Nantes: castelo e máquinas gigantes na cidade +criativa de França

O que fazer em Nantes: andar no Le Grand Élephant.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Tudo o que precisa saber antes de viajar para Nantes: o que fazer, melhores atrações turísticas a visitar, sugestões de hotéis, restaurantes e roteiro completo!

Nantes é uma cidade francesa localizada no oeste do país, na região da Bretanha.

Com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, é a sexta maior cidade da França.

Nos dias que passei em Nantes, descobri uma cidade vibrante e cheia de personalidade, com um rico património cultural e histórico.

Uma das principais características da cidade é sua relação com o rio Loire, que atravessa Nantes e marca a paisagem urbana. Além disso, Nantes é conhecida pela sua arquitetura diversa, que vai desde prédios históricos como o Castelo dos Duques da Bretanha até obras modernas, como a Máquina de Heron.

Outra curiosidade sobre Nantes é sua forte tradição gastronómica, com pratos típicos como a galette, uma espécie de crepe de trigo sarraceno, e o curioso bolo de Nantes, feito com amêndoas e laranja.

É conhecida como a cidade da linha verde, porque está pintada uma linha verde contínua no chão da cidade (literal, é mesmo assim), e que liga as principais atrações turísticas de Nantes.

Nantes também é uma cidade conhecida por sua cultura e arte, com diversos museus e galerias de arte espalhados pela cidade, além de eventos culturais ao longo do ano.

Por fim, Nantes é uma cidade comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade, tendo sido eleita a Capital Verde da Europa em 2013.

Tem um sistema de transporte público eficiente e opções de lazer ao ar livre, ou seja, Nantes é uma cidade que valoriza a qualidade de vida de seus habitantes e visitantes.

O que fazer em Nantes em 2024

Seguindo a rota da linha verde, fica com a garantia de que visita os lugares mais importantes de Nantes, no entanto, nós descobrimos outros lugares fora do circuito da linha verde.

Château des Ducs de Bretagne.
Château des Ducs de Bretagne.

Seguir a Linha Verde

A Linha Verde é uma forma interessante e, diria, preguiçosa, de explorar a cidade de Nantes! De uma forma muito simples, a Linha Verde é um percurso com cerca de 12 km que atravessa a cidade e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Para identificar o trilho da Linha Verde, só precisa de encontrar uma linha verde contínua pintada no chão de Nantes. Fácil, não é? Depois é só seguir a linha e12 km mais tarde terá chegado ao ponto de partida.

O percurso começa na Place du Commerce, no centro da cidade, e segue até o Parc des Chantiers, ao longo do rio Loire, no entanto pode começar onde quiser.

A Linha Verde também passa por áreas menos conhecidas da cidade, permitindo que explore ruas tranquilas, bairros locais e praças pitorescas.

Um dos destaques da Linha Verde é a Máquina de Heron, uma criação mecânica gigante que é uma verdadeira obra de arte. A máquina é uma atração imperdível na Ilha de Nantes, que também inclui o Carrossel dos Mundos Marinhos, um carrossel com animais marinhos fantásticos e coloridos, e Les Anneaux de Buren, uma obra de arte moderna formada por anéis de aço.

Caça ao tesouro em Nantes

Centre-Ville de Nantes (França).
Centre-Ville de Nantes (França).

Já imaginou visitar as 10 principais atrações de Nantes, enquanto resolve enigmas e jogos num jogo no telemóvel?

Pois, isto é possível graças a um app que tem o custo de 6 €. Além de seguir um mapa de tesouro com desafios para completar, irá ficar a conhecer factos interessantes sobre a cidade… interessante, não é?

Veja como funciona esta caça ao tesouro e reserve online.

Passeios junto ao Rio Loire e ao Rio Erdre

Rio Erdre.
Rio Erdre.

Dedicar um par de horas à beira-rio é sempre uma boa ideia, e em Nantes não podia ser diferente.

É que tem o Rio Loire, o Rio Erdre e alguns canais para explorar, ou seja, são diferentes oportunidade de observar paisagens fluviais em pela paisagem citadina.

Prova de vinhos em Château du Bois-Huaut

O Château du Bois-Huaut é uma quinta histórica localizada a cerca de 30 minutos de Nantes.

A região do Loire é conhecida pela produção de vinho, sendo que no Château du Bois-Huaut ainda se faz vindima manual.

Ao visitar esta quinta histórica pode fazer um workshop com prova de 8 vinhos e ainda levar 2 garrafas para casa, por isso, não perca a oportunidade de conhecer o  Château du Bois-Huaut na viagem a Nantes.

