1

O que visitar em Évora |21 sugestões p/o seu roteiro

O que visitar em Évora

Artigo atualizado em

O que visitar em Évora. Cidade Património mundial e candidata a Capital Europeia da Cultura 2027. O seu centro histórico está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1986.

O que visitar em Évora: praças e largos magníficos

Praça de Giraldo

Sugerimos que comece a sua visita a Évora nesta emblemática praça, a Praça do Giraldo, que também é a principal praça da cidade.

Este lugar é especialmente agradável nas noites quentes de verão pois as esplanadas dos restaurantes enchem-se e também é habitual haver algum tipo de animação.

Largo Conde Vila Flor

É no Largo Conde Vila Flor que se encontram alguns dos pontos turísticos mais interessantes de Évora, nomeadamente o Templo Romano, por isso achamos que deve incluir este lugar no seu roteiro em Évora!

Largo da Porta de Moura

O Largo da Porta de Moura foi buscar o seu nome à existência da Porta de Moura que pode ser admirada nesta zona e que remonta ao período medieval.

O que visitar em Évora: Sé Catedral, Igrejas e capelas

Sé Catedral de Évora

Sé Catedral Évora

A Sé Catedral de Évora, também conhecida como Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção ou simplesmente Catedral de Évora ou Sé de Évora, é um magnífico edifício construído em granito no século XIII.

Está localizada no Largo do Marquês de Marialva mas para visitar tanto a catedral como o claustro, torre e museu terá de adquirir um bilhete.

Igreja dos Lóios

Em primeiro lugar tome nota que a Igreja dos Lóios ou Igreja de São João Evangelista faz parte do Convento dos Lóios.

Por muitos esta é considerada uma das igrejas mais bonitas de Portugal e certamente que os lindíssimos painéis de azulejos azuis datados do século XVIII de autoria do mestre António de Oliveira Bernardes ajudam para esta classificação.

Igreja de Santo Antão

Igreja de Santo Antão

A Igreja de Santo Antão, também conhecida como Igreja Paroquial de Santo Antão, está localizada na Praça de Giraldo e foi fundada em 1557 no exato lugar onde havia a Ermida de Santo Antoninho, respeitante ao período medieval.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco já foi uma capela real e as duas principais atrações são a nave de estilo gótico-manuelino (e respetiva abóbada nervurada) e a Capela dos Ossos.

Capela dos Ossos

“Nós que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, é o que se lê na Capela dos Ossos em Évora.

Foi construída no século XVIII e nas paredes estão encrustados milhares de ossos e crânios humanos.

No entanto, muito honestamente não é um local para ser visitado por todas as pessoas e nós preferimos não levar os nossos filhos.

Igreja da Graça

Igreja da Graça

A Igreja da Graça, Convento de Nossa Senhora da Graça ou ainda Meninos da Graça, foi o primeiro monumento de arquitetura renascentista em Évora.

A fachada do edifício é realmente impressionante, de onde sobressai uma torre com três sinos.

Igreja e Convento de Santa Clara

Neste momento não é possível visitar o interior da Igreja de Santa Clara em Évora mas pode perfeitamente observá-la do exterior.

A Igreja de Santa Clara está localizada na Rua Serpa Pinto.

Igreja do Salvador do Mundo

A construção da Igreja do Salvador do Mundo também é conhecida como Igreja do Antigo Convento do Salvador ou simplesmente Igreja do Salvador remonta ao século XVII.

A entrada nesta igreja é gratuita mas tenha em atenção que o acesso se faz pela parte lateral.

Igreja da Misericórdia de Évora

A Igreja da Misericórdia de Évora passa despercebida no Largo da Misericórdia, por ser um templo relativamente pequeno.

No entanto, no seu interior é ricamente decorado com azulejos, o que faz com que seja uma das igrejas mais bonitas da região.

O que visitar em Évora: Os Palácios

Palácio Cadaval

O Palácio Cadaval ou Palácio dos Duques do Cadaval foi construído no século XIV sobre ruínas de um castelo mouro e com o passar do tempo foi incorporando vários estilos arquitectónicos, pelo que hoje exibe características mudéjar, gótica e manuelina, numa combinação única.

Pertence à família Cadaval mas várias zonas podem ser visitadas, como é o caso da Igreja dos Lóios (já falada anteriormente) e o museu do Palácio Cadaval.

Assim, tome nota que o Palácio Cadaval está aberto todos os dias, exceto à segunda-feira.

Palácio Dom Manuel

Apesar de atualmente não ser possível visitar o interior do Palácio de Dom Manuel (ou Palácio D.Manuel), a verdade é que ainda podemos admirar este magnífico edifício.

Isto porque o Palácio Dom Manuel está inserido no Jardim Público de Évora, pelo que tomamos a liberdade de sugerir que visite este local e desfrute do jardim e das vistas gratuitamente.

O que visitar em Évora: museus, arquivos e centros de interpretação

Museu de Évora – Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

O Museu de Évora ou Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo ocupa o antigo Palácio Episcopal no Largo do Conde de Vila Flor.

Tem mais de 20 000 artefactos, incluindo uma coleção de treze painéis que representam a vida da virgem Maria, o que faz com que seja um dos mais importantes museus de Portugal.

Museu das Carruagens

Apesar de na nossa opinião não ser tão magnífico como o Museu dos Coches em Lisboa, a verdade é que o Museu das Carruagens em Évora é interessante o suficiente para sugerimos que o inclua no seu roteiro no Alentejo.

Assim, pode visitar a Coleção das Carruagens no Páteo de São Miguel.

Museu da Catedral – Arte Sacra

O Museu da Catedral é especialemente indicado para quem aprecia arte sacra, por isso, se é o seu caso, tomamos a liberdade de sugerir que se dirija ao largo do Marquês de Marialva, em Évora.

Museu do Relógio – Polo de Évora

O Polo de Évora do Museu do Relógio pretende ser uma cartão de visita do museu principal que se localiza em Serpa.

Outros monumentos de interesse cultural em Évora

Templo Romano de Évora

[NOVO POST] O que visitar em Évora.21 sugestões para incluir no seu roteiro em Évora!#evora #viajarfazbem #viajaremportugal

Apesar de só agora estarmos a falar no Templo Romano de Évora, a verdade é que este é talvez o monumento mais conhecido de Évora.

Aliás, este templo também é conhecido como Templo de Diana, apesar de esta segunda designação não estar correta.

Aqueduto da Água de Prata

O Aqueduto da Água de Prata é um complexo projeto hidráulico que tinha como função abastecer de água a região.

Assim, o aqueduto pode ser admirado em vários pontos da cidade de Évora.

Termas Romanas

As Termas Romanas de Évora podem ser visitadas no Palácio dos Condes de Sortelha, sede dos Paços do Concelho.

Foram descobertas em 1987 enquanto se realizavam escavações e acredita-se terem sido construídas entre os séculos II e III.

Hotéis em Évora

A nossa família ficou alojada no Évora Hotel que recomendamos, pois apesar de não estar localizado no centro, tem instalações bastante confortáveis, parque de estacionamento gratuito e é muito rápido aceder ao centro.

No entanto tomamos a liberdade de sugerir outros alojamentos em Évora.

Além disso, aproveitamos para referir que dispomos de condições preferenciais na reserva de hotéis, pelo que pode contactar-nos para mais informações (reservapassaporte@gmail.com).

Dicas de viagem

Como certamente percebeu, a cidade de Évora tem realmente muitos atrativos que poderá incluir no seu roteiro.

No entanto, gostaríamos mesmo assim de mencionar algumas dicas de viagem que tornaram a nossa visita a Évora mais agradável.

  • Nas lojas de souvenirs vai encontrar para além dos artigos típicos (ímanes de frigorífico, T-shirts, etc), peças bem interessantes de cortiça;
  • Os doces conventuais regionais são imperdíveis, por isso sugerimos o pão de rala, os alfinetes de Santa Clara e, claro, as queijadas de Évora;

Tours a partir de Lisboa para Évora

Para aqueles que estão a visitar a capital de Lisboa e têm um dia livre, por que não visitar a histórica cidade de Évora num tour de um dia (bate-volta)?

Assim, de todos os tours que pode fazer nós sugerimos os seguintes:

  • Excursão de Vinhos em Évora Saindo de Lisboa;
  • Évora e Megalíticos: Excursão de 1 Dia saindo de Lisboa;
  • Lisboa: Excursão em Grupo Pequeno Patrimônio Português.

Como chegar a Évora

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Évora? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

1 Comment

  • Reply
    estevamweb
    2020-03-08 at 19:49

    Meu sogro (in memorian) já morou em Évora. Pena que numa época difícil da vida dele… Não tivemos a oportunidade de visitá-lo… Um dia vamos a Portugal conhecer… Obrigado pelas dicas. A cidade se parece muito com nossas cidades históricas de Minas Gerais, tais como Ouro Preto e Mariana.

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: