Atualizado em: Fevereiro 15, 2023
O que visitar em Bratislava em 2023. Se acha que a capital da Eslováquia é uma cidade que não vale a pena visitar, então, lamentamos dizer-lhe que está enganado!
É certo que Bratislava é pequena e não tem a grandiosidade de outras capitais do centro da Europa como Viena ou Budapeste.
No entanto, é uma cidade encantadora, com bastantes atrações turísticas e que vale mesmo a pena conhecer.
Então, acompanha-nos nesta viagem?
O que visitar em Bratislava em 2023
O Castelo de Bratislava e o Sigismund Gate

O Castelo de Bratislava está situado no cimo de um monte e apesar de o edifício em si ser normal, vale a pena ser incluído no seu roteiro.
É um edifício branco com uma arquitetura simples e poucos detalhes, e o interior do Castelo de Bratislava funciona como galeria de arte mas para o visitar tem de comprar o bilhete.
No entanto, três coisas chamaram-nos bastante a atenção:
- Os jardins do castelo;
- O Sigimund Gate;
- A vista da ponte UFO e da cidade
Os jardins do castelo são são inspirados nos jardins de Versailles e além disso a boa notícia é que são de entrada gratuita.
É um local tranquilo, isto é, ideal para repousar depois de subir a colina até ao castelo.
Por outro lado, o Sigimund Gate é uma das entradas para o castelo.
Quando estiver em frente ao Sigimund Gate se virar à direita irá pelo caminho mais curto até ao castelo mas terá alguns degraus pela frente.
Por outro lado, se continuar em frente não terá degraus mas a subida é uma pouco mais longa.
Por fim, um dos motivos para as pessoas visitarem o Castelo de Bratislava é a possibilidade de desfrutarem das melhores vistas da cidade de Bratislava, em especial do Rio Danúbio e da Ponte UFO.
Localização: No cimo de uma colina, em Hrad, 811 06 Bratislava.
A Catedral de São Martinho
A Catedral de São Martinho é umas das mais antigas igrejas de Bratislava mas também é a maior. É conhecida como a igreja da coroação, pois era o local de coroação de reis e rainhas.
A entrada é livre mas não é possível visitá-la durante as celebrações religiosas. E devemos dizer que são muito rigorosos em relação a esta proibição, pois fica uma pessoa na entrada que impede a entrada nessas alturas.
Localização: Rudnayovo Námestie 1, 811 01 Bratislava.
O Palácio dos Primados

O Palácio dos Primados é um edifício construído em estilo neoclássico.
As principais atrações do museu são as tapeçarias expostas e uma fonte de São Jorge mas a praça onde se situa o palácio é muito bonita.
Localização: Primaciálne námestie 2, 811 01 Bratislava.
Entrada: 3 EUR.
A Porta de São Miguel

Inicialmente existiam quatro portas de acesso à cidade das quais apenas a Porta de São Miguel (ou St. Michael’s Gate) sobreviveu.
No interior da Porta de São Miguel está localizado o ponto zero das estradas de Bratislava, assim como indicações para várias cidades do mundo e a respetiva distância.
A Igreja Azul (ou Igreja de Santa Isabel)

Tem mesmo de inclui uma visita à Igreja de Santa Isabel no seu roteiro em Bratislava! É que não é comum ver-se uma igreja decorada em tons de azul claro.
Já agora, no interior também sobressai o mesmo tom de azul.
A localização da Igreja Azul não é muito central, mas pode perfeitamente fazer o percurso a pé, conte mais ou menos com quinze minutos desde a praça principal.
Localização: Alžbety, Bezručova 2, 811 09 Bratislava.
O Palácio de Grassalkovich

É a residência oficial do Presidente da Eslováquia e infelizmente não é possível visitá-lo.
A única forma de admirar o edifício em estilo rococó é a partir da rua.
A ponte Most SNP e o UFO Observation Deck

A ponte Most SNP atravessa o rio Danúbio e a imagem do que parece um OVNI é inconfundível.
Tem uma área exclusiva para os peões, pelo que pode percorrer a ponte em segurança.
Já se quiser visitar o Observation Deck terá de marcar com alguma antecedência, uma vez que no UFO funciona um dos mais caros bares/restaurantes de Bratislava.
Pelo menos a vista está garantida!
Museu da História da Cidade (Old Town Hall)
Este era o edifício da Antiga Câmara Municipal e que atualmente é um museu de dedicado à história da cidade.
São exibidos artefactos que documentam a história de Bratislava datados até 1930.
Morada: Hlavné námestie 501/1, 811 01 Staré Mesto.
Período de funcionamento: todos os dias exceto à segunda-feira, das 10:00 – 17:00 (de 3.ª a 6.ª) e das 11:00 – 18:00 (fim de semana).
Entrada: 5 EUR.
Esculturas engraçadas em Bratislava

Schöne Náci – Este simpático senhor cumprimenta quem ali passa com um sorriso e o levantar do chapéu.
Localização: Rybárska brána 217/1, 811 01 Staré Mesto.
Man at Work – cuidado para não tropeçar nesta estátua que emerge de uma tampa de esgoto.

