Palácio da Sissi em Corfu (Grécia): Conheça o incrível Achilleion

Com que antecedência devo comprar uma viagem de cruzeiro
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Como é o Palácio da Sissi, em Corfu? Incrível é dizer pouco…

Durante a minha própria experiência, tive o privilégio de explorar o Achilleion como parte de um tour do cruzeiro MSC, que também incluía a visita do centro histórico de Corfu.

O passeio revelou-se excelente, por isso, partilho consigo tudo o que precisa saber sobre este destino.

Isto porque o magnífico Palácio da Sissi, ou Achilleion, em Corfu, Grécia, foi o ponto alto desta paragem de cruzeiro.

Ou seja, ao mergulhar na arquitetura do Achilleion, percebe-se a meticulosa conceção que busca evocar a grandiosidade dos palácios da mítica Feácia, centrando-se no lendário herói Aquiles da mitologia grega.

Assim, neste artigo, além de descrever as características singulares do Palácio da Sissi, explico o que pode contar encontrar num tour deste género.

Prepare-se, então, para mergulhar na magnificência do Achilleion e descobrir como esta jóia em Corfu transcende a sua função histórica, tornando-se numa experiência memorável para todos os que a visitam.

O Achilleion: Tudo sobre o Palácio da Sissi em Corfu

Palácio da Sissi em Corfu.

O Achilleion, também conhecido como o Palácio da Sissi, é um notável palácio em Corfu, construído especificamente para a Imperatriz Elisabeth da Áustria, mais conhecida como Sissi, ou Sisi.

A construção deste edifício teve início em 1890, por sugestão do cônsul austríaco Alexander von Warsberg, que procurava proporcionar um refúgio de verão para a imperatriz, profundamente abalada pela trágica perda do seu único filho, o príncipe herdeiro Rodolfo da Áustria, em 1889.

A escolha do local para este simbólico palácio recaiu em Gastouri, uma vila a cerca de dez quilómetros de Corfu.

De facto, achei a escolha do lugar excelente, já que fica num alto com uma vista panorâmica tanto de Corfu como do Mar Jónico ao fundo!

O projeto arquitetónico do Achilleion foi meticulosamente concebido para evocar a atmosfera de um antigo palácio da mítica Feácia, com destaque para o herói Aquiles da mitologia grega, que empresta seu nome ao palácio.

Aliás, a Imperatriz Elisabeth da Áustria, conhecida pela sua profunda admiração pela Grécia, escolhia Corfu como o seu destino de férias recorrente, para além das viagens à Madeira.

E para celebrar essa afinidade pela cultura grega, a Princesa Sissi, encomendou a construção de um palácio que refletisse essa paixão. E assim nasceu o Achilleion, o Palácio dedicado a Aquiles!

Também foi hospital durante a Primeira Guerra Mundial e Quartel General na Segunda Guerra Mundial, ou seja, ao longo do tempo teve diferentes finalidades.

Apesar de ter passado anos ao abandono, o Achilleion foi restaurado e tornou-se num dos lugares mais visitados em Corfu.

Palácio da Sissi em Corfu.

Pelo que é conhecido o Achilleion?

Esculturas de mármore no Palácio da Sissi em Corfu.

O Palácio da Sissi em Corfu, ou Achilleion, é conhecido pelas lindas esculturas e quadros com o tema de Aquiles.

Aquiles foi um herói, segundo a mitologia grega, e para além de combater a Guerra de Troia, é o personagem principal da Ilíada, de Homero.

14702263132740c1fdd569ac835ec8ce2db9541192

Ora, o Achilleoin tem uma escultura de Aquiles que é rara: o Aquiles moribundo, ou o Aquiles a morrer. A verdade é que por norma o guerreiro Aquiles é representado em toda a sua glória, ou seja, a imagem do herói minutos antes da sua morte é algo incomum.

Outro ponto de alto da visita ao Palácio da Sissi em Corfu é observar as esculturas, do herói Aquiles como referi antes, mas também de outras divindades gregas.

Ou seja, um pouco por toda a propriedade existem jardins e recantos decorados com lindas esculturas de mármore.

Também achei curioso ver banheiras inseridas na decoração dos jardins, que serviam para a princesa tomar banho. Aliás, a imperatriz era conhecida pelo facto de tomar muitos banhos. Lembre-se que na altura o banho não era uma prática comum.

1470226277d9f4614e3f23255fb1ddd55e587a7f4c

Os espaços abertos e terraços com vista para o mar são realmente agradáveis, e não me canso de referir, ricamente decorados.

Aquiles no Palácio da Sissi.
Corfu

Já no interior do Palácio da Sissi, a grandiosa escadaria marca a entrada dos visitantes. As salas estão abertas ao público, que podem apreciar a decoração, ou seja, as peças de arte expostas.

Também gostei de ver nas paredes documentos e cartas que contam não só a história deste incrível palácio, mas também a história dos seus habitantes.

14702265577a736b6cce473560a909e9bccaa69a56
1470226476812422a8dbec3f66ba0d8b2f5a21f762

É possível visitar o Achilleion de forma independente?

Corfu na Grécia.

Como referi antes, eu visitei o Palácio da Sissi em Corfu num tour do cruzeiro MSC, no entanto, acredito que é perfeitamente possível fazer este passeio de forma independente.

Isto porque no porto de cruzeiros existem vários táxis que os passageiros podem utilizar para fazer este passeio.

Mas para que corra tudo bem, lembre-se de confirmar o horário de partida do navio, para que não corra o risco de o perder.

Informe o taxista de que precisa de estar no porto na hora combinada. Além disso, negoceie o preço antes da viagem.

Já agora, de uma forma geral compensa fazer o passeio por sua conta se for um grupo ou família de 3 ou 4 pessoas.

Outras paragens no tour do Palácio da Sissi

Ilha dos Ratos em Corfu

O destaque deste tour do cruzeiro MSC foi, sem dúvida, a visita ao Achilleion, o Palácio da Sissi, no entanto, faziam parte deste passeio mais duas paragens.

Assim, ainda tivemos tempos para um tour a pé pelo centro de Corfu, com direito a algum tempo livre para explorarmos ao nosso ritmo.

Além disso, antes de regressarmos ao navio fizemos uma paragem num miradouro para vermos outra atração turística de Corfu: à Ilha dos Ratos.

O nome da ilha é devido ao formato da ilha, que se assemelha a um pequeno roedor, ou seja, não fique preocupado se pensou que na ilha existem muitos ratos, ou algo do género!

De qualquer forma, no miradouro com vista para a Ilha dos Ratos pudemos ver uma aterragem de uma avião impressionante, uma vez que a pista de aterragem está muito perto da água, o que dá a sensação que o avião se vai despenhar.

Ilha dos Ratos na Grécia.
14702261523068e539ebfc4390d53e45d10fec8fb2

Veja também os tours que fizemos no cruzeiro do Adriático:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.