0

Penamacor o que visitar, fazer e outras dicas viagem

Visitar Penamacor

Penamacor é sede de concelho e pertence ao distrito de Castelo Branco, isto é, na região Centro de Portugal.

É conhecida pelo madeiro de Natal mas nós encontrámos outros atrativos para visitar a região.

Assim, reunimos algumas dicas de o que visitar em Penamacor, o que fazer e ainda fizemos um roteiro para um dia, para que nada fique por ver.

Além disso, também damos algumas sugestões de onde dormir e vai encontrar um mapa e como chegar a Penamacor.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Baixa?

Visitar Penamacor

Vila de Penamacor
Vila de Penamacor.

Sabia que é em Penamacor que se realiza o maior madeiro de Natal?

O que é um madeiro de Natal? Os madeiros, também conhecidos como fogueiras de Natal, fogueiras do Galo ou fogueiras do Menino Jesus, são grandes fogueiras com carácter comunitário junto das quais as comunidades de habitantes se reúnem por altura do Natal.

A tradição secular chama a esta vila beirã muitos visitantes na altura do Natal, quando os jovens cortam e reúnem lenha no adro da igreja que será acesa na noite do dia 23 e que dura vários dias.

No entanto, não se preocupe pois no resto do ano tem outros motivos igualmente interessantes para visitar Penamacor e exatamente disso que vamos falar a seguir!

Penamacor o que visitar

Pelourinho de Penamacor
Pelourinho de Penamacor.

As atrações turísticas de Penamacor não estão concentradas apenas na vila, por isso vamos dar-lhe sugestões de o que visitar na vila (como é o caso da zona monumental) e nos arredores (aldeias típicas e a Serra da Malcata).

A Zona monumental do Castelo de Penamacor

É habitual começar por referir o Castelo de Penamacor, mas na verdade a zona monumental do Castelo de Penamacor é muito mais do que apenas o castelo.

Falamos da Torre de Menagem, do pelourinho antiga Casa da Câmara, da Porta da Vila, da muralha medieval mas também da Torre do Relógio.

Por isso, a nossa sugestão é que estacione o carro e passeie sem pressa apreciando a paisagem.

Aldeias pitorescas

Se deixar o centro da vila vai encontrar aldeias pitorescas que parecem pertencer ao século passado.

Aqui o ritmo ainda é lento e as pessoas vivem os seus dias em harmonia com a natureza.

Assim, não perca a oportunidade de visitar a Aldeia do Bispo, Benquerença, Meimoa e Bemposta. Depois vai-nos agradecer porque são aldeias muito bonitas.

A Reserva Natural da Serra da Malcata

A Reserva Natural da Serra da Malcata é uma zona protegida que abrange parte dos territórios dos concelhos de Penamacor e Sabugal.

Foi criada para proteger essencialmente o lince ibérico, mas acredita-se que neste momento já esteja extinto.

No entanto continua a ser uma zona muito interessante para visitar, nomeadamente no que diz respeito às paisagens naturais e fauna (cegonhas, gato-bravo, corso, javali e esquilo, entre outros).

O que fazer em Penamacor

  • visitar a judiaria na Rua de São Pedro, pois Penamacor faz parte da Rede de Judiarias Portuguesas;
  • percorrer uma parte da Grande Rota das Aldeias Históricas, uma vez que a etapa entre Monsanto e Sortelha passa por aqui;
  • fazer o trilho “Percurso do Sobreiral” na Serra da Malcata.

Roteiro para um dia em Penamacor

Igreja da Misericórdia.

A seguir vamos indicar-lhe um roteiro para um dia em grande em Penamacor.

No entanto, o concelho é muito grande e por essa razão não vai conseguir visitar tudo no mesmo dia.

Assim, tem duas opções: visita o centro da vila da parte da manhã e de tarde vai visitar duas aldeias mais afastadas, ou fica mais dias na região.

Se preferir ficar vários dias em Penamacor, então mais à frente vai encontrar sugestões de alojamento.

Vamos então ao nosso roteiro.

Dia 1: de manhã aproveite para passear com calma na zona monumental do castelo. Comece pelo pelourinho e logo a seguir a antiga Casa da Câmara antes de atravessar a Porta da Vila.

Depois, percorra as ruas em direção ao castelo e admire as muralhas medievais assim como a Torre do Relógio.

Passe ainda pela judiaria e pela Igreja da Misericórdia pois provavelmente a manhã já está a terminar.

De tarde sugerimos que escolha um dos seguintes roteiros: subir ao miradouro dos Sete Concelhos na Serra da Malcata, refrescar-se na piscina fluvial de Benquerença, ver a barragem de Meimoa (e eventualmente mergulhar na zona balnear de Meimão) ou descobrir a lenda do tesouro da lameira Larga na Aldeia do Bispo.

Alojamento em Penamacor

O Moinho do Maneio (a 9 km da vila) é um refúgio rural ideal para quem gosta de tranquilidade e contacto com a natureza.

Além disso pode optar por ficar a dormir em tendas junto à ribeira e os mais novos têm um trampolim para gastarem energias.

Outra alternativa, mas num segmento de luxo, o Palace Hotel & Spa Termas de São Tiago na antiga Quinta do Calafado está a apenas 2 km do centro de Penamacor e tem zonas verdes amplas que convidam a passeios descontraídos.

Reserve o seu hotel em Penamacor

Mapa e como chegar

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.