidade de o visitar na Praça Sacadura Cabral.

A Igreja da Misericórdia de Pinhel

Igreja da Misericórdia

Acredita-se que a construção da Igreja da Misericórdia remonta ao século XVI, pois no altar da capela lateral está inscrita a data de 1537.

Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977 e tem a particularidade de estar localizada paredes meias com a Igreja de São Luís.

A Igreja de São Luís

No Largo Dom Cristóvão de Almeida Soares vai encontrar duas igrejas: a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Luís.

A igreja e convento de São Luís remontam ao século XVI, já foi Sé Catedral de Pinhel e além disso foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1980.

A Serra da Marofa

Cristo Rei na Serra da Marofa

No alto da Serra da Marofa irá encontrar uma estátua do Cristo Rei com os braços abertos mas o percurso até lá chegar também é interessante.

Assim, além da paisagem que é muito bonita também poderá visitar várias capelinhas.

Aliás, nós gostámos tanto desta região que resolvemos fazer um artigo dedicado à Serra da Marofa.

Roteiro para visitar Pinhel

Em Pinhel existem vários exemplares de solares e casas nobre e para dar a conhecer esses edifícios históricos foi criado um roteiro temático.

Assim, o Roteiro Solares de Casas Nobres de Pinhel sugere nove paragens com início na Rua Teófilo Braga e fim na Rua Tenente Beirão.

O primeiro solar a ser visto é a Casa Metello de Nápoles (ou Solar dos Metelo), segue-se a Casa Simões Ferreira, a Casa Mendes Pereira, o Solar dos Mena Falcão, a Casa Gusmão, a Casa dos Correia Azevedo, a Casa da Família Vilhena Oliveira e Silva, a Casa Grande e por fim o Solar dos Metello Corte-Real.

O vinho em Pinhel

A sub região vitivinícola de Pinhel abrange além do concelho de Pinhel, parte dos municípios de Celorico da Beira, Guarda, Meda e Trancoso.

Assim, na Adega Cooperativa de Pinhel são produzidos vinhos tintos, brancos, espumantes e aguardentes.

Localização da Adega Cooperativa de Pinhel: Largo Combatentes da Grande Guerra, 6400-348 PINHEL.

Quando visitar Pinhel

Cidade Falcão

Como dissemos no início deste artigo Pinhel celebra em 2020 marcos importantes e por isso durante o ano existem várias ocasiões nas quais tem razões acrescidas para visitar Pinhel.

Assim, para estar a par das atividades do município tomamos a liberdade de sugerir que acompanhe as notícias na página de Facebook da Cidade Falcão, porém gostaríamos de realçar a realização de Feira das Tradições e Atividades Culturais, a apresentação do Vinho Pinhel 250 anos e a Corrida de São Silvestre.

A Feira das Tradições e Atividades Culturais celebrou o seu 25º aniversário, aconteceu em fevereiro e durante três dias reuniu milhares de visitantes nacionais e estrangeiros num certame onde expositores tiveram oportunidade para dar a conhecer os produtos da região com tasquinhas e grupos de música, portanto tome nota na sua agenda para o próximo ano.

Além disso, no passado dia dia 25 de julho decorreu a apresentação do Vinho Pinhel 250 anos que teve lugar no Jardim 5 de Outubro.

Por fim, a Corrida de São Silvestre junta corredores nacionais nos últimos dias de cada ano.

Tempo para Pinhel

Pinhel é uma terra de tempo contrastante, isto é costuma ter tempo quente e seco no verão e muito frio no inverno.

As temperaturas médias ao longo do ano em Pinhel variam entre os 2 °C e os 30 °C  mas tomamos a liberdade de sugerir que verifique as previsões meteorológicas para Pinhel aqui.

Pinhel onde fica e como chegar

Como dissemos no início deste artigo, Pinhel pertence ao distrito da Guarda e é servido pela autoestrada A25 mas para ver a melhor forma de chegar ao concelho recomendamos que confirme o itinerário nos mapas que apresentamos a seguir.

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: