O Parque Natural da Madeira é uma área protegida que abrange cerca de 67% do território da Madeira e que se concentra no maciço central e na costa Norte da ilha.
Ou seja, se não considerarmos as zonas urbanas, quase a totalidade da Ilha da Madeira faz parte do Parque Natural da Madeira.
Foi criado em 1982 e trata-se de uma Reserva Biogenética que pretende preservar espécie ameaçadas e únicas no mundo, como é o caso da Orquídea da Serra.
Por ser uma área de inequívoca relevância para a preservação do património natural mundial, visitar o Parque Natural da Madeira e estar em contacto com este ecossistema deve ser entendido como um privilégio.
Os visitantes podem (e devem) usufruir destas paisagens maravilhosas mas devem zelar para que o seu impacto seja mínimo.
Por outras palavras, deixá-lo como o encontraram ou melhor.
Assim, neste artigo vai encontrar algumas informações sobre o Parque Natural da Madeira e melhores práticas para usufruir do parque.
Como visitar o Parque Natural da Madeira

Algumas zonas do Parque Natural da Madeira só são acessíveis por pessoas credenciadas, isto é, o comum dos visitantes não pode aceder.
No entanto, são muitos os lugares onde os visitantes são permitidos e a melhor forma de os conhecer é percorrer os percursos pedestres recomendados.
Lembre-se que por serem zonas remotas e protegidas, deve ter cuidados redobrados, quer no que diz respeito à sua segurança, quer no que concerne à preservação do meio ambiente.
O que visitar no Parque Natural da Madeira
Como dissemos no início do artigo, o Parque Natural da Madeira abrange um território considerável da Ilha da Madeira.
Assim, se vai estar na Madeira alguns dias aqui ficam algumas sugestões de o que visitar e fazer, lembrando que vai precisar de alugar um carro (os transportes públicos não são opção viável) e equipamento adequado (calçado para trekking, agasalho, lanterna, comida e bebida, entre outros).
A Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço situa-se na extremidade Este da Ilha da Madeira.
É um lugar muito bonito com paisagens arrebatadoras e integra a Rede Natura 2000, mas para conhecer bem a zona tem de fazer um percurso pedestre de cerca de 6 seis quilómetros.
O PR8 Vereda da Ponta de São Lourenço passa por locais inesquecíveis, como a Reserva Natural da Rocha do Navio e o Cais do Sardinha, no entanto é um lugar sem sombra e muito escorregadio.
O Maciço Montanhoso

O maciço montanhoso abrange as áreas de mais difícil acesso na Madeira e talvez por isso sejam tão impressionantes.
Alguns dos percursos pedestres recomendados são o PR1 Vereda do Pico do Areeiro, o PR1.1 Vereda da Ilha, o PR1.2 Vereda do Pico Ruivo, o PR1.3 Vereda da Encumeada, PR2 Vereda do Urzal, PR3.1 Caminho Real do Monte, PR6 Levada das 25 Fontes, PR6.1 Levada do Risco, entre outros.
Percorrer as levadas e veredas madeirenses são uma excelente forma de explorar as zonas protegidas do Parque Natural da Madeira.
Porém, é um desafio passar tanto tempo a caminhar.
Por isso, outra forma para aproveitar a sua estadia na Madeira menos cansativa visitar alguns destes lugares de carro e escolher apenas alguns trilhos para percorrer a pé.
Por exemplo, nós decidimos ir de carro até ao Pico do Arieiro para ver o nascer do Sol.
O Curral das Freiras faz parte do maciço central e é outro para incluir no seu roteiro. A melhor forma de apreciar a paisagem é ir aos miradouros e acredite que vale a pena.

Nós escolhemos ir ao Miradouro Boca dos Namorados e Miradouro Boca da Corrida num dia em que tinha chovido muito na véspera, por isso a quantidade de água que caía das montanhas era inacreditável.
A Floresta Laurissilva

A Floresta Laurissilva é a floresta indígena da Madeira, ou seja, aquela que existia antes dos navegadores portugueses aqui chegarem.
Está classificada como Património da Humanidade Natural pela UNESCO.
Para explorar a área do Fanal são sugeridos dois trilhos: o PR13 – Vereda do Fanal e o PR14 – Levada dos Cedros mas se estiver de carro coloque “Fanal” no GPS e vai chegar a este lugar único.
Outras Reservas Naturais da Madeira

Na Ilha da Madeira vai encontrar áreas de reserva natural muito interessantes para conhecer.
Assim, as zonas protegidas de classificação regional incluem reservas marinhas como a Reserva Natural Parcial do Garajau e a Reserva Natural da Rocha do Navio, a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, a Reserva Natural das Ilhas Desertas, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a Área protegida do Cabo Girão e a Área Protegida da Ponta do Pargo.
Por outro lado, e no que diz respeito à REDE NATURA 2000, devemos mencionar o Maciço Montanhoso Central, a floresta Laurissilva, a Ponta de São Lourenço, o Ilhéu da Viúva, Achadas da Cruz, Moledos, Pináculo, Pico Branco (Porto Santo), Ilhéus do Porto Santo, Ilhas Desertas, Ilhas Selvagens, Paul do Mar – Jardim do Mar, Ribeira Brava, Cabo Girão, Caniço de Baixo, Porto Novo, Machico, Pico do Facho e Cetáceos Madeira.
Como vê, não faltam áreas naturais para explorar na Ilha da Madeira mas em Portugal Continental também existem Parques Naturais muito interessantes. Veja algumas sugestões a seguir.
Parque Nacional da Peneda-Gerês | Parque Natural do Douro Internacional | Reserva Natural das Berlengas | Parque Natural do Litoral Norte | Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina | Parque Natural do Alvão | Parque Natural da Serra da Estrela
Artigos relacionados com o Parque Natural da Madeira
Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter
- Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira
- Cabo Girão skywalk sobre o Promontório mais alto da Europa
- Curral das Freiras: visitar o maciço central da Madeira e melhores miradouros
- Câmara de Lobos o que visitar: a baía, o Ilhéu, a estátua de Churchill e muito mais!
- Ribeira Brava: fazer poncha madeirense na Serra D´Água
- Paul da Serra: visitar o maior planalto madeirense
- Parque Natural da Madeira: visitar ecossistemas únicos no mundo
- Fanal e a Floresta Laurissilva madeirense (em breve)
- Porto Moniz: piscinas naturais na ilha da Madeira (em breve)
- Mercado dos Lavradores no Funchal (em breve)
- Funchal: visitar a renovada Avenida do Mar (em breve)
- Ponta de São Lourenço (em breve)
- Visitar Machico (em breve)
- Casas típicas de Santana (em breve)
- Aeroporto da Madeira (em breve)
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.