O que visitar em Alcobaça, doces e outras dicas de viagem

o que visitar em alcobaça
Índice do artigo

No artigo de hoje vamos indicar-lhe o que visitar em Alcobaça, a terra da maçã de Alcobaça, da pêra-rocha, da cornucópia e do majestoso mosteiro.

Vamos dar-lhe sugestões de sítios para visitar em Alcobaça mas também nos arredores, para que aproveite ao máximo a região.

Além disso, e como os docinhos fazem parte da nossa vida, vamos sugerir que prove um doce típico: a cornucópia de Alcobaça.

O que visitar em Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

o que visitar em alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça foi construído num vale fértil na confluência dos Rios Alcôa e Rio Baça.

Assim, este mosteiro cisterciense foi fundado em 1179 por Dom Afonso Henriques e começou a ser habitado e pelos monges em 1223.

Enfim, dois dos sítios mais visitados no mosteiro são os túmulos de Dona Inês de Castro e do infante Dom Pedro.

tumulo de dom pedro e don inês

Castelo de Alcobaça

O Castelo de Alcobaça hoje está em ruínas, em consequência do abandono, sucessivos terremotos e já no século XIX pela venda das pedras da muralha pelo Município para a construção de casas privadas.

Mesmo assim, consideramos que o castelo merece estar na lista de o que visitar em Alcobaça, pelo seu valor histórico, mas também porque é um sítio privilegiado para observar a região.

A Doçaria em Alcobaça

pastelaria alcôa

Para experimentar a doçaria de Alcobaça nós escolhemos a pastelaria Alcôa.

Está localizada na praça em frente ao Mosteiro da Batalha e no letreiro lê-se “a doçaria conventual desde 1957”.

Ora uma casa com tanta tradição deve ter bons produtos, certo?

Foi o que pensámos e logo na entrada da pastelaria vimos uma mesa de exposição com alguns dos doces premiados e os respetivos certificados.

Nós experimentámos as cornucópias e podemos confirmar que são deliciosas!

A massa é fina e estaladiça, envolta numa leve camada de açúcar e um leve toque de canela. O recheio de ovo é macio e tem a consistência certa para não escorrer.

a cornucópia da Batalha

Alojamento em Alcobaça

Nós visitámos Alcobaça numa road trip em que ficámos alojados no Hotel Cristal Resort & SPA, na Praia da Vieira.

Aproveitamos para referir que dispomos de condições preferenciais na reserva de hotéis, pelo que pode contactar-nos para mais informações (reservapassaporte@gmail.com).

Melhor altura para visitar Alcobaça

O feriado municipal é em pleno verão, no dia 20 de agosto, e coincide com a Feira de São Bernardo.

Além disso, o Carnaval de Alcobaça tem vindo a ganhar protagonismo pelo que é uma boa altura para visitar a região.

Por outro lado, ao longo do ano acontecem vários festivais dos quais salientamos o Mercado do Século XIX (em maio), a Aljubarrota Medieval (14 de agosto) e o Books&Movies.

Como chegar a Alcobaça

O que visitar perto de Alcobaça

A região é rica em atrações turísticas e para todos os gostos! Nós recomendamos uma visita a São Martinho do Porto, à Vila de Óbidos, ao Mosteiro da Batalha (post em breve) e ao Bacalhôa Buddha Eden, no Bombarral.

No entanto, para os amantes da natureza recomendamos que dedique pelo menos um dia a explorar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

E eram estas as sugestões que nós tínhamos para lhe dar a propósito de o que visitar em Alcobaça. Ficou algum sítio imperdível por mencionar?

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Leiria? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.