0

Parque Natural do Litoral Norte

Parque Natural do Litoral Norte

O Parque Natural do Litoral Norte é uma área protegida localizada no município de Esposende, isto é, no Norte de Portugal.

De facto, esta reserva veio substituir a antiga Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende.

Corresponde a 16 km de costa entre o estuário na foz do Rio Neiva e a Apúlia e inclui diferentes tipos de habitats.

Assim, além dos estuários dos Rios Cávado e Neiva, também cai encontrar dunas, pinhal e até campos agrícolas.

Existem trilhos que poderá percorrer a pé ou de bicicleta, um conjunto de atividades para fazer sozinho ou em família, assim como monumentos a visitar.

Então, acompanha-nos nesta viagem por terras minhotas?

Visitar o Parque Natural do Litoral Norte

Forte de São João Baptista Esposende
Forte de São João Baptista em Esposende

O mais interessante na nossa opinião para quem visita o Parque do Litoral Norte é a riqueza e diversidade das paisagens, assim como a possibilidade de estar em contacto com a Natureza.

Falamos de algumas atividades interessantes deste ponto de vista a seguir, mas o que não poderá ser óbvio é que dentro da zona protegida existe património edificado que deve fazer parte do seu roteiro, assim como profissões tradicionais que quase caíram em extinção.

Falamos, por exemplo, do Forte de São Baptista em Esposende, também conhecido como o Castelo de São João Baptista.

De facto, este forte está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982 e foi construído durante o reinado de Dom Pedro II.

Já agora, acrescente ao seu roteiro o Farol de Esposende, uma estrutura de metal com 20 metros de altura e pintado de vermelho que dá nas vistas mesmo em frente ao Forte de São João Baptista.

A apanha do sargaço ainda se faz em Esposende e quando visitar o parque pode ser que tenha a sorte de encontrar alguns homens que se dedicam à arte.

Assim, enquanto os homens apanham o sargaço, as mulheres dedicam-se ao transporte das algas marinhas até aos lugares de seca, onde ficam expostos ao sol durante 2 a 3 dias.

O que fazer no Parque Natural do Litoral Norte

Dunas em Esposende
Parque Natural do Litoral Norte

Percursos Pedestres e trilhos

Os amantes de caminhadas vão sentir que encontraram o paraíso.

Isto porque em Esposende existem 13 percursos pedestres para explorar.

No entanto, para explorar esta região do Parque Natural do Litoral Norte nós tomamos a liberdade de sugerir três trilhos para fazer a pé e um para fazer de bicicleta.

Assim, o Trilho das Masseiras (6,9 km) tem como ponto de início os moinhos da Apúlia, o PR2 EPS Entre o Cávado e o Atlântico (5,5 km) começa no Clube Náutico de Fão e o PR1 EPS Entre o Neiva e o Atlântico (8,2 km) parte do estacionamento junto à foz do Rio Neiva, em Guilheta.

Por outro lado, se prefere andar de bicicleta saiba que a Ciclovia da frente ribeirinha de Esposende acompanha a marginal e apesar de ter apenas uma extensão de 1,7 km já dá para dar um gostinho à perna.

Observação de aves

Se aprecia a observação de aves vai ficar contente por saber que estão referenciadas 142 espécies de aves no Parque Natural do Litoral Norte, das quais 115 são vistas com regularidade.

Para aguçar a sua curiosidade vai encontrar na área protegida espécies como a garça, o milhafre e o ganso bravo.

É claro que estas aves podem ser vistas ao longo do parque mas tome nota que junto ao Rio Cávado existe um Observatório de Aves, de onde poderá observar os animais com alguma discrição.

Visitar os Moinhos da Apúlia

Passadiços da Apúlia
Moinhos da Apúlia

Os moinhos da Apúlia são uma imagem icónica de Esposende e estão situados em pleno parque protegido.

É realmente um sítio muito bonito para passear e tirar fotografias, portanto dedique algumas horas a explorar o lugar.

Nós gostámos tanto desta zona que dedicámos um artigo completo ao tema, por isso tomamos a liberdade de sugerir este post: Moinhos da Apúlia – praia e passadiços na Apúlia.

Aqui vai encontrar tudo o que precisa saber para visitar este lugar tão bonito.

Alojamento no Parque Natural do Litoral Norte

Parque Litoral Norte
Parque Natural do Litoral Norte

Quando visitar o Parque Natural do Litoral Norte poderá escolher ficar alojado dentro da zona protegida ou mais afastado no centro de Esposende.

Ambas as zonas são bastante agradáveis mas de uma forma genérica e de acordo com a nossa experiência os hotéis em Esposende são um pouco mais económicos.

De qualquer das formas a seguir indicamos algumas sugestões de alojamento para que possa escolher o que melhor se adequa os seus gostos.

Alojamento em Esposende

Alojamento na Apúlia

Mapa e como chegar ao Parque Natural do Litoral Norte

Tendo como referência a cidade do Porto, para chegar a Esposende terá de ir pela A28 mas conte com uma viagem de 40 minutos.

No entanto, para sua conveniência, a seguir pode consultar o mapa que inclui as indicações para chegar à área protegida rapidamente.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: