1

O que visitar em Bratislava | dicas imperdíveis!

O que visitar em Bratislava: UFO

Artigo atualizado em

O que visitar em Bratislava. Se acha que a capital da Eslováquia é uma cidade que não vale a pena visitar, então, lamentamos dizer-lhe que está enganado!

É certo que Bratislava é pequena e não tem a grandiosidade de outras capitais do centro da Europa.

No entanto, é uma cidade encantadora, com bastantes atrações turísticas e que vale mesmo a pena conhecer.

Acompanha-nos nesta viagem?

O Castelo de Bratislava e o Sigismund Gate

Castelo de Bratislava

Pessoalmente não achámos o Castelo de Bratislava muito interessante.

É um edifício branco com uma arquitetura simples e poucos detalhes impressionantes e o interior que é visitável pelo que nos disseram funciona como galeria de arte.

No entanto, três coisas chamaram-nos bastante a atenção:

  1. Os jardins do castelo;
  2. O Sigimund Gate;
  3. A vista da ponte UFO e da cidade

Os jardins do castelo são de entrada livre e são inspirados nos jardins de Versailles. É um local tranquilo, ideal para repousar depois de subir a colina até ao castelo.

O Sigimund Gate é uma das entradas para o castelo. Quando estiver em frente ao Sigimund Gate se virar à direita irá pelo caminho mais curto até ao castelo mas terá alguns degraus pela frente.

Por outro lado, se continuar em frente não terá degraus mas a subida é uma pouco mais longa.

Por fim, um dos motivos para as pessoas visitarem o Castelo de Bratislava é a possibilidade de desfrutar as melhores vistas da cidade de Bratislava, em especial do Rio Danúbio e da Ponte UFO.

Localização: No cimo de uma colina, em Hrad, 811 06 Bratislava.

A Catedral de São Martinho

A Catedral de São Martinho é umas das mais antigas igrejas de Bratislava mas também é a maior. É conhecida como a igreja da coroação, pois era o local de coroação de reis e rainhas.

A entrada é livre mas não é possível visitá-la durante as celebrações religiosas. E devemos dizer que são muito rigorosos em relação a esta proibição, pois fica uma pessoa na entrada que impede a entrada nessas alturas.

Localização: Rudnayovo Námestie 1, 811 01 Bratislava.

O Palácio dos Primados

Palácio dos Primados

O Palácio dos Primados é um edifício construído em estilo neoclássico. As principais atrações são as tapeçarias expostas e uma fonte de São Jorge.

Localização: Primaciálne námestie 2, 811 01 Bratislava.

Entrada: 3 EUR.

A Porta de São Miguel

Portão São Miguel

Inicialmente existiam quatro portas de acesso à cidade das quais apenas a Porta de São Miguel (ou St. Michael’s Gate) sobreviveu.

No interior da Porta de São Miguel está localizado o ponto zero das estradas de Bratislava, assim como indicações para várias cidades do mundo e a respetiva distância.

A Igreja Azul (ou Igreja de Santa Isabel)

Blue Church Bratislava

Tem mesmo de inclui uma visita à Igreja de Santa Isabel no seu roteiro em Bratislava! É que não é comum ver-se uma igreja decorada em tons de azul claro.

Já agora, no interior também sobressai o mesmo tom de azul.

A localização da Igreja Azul não é muito central, mas pode perfeitamente fazer o percurso a pé, conte mais ou menos com quinze minutos desde a praça principal.

Localização: Alžbety, Bezručova 2, 811 09 Bratislava.

O Palácio de Grassalkovich

O que visitar em Bratislava: Grassalkovch

É a residência oficial do Presidente da Eslováquia e infelizmente não é possível visitá-lo.

A única forma de admirar o edifício em estilo rococó é a partir da rua.

A ponte Most SNP e o UFO Observation Deck

O que visitar em Bratislava: UFO

A ponte Most SNP atravessa o rio Danúbio e a imagem do que parece um OVNI é inconfundível.

Tem uma área exclusiva para os peões, pelo que pode percorrer a ponte em segurança.

Já se quiser visitar o Observation Deck terá de marcar com alguma antecedência, uma vez que no UFO funciona um dos mais caros bares/restaurantes de Bratislava.

Pelo menos a vista está garantida!

Museu da História da Cidade (Old Town Hall)

Este era o edifício da Antiga Câmara Municipal e que atualmente é um museu de dedicado à história da cidade.

