Pico do Arieiro ver o nascer do Sol nas nuvens da Madeira

Nascer do Sol no Pico do Arieiro.
Índice do artigo

O Pico do Arieiro (ou Pico do Areeiro) é o terceiro pico mais alto da Ilha da Madeira, com 1818 metros de altitude, logo a seguir ao Pico Ruivo (1862 metros) e ao Pico das Torres (1851 metros).

É lugar excelente para ser visitado ao amanhecer, pois a vista do nascer do Sol a partir do Pico é incrível.

Assim, a nossa sugestão de hoje é que nos acompanhe numa viagem acima das nuvens na Madeira.

Ver o nascer do Sol no Pico do Arieiro

Nascer do Sol no Pico do Arieiro.
Nascer do Sol no Pico do Arieiro.

Para ver o nascer do Sol no Pico do Arieiro tem de se levantar muito cedo, uma vez que tem de contar com a viagem de carro até ao cume e o tempo necessário para se deslocar até ao miradouro.

O nosso entusiasmo era muito, no entanto os nossos filhos não acharam grande piada.

Isto porque além de se terem de levantar muito cedo, no pico estava muito frio e nós ficámos bastante tempo para recolher imagens para um time lapse (pode ver em baixo).

O hotel onde ficámos alojados, a Quinta da Saraiva, arranjou-nos um cesto com pequeno-almoço que levámos connosco e tornou o momento ainda mais especial.

O que ver no Pico do Arieiro

Café Pico do Areeiro.
Tomar o pequeno-almoço no Pico do Arieiro.

Antes de mais, convém mencionar que a estrada até ao Pico do Arieiro oferece paisagens muito bonitas.

Depois, quando chegar vai ver alguns edifícios, como por exemplo um café, uma loja de souvenirs e a Estação de Radar nº4 da Força Aérea Portuguesa.

O Miradouro do Juncal é o ideal para ver o nascer do Sol e fica do lado direito, depois do parque de estacionamento junto à rotunda mas se quiser ir ao local mais alto, terá de subir os degraus junto ao café e loja.

Do lado esquerdo do edifício principal está o acesso ao Trilho Pico do Arieiro até ao Pico Ruivo.

Trilho Pico do Areeiro até Pico Ruivo

Vereda do Arieiro.
Vereda do Arieiro.

O Trilho Pico do Areeiro até ao Pico Ruivo é um dos mais bonitos para fazer na Ilha da Madeira.

A vereda entre os dois picos não é fácil de percorrer, no entanto pode fazer pelo menos alguns metros logo a seguir ao Pico do Arieiro.

Por ser um lugar inóspito e muitas vezes invadido por nuvens, é importante que vá preparado com roupa e calçado apropriados para este tipo de ambiente, assim como água e snacks.

É também comum recomendarem o uso de lanternas, principalmente para atravessar os túneis, e avise sempre alguém quando for fazer um trilho deste género, para saberem onde está em caso de acidente.

Nascer do Sol no Pico do Arieiro

Como chegar ao Pico do Arieiro

A melhor forma de chegar ao Pico do Areeiro é de carro, por isso o ideal é que alugue um carro na Madeira.

Para ter uma ideia das distâncias, a partir do Funchal são 19 km pela ER103, que tem algumas curvas, por isso vá com tempo se não quer perder o momento do nascer do Sol.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.