Compre os bilhetes para a prova de vinhos no Château du Bois-Huaut online.

Explore a região: tours e excursões a partir de Nantes.

Principais atrações turísticas seguindo a Linha Verde

Conheça, então, os principais pontos turísticos na Linha Verde de Nantes.

Le Lieu Unique em Nantes

LU Lieu Unique.
LU Lieu Unique.

O Le Lieu Unique em Nantes é um local verdadeiramente singular que merece ser visitado. O edifício, que costumava ser uma fábrica de bolachas “LU”, foi transformado num moderno espaço multifuncional que atrai viajantes e moradores locais.

Mas este centro contemporâneo de artes e música é muito mais do que apenas um espaço de exposições. Também é um bar, restaurante, livraria e até mesmo um spa contemporâneo. Com tantas opções disponíveis, os visitantes podem desfrutar do ambiente de várias maneiras.

Assim, o bar e restaurante do Le Lieu Unique são locais ideais para uma pausa durante o dia ou uma refeição descontraída à noite. O restaurante tem um horário alargado, o que significa que é possível jantar num ambiente relaxante.

Por outro lado, para os amantes da literatura francesa, a livraria do Le Lieu Unique é um tesouro.

Pode encontrar livros e revistas, desde romances até poesia, bem como revistas culturais e de arte.

Se precisar de relaxar, o spa contemporâneo do Le Lieu Unique é o lugar perfeito para descontrair. Existem vários tratamentos disponíveis, por isso tem certeza de que sairá de lá sentindo-se renovado.

O Le Lieu Unique tem bons acessos de transporte público, com as linhas de autocarro C2 e C3, mas se tiver carro alugado, os principais estacionamentos nos arredores são o Duchesse Anne, Allée Baco, Parking de la Cité e Le Centre des Congrès.

Jardin des Plantes de Nantes (O Jardim das Plantas)

O que visitar em Nantes: Le Jardin des Plantes.
O que visitar em Nantes: Le Jardin des Plantes.

O Jardin des Plantes é um dos tesouros verdes de Nantes. Este parque público é um dos jardins botânicos mais antigos de França.

Com uma área de mais de sete hectares, o Jardin des Plantes é um dos maiores parques da cidade. Ele tem uma impressionante coleção de plantas, incluindo uma grande variedade de árvores, arbustos e flores. O parque está dividido em várias seções, cada uma com suas próprias atrações únicas.

Uma das principais atrações do Jardin des Plantes é o Jardim Botânico, que tem mais de 10.000 espécies de plantas de todo o mundo. É um lugar perfeito para aprender sobre as plantas e suas origens, além de ser um ambiente tranquilo para relaxar.

O Jardin des Plantes também tem um grande lago onde pode alimentar patos e gansos ou simplesmente relaxar e apreciar a vista. Há também um parque infantil para crianças, tornando o parque um ótimo lugar para uma visita em família.

O Jardin des Plantes está aberto todos os dias nos seguintes horários:

Inverno: 8h30 – 17h30
Primavera – Outono: 8h30 – 18h30
Verão: 8h30 – 20h00

A entrada é gratuita.

Machines de L’Île de Nantes (As Máquinas da Ilha)

Máquinas da Ilha.
Máquinas da Ilha.

Machines de L’Île Nantes é um espaço que é uma combinação de projeto artístico, parque de diversões e exposição temática inspirados no trabalho de Júlio Vernes.

As máquinas neste momento a funcionar são o Elefante, o Carrossel dos Monstros Marinhos, a Galeria das Máquinas e a Árvore das Garças, mas o espaço está em constante evolução.

Ou seja, novas máquinas são adicionadas regularmente à coleção.

Cada máquina é uma obra de arte meticulosamente elaborada por artesãos e engenheiros habilidosos. A atenção aos detalhes e o nível de habilidade em exibição são verdadeiramente notáveis!

Conheça, então, em pormenor, as principais Máquinas da Ilha em Nantes.

Le Grand Élephant (O Grande Elefante)

É um robot de madeira e metal com 12 metros de altura, 8 de largura e com um peso de 48,4 toneladas.

É um pouco bizarro ver um equipamento robotizado desta envergadura sair a passo lento para a rua, com movimentos e sons muito semelhantes a um elefante verdadeiro.

Apesar de o corpo do animal ser revestido a madeira, os olhos piscam, as orelhas abanam e a cabeça eleva-se.

Para completar o espetáculo o elefante liberta água sobre a multidão que observa a passagem do animal.

