Pico do Arieiro 2024: nascer do Sol nas nuvens da Madeira

Nascer do Sol no Pico do Arieiro.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

O Pico do Arieiro (ou Pico do Areeiro) é o terceiro pico mais alto da Ilha da Madeira, com 1818 metros de altitude, logo a seguir ao Pico Ruivo (1862 metros) e ao Pico das Torres (1851 metros).

É lugar excelente para ser visitado ao amanhecer, pois a vista do nascer do Sol a partir do Pico é incrível.

Assim, a nossa sugestão de hoje é que nos acompanhe numa viagem acima das nuvens na Madeira.

Ver o nascer do Sol no Pico do Arieiro

Nascer do Sol no Pico do Arieiro.
Nascer do Sol no Pico do Arieiro.

O nascer do sol no Pico do Areeiro é uma experiência verdadeiramente deslumbrante. O pico oferece vistas panorâmicas das montanhas circundantes, bem como do Oceano Atlântico e das ilhas vizinhas. À medida que o sol nasce no horizonte, ele lança um brilho quente sobre a paisagem, destacando a beleza agreste do ambiente natural circundante.

Um dos melhores locais para assistir ao nascer do sol no Pico do Areeiro é a partir da plataforma de observação localizada no cume do pico. Esta plataforma tem vistas de 360 graus da paisagem circundante e é um local popular para turistas e moradores locais apreciarem o deslumbrante nascer do sol.

Se está a planear uma visita ao Pico do Areeiro, o melhor é chegar ao cume de manhã cedo, para poder ver o nascer do sol em todo o seu esplendor. Certifique-se de trazer uma máquina fotográfica, pois as vistas do pico são verdadeiramente inesquecíveis.

isto significa que para ver o nascer do Sol no Pico do Arieiro tem de se levantar muito cedo, uma vez que tem de contar com a viagem de carro até ao cume e o tempo necessário para se deslocar até ao miradouro.

O nosso entusiasmo era muito, no entanto os nossos filhos não acharam grande piada.

Isto porque além de se terem de levantar muito cedo, no pico estava muito frio e nós ficámos bastante tempo para recolher imagens para um time lapse (pode ver em baixo).

Já agora, o hotel onde ficámos alojados, a Quinta da Saraiva Boutique Hotel, arranjou-nos um cesto com pequeno-almoço que levámos connosco e tornou o momento ainda mais especial.

O que ver no Pico do Arieiro

Café Pico do Areeiro.
Tomar o pequeno-almoço no Pico do Arieiro.

Antes de mais, convém mencionar que a estrada até ao Pico do Arieiro oferece paisagens muito bonitas.

Depois, quando chegar ao cume, vai ver alguns edifícios, como por exemplo um café, uma loja de souvenirs e a Estação de Radar nº4 da Força Aérea Portuguesa.

O Miradouro do Juncal é o ideal para ver o nascer do Sol e fica do lado direito, depois do parque de estacionamento junto à rotunda mas se quiser ir ao local mais alto, terá de subir os degraus junto ao café e loja.

Do lado esquerdo do edifício principal está o acesso ao Trilho Pico do Arieiro até ao Pico Ruivo.

No entanto, além do pico em si, existe uma série de lugares interessantes para explorar, como por exemplo:

As Levadas: Uma rede de canais de irrigação e trilhos, as Levadas são um destino popular para os caminhantes e entusiastas da natureza. Os trilhos no Pico do Arieiro dão uma visão de perto da diversificada flora e fauna da ilha, bem como vistas deslumbrantes da paisagem.

Reserva Natural da Ilha da Madeira: Situada nas encostas do Pico do Areeiro, a Reserva Natural da Ilha da Madeira alberga um conjunto de espécies raras e em vias de extinção.

Trilho Pico do Areeiro até Pico Ruivo

Vereda do Arieiro.
Vereda do Arieiro.

O Trilho Pico do Areeiro até ao Pico Ruivo é um dos mais bonitos para fazer na Ilha da Madeira.

A vereda entre os dois picos não é fácil de percorrer, no entanto pode fazer pelo menos alguns metros logo a seguir ao Pico do Arieiro.

Por ser um lugar inóspito e muitas vezes invadido por nuvens, é importante que vá preparado com roupa e calçado apropriados para este tipo de ambiente, assim como água e snacks.

