0

Paul da Serra: visitar e como chegar ao maior planalto madeirense

Visitar o Paul da Serra.

O Paul da Serra é o maior planalto da Ilha da Madeira, com cerca de 24 km2 de extensão e uma altitude que oscila entre 1300-1500 metros de altitude.

Trata-se de uma zona bastante plana que contrasta com o restante território madeirense, conhecido pelas subidas e descidas constantes.

O ponto mais alto do Paúl da Serra é o Pico Ruivo do Paul, que atinge 1640 metros e de onde é possível ver o Oceano Atlântico do lado Norte e Sul da ilha.

É muito procurado por visitantes que fazem caminhadas, pois aqui começam várias levadas conhecidas pelas suas paisagens paradisíacas.

Assim, neste artigo vamos partilhar algumas dicas para visitar o Paul da Serra, incluindo que levadas pode fazer e um mapa para o ajudar a chegar em segurança.

Visitar o Paul da Serra

Visitar o Paul da Serra.
Paul da Serra, o maior planalto na Ilha da Madeira.

Para visitar o Paul da Serra a melhor opção é ir de carro alugado, uma vez que os transportes públicos não são uma boa alternativa.

De qualquer forma, é um passeio muito agradável e pode até fazer um piquenique com a família.

São muitos os visitantes que se deslocam ao Paul da Serra para fazerem caminhadas, e se é o seu caso, veja as informações mais relevantes já a seguir.

Levadas no Paul da Serra

Levadas no Paul da Serra.
Levadas e Veredas no Paul da Serra.

Os amantes de caminhadas na natureza vão sentir-se no paraíso quando chegarem ao Paúl da Serra.

Com efeito, são muitos os trilhos que pode fazer nesta área, incluindo as famosas levadas (junto a cursos de água) e veredas (percursos “secos”).

Em todo o caso, fazer uma caminhada destas precisa de alguma preparação, por isso, leve consigo comida e água, um agasalho, lanterna se o seu trilho atravessar túneis e, muito importante, calçado adequado.

Assim, na zona do Paul da Serra os trilhos mais conhecidos são a Levada do Risco (PR5.1), a Vereda das 25 Fontes (PR 6), a Vereda do Fanal (PR13) e a Levada do Alecrim.

Mapa e como chegar ao Paul da Serra

Tendo como ponto de referência a cidade do Funchal, conte com uma viagem de pouco mais de 30 km pela via rápida (não há portagens), ou seja, deverá demorar cerca de 40 minutos a chegar ao Paúl da Serra.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.