Parque Doñana, à procura do lince ibérico no Sul de Espanha

Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

Ora aqui está tudo o que precisa saber para conhecer o Parque Doñana. Onde fica localizado, como marcar os tours oficiais, que animais ver na zona do parque, e muito mais!

O Parque Nacional de Doñana é uma zona protegida a menos de 3 km de Matalascañas.

Conhecer o Parque Nacional de Doñana

Entrada do parque

Onde comprar os bilhetes para visitar o Parque Nacional de Doñana?

Não é possível visitar o parque de forma independente, pois apenas uma pequeníssima área está aberta a visitas livres. Isto obriga a marcações com antecedência pois os tours são bastante concorridos.

Nós comparámos os tours oferecidos em El Rocío e no próprio parque e decidimos optar pelo segundo porque nos pareceu mais completo e estava situado muito perto do nosso hotel.

Existem duas visitas por dia, uma ao início da manhã e outra ao início da tarde.

Aconselharam-nos a ir de manhã por causa do calor mas também porque de manhã os animais estão mais ativos.

O nosso guia explicou-nos que existem dois parques, o Parque Natural Doñana e o Parque Nacional Donãna.

Visita ao Parque Doñana: a nossa experiência

Praia

A visita começou a alta velocidade pela praia. Só se viam mariscadores e aves.

Entrámos na duna móvel, fizemos uma paragem para algumas explicações do guia e quando nos embrenhámos no parque começaram a aparecer os animais.

Em primeiro lugar vimos apenas os vestigios da existência dos animais.

Aqui e ali viam-se marcas de pegadas deixadas pelos animais.

Duna móvel
Rasto de animais
parque-donana-espanha

Só mais à frente é que começámos a ver os animais.

parque-donana-espanha
parque-donana-espanha
parque-donana-espanha
parque-donana-espanha
parque-donana-espanha
parque-donana-espanha
parque-donana-espanha

Nós bem procurámos mas o lince ibérico é muito difícil de avistar.

No entanto foi divertido colocar os miúdos à procura do fugidio animal. Pelo menos mantiveram-se entretidos.

Tudo o que precisa saber antes de visitar o Parque Nacional de Doñana

Área deserta do parque

Quais são as principais atrações no Parque Nacional de Doñana?

Uma das principais atrações é a diversidade de ecossistemas, que inclui dunas de areia, pântanos, florestas e lagoas, proporcionando habitat a uma abundância de vida selvagem.

Assim, os visitantes podem explorar extensos trilhos para caminhadas, proporcionando a oportunidade de avistar aves migratórias, como flamingos e águias-pesqueiras.

Além disso, na icónica Cuesta del Maneli irá ter vistas panorâmicas deslumbrantes do parque, enquanto os passeios de barco pelo Rio Guadalquivir revelam a paisagem aquática única.

Por fim, no Centro de Visitantes “El Acebuche” pode pedir informações educativas sobre a ecologia da região.

Qual é a melhor época do ano para visitar o parque em termos de fauna e flora?

Dicas para aproveitar o verão

A melhor época para visitar o Parque Nacional de Doñana em termos de fauna e flora é durante a primavera e o início do verão.

Isto porque nestes meses, que abrangem principalmente abril a junho, a região atinge seu esplendor máximo em termos de biodiversidade.

Assim, na primavera, as temperaturas são agradáveis, e a flora do parque está exuberante, com uma explosão de flores silvestres coloridas. É também o período em que muitas aves migratórias voltam para reprodução, transformando o parque num paraíso ornitológico. Pode-se observar uma variedade impressionante de aves, como flamingos, cegonhas, abutres e muitas outras espécies.

Quanto à fauna, esta estação é excelente para observar animais como cervos, javalis e até mesmo o lince-ibérico, uma espécie ameaçada de extinção.

Ou seja, deve evitar os meses de verão, quando as temperaturas podem ser mais altas, algumas áreas podem ficar secas, e muitas aves migratórias já terão deixado a região.

Portanto, a primavera é a época ideal para vivenciar toda a exuberância do ecossistema do Parque Nacional de Doñana.

É possível fazer passeios guiados no Parque Nacional de Doñana? E que animais selvagens posso esperar ver durante a visita?

parque-donana-espanha

Sim, é possível fazer passeios guiados no Parque Nacional de Doñana, mas apenas tours do parque.

Estas excursões são conduzidas por guias especializados que conhecem bem a área, e geralmente incluem transporte em veículos apropriados para a região, como por exemplo, jipes adaptados para terrenos variados.

Quanto aos tipos de animais selvagens que se pode esperar ver durante a visita, o parque é conhecido pela sua rica diversidade.

Assim, entre as espécies icónicas estão o lince-ibérico, que é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, além de cervos, javalis, raposas, aves de rapina e uma variedade incrível de aves migratórias que usam o parque como área de reprodução.

Os guias geralmente têm bons conhecimentos sobre os hábitos e comportamentos dos animais, o que aumenta as hipóteses de ver estes animais.

No entanto, é importante ter em mente que a observação da vida selvagem é uma experiência natural, e a presença de alguns animais pode variar de acordo com a época do ano e as condições ambientais.

Quais são as medidas de segurança que devo ter em mente durante a visita?

parque-donana-espanha

Durante a visita ao Parque Nacional de Doñana, é importante adotar medidas de segurança para garantir uma experiência positiva e preservar o ambiente natural.

Então, mantenha-se nos trilhos marcados e evite perturbar a flora e fauna. Se fizer lixo durante o passeio, leve-o consigo de volta.

Ao participar nos tours guiados, siga as instruções do guia, pois eles conhecem bem a área e podem fornecer orientações importantes para garantir a segurança do grupo.

Vista-se adequadamente com roupas confortáveis e calçados resistentes, ajustando o vestuário conforme as condições climáticas locais.

Não esqueça o protetor solar para se proteger contra a exposição ao sol, especialmente nas áreas abertas.

Leve água suficiente para manter-se hidratado e alguns snacks leves, principalmente nas caminhadas a pé mais longas.

Por fim, mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas e atualizações do parque antes da visita.

Posso acampar no Parque Nacional de Doñana?

Acampar no Parque Nacional de Doñana não é permitido, pois o parque tem regulamentações estritas para proteger seu ecossistema delicado, e acampar selvagem pode causar danos irreversíveis à flora e fauna locais.

Assim, as autoridades do parque incentivam os visitantes a desfrutar da beleza natural durante o dia, seguindo os trilhos e participando nos passeios guiados para minimizar o impacto ambiental.

Leia também:

Por fim, está a pensar visitar a Andaluzia? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Hi, I started following you on Instagram so I can see more of your pictures! Would you consider adding a translator widget to your blog? Unfortunately for me, I don’t speak or read any languages other than English. I would love to read your blog posts 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.