Penacova: visitar a Capital da Lampreia

Penacova o que visitar
Índice do artigo

Penacova pertence ao distrito de Coimbra, isto é, no Centro de Portugal.

É conhecida como a Capital da Lampreia mas as suas praias fluviais dão que falar.

Falamos, por exemplo, da praia fluvial do Reconquinho que foi considerada a mais bonita praia portuguesa pelo National Geographic em 2019.

Além disso, é lugar de passagem obrigatória para quem está a fazer a Estrada Nacional 2.

A Livraria do Mondego e o Mosteiro de Santa Maria do Lorvão são apenas duas atrações turísticas da região, mas para saber mais dicas de viagem de Penacova sugerimos que nos faça companhia nesta viagem.

O que visitar em Penacova

Penacova o que visitar
Jardim do Largo Alberto Leitão.

Para ser mais fácil organizar a sua viagem, vamos dividir as sugestões de lugares a visitar em Penacova em dois grandes grupos.

Por um lado, o que visitar no centro da vila e por outro, dicas de passeios dentro do concelho mas mais afastados do centro.

Centro da Vila

O centro da vila de Penacova é bastante agradável para passear.

Assim, tem o Jardim do Largo Alberto Leitão onde pode tirar uma fotografia sugestiva à Estrada Nacional 2 e espreitar na direção do Rio Mondego.

Aliás, aproveite para ter uma perspetiva sobre a praia fluvial do Reconquinho e se tiver tempo inclua uma visita mais de perto.

Demore algum tempo a passear pelas ruas do centro antes de voltar para o carro para visitar mais quatro lugares imperdíveis: o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, a Livraria do Mondego, o Mosteiro de Lorvão e os Moinhos da Serra da Atalhada.

Museu do Moinho Vitorino Nemésio

O Museu do Moinho Vitorino Nemésio está situado a 9 km de Penacova e tem como missão preservar a história dos moinhos de vento e de água, assim como a memória dos moleiros.

Trata-se, enfim, de um moinho que serviu de residência de férias do escritor Vitorino Nemésio e que foi doado à autarquia que o restaurou.

A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês mas nos restantes dias custa 2 EUR (gratuito para crianças até aos 12 anos).

Livraria do Mondego

A Livraria do Mondego é um monumento natural, em rocha, cuja erosão fez com que se assemelhasse a livros ordenados numa estante.

Na base deste fenómeno da natureza corre o Rio Mondego, daí o nome sugestivo de livraria do Mondego.

Por fim, tome nota que o melhor lugar para a observar é na Estrada Nacional 2, em direção a Mortágua.

O Mosteiro de Lorvão

A história do Mosteiro de Lorvão remonta ao século VI mas ao longo do tempo sofreu algumas remodelações, quer a nível da construção, quer da função.

Assim, foi mosteiro masculino, mosteiro feminino e Hospital psiquiátrico ao longo dos 14 séculos de história.

A visita ao claustro é imperdível mas coloque no seu roteiro uma passagem pelo altar-mor, pelo coro e espreite o Órgão Ibérico de Dupla Face.

Os Moinhos da Serra da Atalhada

Os Moinhos da Serra da Atalhada são moinhos de vento que estão situados na aldeia de Friume.

Ao todo são 23 moinhos empoleirados na Serra da Atalhada que aproveitavam as correntes de vento para fazerem o seu trabalho, isto é, moer os cereais.

Já não estão servem para moagem, no entanto é um lugar bem interessante para visitar.

Dica: veja também os Moinhos da Apúlia em Esposende!

Praias fluviais em Penacova

Praia Fluvial do Reconquinho.
Praia Fluvial do Reconquinho.

As mais conhecidas praias fluviais de Penacova são a do Reconquinho e do Vimieiro.

Aliás, como dissemos no início deste artigo, a Praia fluvial do Reconquinho foi considerada a praia mais bonita de Portugal pela National Geographic em 2019 e está situada a poucos minutos do centro da vila.

Por outro lado, a Praia Fluvial do Vimieiro está localizada a 14 km de Penacova, o que não deve ser um impedimento para a visitar.

Assim, aproveite para almoçar ou jantar no restaurante “O Vimieiro” e depois explore a zona do moinho de água.

Alojamento em Penacova

Visitar Penacova.
Visitar Penacova

Penacova é um excelente lugar para passar uns dias, por isso se procura sugestões de alojamento no região, tomamos a liberdade de sugerir que consulte o link a seguir.

Hotéis em Penacova

Mapa e como chegar a Penacova

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.