O que fazer em Belfast (2024): incluindo o que ver e hotéis

Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 2, 2024

O que fazer e visitar em Belfast, a capital e a maior cidade da Irlanda do Norte!

Preparei um roteiro com tudo o que precisa saber sobre Belfast, incluindo o que fazer e visitar na cidade, tours, bem como sugestões de alojamento.

Conheça das históricas Linhas da Paz, ou muros da Paz, o Museu Titanic e outras atrações turísticas nesta cidade cheia de vida.

E se está a pensar se Belfast é uma cidade segura, então saiba que a Irlanda do Norte é um dos países com mais baixa taxa de criminalidade da Europa.

O que fazer e visitar em Belfast

Conhecer os muros da Paz em Belfast

1497440583562b3e09d2ff6bbed1b230df79685444

Embora inicialmente de carácter temporário, os muros da paz foram construídos em Belfast nos anos 1920 (em Ballymacarett) e nos anos 1930 (em Sailortown), já as primeiras linhas de paz durante os conflitos na Irlanda do Norte surgiram em 1969, após os tumultos civis.

Desde o Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998, os Muros da Paz expandiram-se em altura e número, totalizando mais de 34 km, principalmente em Belfast.

Por norma, estão em áreas desfavorecidas, e mais assustador é que 67% das mortes em confrontos sectários ocorreram a cerca de 500 metros destas linhas.

Atualmente, os Muros da Paz tornaram-se atrações turísticas em Belfast, sendo que táxis e pequenas carrinhas percorrem os locais históricos e murais famosos, como os muros que separam Falls Road de Shankill Road e Short Strand de Cluan Place.

Conhecer o Museu Titanic

O Museu Titanic foi inaugurado em 2012 em Belfast. Nele pode ficar a conhecer a história de um dos navios mais famosos do mundo, que se afundou na viagem inaugural em 1912.

E o que ver no Museu Titanic? O museu está dividido em nove galerias interpretativas e inclui, por exemplo, os planos da criação deste navio em Belfast no início de 1900, seguindo-se a sua construção, lançamento e até à sua fatídica viagem inaugural.

Ou seja, o Museu Titanic deve fazer parte da sua lista de o que fazer em Belfast!

Fazer um tour em Belfast num Táxi preço (Black Cab)

O nosso guia e taxista percorreu as ruas de Belfast, partilhando histórias sobre a sua infância, as barreiras que enfrentava a caminho da escola, os conflitos locais, e a perda de amigos e familiares durante eventos que recordava de ver na televisão e estudar em aulas de inglês.

Passamos algum tempo junto ao muro que divide os bairros católicos e protestantes, onde, a convite do guia, deixamos uma pequena mensagem.

Descobrimos que esta prática era comum, pois vimos muitas inscrições junto aos grafites. Apesar da tristeza ao ver ainda uma cidade dividida, acho que o tour no táxi preço foi uma forma muito próxima de conhecer a cidade de Belfast.

Rua em Belfast
Imagens de Belfast

Fazer um passeio a pé, começando no centro de Belfast

Começando o seu passeio a pé no centro de Belfast, a minha sugestão é que passe pela City Hall, o edifício da Câmara Municipal, seguindo para a Catedral de Santa Ana (St Anne’s Cathedral).

A Catedral de Belfast é um edifício é relativamente recente, aliás, de 1904 e foi construída em estilo romanesco.

Caminhe mais uns minutos até St Patrick’s Church, ou seja, até à Igreja de São Patrick, cuja entrada é gratuita.

Termine o passeio junto ao Rio Lagan a contemplar a escultura The Big Fish.

Conhecer o centenário St George’s Market

O mercado de St George é uma das mais antigas atrações turísticas Belfast, aliás, há um mercado em St George desde 1604.

É o lugar indicado para tomar uma copo e fazer uma refeição com produtos típicos, mas tenha em atenção que o mercado de St George tem um funcionamento limitado.

Ou seja, está aberto apenas às sextas, sábados e domingos, pelo que é importante que planeie a sua viagem tendo em conta esta limitação.

Hotéis e melhores bairros para ficar alojado em Belfast

O que visitar em Belfast

Para ficar perto das principais atrações turísticas em Belfast, na Irlanda do Norte, as sugestões são no centro, junto à Catedral, ou então em Queens.

E se quer saber se ficar perto do Museu Titanic é uma boa escolha, na minha opinião não vale a pena, já que fica longe de tudo o resto.

Ou seja, se escolher ficar no ibis Belfast City Centre (3 estrelas) ou no Leonardo Hotel Belfast (antigo Jurys Inn) (4 estrelas) que inclui pequeno-almoço, ficará bem servido.

Tudo o que precisa saber antes de viajar para Belfast, na Irlanda do Norte

É seguro viajar para Belfast?

Street Art Belfast

Apesar da reputação de cidade perigosa por causa dos conflitos do século XX, atualmente Belfast é considerada uma cidade segura.

Aliás, a Irlanda do Norte tem uma das taxas mais baixas de criminalidade da Europa, o que faz com que seja um destino seguro, tanto para viagens em grupo como viagens sozinha.

Quantos dias são necessários para visitar Belfast?

Eu diria que dois a três dias são suficientes para conhecer os principais pontos de interesse da capital da Irlanda do Norte.

No entanto, acho importante incluir num roteiro pelo país uma passagem pelas mítica Calçada dos Gigantes, bem como Carrick-A-Rede Rope Bridge, que é uma ponte de corda suspensa nos arredores da cidade.

Ou seja, para conhecer este cantinho, recomendo que reserve entre 4-5 dias no total.

Qual é a melhor época do ano para visitar?

Sendo uma capital europeia, existem coisas para ver e fazer em Belfast durante o ano inteiro, no entanto, se levar em conta o estado do tempo, diria que os melhores meses são entre maio e setembro.

No entanto, é boa ideia evitar viajar em agosto, que coincide com o verão europeu e quando os preços dos hotéis costuma ser mais alto.

Além disso, nesta altura costumam existir filas de turistas nos monumentos, o que torna a experiência menos agradável.

Leia também:

Por fim, e se está a pensar visitar Belfast tomamos a liberdade de sugerir a leitura dos seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.