Descubra Nerja (Málaga): as grutas e outras atrações turísticas

O que visitar em Nerja (Málaga).
Índice do artigo

Atualizado em: Agosto 30, 2022

Está a pensar visitar Nerja e procura dicas de o fazer nesta região?

Nerja é uma pequena cidade na Costa do Sol, a cerca de 56 km de Málaga (118 km de Marbella), cujas principais atrações turísticas são a Cueva de Nerja e o facto de ter sido o local de filmagem da série Verão Azul nos anos 80.

Apesar de ter sido desta forma que me foi apresentada a cidade, o certo é que percebi que Nerja é muito mais do que isto.

Tem um balcão sobre o Mediterrâneo lindo, praias paradisíacas e uma cascata escondida que só se pode ver do mar.

Por estas e outras razões, é boa ideia incluir Nerja no seu roteiro na Andaluzia e pelo Sul de Espanha.

O que fazer em Nerja em 2022

Visitar a Cueva de Nerja (Grutas)

Visitar a Cueva de Nerja (Grutas)
Cueva de Nerja (Grutas)

A gruta de Nerja, ou Cueva de Nerja, tem mais de 4 km de túneis e é considerada das mais espetaculares grutas de Espanha. Foi descoberta em 1959 por acidente, quando cinco amigos brincavam perto da aldeia de Maro e viram morcegos a sair de uma fenda.

A curiosidade levou-os a explorar o lugar e conseguiram sozinhos chegar à primeira câmara (Sala da Cascata), mas quando viram dois esqueletos humanos assustaram-se e saíram rapidamente.

Visitar a gruta nos dias de hoje é mais tranquilo. Estalactites e estalagmites de rara beleza abundam no interior da cueva para felicidade dos visitantes.

Aliás, a maior coluna do Mundo, com 32 metros de altura, pode ser vista aqui e a acústica é tão impressionante que os concertos no local quando eram permitidos esgotavam rapidamente.

Apesar de existirem pinturas rupestres datadas do Paleolítico na Cueva de Nerja, elas são mantidas no escuro, por motivos de conservação.

Acha que estas são razões suficientes para o convencer a fazer uma visita à Cueva de Nerja?

A visita demora mais ou menos 40 minutos e se comprar o bilhete online poupa tempo de espera na bilheteira e alguns euros.

Em todo o caso, o bilhete normal custa de 13€ por pessoa e incluiu o audioguia em português para retirar o máximo valor da visita.

Recordar a série Verão Azul em Nerja

A série espanhola Verano Azul, ou Verão Azul em português, faz parte do meu imaginário das férias grandes em criança. Quando as férias de verão pareciam nunca mais acabar…

Apesar de não me lembrar da maior parte dos episódios, pois já passou algum tempo, recordo-me perfeitamente que adorava ver as confusões em que o Piraña e o Pancho se envolviam.

Ora a série foi gravada em Nerja e mesmo não reconhecendo as paisagens, foi muito engraçado ver que as pessoas querem manter a ligação ao Verão Azul.

Assim, algumas ruas têm nomes dos personagens, a praça central tem o nome de Antonio Mercero, que foi o realizador da série e até há uma réplica do La Dorada, o barco do Chanquete, num dos jardins de Nerja.

Por ser um lugar pequeno, ainda se nota uma forma de viver simples característica de uma vila de pescadores e que me agradou bastante.

Espreitar a Varanda da Europa (El Bancón de Europa)

Varanda da Europa (El Bancón de Europa).
Varanda da Europa (El Bancón de Europa).

Já foi uma fortaleza, mas agora o Balcón de Europa é um popular miradouro a poucos metros do centro histórico de Nerja.

De um lado da varanda vai ver as montanhas do Parque Natural das Serras de Tejeda, Almijara e Alhama e do outro a imensidão do mar, o que faz com que tenha diferentes cenários no mesmo local.

Dedique algum tempo a observar os artistas de rua que costumam estar na praça e passe os olhos pelas bancas dos vendedores de rua, pois é possível que encontre um souvenir interessante.

Caso prefira mergulhar nas águas normas do Mar Mediterrâneo, junto ao Balcón de Europa tem algumas das mais bonitas praias da Andaluzia.

Conhecer praias paradisíacas

O que visitar em Nerja (Málaga).
Praia de Calahonda em Nerja (Málaga).

A Playa de la Calahonda e a Playa el Salón são duas praias muito procuradas em Nerja, por causa da localização central junto ao Balcón de Europa.

No entanto, caminhando alguns metros vai descobrir outras praias igualmente paradisíacas. Falamos da Playa El Chorrillo, da Playa Carabeillo e da Playa la Caletilla, para as quais pode ir perfeitamente a pé.

A Playa de Burriana é a maior faixa de areia dourada na região, mas para lá chegar é melhor levar o carro, uma vez que está mais ou menos a 1,5 km do centro da cidade.

Descobrir uma cascata secreta

Como só estive em Nerja um dia não tive oportunidade de ver a famosa cascata secreta, que de secreta só tem o nome pois várias pessoas me falaram nesta atração turística.

Aparentemente só é possível ver a queda de água a partir do mar, por isso é necessário ir de barco ou de caiaque.

Assim, se tiver tempo, vá para a Playa de Maro e alugue um caiaque ou vá de barco ver a casata de perto.

Ver o Acueducto del Águila

O Acueducto del Águila (Aqueduto da Águia) foi construído para levar água até à Fábrica de Açúcar San Joaquín, entretanto desativada.

Em 2012 o aqueduto beneficiou de obras de restauro e está neste momento em pleno funcionamento.

São 38 arcos sobrepostos que atingem uma altura de cerca de 40 metros e que podem ser vistos com calma a partir do viaduto da Coladillada, onde pode parar o carro, ou então a partir autoestrada, onde, claro está, não é permitido estacionar.

Quanto tempo é preciso para visitar Nerja

A Gruta de Nerja e o centro histórico visitam-se bem num dia, no entanto como deve ter percebido neste artigo, é uma pena não dedicar mais tempo à cidade.

Durante o verão, a minha sugestão é que dedique uma parte do dia a explorar o centro de Nerja e o restante na Cueva de Nerja. E lembre-se que o calor pode ser intenso.

Em todo o caso, se a sua ideia é explorar as praias e arredores, o que recomendo vivamente, então vai precisar de pelo menos cinco ou seis dias em Nerja, pois as praias são pequenos paraísos!

Alojamento em Nerja

Como referi, estive nesta cidade numa viagem de um dia desde Marbella, no entanto há muito para ver e fazer em Nerja, pelo que faz sentido ficar a dormir por lá.

Por norma escolho hotéis centrais para facilitar as deslocações, e em Nerja acredito que a melhor zona para ficar a dormir é mesmo no centro histórico. Isto porque a cidade é pequena e os principais restaurantes estão aqui. Além disso, deve ser muito agradável passear no centro até ao Balcón de Europa depois do jantar.

Assim, o Hotel Balcón de Europa é uma opção luxuosa com acesso direto à Praia de Caletilla, uma piscina infinita com vista para o mar e dois restaurantes, enquanto que Hotel Toboso Chaparil fica relativamente perto da praia, também tem piscina e restaurante e preços mais simpáticos.

Caso pretenda alojamentos baratos em Nerja e não se importar de ficar a dormir mais longe do centro, os Apartamentos Torres de San Juan ou o alojamento local Easy Nerja Bronce são escolhas acertadas.

Se nenhuma destas sugestões de alojamentos em Nerja lhe chamou a atenção, então veja todas as opções disponíveis a seguir:

Hotéis em Nerja

Restaurantes em Nerja

Almocei no Restaurante Europa, que faz parte do Parador Naturia de Nerja e foi uma experiência incrível!

O restaurante serve almoços e jantares, e tem prato do dia e serviço à lista. A comida bem confecionada, repleta de sabor e com apresentação aprimorada beneficiou ainda de um atendimento cuidado por parte do staff.

A juntar a esta receita de sucesso, uma vista deslumbrante sobre o Mar Mediterrâneo completou uma refeição que promete ficar na memória, mas que não será para repetir todos os dias.

Em todo o caso, existem outros restaurantes mais em conta em Nerja como o Tapas Biznaga Café ou o Redondo – Bar de Tapas.

Onde fica Nerja

Nerja é um município da província de Málaga, pertencente à Comunidade Autónoma da Andaluzia, na Costa del Sol – Sul de Espanha.

Fica a 56 km de Málaga e para lá chegar pode ir de carro alugado pela A-7, ou então de autocarro direto com a empresa ALSA (a viagem demora mais ou menos 50 minutos).

*visitei Nerja numa day trip oferecida pelo TBEX Europe.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a Andaluzia? Então, nesse caso tomo a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor EspanhaViajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.