Localização: Panská 251/1, 811 01 Bratislava.
Curiosidades sobre Bratislava
- Encontrámos muitas pessoas a falar português. Um vendedor numa barraquinha no mercado de Natal disse-nos que tinha tido uma namorada portuguesa e além disso um jovem na estação de autocarros disse-nos que aprendeu na escola.
- Bratislava é uma cidade com muitos estudantes em Erasmus. Falámos com dois jovens espanhóis que apesar de gostarem de viver e estudar na cidade não se conseguiam adaptar ao clima frio dos invernos.
- A cerveja é barata mas em termos de sabor não é das nossas preferidas.
Dicas para organizar a sua viagem a Bratislava
Quantos dias preciso para visitar Bratislava?
Como já dissemos, a cidade é pequena e os principais pontos turísticos estão concentrados na zona antiga, o que faz com que economize bastante tempo.
Nós ficámos duas noites porque queríamos visitar os mercados de Natal de Bratislava mas se quiser apenas visitar o centro histórico um dia é suficiente. A seguir nós viajámos para Viena, na Áustria.
Aliás, uma prática comum dos viajantes é incluir Bratislava num circuito maior que inclua outras capitais como Viena, Budapeste e Praga. Tudo depende do tempo que tiver disponível e de quanto está disposto a gastar.
Por falar em dinheiro, o custo de vida em Bratislava é bastante mais económico em comparação com as capitais europeias que referimos.
Tours e excursões
Sabemos que nem todos os viajantes gostam de participar em viagens organizadas, mas se está interessado no link a seguir tem exemplos de tours e excursões pode fazer em Bratislava.
Preciso de Seguro de viagem para viajar para Bratislava?
A questão de fazer ou não seguro de viagem para países europeus é um pouco controversa pois muita gente acredita que o Cartão Europeu de Seguro de Doença é suficiente.
Se ainda não tem este cartão recomendamos que o peça o mais brevemente possível. Pode fazê-lo no site da segurança social, não tem custo associado e dá-lhe acesso a assistência na doença em países europeus nas condições dos residentes desses mesmos países.
No entanto, como deve imaginar, este cartão não inclui as mesmas coberturas de um seguro de viagem.
Por exemplo, se ficar doente e precisar de repatriamento o Cartão Europeu de Saúde não o vai ajudar. Se no país onde estiver existirem taxas de saúde (como em Portugal existem taxas moderadoras), terá de suportar esses custos.
Nós recomendamos os seguros de viagem da IATI Seguros mesmo em viagens para países europeus, pois tem atendimento em língua portuguesa, não precisa de adiantar dinheiro e não tem franquias.
Na prática o que acontece se precisar de assistência médica é ligar para um número de telefone onde o atenderão em português e lhe dirão para onde se deverá deslocar.
Quando chegar à clínica ou hospital só precisa de dizer o seu nome e já estarão à sua espera, sem precisar de fazer nenhum pagamento.
Atualmente o custo dos seguros de viagem estão tão acessíveis que não se justifica arriscar e viajar sem seguro. Além disso, se fizer a compra do seguro através deste link tem um desconto de 5% em relação ao site da própria companhia de seguros.
Vale a pena visitar Bratislava?
Sim, claro que vale a pena visitar Bratislava, e muito! A cidade é linda, cheia de edifícios históricos, bastante económica e fácil de visitar.
Apenas não vá com a ideia que é uma grande metrópole.
Alojamento em Bratislava
Existem vários tipos de alojamento em Bratislava desde hotéis luxuosos como o Marrol’s Boutique Hotel a apartamentos e alojamentos económicos como o Patio Hostel.
A escolha de hotel em Bratislava depende muito do que considera importante numa estadia, ou seja, se prefere a localização, o conforto ou o preço.
Assim, a seguir pode escolher um alojamento em Brastislava que lhe agrade.
Como chegar a Bratislava desde Portugal
Apesar de não existirem de momento voos diretos de Portugal para Bratislava, mesmo assim pode conseguir viagens baratas desde que reserve os voos com escala com alguma antecedência.
Assim, saindo de Lisboa ou do Porto, pode viajar para a capital da Eslováquia na Ryanair e fazendo escala em Bergamo (BGY).
Outra opção que pode valer a pena, e considerando que Viena é muito perto de Bratislava, é encontrar um voo barato para Viena e apanhar o autocarro direto do Aeroporto Internacional de Viena para Bratislava, ou vice-versa.
A viagem demora cerca de 40 minutos e os preços dos bilhetes comprados online começam em 4,95€. Quanto mais cedo comprar os seus bilhetes de autocarro, mais probabilidades tem de encontrar preços baratos.
Aliás, saindo de Bratislava pode visitar várias cidades do leste europeu de autocarro como Budapeste, Graz, Praga, Cracóvia entre outras. Explore as possibilidades de viajar barato na Europa de autocarro.
Artigos relacionados com o que visitar em Bratislava
O que acha de conhecer melhor a Eslováquia? Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.
Uma resposta
Uma cidade que, à sua dimensão, se torna bastante interessante 🙂