Paul da Serra: um habitat único e protegido na Madeira (2024)

Visitar o Paul da Serra.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

O Paul da Serra é o maior planalto da Ilha da Madeira, com cerca de 24 km2 de extensão e uma altitude que oscila entre 1300-1500 metros de altitude.

Trata-se de uma zona plana que contrasta com o restante território madeirense, conhecido pelas subidas e descidas constantes.

O ponto mais alto do Paúl da Serra é o Pico Ruivo do Paul, que atinge 1640 metros e de onde é possível ver o Oceano Atlântico do lado Norte e Sul da ilha.

É muito procurado por visitantes que fazem caminhadas, pois aqui começam várias levadas conhecidas pelas suas paisagens paradisíacas.

Assim, neste artigo vamos partilhar algumas dicas para visitar o Paul da Serra, incluindo quais são as levadas pode fazer no Paul, origem do nome, sugestão de alojamento e um mapa para o ajudar a chegar em segurança.

Visitar o Paul da Serra

Visitar o Paul da Serra.
Paul da Serra, o maior planalto na Ilha da Madeira.

Para visitar o Paul da Serra a melhor opção é ir de carro alugado, uma vez que os transportes públicos não são uma boa alternativa.

Dica: Faça uma simulação para saber quanto custa alugar um carro na Madeira

De qualquer forma, é um passeio muito agradável e pode até fazer um piquenique com a família.

São muitos os visitantes que se deslocam ao Paul da Serra para fazerem caminhadas, e se é o seu caso, veja as informações mais relevantes já a seguir.

Levadas no Paul da Serra

Mapa da Levada do Risco e da Levada das 25 Fontes.
Mapa da Levada do Risco e da Levada das 25 Fontes.

Os amantes de caminhadas na natureza vão sentir-se no paraíso quando chegarem ao Paúl da Serra.

Com efeito, são muitos os trilhos que pode fazer nesta área, incluindo as famosas levadas (junto a cursos de água) e veredas (percursos “secos”).

Em todo o caso, fazer uma caminhada destas precisa de alguma preparação, por isso, leve consigo comida e água, um agasalho, lanterna se o seu trilho atravessar túneis e, muito importante, calçado adequado.

Assim, na zona do Paul da Serra os trilhos mais conhecidos são a Levada do Risco (PR6.1) e a Vereda das 25 Fontes (PR 6).

Levada do Risco (PR6.1)

A Levada do Risco é uma das mais populares levadas da ilha da Madeira, pois é um trilho indicado para famílias.

Com início na área do Rabaçal (ER105) e fim no Risco, esta levada tem uma distância de 1,5 km (3 km ida e volta).

Pode contar com dificuldade fácil e duração aproximada de 2 horas.

Durante o percurso, os caminhantes podem desfrutar da beleza natural das 25 Fontes e da Cascata do Risco. A altitude máxima é de 1288 metros e a mínima é de 964 metros.

Vereda das 25 Fontes (PR6)

A Levada das 25 Fontes é uma experiência imperdível para quem visita a região. Com uma extensão de 4,3 km (8,6 km ida e volta), apresenta um grau de dificuldade médio e uma duração aproximada de 3 horas.

O início da caminhada começa em Rabaçal, na ER105, e termina nas impressionantes 25 Fontes. Ao longo do percurso, é possível apreciar as paisagens exuberantes e características da ilha da Madeira. Inclui a densa vegetação, a água cristalina das levadas e as impressionantes quedas de água.

A altitude máxima deste trilho é de 1288 metros, enquanto que a altitude mínima é de 964 metros. Ao longo do caminho, há vários pontos de interesse, como a Ribeira Grande e a Casa da Floresta. No entanto, a principal atração do percurso é a cascata das 25 Fontes, um espetáculo natural que vale a pena ser visto.

É importante ressaltar que, embora o grau de dificuldade deste trilho seja considerado médio, é necessário ter alguma preparação física e atenção aos terrenos escorregadios. Recomenda-se também o uso de calçado confortável e resistente, para além de água e proteção solar.

Porque se chama Paul da Serra?

Paul significa terreno alagado com água estagnada, por isso o nome Paul da Serra não podia ser mais adequado!

Com efeito, esta zona é conhecida pela formação de charcos temporários após as chuvadas intensas de Inverno e Primavera.

Estes charcos são habitats únicos e valiosos, portanto, têm proteção específica da legislação comunitária.

Aliás, o Paul da Serra está classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE) e Zona Especial de Conservação (ZEC), integrado na Rede Natura 2000.

Além disso, está integrado no Parque Natural da Madeira e acima dos 1400 metros e é Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude.

Todas estas classificações atestam a importância do Paul da Serra para a preservação da biodiversidade e da geologia da ilha.

Qual é a importância do Paul da Serra?

Talvez não saiba, mas para além da importância turística, o Paul da Serra é a área mais importante de recarga de águas subterrâneas da ilha, portanto, protegida por legislação comunitária.

A vegetação rasteira, que compõe a maior parte do solo, está a ser gradualmente substituída pela vegetação original, devido à recuperação ambiental e abandono do pastoreio.

Além disso, por ser uma zona plana, o Paul da Serra é propício à colocação de turbinas e os parques eólicos do planalto produzem a maior parte da energia eólica da ilha.

Alojamento na Ilha da Madeira

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Quinta da Saraiva.

Para visitar a Ilha da Madeira fiquei a dormir na Quinta da Saraiva Boutique Hotel, em Câmara de Lobos, e devo dizer que foi uma escolha acertada!

A Quinta da Saraiva é uma propriedade agrícola com cerca de 5000 metros quadrados com plantação da banana e vinha, que oferece uma autêntica experiência madeirense com todo o conforto e sofisticação da hospitalidade moderna.

Os hóspedes são convidados a participar nas atividades agrícolas diárias e a desfrutar dos jardins, piscina com jacuzzi, solário, miradouro e zona de barbecue.

Os quartos e suites incluem ar condicionado, internet Wi-Fi e televisão de ecrã plano, e alguns têm vista para o mar. O pequeno-almoço é servido diariamente na sala de jantar da casa e o Malmsey Bar e honesty bar são o complemento perfeito para disfrutar do por do sol sobre o vale de Câmara de Lobos.

Devo dizer que a família inteira adorou a experiência de retirar bananas diretamente do cacho e ver as galinhas, por isso só posso recomendar a Quinta da Saraiva!

Reserve a Quinta da Saraiva Boutique Hotel.

Mapa e como chegar ao Paul da Serra

Tendo como ponto de referência a cidade do Funchal, conte com uma viagem de pouco mais de 30 km pela via rápida (não há portagens). Ou seja, deverá demorar cerca de 40 minutos a chegar ao seu destino.

Artigos sobre a Ilha da Madeira

A ilha da Madeira é um destino incrível, com paisagens dramáticas, gastronomia deliciosa e um povo que acarinha os visitantes.

Além disso, a próximidade com o Continente, bem como os voos low-cost da Easyjet e Ryanair, fazem com que seja um destino de eleição para os portugueses (e não só).

No blogue tem cerca de 20 artigos publicados sobre este destino de sonho, por isso, se vai viajar para a Madeira, sugiro que espreite estes posts:

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.