0

O que visitar na Covilhã | museus, street art e mais

O que visitar na Covilhã

A Covilhã é uma cidade que pertence ao distrito de Castelo Branco, isto é, no Centro de Portugal e neste post vamos dar-lhe sugestões de o que visitar na Covilhã.

É conhecida por ser uma das portas de entrada na Serra da Estrela, no entanto tem tanto para oferecer que vai querer ficar alguns dias na região.

Neste artigo indicamos algumas sugestões de o que visitar na Covilhã, como por exemplo dicas de museus, steet art e paisagens mas também o que fazer na Covilhã e arredores, ou seja, atividades que o vão entreter por bastante tempo.

Por fim, iremos recomendar alojamento e terá acesso a um mapa que o ajudará a chegar à Covilhã.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Baixa?

O que visitar na Covilhã

2º Encontro de Travel Bloggers Torre
A Torre na Serra da Estrela

Museus na Covilhã

Se é apreciador de museus vai adorar a Covilhã, isto porque a cidade tem vários museus interessantes.

Nós recomendamos a visita ao New Hand Lab perto da ribeira da Carpideira e ao Museu de Lanifícios (MUSLAN) onde terá uma perspetiva abrangente da história da lã na região assim como das técnicas utilizadas.

O Museu de Lanifícios pertence à Universidade da Beira Interior e tem dois pólos, sendo que ambos são visitáveis.

Por outro lado, além destes museus também poderá incluir no seu roteiro na Covilhã o Museu de Arte Sacra (Avenida Frei Heitor Pinto 9), o Museu do Queijo (situado na freguesia de Peraboa) ou o Centro Interpretativo da Cereja (Rua da Estalagem 31, 6200-571 Ferro).

Street Art na Covilhã

Se estar dentro de um espaço fechado não é a sua onda, nesse caso não perca o roteiro de street art na Covilhã.

É que estas obras de arte são para admirar ao longo das ruas, nos sítios mais surpreendentes como nas paredes de casas, muros, portas, enfim, quando menos esperar vai dar de caras com uma peça única.

A boa notícia é que esta exposição está a constantemente em atualização, quer isto dizer que todos os anos são acrescentados novos painéis que assim embelezam ainda mais a cidade da Covilhã.

Para mais informações contacte a Wool Covilhã Arte Urbana (info@woolfest.org).

Paisagens de cortar a respiração

A oferta a nível paisagístico é incrível na Covilhã e inclui miradouros, lagoas e até uma Aldeia de Xisto.

Nos miradouros nós destacamos o miradouro Varanda dos Carquejais, a Pedra do Urso (em Cantar-Galo) eo miradouro do Vale Glaciar (em Unhais da Serra).

Além disso, uma subida ao ponto mais alto de Portugal continental é obrigatória, e por essa razão deve incluir no seu roteiro a Torre.

Dizem que da Torre se avistam lugares tão longínquos como a Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, a Serra de Gredos em Espanha, a Serra do Marão em Trás-os-Montes e até a Serra de Portalegre no Alentejo mas nós confessamos que não conseguimos identificar estas montanhas.

Quando descer da Torre aproveite para visitar a Nossa Senhora da Boa Estrela (no lugar do Covão do Boi), uma estátua escavada na rocha que tem uns incríveis 7 metros de altura.

Nas lagoas e cursos de água realçamos a Lagoa Comprida (no verão aproveite para dar um mergulho na praia fluvial da Lagos Comprida), o Poço do Inferno (cascata), o Lago do Viriato (ou Albufeira Cova do Viriato em Cortes de Meio), mas também o Covão d’Ametade, onde poderá fazer um piquenique na zona de lazer.

Sobral de São Miguel é uma Aldeia de Xisto em plena Serra da Estrela. Aqui, além do casario em xisto, terá oportunidade de admirar moinhos, fornos comunitários, lagar, fonte da ponte e tronco do ferrador.

Como vê, são bastantes lugares para visitar, portanto reserve algumas horas para visitar Sobral de São Miguel.

O que fazer na Covilhã

Taberna A Laranjinha
Taberna A Laranjinha
  • A Covilhã é conhecida pela cherovia, por isso não perca a oportunidade de provar os diferentes pratos confecionados com este legume;
  • Existem muitos trilhos pedestres para percorrer e será difícil fazer todos. A nossa sugestão é que escolha um de acordo com o tempo que tem disponível e a sua condição física e parta à aventura.

O que visitar na Covilhã e arredores

O que visitar em Belmonte
Aldeia Histórica de Belmonte

Até agora falámos em lugares a incluir no seu roteiro e que pertence ao concelho da Covilhã, no entanto a poucos quilómetros da Covilhã vai encontrar paisagens que vale a pena incluir na sua visita.

Assim, tomamos a liberdade de sugerir visitar a Aldeia Histórica de Belmonte (22 km) ou o Fundão (24 km).

Alojamento na Covilhã

Sport Hotel Gym + SPA Covilha
Sport Hotel Gym + SPA Covilhã

Nós ficámos no Sport Hotel Gym + SPA Covilhã que fica localizado no centro da Covilhã e recomendamos.

No entanto, existem outras opções de onde dormir na Covilhã que indicamos a seguir, assim como hotéis na Serra da Estrela.

Já agora, uma dica extra: se visitar a Covilhã no outono ou inverno procure um hotel com piscina interior!

Alojamento na Covilhã

Hotéis na Serra da Estrela

O que visitar na Covilhã: como chegar

Para visitar a Covilhã é muito importante que tenha veículo disponível.

É verdade que a Covilhã é servida de comboio (trem) e autocarro (ônibus) mas para que tenha liberdade para explorar a região é fundamental que tenha carro (se pretender alugar carro veja o link no final deste artigo :))

De Lisboa

Para quem tem viatura só precisa de seguir as indicações deste mapa, no entanto, se está em Lisboa de férias e gostaria de visitar a Covilhã tomamos a liberdade de sugerir o tour de 1 dia à Serra da Estrela, que inclui transporte de ida e volta desde Lisboa e guia particular.

Do Porto

Se está de férias no Porto pode visitar a Covilhã facilmente neste tour de 1 dia à Serra da Estrela, que é privado, ou se não se importar de viajar com um grupo pequeno existe esta opção mais económica de excursão à Serra da Estrela.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.