0

Paço de Giela | uma viagem “onde Portugal se fez”

Paço de Giela

O Paço de Giela é um espaço interpretativo localizado em Arcos de Valdevez e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Aliás, é considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais e a sua origem está relacionada com a criação da “Terra de Valdevez”.

Como é uma paragem obrigatória se estiver a visitar esta região do Minho, neste artigo vamos dar-lhe dicas para visitar o Paço de Giela, incluindo o preço dos bilhetes, horário, como chegar mas também dicas de restaurantes e alojamento em Arcos de Valdevez.

Então, aceita o nosso convite para visitar este magnífico exemplar de arquitetura civil privada do tempo medieval e moderno?

Visitar o Paço de Giela

Interior do Paço da Giela
Paço de Giela em Arcos de Valdevez.

Em primeiro lugar tenha em mente que fazem parte do Paço de Giela o Paço em si, a Torre e Núcleo Museológico, a capela e ainda a receção que tem um auditório e casas de banhos.

Por outro lado, existem evidências arqueológicas que apontam para a fundação de um pequeno castelo rural no início da Idade Média que foi sofrendo alterações e acrescentos nos séculos seguintes.

Assim, hoje é possível identificar várias fases do Paço de Giela que acompanham o avançar do tempo.

Além disso, e para compreender melhor a importância que este lugar teve na fundação da história nacional, poderá assistir a um filme que retrata o Recontro de Valdevez.

De uma forma muito resumida em 1141 os exércitos de Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela, que eram primos, encontraram-se perto no Vale do Vez e em vez do derramamento de sangue habitual nestas situações conseguiram chegar a um entendimento, isto é, uniram-se contra o inimigo comum: os muçulmanos que assolavam o sul do território.

Voltando à visita do Paço da Giela, no interior sugerimos que observe as salas mas tome especial atenção a um lagar que existe no rés-do-chão e que foi o resultado de uma exploração agrícola ali existente nos séculos XIX e XX.

Em seguida, quando subir à Torre de Menagem aproveite para percorrer o primitivo caminho de ronda enquanto contempla a paisagem do Vale do Rio Vez.

Já no exterior não se esqueça de procurar as janelas manuelinas, se bem que elas são grandes e destacam-se nas paredes do Paço.

Por fim, não deixe o Paço da Giela sem dar um pulinho à capela que também faz parte desta visita.

Preços dos bilhetes

Paço de Giela
Paço de Giela.

Para visitar o Paço da Giela terá de comprar um bilhete que custa 1 EUR, mas as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Horário do Paço da Giela

Nucleo Museológico
Núcleo Museológico .

O horário normal do Paço da Giela é de terça a domingo entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 18:00.

No entanto durante os meses de verão (de 15 de junho a 15 de setembro) o horário de tarde sofre alterações (das 15:00 às 17:00).

Restaurantes em Arcos de Valdevez

Restaurante A Floresta
Restaurante A Floresta em Arcos de Valdevez.

Explorar este castelo rural vai deixá-lo de certeza com bastante apetite, por isso sugerimos o Restaurante A Floresta (258 515 163) em Arcos de Valdevez.

Na ementa deste restaurante vai encontrar vários pratos apetitosos, no entanto nós tomamos a liberdade de sugerir que experimente a carne cachena, arroz de feijão, grelos e batata a murro, não esquecendo o vinho verde da região.

Espero que deixe lugar para as sobremesas pois aqui poderá provar os famosos Charutos dos Arcos.

Alojamento perto do Paço de Giela

Ribeira Collection
Hotel Ribeira Collection

Quando visitámos o Paço de Giela ficámos alojados no centro de Arcos de Valdevez no Ribeira Collection Hotel.

Reserve o Ribeira Collection Hotel

Trata-se de um hotel boutique cheio de charme e que além disso prima pela localização privilegiada junto às margens do Rio Vez.

No entanto, se preferir pode escolher outros hotéis que indicamos a seguir.

Alojamento em Arcos de Valdevez

Mapa e como chegar ao Paço de Giela

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados com o Paço de Giela

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: