Atualizado em: Dezembro 25, 2022
Penha Garcia é uma freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, isto é, na Beira Baixa.
Visitar Penha Garcia é fazer uma viagem no tempo, passando por castelo e fósseis, mas também uma cascata singular que desagua numa pitoresca praia fluvial.
Do miradouro do castelo conseguem-se ver os campos agrícolas, a barragem e o seu espelho de água que brilha nos dias de sol.
Não se esqueça de incluir no seu roteiro uma visita aos fósseis ao ar livre e aos moinhos e explicamos porquê neste artigo.
Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?
O que visitar em Penha Garcia
A Cascata do Pego

A cascata do Pego também é conhecida como a cascata de Penha Garcia.
É um lugar muito bonito durante todo o ano, mas é nos dias quentes de verão que os turistas vão para lá mergulhar.
No entanto, se quiser ver um caudal de água mais intenso, experimente ir à Cascata do Pego na primavera ou no outono, depois das primeiras chuvas.
A Praia fluvial do Pego

A praia fluvial do Pego ganhou ainda mais visitantes quando fizeram trabalhos de melhoria junto ao Açude do Pego.
O lugar foi arranjado para melhor acolher os turistas e agora não faltam lugares para estender as toalhas.
Veja também: Piscina fluvial do Pego.
O castelo de Penha Garcia

O Castelo de Penha Garcia é um castelo medieval localizado na vila de Penha Garcia, na região centro de Portugal. O castelo foi construído no século XIII, durante o reinado de D. Afonso III, como fortificação defensiva contra a invasão dos mouros. Tem uma longa e fascinante história, servindo como fortaleza militar, residência real e mosteiro ao longo dos séculos.
O castelo situa-se numa colina sobranceira à aldeia de Penha Garcia, oferecendo vistas panorâmicas sobre a paisagem envolvente. O castelo é cercado por muralhas e torres, se bem que não estão no melhor estado de conservação.
Dentro do castelo, os visitantes podem explorar várias salas, incluindo a capela, a cozinha e o salão principal.
Para além da sua importância histórica e cultural, o Castelo de Penha Garcia é também um destino popular para os entusiastas do ar livre, com vários trilhos para caminhadas e parques de merendas localizados na área circundante, bem como um local popular para eventos e atividades, como concertos , exposições e programas educacionais.
No geral, o Castelo de Penha Garcia é um destino obrigatório para quem visita a vila de Penha Garcia ou a região envolvente. Sua rica história, vistas deslumbrantes e atividades culturais tornam este lugar verdadeiramente memorável e inspirador para se visitar.
O que fazer em Penha Garcia

A seguir indicamos um roteiro para um dia nesta magnífica localidade. A nossa viagem coincidiu com o tempo quente de verão, por isso vamos sugerir que dê alguns mergulhos na piscina fluvial.
Então, para um dia bem passado em Penha Garcia sugerimos que comece a sua visita no Memorial à Guerra do Ultramar.
Vai encontrar um parque de estacionamento e logo a seguir é visível um tanque de guerra e algumas esculturas.
Aproveite para deixar o carro estacionado ali e continue o seu passeio, pois logo a seguir vai encontrar a Capela do Espírito Santo.
Continue a subir e pouco depois vai encontrar degraus que dão acesso à zona do castelo.
Dica: pode levar o carro e estacioná-lo perto do castelo mas vai perder a zona dos degraus e a oportunidade de encontrar alguém pelo caminho que queira conversar!
Tenha cuidado ao subir as escadas para o castelo pois as pedras estão gastas e pode escorregar.
No entanto, o melhor lugar para observar a albufeira é no miradouro da Casa do Castelo, a poucos metros das ruínas que acabámos de ver.
A vista de lá é ampla e desobstruída. Assim, vai ver de longe a barragem, a praia fluvial do Pego, os Icnofósseis e também os moinhos de água.
Por esta altura deve estar quase a ser hora de almoço e por isso sugerimos que faça um piquenique na zona de lazer da piscina fluvial do Pego.
Vai ter de andar alguns metros a pé mas acredite que vale a pena.
Então, leve a cesta do piquenique consigo e dê um mergulho na piscina fluvial se estiver bom tempo.
Depois do almoço vá visitar os icnofósseis e os moinhos junto à barragem. Enfim, será um dia em grande, acredite!
A Rota dos Fósseis

A Rota dos Fósseis em Penha Garcia é algo que pode fazer de forma independente e em família. Começa no largo junto ao castelo de Penha Garcia e estende-se até ao curso de água.
Na descida, esteja atento para encontrar os fósseis, pois eles não estão assinalados. Assim, para o ajudar, veja a imagem anterior.
Onde fica Penha Garcia

Como dissemos no inicio do artigo, Penha Garcia fica na Beira Baixa (região Centro de Portugal) e pertence ao município de Idanha-a-Nova, ou seja, ao distrito de Castelo Branco.
Dica: Veja também o nosso roteiro de três dias pela Beira Baixa, com passagem em Penamacor, Idanha a Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oleiros e Proença a Nova.
Alojamento em Penha Garcia

Pode ficar a dormir em Penha Garcia e desta forma aproveitar melhor a sua visita, e nesse caso, sugerimos o Casal da Serra, a Casa Santa Catarina ou a Casa do Alecrim.
São alojamentos locais bastante agradáveis, no entanto, se preferir o conforto de um hotel, espreite o Hotel Fonte Santa em Monfortinho, a cerca de 12 km de Penha Garcia.
Hotéis em Penha Garcia
Mapa e como chegar a Penha Garcia
De Lisboa
Do Porto
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Visitar a Serra da Estrela
- O que visitar na Aldeia Histórica de Monsanto
- Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!
- Barroca | visita a uma das Aldeias do Xisto
- O que visitar em Belmonte |guia de viagem completo
- Praia Fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia
- O que visitar na Covilhã
- Idanha-A-Velha Aldeia Histórica
- Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Fundão o que visitar na terra das cerejas
- O Alambique de Ouro | Resort familiar no Fundão
- Alpedrinha, a “Sintra da Beira”
- Idanha-a-Nova o que visitar, fazer & dicas de viagem
- Passadiços do Orvalho e cascata da Fraga de Água d’Alta em Oleiros
- Penamacor o que visitar em 2023
- Cova da Beira: roteiro para três dias inesquecíveis
- Serra do Açor: entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas
- Oleiros: visitar o Cristo-Rei, fazer trilhos e mergulhar em cascatas
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest