Pedras Salgadas o que visitar e fazer no Nature Park em 2023

Nascente Pedras Salgadas.
Índice do artigo

Atualizado em: Dezembro 25, 2022

O Parque Termal de Pedras Salgadas situa-se na freguesia de Bornes de Aguiar, que pertence a Vila Pouca de Aguiar, isto é, no Norte de Portugal.

É uma região de beleza incontestável, além de ser conhecida pelas tree houses, ou casas na árvores, e pelas qualidades medicinais das suas águas termais.

Conhece as águas das pedras? As nascentes estão situadas nesta região.

Não há dúvida de que o parque termal das Pedras Salgadas é um verdadeiro oásis de relaxamento e rejuvenescimento. Instalado no coração da beleza natural do interior português, este retiro tranquilo oferece a fuga perfeita do stress da vida quotidiana.

Ao entrar no parque, será recebido pelos sons suaves da natureza e pelo calor calmante das águas termais. Se deseja mergulhar nas fontes termais, relaxar na sauna ou desfrutar de um luxuoso tratamento de spa, o parque termal tem algo para todos.

Aproveite a tranquilidade do parque para se reconectar com a natureza e encontrar a paz interior. Quer esteja a visitar o parque termal por um dia ou por uma semana, sairá sentindo-se rejuvenescido e inspirado.

Então, por que esperar? Mime-se com o máximo luxo e bem-estar no parque termal das Pedras Salgadas.

Parque Termal de Pedras Salgadas

Parque Termal de Pedras Salgadas
Parque Termal de Pedras Salgadas.

O Parque Termal de Pedras Salgadas é constituído por 20 hectares de terreno, ou seja, 8 km de caminhos passíveis de ser percorridos.

Por esta razão, facilmente se compreende que seja um destino popular para famílias que passeiam ao fim de semana mas também atletas dedicados que não deixam passar uma oportunidade para correr.

No entanto, há edifícios que pode visitar no parque e dos quais lhe falamos já a seguir.

Pedras Salgadas o que visitar no Parque em 2023

Tree-Houses.
Tree Houses (casas na árvore) em Pedras Salgadas.

Ao entrar no parque vai encontrar caminhos amplos que garantem o acesso a fontes, lagos, zonas de jardim mas também a edifícios carismáticos do complexo.

Assim, em termos de fontes pode visitar a Fonte Dona Maria Pia (logo na entrada), a Fonte Dom Fernando (a seguir, virando à esquerda), a Fonte Grande Alcalina (antes de chegar ao lago) e a Fonte Pedras Salgadas (depois do lago).

Na nossa opinião a fonte mais bonita é a Fonte Pedras Salgadas e além disso é o único lugar onde pode provar gratuitamente a água.

Também há unidades de alojamento como é o caso das eco-houses e das famosas tree-houses (as casas nas árvores), um chalé (quase em ruínas), um lago, museu, parque infantil, capela, observatório, campo de ténis, enfim, coisas para ver e fazer não faltam.

Por fim, um dos edifícios que mais gostámos foi o do Casino.

Onde nasce a Água das Pedras

A água das pedras que se vende nos supermercados nasce precisamente na localidade de Pedras Salgadas.

Aliás, pode ficar a conhecer a história da região e destas águas milagrosas no Parque Termal das Pedras Salgadas. Também pode beber no local desta água mineral.

Lembre-se que apesar de ser um lugar privado, o acesso ao público é livre e gratuito.

Isto significa que para visitar o Parque Termal das Pedras Salgadas não precisa de comprar bilhete.

Paragem na Estrada Nacional 2

Estrada Nacional 2
Estrada Nacional 2.

A N2 é uma estrada nacional que passa por Pedras Salgadas e liga a vila a outros pontos da região. Tornou-se uma estrada mítica com muitas pessoas a percorrê-la de carro, autocaravana ou moto, colecionando carimbos ao longo do país.

Existem vários pontos de interesse ao longo da Rota N2, entre os quais o Parque Termal das Pedras Salgadas. Vale a pena dedicar algumas horas se tiver tempo, pois oferecem informações únicas sobre a história e a cultura da região.

Enfim, Estrada Nacional N2 é uma ótima maneira de descobrir a beleza e a cultura das diferentes regiões do interior de Portugal.

Pedras Salgadas e o Caminho Português de Santiago Interior

Sabia que o Caminho Português de Santiago Interior passa por Pedras Salgadas?

Pois é, esta rota medieval começa em Viseu e segue até Chaves, onde se junta à Via da Prata na fronteira com Espanha.

Se ficou curioso, então espreite o artigo que escrevi sobre esta rota alternativa do Caminho de Santiago.

Como vê, tem mais uma razão para incluir esta região de Trás-os-Montes na sua lista de lugares a visitar.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Onde dormir

O Pedras Salgadas SPA & Nature Park e o Vidago Palace Hotel são as escolhas mais óbvias e requintadas para quem está a visitar Pedras Salgadas, mas infelizmente não estão ao alcance de todas as bolsas.

Por isso, a seguir vai encontrar dois links com sugestões de alojamentos mais variados tanto nesta localidade como em Vila Pouca de Aguiar.

Hotéis em Pedras Salgadas | Hotéis em Vila Pouca de Aguiar

Sugestões de passeios

Para complementar a sua visita a Pedras Salgadas, tomamos a liberdade de sugerir alguns destinos que temos a certeza que lhe vão agradar.

Assim, o Vidago Palace Hotel, outro parque termal, fica a apenas a uma distância de 11 km.

Por outro lado, pode ser interessante fazer uma paragem em Vila Pouca de Aguiar (6 km), visitar as ruínas no Castelo de Aguiar da Pena (13 km) ou fica a conhecer a história com mais de 2 mil anos das minas de ouro no Complexo Mineiro Romano de Tresminas (15 km).

Mapa e como chegar a Pedras Salgadas

Pedras Salgadas está localizado a 124 km do Porto e a 409 km de Lisboa, mas para perceber qual é o melhor trajeto para si, tomamos a liberdade de incluir um mapa com indicações de como chegar a Pedras Salgadas.

Do Porto

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.