Atualizado em: Abril 29, 2021
Os Passadiços do Orvalho, assim como a cascata da Fraga de Água d’Alta são dois lugares bastantes visitados na singela localidade do Orvalho.
Aliás, até à colocação deste passadiço nós nunca tínhamos ouvido falar de Orvalho, que pertence ao município de Oleiros na Beira Baixa.
E, de facto, é uma região muito bonita que merece ser visitada com tempo, por isso mais à frente neste artigo irá encontrar algumas sugestões de alojamento e gastronomia a não perder em Oleiros.
Então, aceita o nosso convite para visitar esta região do Centro de Portugal?
Passadiço da Cascata da Fraga de Água d’Alta

O passadiço de madeira que leva até à Cascata da Fraga de Água d’Alta (também conhecida como cascata do Orvalho) é um percurso relativamente fácil.
Então é assim: apesar de não existir estacionamento “oficial” junto à cascata da Fraga de Água d’Alta, a estrada é relativamente larga e pouco movimentada para permitir que deixe o carro estacionado na berma.
Há depois uma pequena sinalização de madeira que marca o lugar onde começam os passadiços.
A boa notícia é que este primeiro troço é sempre a descer e rapidamente começará a ouvir o ruído da água a cair, anunciando que a cascata está próxima.
Assim, em poucos minutos, chegará à famosa Cascata da Fraga d’Água d’Alta!
Aproveite para se refrescar mas tenha cuidado com o fundo da cascata que tem pedras afiadas.
Dica de viagem: nós visitámos a cascata no verão e por isso havia pouca água. A nossa dica é que marque a sua viagem para a primavera quando o nível da água é mais generoso!
Se não estiver com tempo ou disposição para fazer os passadiços na totalidade sugerimos que continue o seu passeio por mais cerca de 1 km pois vai acompanhar a ribeira e encontrar pequenas quedas de água e piscina naturais que valem a pena ver.
Fazer os Passadiços do Orvalho (completos) – GEOROTA do Orvalho

Quando se fala em Passadiços do Orvalho nem sempre é claro que estamos a falar da GEOROTA DO ORVALHO, um percurso pedestre inserido no Geopark Naturtejo e que contempla geomonumentos classificados pela UNESCO, pontes pedonais, parques de merendas, miradouros, moinhos de água e além disso, veja bem, um habitat de lontras.
Como deve imaginar, não se trata de um passeio para fazer a correr, até porque o desnível acumulado do percurso é de 906 metros e a beleza da paisagem envolvente convida à contemplação.
É um percurso linear de 8,9 km, o que significa que vai ter de fazer o passadiço de ida e volta (17,8 km!) ou então recorrer a um táxi para fazer uma parte do trecho.
São realmente muitos quilómetros e muitas horas a andar a pé em trilhos e passadiços, o que não está ao alcance de toda a gente.
Por isso, algumas pessoas preferem fazer apenas os passadiços junto à Cascata da Fraga de Água d’Alta.
No entanto, para os mais aventureiros aqui deixamos uma ligação para o site da Câmara Municipal de Oleiros com mapa e dados da GEOROTA DO ORVALHO.
Mapa e informação sobre a GEOROTA DO ORVALHO
Onde dormir para fazer os passadiços do Orvalho

A melhor zona para se alojar quando for fazer os passadiços do Orvalho é em Oleiros, isto é, na sede do concelho.
Assim, o Hotel Santa Margarida é um design hotel com duas piscinas exteriores e apresenta uma boa relação qualidade/preço.
Por outro lado, se prefere uma opção mais económica o Camping Oleiros tem ar condicionado e Wi-Fi e está a 50 metros do Praia Açude Pinto.
Gastronomia típica em Oleiros
Os ares da montanha assim como o esforço físico despendido nos passadiços do Orvalho vão, de certeza, abrir-lhe o apetite.
Assim, não perca a oportunidade de degustar o famoso cabrito estonado à moda de Oleiros, assim como o tradicional maranho beirão.
Por outro lado, no que diz respeito aos doces sem dúvida que vai ficar bem servido com as filhós e tigeladas.
Os passadiços do Orvalho no YouTube
A nossa roadtrip em Oleiros resultou num vídeo em formato #shorts, isto é, um vídeo horizontal com menos de 60 segundos, que está disponível no canal de YouTube do Passaporte no Bolso.
Por isso, se prefere o formato vídeo, sugerimos que subscreva e ative as notificações para ser avisado sempre que publicarmos novos vídeos de viagem.
Mapa e como chegar aos Passadiços do Orvalho
De Lisboa
Do Porto
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Serra da Estrela o que visitar
- Sport Hotel Gym + SPA Covilhã
- Hotel Samasa Fundão |alojamento & restaurante
- O que visitar em Monsanto | Aldeia Histórica
- Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!
- Barroca | visita a uma das Aldeias do Xisto
- O que visitar em Belmonte |guia de viagem completo
- Praia Fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia
- O que visitar na Covilhã
- Idanha-A-Velha Aldeia Histórica
- Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Fundão o que visitar na terra das cerejas
- O Alambique de Ouro | Resort familiar no Fundão
- Alpedrinha, a “Sintra da Beira”
- Idanha-a-Nova o que visitar, fazer & dicas de viagem
- Penha Garcia: cascata, praia fluvial, castelo e fósseis
- Passadiços do Orvalho e cascata da Fraga de Água d’Alta em Oleiros
- Penamacor o que visitar
- Cova da Beira: roteiro para três dias inesquecíveis
- Serra do Açor: entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas
- Oleiros: visitar o Cristo-Rei, fazer trilhos e mergulhar em cascatas
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.