0

Passadiços do Sistelo em Arcos de Valdevez

Passadiços do Sistelo

Os passadiços do Sistelo em Arcos de Valdevez ganham todos os dias novos adeptos.

Nós fomos conhecer a aldeia de Sistelo e aproveitamos para fazer algumas caminhadas, no entanto devemos confessar que não estávamos à espera de encontrar tantos trilhos!

Já agora, faz ideia quantos percursos pedestres estão assinalados nesta zona? Dizemos-lhe quantos já a seguir mas vamos concentrar a informação deste artigo no troço mais conhecido do Sistelo que é a zona do passadiço.

Então, sugerimos que calce as sapatilhas e pegue na sua garrafa de água e nos acompanhe pelos caminhos pedregosos do Sistelo!

Visitar Sistelo

Castelo de Sistelo
Castelo do Visconde de Sistelo.

Para fazer os passadiços de Sistelo sugerimos que comece por visitar a aldeia em si.

Assim, na aldeia de Sistelo pode ver o Castelo do Visconde de Sistelo, a igreja matriz assim como os espigueiros de granito.

Repare nas datas dos espigueiros pois vai perceber que são bastante antigos.

Além disso a Ponte Medieval de Sistelo é outro ponto de interesse e vai encontrá-la perto do troço do passadiço de madeira.

Não se esqueça de incluir no seu roteiro os miradouros que falamos mais à frente.

Os Percursos Pedestres do Sistelo

Trilhos em Sistelo
Trilhos em Sistelo

Existem dez percursos pedestres com início na aldeia de Sistelo, isto é, tem várias opções de trilhos para explorar a região.

Assim, a seguir indicamos quais são esses percursos pedestre e aproveitamos para incluir algumas informações úteis como é o caso da distância, grau de dificuldade e duração do trilho.

Trilho das pontes de Sistelo

O ponto de partida deste trilho é a aldeia de Sistelo, a distância é de 0,8 km, o grau de dificuldade fácil mas a duração do percurso de 30 minutos.

Trilho dos passadiços

O ponto de partida do trilho dos passadiços é a aldeia de Sistelo, a distância é de 1,8 km, o grau de dificuldade fácil e além disso a duração do percurso de 45 minutos.

Trilho Miradouro da Estrica

O ponto de partida do trilho Miradouro da Estrica é a aldeia de Sistelo, a distância é de 4,5 km, o grau de dificuldade moderado mas a duração do percurso 1:30 minutos.

Trilho socalcos de Sistelo

O ponto de partida do trilho dos socalcos é a aldeia de Sistelo, a distância é de 5,8 km, o grau de dificuldade moderado e além disso a duração do percurso 2 horas.

Trilho das Brandas de Sistelo

O ponto de partida deste trilho é a aldeia de Sistelo, a distância é de 6,5 km, grau de dificuldade moderado e além disso a duração do percurso 3 horas.

Trilho do Glaciar e do Alto Vez

O ponto de partida deste trilho é Porto Cova – Sistelo, a distância é de 12,8 km, grau de dificuldade moderado mas a duração do percurso é de 5 horas horas.

Rota de Montanhas entre Brandas

O ponto de partida desta rota é Padrão – Sistelo, a distância é de 22 km, grau de dificuldade difícil e além disso a duração do percurso é de 8 horas

Trilho Rota de Sistelo

O ponto de partida deste trilho é a aldeia de Sistelo, a distância é de 20 km, grau de dificuldade moderado mas a duração do percurso 9 horas.

Grande Rota Inter-Municipal do Alto Minho

O ponto de partida deste trilho é a aldeia de Sistelo, a distância é de 77 km, grau de dificuldade moderado e além disso a duração do percurso 3 dias.

Travessia das Serras da Peneda e Soajo

O ponto de partida desta travessia é Rio Frio/Soajo, a distância é de 77 km, grau de dificuldade fácil, duração do percurso 4 dias.

Onde começar os Passadiços do Sistelo

Passadiços do Sistelo
Passadiços do Sistelo.

Talvez nesta altura esteja com dúvidas em relação a que trilho fazer pois realmente existem vários disponíveis.

