Atualizado em: Julho 3, 2021
Os Percursos Marginais do Rio Minho ficam em Melgaço, no Distrito de Viana do Castelo, isto é, no Norte de Portugal.
Trata-se de um trilho ou percurso linear também conhecido como Passadiço do Rio Minho e sugerem-se nove paragens (A Vila de Melgaço, Monte Prado, Centro de Estágios, Rio Minho, a Levada, as Pesqueiras, a Geomorfologia e a Paisagem, o Alvarinho e as Termas) mas cada uma tem motivos de interesse distintos.
Neste artigo vamos dizer-lhe o que pode esperar deste trilho, assim como algumas dicas para estar bem preparado e aproveitar ao máximo o trilho, no entanto tenha em atenção que estes passadiços em Melgaço estão instalados junto ao Rio Minho e o restante percurso é feito em caminhos de terra batida.
Assim tem duas opções para fazer o percurso: pode começar na Vila de Melgaço e terminar nas Termas do Peso (também conhecidas como Termas de Melgaço), ou fazer o percurso inverso mas explicamos tudo a seguir.
Onde começar os Passadiços de Melgaço
Uma vez que os passadiços de Melgaço, ou Percursos Marginais do Rio Minho, são de tipo linear significa que o ponto de partida é diferente do ponto de chegada.
Neste caso, tanto poderá começar no centro da vila de Melgaço ou junto às Termas de Melgaço.
Nós achamos que a melhor maneira de fazer estes trilhos é começar no centro da vila e terminar junto às termas pois acreditamos que neste sentido além de ser um bocadinho menos exigente por causa do desnível.
Por outro lado, consideramos que terminar num sítio tão bonito como o parque das Termas de Melgaço é um ponto extra que pesa na decisão de onde começar este trilho.
Estações dos Percursos Marginais do Rio Minho

As Estações dos Percursos Marginais do Rio Minho são sítios estratégicos que estão sinalizados e que têm algum interesse extra nos trilhos e passadiços de Melgaço.
Assim, estão sinalizadas nove estações ao longo do trilho de Melgaço que indicamos já a seguir:
- A Vila de Melgaço
- O Monte Prado
- O Centro de Estágios
- O Rio Minho
- A Levada
- As Pesqueiras
- A Geomorfologia e a Paisagem
- O Alvarinho
- As Termas de Melgaço.
Como fazer os trilhos de Melgaço
Se começar o trilho no centro da vila, sugerimos que estacione o carro num dos locais que indicados no artigo sobre Melgaço.
Em seguida siga pela encosta das Carvalhiças até ao Monte Prado.
Vai encontrar o Centro de Estágios e logo a seguir poderá desfrutar do que na nossa opinião é o troço mais agradável do trilho.
Falamos da observação do Rio Minho desde um passadiço de madeira logo que passa pelo moinho de água.
Aliás, este moinho de água é por si só um lugar bastante agradável no qual o som ensurdecedor das águas contrasta com a beleza das árvores que o rodeiam.
Se tiver coragem mergulhe nas poças de água refrescantes que se seguem ao moinho.
Continue o trilho até que encontra os famosos passadiços de Melgaço e assim, sugerimos que faça uma pausa em lugares estratégicos.
Por exemplo, será muito agradável descansar nos banquinhos de madeira existentes na Levada e nas Pesqueiras, mesmo antes de terminar o passadiço de madeira.
Dica extra: se estiver alojado no Monte Prado Hotel & SPA poderá iniciar o percurso a partir deste ponto.
Em seguida entrará num trilho em terra batida que o levará à estação A Geomorfologia e Paisagem e onde poderá observar diferentes tipos de aves no Observatório de Avifauna de Monte Prado.
Continue o percurso e observe as zonas agrícolas onde predominam as vinhas do Alvarinho, antes de chegar ao final do trilho junto às Termas de Melgaço.
No total o trilho Percursos Marginais do Rio Minho tem 5,7 km e demora cerca de uma hora e meia a ser percorrido no entanto tenha em consideração que o trilho é linear e terá de contar com o tempo de regresso.
Então, aceita o desafio de percorrer estes trilhos na próxima oportunidade?
Dicas e conselhos para os passadiços em Melgaço
- O trilho dos passadiços em Melgaço passa junto a propriedades privadas e além disso é possível que encontre gado pelo caminho;
- É recomendável que não saia do percurso marcado e sinalizado por razões de segurança;
- Com o passar do tempo é normal que algumas partes do trilho percam as indicações, isto aconteceu-nos quando uma placa indicativa estava no chão junto à estrada, apesar de rapidamente encontrarmos o caminho correto;
- O acesso aos passadiços em Melgaço não é permitido durante o período crítico de incêndios florestais, por isso tenha um comportamento responsável;
- Leve calçado confortável uma vez que terá de andar em pavimento de terra batida, água e também snacks pois acredite que vai precisar.
Como chegar aos Percursos Marginais do Rio Minho em Melgaço
Considerando que é melhor começar o passadiço do Rio Minho na vila de Melgaço, isto é, na Alameda Inês Negra, a seguir irá encontrar um mapa com todas as indicações para chegar até Melgaço.
Do Porto
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Vila Nova de Cerveira |o que visitar
- Braseirão do Minho | restaurante em V.N.Cerveira
- Melgaço |o que visitar, fazer, hotel e restaurantes
- Hotel Monte Prado & SPA Melgaço
- Restaurante Foral de Melgaço
- Adega Sabino | dica de restaurante em Melgaço
- Valença do Minho | guia de viagens completo
- Visitar Ponte de Lima | a vila mais antiga de Portugal
- Restaurantes em Ponte de Lima
- O que visitar em Caminha & dicas imperdíveis!
- Hotel Porta do Sol Caminha & Candle SPA
- Ponte da Barca visitar as Terras da Nóbrega
- Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos em Ponte de Lima
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Gerês o que visitar em três dias
- Hotel Flor de Sal Viana do Castelo (em breve)
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.
2 respostas
Simplesmente maravilhoso!!!
Estamos de acordo! Os Percursos Marginais do Rio Minho são simplesmente maravilhosos 🙂