Atualizado em: Julho 11, 2021
O Parque Natural do Douro Internacional é uma zona protegida que corresponde à área onde o Rio Douro e o Rio Águeda fazem fronteira com Espanha.
Aliás, do lado espanhol esta zona protegida continua e tem o nome de Parque Natural das Arribas do Douro, ou Parque Natural de Arribes del Duero.
Incluiu territórios dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e ainda Figueira de Castelo Rodrigo.
É uma zona de inegável valor paisagístico e cujo património natural importa preservar.
Por isso, quando visitar esta zona protegida é importante que tenha alguns cuidados básicos como não importunar a fauna, não deixar lixo nem recolher plantas.
Então, acompanha-nos nesta viagem por mais um paraíso em Portugal?
O que visitar no Parque Natural do Douro Internacional
A Praia fluvial de Congida

A praia fluvial da Congida é uma das mais conhecidas no país e há várias razões para isso.
Em primeiro lugar, porque está inserida em pleno Parque Natural do Douro Internacional e as paisagens envolventes são lindíssimas.
Depois, porque tem bons acessos e todas as infraestruturas necessárias para acolher os visitantes.
Falamos, por exemplo, de zonas com relva para estender toalhas, plataformas para mergulhar, bar, parque de merendas, casas de banho e outros espaços para que passe umas agradáveis horas em família.
Miradouros imperdíveis
Os miradouros são lugares de eleição para usufruir das paisagens, portanto tome nota pelo menos dos seguintes: Miradouro de São João das Arribas, Miradouro do Carrascalinho, Miradouro do Penedo Durão, Miradouro natural de Vale de Águia, Miradouro da Fraga do Puio (ou Miradouro de Picote) e Miradouro da Cerca.
Castelos medievais

Se gosta de visitar castelos, então temos boas notícias para si: pode incluir no seu roteiro o castelo de Mogadouro, o castelo de Miranda do Douro e ainda Castelo Rodrigo, que é uma Aldeia Histórica muito bonita.
Povoados da Idade do Ferro
Os amantes de História também têm algo especial.
Por exemplo, o Castro de Aldeia Nova ou de São João das Arribas e o Castro de Vale de Águia ou Castrilhouço, ambos em Miranda do Douro e que valem a pena visitar.
As amendoeiras em flor
No início da primavera as amendoeiras enchem-se de flor, num espetáculo que se repete todos os anos.
É verdade que Vila Nova de Foz Côa é conhecida como a capital da Amêndoa mas as encostas de Barca Dalva, em pleno parque natural vão deixá-lo deslumbrado.
Por isso aceite o nosso convite e faça uma visita a esta região na altura das amendoeiras em flor.
O que fazer no Parque Natural do Douro Internacional

- passeios de barco são obrigatórios para sentir a grandiosidade das arribas mas nós recomendamos que o faça em Miranda do Douro;
- piqueniques em família, como por exemplo na Albufeira da Barragem de Santa Maria de Aguiar em Figueira de Castelo Rodrigo ou na praia fluvial da Congida;
- trilhos e percursos pedestres são ideais para quem quer estar em contacto próximo com a natureza, por isso sugerimos que escolha um ou dois da lista que apresentamos.
- ver árvores centenárias, nomeadamente o freixo com 12 metros mais de 500 anos em Freixo de Espada à Cinta e a azinheira com 16 metros e 200 anos em Almofala.
- observação de aves, como por exemplo as descritas a seguir.
Fauna no Parque Natural do Douro Internacional
Está referenciada a existência de vários animais no parque, no entanto os mais relevantes são o abutre-do-Egito, o melro-azul, o grifo, o mergulhão-de-crista, o javali, o rato-de-cabrera, a víbora-cornuda e o barbo.
Se estiver apenas de passagem é normal que não consiga avistar todos estes animais mas para o ajudar existem placas informativas espalhadas pelo parque com as imagens destes animais.
Roteiro no Parque Natural do Douro Internacional

O parque tem uma extensão considerável, por isso vai precisar de vários dias para o explorar.
Neste roteiro começamos mais a Norte e vamos descendo no parque, no entanto é claro que o pode fazer em sentido contrário.
Assim, sugerimos no mínimo três dias para visitar os principais pontos turísticos.
No entanto, temos a certeza de que vai querer regressar a esta zona do país, por isso guarde este artigo para o futuro.
Roteiro para o dia 1 no Parque Natural do Douro Internacional
Em Miranda do Douro
Para o primeiro dia no parque natural sugerimos que comece o dia pelo Miradouro de São João das Arribas e pelo Castro de Aldeia Nova (da Idade do Ferro). Aproveite para visitar a Capela de São João que está a 1500 metros do castro.
Segue-se outro miradouro de cortar a respiração: o Miradouro de Freixiosa, que está localizado na localidade com o mesmo nome.
Regresse a Miranda do Douro para visitar o centro histórico (castelo, catedral e zona envolvente) e de tarde faça um passeio de barco para melhor apreciar as arribas do Douro.
Alojamento em Miranda do Douro
Dica extra: se tiver um dia extra, comece antes pelo Miradouro da Penha das Torres (na aldeia de Paradela), que é o lugar mais oriental de Portugal e onde o sol nasce mais cedo. Vai ver o local onde o Rio Douro entra em Portugal assim como a barragem de Salto de Castro, ainda em território espanhol. No entanto, para lá chegar terá de percorrer uma estrada de terra batida e, claro, vai precisar de mais tempo.
Roteiro para o dia 2 no Parque Natural do Douro Internacional