No entanto, se a sua ideia é percorrer a zona do passadiço de madeira temos boas notícias para si.

É que o trilho que procura é o Trilho do Passadiço e se tem pouco tempo então vai ficar contente por saber que este trilho demora 45 minutos a ser percorrido.

Pode deixar o seu carro estacionado junto ao Castelo do Visconde de Sistelo e fazer o percurso tranquilamente.

Cuidados a ter ao fazer os passadiços do Sistelo

Ponte Romana de Sistelo
Ponte Romana de Sistelo.

Lembre-se que os passadiços do Sistelo estão situados numa área protegida e por isso devem ser observadas algumas regras:

  • respeite a sinalização existente e deixe o seu veículo nos locais de estacionamento identificados;
  • respeite os valores naturais presentes, isto é não recolha e não danifique a flora nem não perturbe a fauna;
  • todos os resíduos devem ser depositados nos locais apropriados, devendo guardá-los até encontrar um dos muitos recipientes para o lixo, existentes em todo o território;
  • não fume nos espaços florestais nem use fogareiros e grelhadores em espaço florestal mas se avistar fumo ou fogo ligue 112.

Por outro lado, e como estamos numa altura de pandemia, é importante manter as regras de distanciamento social entre pessoas não-coabitantes.

Miradouros do Sistelo

Miradouro dos Socalcos em Sistelo
Miradouro dos Socalcos.

Os miradouros são, de facto, lugares de eleição para observar a paisagem lindíssima de Sistelo.

Assim, vamos destacar dois miradouros que nos deixaram maravilhados, e de onde são bem visíveis os característicos socalcos de Sistelo.

Falamos do miradouro da Estrica e do miradouro dos Socalcos.

Miradouro da Estrica e miradouro dos Socalcos

Miradouro da Estrica
Miradouro da Estrica.

O miradouro da Estrica está situa-se na localidade da Estrica e está colocado sobre uma grande pedra.

Daqui poderá observar a paisagem do Sistelo de uma perspetiva abrangente, isto é, terá uma panorâmica completa do Sistelo.

Por outro lado, o miradouro dos Socalcos é perfeito para quem tiver especial interesse na paisagem dos socalcos, uma vez que os poderá observar de mais perto.

Restaurantes perto dos passadiços do Sistelo

Restaurante A Floresta
Restaurante A Floresta em Arcos de Valdevez.

Apesar da aldeia de Sistelo ser pequena, mesmo assim vai encontrar dois lugares para comer: o Cantinho do Abade (258 563 201) e a Tasquinha Ti’Mélia (967 516 796).

Já em Arcos de Valdevez nós fomos ao Restaurante A Floresta (258 515 163) onde nos deliciamos com a carne cachena, arroz de feijão, grelos e batata a murro, devidamente acompanhados pelo vinho verde da região.

Por último a sobremesa incluiu dois produtos típicos de Arcos de Valdevez: as laranjas de Ermelo e os Charutos dos Arcos. Altamente recomendável o restaurante A Floresta!

Outra sugestão é levar consigo piquenique e parar num sítio aprazível, pois lugares desses não lhe vão faltar.

Alojamento perto dos passadiços do Sistelo

Ribeira Collection
Hotel Ribeira Collection

Nós ficámos alojados no Ribeira Collection Hotel em Arcos de Valdevez, um boutique hotel localizado mesmo ao lado do Rio Vez e recomendamos.

No entanto, se preferir pode escolher um alojamento local na Aldeia do Sistelo ou ainda outros hotéis em Arcos de Valdevez.

Alojamento em Sistelo

Alojamento em Arcos de Valdevez

Mapa e como chegar aos passadiços do Sistelo

Tomando como ponto de referência a cidade do Porto, terá de apanhar a A3 (de preferência) ou a A28 até Viana do Castelo, depois o IP 9, IC 28, N101 e por fim a N202-2.

No entanto, se estiver em Arcos de Valdevez, Sistelo está a 20 km pelo EN 202-2.

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados com os passadiços do Sistelo

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: