Paul da Serra: visitar e como chegar ao maior planalto madeirense

Visitar o Paul da Serra.
Índice do artigo

O Paul da Serra é o maior planalto da Ilha da Madeira, com cerca de 24 km2 de extensão e uma altitude que oscila entre 1300-1500 metros de altitude.

Trata-se de uma zona bastante plana que contrasta com o restante território madeirense, conhecido pelas subidas e descidas constantes.

O ponto mais alto do Paúl da Serra é o Pico Ruivo do Paul, que atinge 1640 metros e de onde é possível ver o Oceano Atlântico do lado Norte e Sul da ilha.

É muito procurado por visitantes que fazem caminhadas, pois aqui começam várias levadas conhecidas pelas suas paisagens paradisíacas.

Assim, neste artigo vamos partilhar algumas dicas para visitar o Paul da Serra, incluindo que levadas pode fazer e um mapa para o ajudar a chegar em segurança.

Visitar o Paul da Serra

Visitar o Paul da Serra.
Paul da Serra, o maior planalto na Ilha da Madeira.

Para visitar o Paul da Serra a melhor opção é ir de carro alugado, uma vez que os transportes públicos não são uma boa alternativa.

De qualquer forma, é um passeio muito agradável e pode até fazer um piquenique com a família.

São muitos os visitantes que se deslocam ao Paul da Serra para fazerem caminhadas, e se é o seu caso, veja as informações mais relevantes já a seguir.

Levadas no Paul da Serra

Levadas no Paul da Serra.
Levadas e Veredas no Paul da Serra.

Os amantes de caminhadas na natureza vão sentir-se no paraíso quando chegarem ao Paúl da Serra.

Com efeito, são muitos os trilhos que pode fazer nesta área, incluindo as famosas levadas (junto a cursos de água) e veredas (percursos “secos”).

Em todo o caso, fazer uma caminhada destas precisa de alguma preparação, por isso, leve consigo comida e água, um agasalho, lanterna se o seu trilho atravessar túneis e, muito importante, calçado adequado.

Assim, na zona do Paul da Serra os trilhos mais conhecidos são a Levada do Risco (PR5.1), a Vereda das 25 Fontes (PR 6), a Vereda do Fanal (PR13) e a Levada do Alecrim.

Mapa e como chegar ao Paul da Serra

Tendo como ponto de referência a cidade do Funchal, conte com uma viagem de pouco mais de 30 km pela via rápida (não há portagens), ou seja, deverá demorar cerca de 40 minutos a chegar ao Paúl da Serra.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.