Atualizado em: Maio 24, 2023
O Parque Natural do Alvão é uma zona protegida criada em 1983 e cuja localização se divide entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, isto é, em Trás-os-Montes.
A região é conhecida pelas cascatas das Fisgas de Ermelo, no entanto, como temos fortes raízes familiares em Mondim de Basto, conhecemos a área muito bem e podemos dizer-lhe que há muito mais para ver.
Neste artigo vamos falar-lhe de pontos que provavelmente conhece no parque, mas de certeza que vai ficar a saber de lugares desconhecidos e que merecem ser incluídos no seu roteiro.
Então, acompanha-nos nesta viagem pela paisagem florestal no Norte de Portugal?
Visitar o Parque Natural do Alvão

Em comparação com outros parques naturais do país, o Parque do Alvão é considerado pequeno em extensão, pois estamos a falar de apenas 72,2 km2.
No entanto, há tantas atividades para fazer e tão bonitas paisagens para admirar, que acreditamos que vai querer ficar alguns dias na região.
Assim, vamos dar-lhe dicas de cascatas e aldeias que estão ligadas por trilhos pedestres exigentes.
É claro que pode intercalar estes percursos pedestres com pausas refrescantes em lagoas e rios cujas águas cristalinas lhe vão ficar na memória.
Dica: veja outros parques em Portugal:
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Parque Natural do Douro Internacional
- Reserva Natural das Berlengas
- Parque Natural do Litoral Norte
- Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina
Cascatas no Parque Nacional do Alvão
Se apenas conhece a cascata das Figas de Ermelo, então temos boas notícias para lhe dar, uma vez que nós sugerimos que visite mais três: a Cascata de Agarez, o Cascata de Galegos da Serra e a Cascata de Bilhó.
Cascata das Fisgas do Ermelo
A cascata das Figas de Ermelo no Rio Olo dispensa apresentações, pois é uma das maiores quedas de água de Portugal.
Pode ver comodamente a cascata e apreciar a dimensão da mesma a partir do Miradouro das Figas, no entanto, para se refrescar nas piocas (nome dado às lagoas), terá de percorrer o respetivo trilho pedestre.
Cascata de Bilhó
A Cascata de Bilhó situa-se na localidade com o mesmo nome e para lá chegar deverá dirigir-se pela Estrada Municipal M1200 que liga Cavernelhe a Bilhó.
A melhor altura para visitar esta cascata é na primavera, uma vez que o Rio Cabrão nem sempre tem um caudal suficiente para apreciar devidamente a queda de água.
Se for aventureiro, então sugerimos que suba as fragas da cascata e explore a montante do rio até às ruínas dos moinhos de água.
Cascata de Agarez
A Cascata de Agarez situa-se em Vila Marim, isto é, no lado de Vila Real do parque.
Não é fácil chegar lá mas procure indicações da aldeia de Agarez e depois deixe-se levar pelo ruído da água a cair.
Com efeito, a queda de água de 8 metros ouve-se bem à distância, e à falta de melhores indicações deixamos esta dica.
Cascata de Galegos da Serra
Mais uma cascata quase desconhecida dos portugueses: a cascata de Galegos da Serra.
Tenha em atenção o caminho de pedras para não escorregar e cair, mas acredite que a queda de água vale a sua visita.
De vez em quando é frequentada por grupos de pessoas que vivem ali perto, pois a maioria dos visitantes desconhece esta linda cascata, o que é uma pena.
Aldeias no Parque Natural do Alvão

São algumas as aldeias rurais dentro do Parque Natural do Alvão, no entanto, as nossas preferidas são Barreiro, Travassos, Varzigueto e Lamas d’Olo.
Assim, na aldeia de Barreiro coloque na sua lista uma passagem pela Capela de Santo António do Barreiro e uma paragem para contemplar a paisagem no miradouro do Barreiro.
Em Travassos, não perca uma visita à discreta ponte de Travassos, assim como à Capela de Santa Bárbara, protetora contra os raios e tempestades que na Serra do Alvão são frequentes no inverno.
Já em Varzigueto, comece por admirar a aldeia de longe, pois parece quadro saído da imaginação de um artista inspirado.
O conjunto de casas de granito fica particularmente bonito com o enquadramento de campos verdejantes a perder de vista mas para aprimorar a sua visita sugerimos que veja a Capela de Nossa Senhora da Luz.
Em Lamas D’Olo destacamos a aldeia com casas de granito e nos campos à volta sugerimos que dê especial atenção aos lameiros e campos de cultivo.
Por outro lado, não muito longe, pode ver duas barragens que são a Barragem Cimeira e Barragem Fundeira e se preferir fazer um piquenique sugerimos uma pausa no Parque de Merendas de Lamas D’Olo.
Outros Lugares de Interesse

Já partilhamos uma série de lugares muito interessantes para visitar no Alvão, no entanto, ainda temos mais algumas dicas para si.
Assim, a Estrada Nacional 304 é um percurso absolutamente deslumbrante que tem de fazer, seja de carro ou de bicicleta, de preferência no sentido da Campeã para Mondim de Basto.
É certo que apenas um pequeno trajeto da EN304 passa pela área protegida, mas acredite que nos vai agradecer esta dica.
Coloque também na sua lista de o que visitar no Parque Natural do Alvão o pelourinho de Ermelo, a Ponte Medieval de Ermelo, o Fojo, assim como os moinhos de Fervença.
Alojamento no Parque Natural do Alvão
Em termos de alojamento tem duas hipóteses: ficar a dormir num alojamento local dentro do parque, ou em alternativa, optar por um unidade hoteleira em Mondim de Basto.
Nós, que costumamos ficar em casa de familiares, achamos que ambas as soluções são satisfatórias, por isso vai depender do seu gosto pessoal.
Em todo o caso, confirme os preços e disponibilidade de alojamento na região de Mondim e no Parque do Alvão.
Mapa e como chegar ao Parque Natural do Alvão
O Parque Natural do Alvão fica a 16 km de Vila Real, 100 km do Porto e a 400 km de Lisboa, por isso não tem desculpa para não conhecer este paraíso em Trás-os-Montes.
Do Porto
Artigos Relacionados
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:
- O que visitar em Pitões das Júnias e conhecer a ponte do diabo e da fertilidade (Ponte da Misarela)
- Ecomuseu de Barroso: Espaço Padre Fontes em Montalegre
- Vilar de Perdizes, entre a medicina popular e magia
- Fafião, a aldeia dos lobos, das cascatas e do poço verde e a Serra do Larouco, que tem nome de Deus Celta
- Visitar Montalegre, a capital do Barroso, com o seu castelo medieval, passando por Vilarinho de Negrões a pela Barragem do Alto Rabagão
- Murça: guia de viagem com o que visitar, ver e fazer
- O que fazer em Valpaços, incluindo roteiro para um dia e Ecovia do Rabaçal
- Pedras Salgadas o que visitar e fazer no Nature Park
- Descobrir Vila Pouca de Aguiar, fazer um piquenique na Lagoa do Alvão, conhecer o Castelo de Aguiar da Pena e visitar as minas de ouro de Tresminas
- Visitar Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião no Douro
- Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: inclui dicas de quem lá vive!
- Percorrer a Ecopista do Tâmega entre Amarante e Arco de Baúlhe e conheça uma das melhores estradas do mundo para conduzir: a Estrada Nacional 304
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizo viagens, por isso convido-o a espreitar o grupo Ofertas de VIAGENS.