São exibidos artefactos que documentam a história de Bratislava datados até 1930.

Morada: Hlavné námestie 501/1, 811 01 Staré Mesto.

Período de funcionamento: todos os dias exceto à segunda-feira, das 10:00 – 17:00 (de 3.ª a 6.ª) e das 11:00 – 18:00 (fim de semana).

Entrada: 5 EUR.

Esculturas engraçadas em Bratislava

Schöne Náci

Schöne Náci – Este simpático senhor cumprimenta quem ali passa com um sorriso e o levantar do chapéu.

Localização: Rybárska brána 217/1, 811 01 Staré Mesto.

Man at Work – cuidado para não tropeçar nesta estátua que emerge de uma tampa de esgoto.

Man at work

Localização: Panská 251/1, 811 01 Bratislava.

Curiosidades sobre Bratislava

  • Encontrámos muitas pessoas a saberem falar português. Um vendedor numa barraquinha no mercado de Natal disse-nos que tinha tido uma namorada portuguesa e um jovem na estação de autocarros disse-nos que aprendeu na escola.
  • Bratislava é uma cidade com muitos estudantes em Erasmus. Falámos com dois jovens espanhóis que apesar de gostarem de viver e estudar na cidade não se conseguiam adaptar ao clima frio dos invernos.
  • A cerveja é barata mas, na nossa opinião, não muito boa.

Dicas para organizar a sua viagem a Bratislava

Quantos dias preciso para visitar Bratislava?

Como já dissemos, a cidade é pequena e os principais pontos turísticos estão concentrados na zona antiga, o que faz com que economize bastante tempo.

Nós ficámos duas noites porque queríamos visitar os mercados de Natal de Bratislava mas se quiser apenas visitar o centro histórico um dia é suficiente. A seguir nós viajámos para Viena, na Áustria.

Aliás, uma prática comum dos viajantes é incluir Bratislava num circuito maior que inclua outras capitais como Viena, Budapeste e Praga. Tudo depende do tempo que tiver disponível e de quanto está disposto a gastar.

Por falar em dinheiro, o custo de vida em Bratislava é bastante mais económico em comparação com as capitais europeias que referimos.

Tours e excursões

Sabemos que nem todos os viajantes gostam de participar em viagens organizadas, mas se está interessado no link a seguir tem exemplos de tours e excursões pode fazer em Bratislava.

Preciso de Seguro de viagem para viajar para Bratislava?

A questão de fazer ou não seguro de viagem para países europeus é um pouco controversa pois muita gente acredita que o Cartão Europeu de Seguro de Doença é suficiente.

Se ainda não tem este cartão recomendamos fortemente que solicite o mais brevemente possível. Pode fazê-lo no site da segurança social, não tem custo associado e dá-lhe acesso a assistência na doença em países europeus nas condições dos residentes desses mesmos países.

No entanto, como deve imaginar, este cartão não inclui as mesmas coberturas de um seguro de viagem.

Por exemplo, se ficar doente e precisar de repatriamento o Cartão Europeu de Saúde não o vai ajudar. Se no país onde estiver existirem taxas de saúde (como em Portugal existem taxas moderadoras), terá de suportar esses custos.

Nós recomendamos os seguros de viagem da IATI Seguros mesmo em viagens para países europeus, com atendimento em língua portuguesa, sem adiantar dinheiro e sem franquias.

Na prática o que acontece se precisar de assistência médica só precisa de ligar para um número de telefone onde o atenderão em português e lhe dirão para onde se deverá deslocar.

Quando chegar à clínica ou hospital só precisa de dizer o seu nome e já estarão à sua espera, sem precisar de fazer nenhum pagamento.

Além disso, se fizer a compra do seguro através deste link tem um desconto de 5% em relação ao site da própria companhia de seguros.

Vale a pena visitar Bratislava?

Sim, claro que vale a pena visitar Bratislava, e muito! A cidade é linda, cheia de edifícios históricos, bastante económica e fácil de visitar.

Apenas não vá com a ideia que é uma grande metrópole.

Veja também:

O que acha de conhecer melhor a Eslováquia? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

1 Comment

  • Reply
    Miguel A. Gonçalves
    2020-01-05 at 19:40

    Uma cidade que, à sua dimensão, se torna bastante interessante 🙂

  • Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: