Pátio da Caetana: turismo rural em Freineda (ALMEIDA)

Pátio da Caetana
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 15, 2024

O Pátio da Caetana é um turismo rural em Freineda (Almeida) e foi o nosso porto de abrigo para visitarmos as Aldeias Históricas de Portugal (e não só!).

Assim, tivemos oportunidade de usufruirmos deste magnífico espaço durante um fim de semana em que fomos acolhidos pela Dona Helena, que é responsável por este empreendimento e que nos contou a história de Freineda e nos mostrou as respetivas atrações turísticas.

Visitámos esta região da Guarda no início de junho de 2020 a propósito da iniciativa #euficoemportugal mas contamos mais acerca desta iniciativa no final do artigo.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela história?

A história o Pátio da Caetana

O Pátio da Caetana foi inaugurado no dia 9 de maio de 2015.

Foi um projeto idealizado pelo Nuno, um jovem empreendedor e filho da Dona Helena, que de forma inesperada deixou este mundo.

No entanto a família resolveu honrar a sua vontade e levar a bom porto este sonho e o Pátio da Caetana hoje acolhe os visitantes de todo o mundo como se fossem da sua própria família.

Então a Caetana era bisavó do marido da Dona Helena, uma trabalhadora rural muito ativa e que ficou na história da aldeia.

Na altura as mulheres tipicamente encarregavam-se dos afazeres domésticos, enquanto que os homens mandavam e trabalhavam.

Ora ela além de cuidar dos filhos trabalhava no campo de forma incansável e governava a casa e por isso tornou-se um exemplo para outras mulheres.

Os apartamentos e quartos

Quarto Casa da Camila

O Pátio da Caetana é constituído por seis apartamentos/casas de campo (tipologias T0 e T1) mas também dois quartos que foram recuperados com cuidado.

Assim, tanto as casas como os quartos têm os nomes de pessoas ligadas à família da Dona Helena, não fosse este um projeto de cariz familiar.

Então, pode ficar alojado na Casa da Camila, na Casa da Maria João, na Casa do Manuel, na Casa da Anabela, na Casa do Nuno ou na Casa da Margarida.

No entanto, se não precisar de um apartamento completo pode optar por dormir num dos quartos disponíveis: o quarto da Helena e o quarto da Conceição.

A nossa experiência no Pátio da Caetana

Pequeno almoço no Pátio da Caetana

A nossa família (dois adultos e duas crianças) ficou muito bem alojada na Casa da Camila.

O apartamento tinha cozinha completa com fogão, micro-ondas, frigorífico e todos os utensílios para cozinhar e por isso preparámos lá os nossos jantares.

O pequeno almoço incluía pão fresco, café, leite, chá, queijo, fiambre, compotas, fruta, iogurtes e chocolate para os nossos filhos e era entregue no apartamento ao início da manhã.

No entanto, como o pátio era bastante agradável, nós resolvemos levar o tabuleiro para fora e aproveitar o bom tempo.

O quarto era bastante confortável e o WC tinha tudo o que precisávamos.

Além disso, queríamos referir que o apartamento tinha ar condicionado, TV e internet grátis, além de lugares para estacionar o carro junto ao Pátio da Caetana.

A Dona Helena e a Conceição fizeram com que nos sentíssemos em casa e considerar a excelente nota no Booking e pelos comentários no Tripadvisor não tenho dúvida que é um sentimento comum a todos os visitantes do Pátio da Caetana.

Localização e contactos do Pátio da Caetana

Morada: Rua da Lancha, 6355-060 Freineda (Almeida);
Reservas: reservas@patiodacaetana.pt e (+351) 936 040 683.

Como chegar ao Pátio da Caetana

De Lisboa:

Do Porto:

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.