É também comum recomendarem o uso de lanternas, principalmente para atravessar os túneis, e avise sempre alguém quando for fazer um trilho deste género, para saberem onde está em caso de acidente.

Nascer do Sol no Pico do Arieiro

Para aproveitar o nascer do sol no Pico do Areeiro, o melhor é chegar ao cume de manhã cedo, quando o sol já está a despontar no horizonte. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo a experiência do nascer do sol no Pico do Areeiro:

Planeie com antecedência: verifique os horários do nascer do sol no dia da sua visita e planeie sua chegada ao cume de acordo. Também é uma boa ideia verificar a previsão do tempo e vestir-se adequadamente para as condições.

Traga uma máquina fotográfica: as vistas do cume do Pico do Areeiro ao nascer do sol são realmente de tirar o fôlego e vai querer capturar o momento para a posteridade. Certifique-se de trazer uma máquina fotográfica ou smartphone para tirar fotos do nascer do sol.

Encontre um bom local: O melhor local para assistir ao nascer do sol no Pico do Areeiro é a partir da plataforma de observação localizada no cume. Esta plataforma oferece vistas de 360 graus da paisagem à volta e é um local popular para turistas e moradores locais apreciarem o deslumbrante nascer do sol.

Chegue cedo: para evitar multidões e obter as melhores vistas, é uma boa ideia chegar cedo ao cume. Vai querer ter bastante tempo para encontrar um bom local e se instalar antes do sol comece a nascer.

Aproveite o momento: O nascer do sol no Pico do Areeiro é uma experiência verdadeiramente especial, por isso reserve um momento para absorver tudo. Aprecie as vistas, ouça os sons da natureza e desfrute da atmosfera pacífica.

No geral, a chave para aproveitar o nascer do sol no Pico do Areeiro é planear com antecedência, chegar cedo e aproveitar o momento. Seguindo essas dicas, poderá vivenciar e apreciar plenamente a beleza desse lugar especial.

Como chegar ao Pico do Arieiro

A melhor forma de chegar ao Pico do Areeiro é de carro, por isso o ideal é que alugue um carro na Madeira.

Em termos de distâncias, a partir do Funchal são 19 km pela ER103, por isso vá com tempo para ver o nascer do Sol.

A estrada para o Pico do Arieiro está em bom estado, em todo o caso, e como referi antes, deve ter em atenção às curvas.

Pico do Arieiro webcam

Quer saber se está a nevar no Pico do Arieiro? Será que a neve já derreteu no Pico do Arieiro? Está nublado no cimo do Pico do Arieiro? Estas e outras questões relacionadas com o tempo podem ser resolvidas confirmando nas webcams da Madeira.

Já agora, no Pico Ruivo também existe uma webcam para ver as condições atmosféricas em tempo real.

Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo as webcams no Pico do Areeiro:

Encontre uma boa webcam: Existem várias webcams localizadas no Pico do Areeiro, por isso é importante encontrar uma com boa qualidade. Faça uma pesquisa on-line ou consulte as organizações de turismo locais para encontrar uma webcam que corresponda às suas necessidades.

Verifique a programação da webcam: Algumas webcams no Pico do Areeiro podem estar operacionais apenas em determinados momentos do dia ou do ano. Certifique-se de verificar a programação da webcam que você está usando para garantir que pode assistir ao stream num horário conveniente.

Use a webcam para planear sua visita: já referi que as webcams no Pico do Areeiro podem ser uma ótima ferramenta para planear sua visita. Use-a para verificar o clima e a visibilidade no pico e ter uma noção das condições que pode esperar durante a sua visita.

Use a webcam para ver o nascer do sol: muitas webcams fazem transmissões ao vivo do nascer do sol do cume, por isso aproveite-as!

Tours para o Pico do Arieiro saindo do Funchal

Caso queira ter uma experiência de subir ao Pico do Arieiro para ver o nascer do sol e não tenha carro alugado, então espreite este tour com saída do Funchal e que inclui pequeno-almoço.

Neste caso, o guia irá buscá-lo ao hotel por volta das 6h00 e chega ao Pico do Arieiro para ver o nascer do sol. Segue-se o pequeno-almoço e uma caminhada pela levada.

É uma forma muito cómoda de ver o nascer do sol na Madeira, sem ter o trabalho de ir a conduzir desde o Funchal.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest /.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.