Atualizado em: Julho 3, 2021
O Paço de Giela é um espaço interpretativo localizado em Arcos de Valdevez e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Aliás, é considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais e a sua origem está relacionada com a criação da “Terra de Valdevez”.
Como é uma paragem obrigatória se estiver a visitar esta região do Minho, neste artigo vamos dar-lhe dicas para visitar o Paço de Giela, incluindo o preço dos bilhetes, horário, como chegar mas também dicas de restaurantes e alojamento em Arcos de Valdevez.
Então, aceita o nosso convite para visitar este magnífico exemplar de arquitetura civil privada do tempo medieval e moderno?
Visitar o Paço de Giela

Em primeiro lugar tenha em mente que fazem parte do Paço de Giela o Paço em si, a Torre e Núcleo Museológico, a capela e ainda a receção que tem um auditório e casas de banhos.
Por outro lado, existem evidências arqueológicas que apontam para a fundação de um pequeno castelo rural no início da Idade Média que foi sofrendo alterações e acrescentos nos séculos seguintes.
Assim, hoje é possível identificar várias fases do Paço de Giela que acompanham o avançar do tempo.
Além disso, e para compreender melhor a importância que este lugar teve na fundação da história nacional, poderá assistir a um filme que retrata o Recontro de Valdevez.
De uma forma muito resumida em 1141 os exércitos de Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela, que eram primos, encontraram-se perto no Vale do Vez e em vez do derramamento de sangue habitual nestas situações conseguiram chegar a um entendimento, isto é, uniram-se contra o inimigo comum: os muçulmanos que assolavam o sul do território.
Voltando à visita do Paço da Giela, no interior sugerimos que observe as salas mas tome especial atenção a um lagar que existe no rés-do-chão e que foi o resultado de uma exploração agrícola ali existente nos séculos XIX e XX.
Em seguida, quando subir à Torre de Menagem aproveite para percorrer o primitivo caminho de ronda enquanto contempla a paisagem do Vale do Rio Vez.
Já no exterior não se esqueça de procurar as janelas manuelinas, se bem que elas são grandes e destacam-se nas paredes do Paço.
Por fim, não deixe o Paço da Giela sem dar um pulinho à capela que também faz parte desta visita.
Preços dos bilhetes

Para visitar o Paço da Giela terá de comprar um bilhete que custa 1 EUR, mas as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
Horário do Paço da Giela

O horário normal do Paço da Giela é de terça a domingo entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 18:00.
No entanto durante os meses de verão (de 15 de junho a 15 de setembro) o horário de tarde sofre alterações (das 15:00 às 17:00).
Restaurantes em Arcos de Valdevez

Explorar este castelo rural vai deixá-lo de certeza com bastante apetite, por isso sugerimos o Restaurante A Floresta (258 515 163) em Arcos de Valdevez.
Na ementa deste restaurante vai encontrar vários pratos apetitosos, no entanto nós tomamos a liberdade de sugerir que experimente a carne cachena, arroz de feijão, grelos e batata a murro, não esquecendo o vinho verde da região.
Espero que deixe lugar para as sobremesas pois aqui poderá provar os famosos Charutos dos Arcos.
Alojamento perto do Paço de Giela

Quando visitámos o Paço de Giela ficámos alojados no centro de Arcos de Valdevez no Ribeira Collection Hotel.
Reserve o Ribeira Collection Hotel
Trata-se de um hotel boutique cheio de charme e que além disso prima pela localização privilegiada junto às margens do Rio Vez.
No entanto, se preferir pode escolher outros hotéis que indicamos a seguir.
Alojamento em Arcos de Valdevez
Mapa e como chegar ao Paço de Giela
*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.
Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:
- Baloiço do Mezio | o maior baloiço de Portugal
- Porta do Mezio no Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Passadiços de Sistelo em Arcos de Valdevez
- Paço de Giela | uma viagem “onde Portugal se fez”
- Arcos de Valdevez o que visitar
- Lima Escape Glamping em Ponte da Barca
- Lindoso: visitar o castelo e espigueiros medievais
- Visitar as Termas de Melgaço: um dia relaxante entre jardins e SPA
- O que fazer em Castro Laboreiro
Artigos relacionados com o Paço de Giela
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Vila Nova de Cerveira |o que visitar
- Melgaço |o que visitar, fazer, hotel e restaurantes
- Hotel Monte Prado & SPA Melgaço
- Percursos Marginais do Rio Minho
- Restaurante Foral de Melgaço
- Adega Sabino | dica de restaurante em Melgaço
- Valença do Minho | guia de viagens completo
- Restaurantes em Ponte de Lima
- O que visitar em Caminha & dicas imperdíveis!
- Hotel Porta do Sol Caminha & Candle SPA
- Ponte da Barca visitar as Terras da Nóbrega
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.