O que fazer nas Maldivas em FAMÍLIA 2024 (a nossa experiência)

Viajar com crianças para as Maldivas
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 17, 2024

Reuni uma lista com sugestões de o que fazer nas Maldivas em família. E é uma lista bem grandinha, por isso, se acha que as Maldivas não são indicadas para crianças, aqui tem a prova do contrário.

Eu própria em alguns momentos fiquei na dúvida se devia levar o meu filho pequeno para um destino tradicionalmente dedicado a luas-de-mel.

Afinal, os comentários a criticar quem viajar para longe com crianças pequenas não costumam ser simpáticos.

Mas, ao analisar o assunto, percebi que acha que as Maldivas não são um destino de férias para famílias, não costuma viajar com os filhos. Por isso, decidi ignorar comentários alheios e viajar com o meu filho para este destino paradisíaco. E sabe o que mais? Ainda bem que tomei esta decisão, pois as Maldivas estão super preparadas com viagens com crianças pequenas!

Ou seja, desengane-se se acha que este é apenas um destino de lua de mel.

O que fazer nas Maldivas com crianças (em Família)

Visitar a capital Malé

A capital Malé

O Aeroporto Internacional de Malé, também conhecido como Aeroporto Internacional de Velana, está localizado numa ilha artificial ao lado da capital, e daí provavelmente irá para o seu resort sem ter a oportunidade de visitar Malé.

A capital apesar de pequena merece ser explorada, portanto reserve pelo menos um dia para a visitar e tenha em atenção que os hotéis mais económicos estão ali.

Explorar a vida marinha

Snorkling

Enfim, as Maldivas são um paraíso para praticar snorkling e não precisa de ter grande experiência nem distanciar-se muito da praia do seu hotel.

Assim, pode admirar facilmente corais, peixes de várias cores e tamanhos, moreias e até tubarões.

Tubarões nas Maldivas

Por outro lado, quer ver as maravilhas que se escondem debaixo do mar mas não quer molhar o cabelo?

E o que acha de fazer um passeio de submarino? Saiba que este é um tour bastante popular nas Maldivas!

Experimentar desportos aquáticos em família

Surf nas Maldivas

Os hotéis costumam ter uma oferta diversificada de desportos aquáticos: surf, pesca  em alto mar (durante o dia e à noite), Stand Up Padle, motos de água, vela, enfim, opções não lhe vão faltar!

Observar o nascer e o pôr-do-sol

por-do-sol nas Maldivas

É simplesmente mágico!

Como as ilhas são pequenas vai poder ver o nascer o Sol com o mar no horizonte mas quando for a altura do Sol se pôr só precisa ir para o lado oposto da ilha para observar o astro a desaparecer, novamente com o mar no horizonte.

Fazer Island Hopping

O nome diz tudo e significa saltar de ilha em ilha. É um passeio de barco com paragens em várias ilhas onde vivem os habitantes das Maldivas.

Tem, portanto, a possibilidade de ver como vivem as pessoas das Maldivas, bem longe dos resorts.

o que fazer nas maldivas

A nossa experiências nas Maldivas com crianças

Viajar com crianças para as Maldivas
Uma data importante

Pela nossa experiência podemos dizemos que as Maldivas são um destino para o qual pode viajar com os seus filhos sem problemas.

É claro que cada um conhece as suas crianças e por isso sugerimos que antes de fazer uma viagem de avião de tantas horas fale com o pediatra dos seus filhos.

O que vimos é que os hotéis estão preparados para receber os mais pequenos, e isto inclui comida adaptada (sem picante) e se precisar eles providenciam sopa e fruta ralada.

Além das recomendações do seu pediatra gostaríamos que levasse em consideração que algumas praias têm pedaços pequenos de coral que podem magoar os pés, e por essa razão nós levámos uma sandálias para a água que comprámos numa loja de desporto (ver foto acima, são as sandálias azuis).

As Maldivas pareciam ser o destino ideal e não nos enganamos! A ilha escolhida era lindíssima. Percorríamos toda a ilha em trinta minutos, cada recanto era simplesmente encantador.

Raramente nos cruzamos com outras pessoas e apenas na hora das refeições é que nos dávamos conta de que não éramos os únicos naquele paraíso.

Praias na Maldivas
Pontão nas Maldivas
Paisagem nas Maldivas

Por outro lado, os jardins estavam muito bem cuidados e de vez em quando apareciam caranguejos para nos fazer companhia.

Presença assídua eram os peixinhos coloridos. Ficámos maravilhados por podermos vê-los de tão perto.

À noite apareciam tubarões e raias. Os funcionários do hotel atiravam à água desperdícios de peixe e era um frenesim junto ao pontão.

Os tubarões e as raias a tentarem apanhar o máximo de alimento possível e nós ali a olhar, incrédulos com o que se estava a passar à nossa frente.

Outras dicas de viagem

  • a água da torneira é dessalinizada, isto é, retiram o sal à agua do mar o que significa que pode ser utilizada para lavar os dentes, mas não é conveniente que seja ingerida;
  • a gastronomia local tem parecenças com a comida indiana, por isso vá preparado para comidas bem temperadas e picantes;
  • a malária foi erradicada das ilhas, mas mesmo assim não se esqueça do repelente de insetos.

Tudo o que precisa saber antes de viajar com crianças pequenas para as Maldivas

Peixes coloridos

Quais são os melhores resorts para famílias nas Maldivas?

Eu fiquei numa Beach Villa no Adaaran Select Huduran Fushi – Premium All Inclusive (4 estrelas) e, apesar de não dos mais baratos, é um hotel adequado para famílias.

Além disso, o Meeru Maldives Resort Island (4 estrelas) costuma receber alguns turistas portugueses, e o feedback que me deram foi que este hotel tem boas condições para quem viaja com crianças.

Quais precauções de segurança e cuidados médicos devem ser considerados ao viajar com crianças para as Maldivas?

Jardins nos hotéis nas Maldivas


Quando viajar com crianças para as Maldivas, é importante que tome precauções de segurança e garantir cuidados médicos adequados.

Assim, certifique-se de que o hotel escolhido é seguro para crianças, recolhendo opiniões de outros viajantes.

Além disso, por causa das atividades aquáticas, a supervisão constante é crucial, especialmente em áreas como praias e piscinas.

Sempre que necessário, coloque coletes salva-vidas nas crianças, durante atividades no mar e na piscina.

No que diz respeito à saúde, é recomendável consultar um médico antes da viagem para garantir que as vacinas estejam atualizadas e discutir medidas preventivas para possíveis problemas gastrointestinais. Traga consigo um kit de primeiros socorros com medicamentos básicos e itens de cuidados pessoais.

A exposição ao sol nas Maldivas é intensa, por isso proteja as crianças com protetor solar de amplo espectro, roupas de proteção solar e chapéus. Mantenha toda a família hidratada, pois o clima tropical pode levar à desidratação.

Ao planear excursões ou atividades, verifique se são adequadas para crianças e se as instalações contam com medidas de segurança.

Lembre-se que em caso de emergência médica, os resorts geralmente têm serviços médicos, mas é aconselhável conhecer as opções locais. Contratar um bom seguro de viagem é essencial, para ter uma viagem descansada.

Faça uma simulação de quanto custa um seguro de viagem para as MaldivasSeguro de Viagem da IATI Seguros.

Leia também

Por fim, se está a pensar visitar as Maldivas talvez tenha interesse nos seguintes posts:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.