De Miranda do Douro, a Freixo de Espada à Cinta, passando por Mogadouro
A primeira visita sugerida é a aldeia de Picote (18 km de Miranda do Douro), um lugar encantador onde parece que o tempo parou.
Veja casas típicas de granito, o moinho recuperado, lagares de azeite, fontes, a capela de Santa Cruz e a capela de Santo Cristo mas também o Eco-Museu Terra de Miranda, antes de se dirigir ao Miradouro de Picote, também conhecido como Miradouro da Fraga do Puio.
Junto a estas fragas existe um gravura rupestre conhecida como o arqueiro, pois tem a forma de um homem com arco.
O próximo destino é a aldeia de Bemposta, conhecida pela barragem com o mesmo nome mas que tem um centro muito charmoso e esconde uma das mais bonitas cascatas da região: a cascata da Faia d’Água Alta.
O centro de Mogadouro não faz parte do parque natural, mas seria uma pena não incluir neste itinerário esta vila tão bonita.
Seguem-se paragens no Miradouro da Cruzinha, no Miradouro do Carrascalinho e no Miradouro do Colado, antes de dar um mergulho na Praia da Congida.
Para chegar à Praia da Congida vai passar pelo centro de Freixo de Espada à Cinta e se estiver cansado pode ficar por aqui, mas acredite que esta praia fluvial vale a pena o desvio.
Tome nota que da aldeia de Bemposta até à Congida, passando por Mogadouro e pelos miradouros que mencionámos são 83 km, a maior parte do tempo em estradas nacionais e municipais, ou seja, é um grande esticão para um dia de viagem.
Alojamento em Freixo de Espada à Cinta
Dica extra: caso possa incluir alguns dias, sugerimos que os dedique a explorar Mogadouro, Torre de Moncorvo ou Vila Nova de Foz Côa.
Roteiro para o dia 3 no Parque Natural do Douro Internacional

De Freixo de Espada à Cinta a Figueira de Castelo Rodrigo
A sua viagem no Parque Natural do Douro Internacional está a chegar ao fim mas ainda há muitos quilómetros para percorrer.
Assim, comece o dia com paisagens inacreditáveis no Miradouro de Penedo Durão, um dos mais conhecidos no Douro Internacional.
Depois, siga pela Estrada Nacional 221 que acompanha do Rio Douro até Barca Dalva, outro lugar inesquecível no Douro.
Passeie no Cais de Barca D’Alva e veja os barcos que fazem tours no Rio Douro mas aproveite para visitar a Estação de Caminhos de Ferro antes de seguir viagem.
Continue pela EN221, desta vez em direção a Escalhão e para ter uma boa perspetiva dos socalcos e do rio sugerimos que pare no Miradouro de Nossa Senhora dos Caminhos e no Miradouro do Alto da Sapinha, uns quilómetros mais à frente.
Por fim, e para terminar a viagem em grande, vá até à Albufeira da Barragem de Santa Maria Aguiar em Figueira de Castelo Rodrigo.
Então, diga-nos a verdade, não valia a pena incluir mais uns dias no roteiro?
Alojamento em Figueira de Castelo Rodrigo.
Mapa e como chegar ao Parque Natural do Douro Internacional
O Parque Natural de Douro Internacional está a cerca de 200 km da cidade do Porto e 370 km de Lisboa mas para confirmar o melhor trajeto para chegar ao parque tomamos a liberdade de incluir um mapa com todas as indicações.
Do Porto
Artigos Relacionados
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Bragança? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Praia fluvial da Congida
- Parque Natural do Douro Internacional
- Freixo de Espada à Cinta o que visitar, fazer e roteiro para um dia
- Mirandela o que visitar na capital da Terra Quente
- Ecopista do Sabor: 34 km entre Pocinho e Carviçais
- Foz do Sabor: praia fluvial em Torre de Moncorvo
- Torre de Moncorvo o que visitar em Trás-os-Montes
- Parque Natural Regional do Vale do Tua (em breve)
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.