Passadiços do Orvalho e Cascata da Fraga de Água d’Alta

Passadiços do Orvalho
Índice do artigo

Os Passadiços do Orvalho, assim como a cascata da Fraga de Água d’Alta são dois lugares bastantes visitados na singela localidade do Orvalho.

Aliás, até à colocação deste passadiço nós nunca tínhamos ouvido falar de Orvalho, que pertence ao município de Oleiros na Beira Baixa.

E, de facto, é uma região muito bonita que merece ser visitada com tempo, por isso mais à frente neste artigo irá encontrar algumas sugestões de alojamento e gastronomia a não perder em Oleiros.

Então, aceita o nosso convite para visitar esta região do Centro de Portugal?

Passadiço da Cascata da Fraga de Água d’Alta

Cascata da Fraga de Água d'Alta
Cascata da Fraga de Água d’Alta.

O passadiço de madeira que leva até à Cascata da Fraga de Água d’Alta (também conhecida como cascata do Orvalho) é um percurso relativamente fácil.

Então é assim: apesar de não existir estacionamento “oficial” junto à cascata da Fraga de Água d’Alta, a estrada é relativamente larga e pouco movimentada para permitir que deixe o carro estacionado na berma.

Há depois uma pequena sinalização de madeira que marca o lugar onde começam os passadiços.

A boa notícia é que este primeiro troço é sempre a descer e rapidamente começará a ouvir o ruído da água a cair, anunciando que a cascata está próxima.

Assim, em poucos minutos, chegará à famosa Cascata da Fraga d’Água d’Alta!

Aproveite para se refrescar mas tenha cuidado com o fundo da cascata que tem pedras afiadas.

Dica de viagem: nós visitámos a cascata no verão e por isso havia pouca água. A nossa dica é que marque a sua viagem para a primavera quando o nível da água é mais generoso!

Se não estiver com tempo ou disposição para fazer os passadiços na totalidade sugerimos que continue o seu passeio por mais cerca de 1 km pois vai acompanhar a ribeira e encontrar pequenas quedas de água e piscina naturais que valem a pena ver.

Fazer os Passadiços do Orvalho (completos) – GEOROTA do Orvalho

Georota do Orvalho.
GEOROTA do Orvalho.

Quando se fala em Passadiços do Orvalho nem sempre é claro que estamos a falar da GEOROTA DO ORVALHO, um percurso pedestre inserido no Geopark Naturtejo e que contempla geomonumentos classificados pela UNESCO, pontes pedonais, parques de merendas, miradouros, moinhos de água e além disso, veja bem, um habitat de lontras.

Como deve imaginar, não se trata de um passeio para fazer a correr, até porque o desnível acumulado do percurso é de 906 metros e a beleza da paisagem envolvente convida à contemplação.

É um percurso linear de 8,9 km, o que significa que vai ter de fazer o passadiço de ida e volta (17,8 km!) ou então recorrer a um táxi para fazer uma parte do trecho.

São realmente muitos quilómetros e muitas horas a andar a pé em trilhos e passadiços, o que não está ao alcance de toda a gente.

Por isso, algumas pessoas preferem fazer apenas os passadiços junto à Cascata da Fraga de Água d’Alta.

No entanto, para os mais aventureiros aqui deixamos uma ligação para o site da Câmara Municipal de Oleiros com mapa e dados da GEOROTA DO ORVALHO.

Mapa e informação sobre a GEOROTA DO ORVALHO

Onde dormir para fazer os passadiços do Orvalho

Passadiço de Orvalho.
Passadiço de Orvalho.

A melhor zona para se alojar quando for fazer os passadiços do Orvalho é em Oleiros, isto é, na sede do concelho.

Assim, o Hotel Santa Margarida é um design hotel com duas piscinas exteriores e apresenta uma boa relação qualidade/preço.

Por outro lado, se prefere uma opção mais económica o Camping Oleiros tem ar condicionado e Wi-Fi e está a 50 metros do Praia Açude Pinto.

Alojamento em Oleiros

Gastronomia típica em Oleiros

Os ares da montanha assim como o esforço físico despendido nos passadiços do Orvalho vão, de certeza, abrir-lhe o apetite.

Assim, não perca a oportunidade de degustar o famoso cabrito estonado à moda de Oleiros, assim como o tradicional maranho beirão.

Por outro lado, no que diz respeito aos doces sem dúvida que vai ficar bem servido com as filhós e tigeladas.

Os passadiços do Orvalho no YouTube

A nossa roadtrip em Oleiros resultou num vídeo em formato #shorts, isto é, um vídeo horizontal com menos de 60 segundos, que está disponível no canal de YouTube do Passaporte no Bolso.

Por isso, se prefere o formato vídeo, sugerimos que subscreva e ative as notificações para ser avisado sempre que publicarmos novos vídeos de viagem.

Mapa e como chegar aos Passadiços do Orvalho

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.