Le Carrousel des Mondes Marins (Carrossel dos Mundos Marinhos)

O que visitar em Nantes: o Carrossel dos Monstros Marinhos.
O que visitar em Nantes: o Carrossel dos Mundos Marinhos.

Este carrossel é especial pois está repleto de criaturas marinhas saídas das obras de Júlio Vernes.

As criaturas são feitas de materiais como madeira, metal e couro, e têm detalhes impressionantes, como escamas, barbatanas, olhos brilhantes e dentes afiados.

O Carrossel dos Mundos Marinhos é uma homenagem ao universo marinho e a todos os seres fascinantes que vivem no fundo do mar, por isso certifique-se que faz parte da sua lista de o que ver em Nantes, França.

La Galerie des Machines (Galeria das Máquinas)

A Galeria das Máquinas é um espaço de experimentação e observação das máquinas. E que máquinas são estas?

Imagine uma aranha gigante aninhada numa cratera no chão, uma formiga que é conduzida por quatro pessoas, aves que sobrevoam o espaço da galeria.

O melhor é que as apresentações são acompanhada por monitores que explicam como funcionam as máquinas e constroem histórias à volta dessas máquinas.

Além disso, também poderá observar uma pequena floresta tropical com inquilinos também robotizados.

Heron Tree (a Árvore das Garças)

Le Heron Tree, ou a Árvore das Garças, é uma estrutura imponente de autoria de Pierre Orefice e François Delaroziere.

Apresenta várias garças mecânicas empoleiradas nos ramos, sendo que os animais movem-se e batem as asas, criando uma visão incrivelmente realista e deslumbrante.

Église Sainte-Croix de Nantes

A Église Sainte-Croix foi construída no século XVII no estilo clássico, mas sofreu algumas alterações no século XIX, a mais importante das quais foi acrescentar um campanário.

Esta igreja é muitas vezes comparada à Cathédral Saint-Pierre et Saint Paul, também conhecida como Catedral de Nantes.

Apesar de serem as duas igualmente magníficas, não me parece justo comparar uma catedral a uma igreja, portanto, se tiver oportunidade, visite os dois monumentos.

Quem vê o exterior da Église Sainte-Croix poderá ficar dececionado com o interior, pois do lado de fora sobressai o campanário ornamentado com múltiplas esculturas.

É também no campanário que se esconde o maior sino de Nantes, com mais de 800 quilos.

No entanto, o interior é de uma simplicidade austera.

O ponto para onde os olhares se costumam dirigir é a parede onde estão expostos os vitrais. O colorido, de facto, sobressai no conjunto um pouco monótono.

Uma curiosidade é que foi nesta igreja que aconteceu o batizado do ilustre autor Júlio Verne.

O horário da igreja de segunda a sábado é das 8:00 até às 19:00 e ao domingo das 10:00 até às 19:00.

Tenha em atenção que a missa é celebrada neste local, por isso evite as visitas nessa altura.

Place Graslin em Nantes

Place Graslin.
Place Graslin.

A Place Graslin é um local bastante frequentado, quer por turistas, quer por locais.

Em dias quentes o chafariz existente no centro da praça faz descer as temperaturas e é um entretenimento para os mais novos.

Por outro lado, na altura do Natal constroem uma árvore bem colorida que é o cenário perfeito para fotografias em família.

Uma característica desta praça e que a torna especial é a existência de candeeiros de rua únicos! Portanto, dedique uns minutinhos da sua viagem a apreciá-los.

Tenha em atenção que a Place Graslin tem circulação pedonal e rodoviária, ou seja, não se distraia enquanto observa as variadas boutiques e restaurantes.

Se tiver sorte pode ser que tenha a oportunidade de assistir a um espetáculo de animação de rua, que por lá são frequentes.

Nesta praça destacam-se dois locais: o Restaurante La Cigale e o Théatre Graslin.

Théâtre Graslin

Théâtre Graslin.
Théâtre Graslin.

O Théâtre Graslin é um teatro histórico localizado no coração da cidade de Nantes, em França.

O teatro foi inaugurado em 1788 e é considerado uma obra-prima da arquitetura neoclássica.

Tem uma capacidade de cerca de 800 pessoas e apresenta uma ampla variedade de espetáculos ao longo do ano, incluindo ópera, balé e peças de teatro. O interior do teatro é decorado com uma série de pinturas e esculturas que retratam a mitologia grega e romana.

O Théâtre Graslin é considerado um dos teatros mais bonitos de França, o que faz com que seja um destino popular para turistas e amantes da cultura.

Além de suas produções teatrais, o Théâtre Graslin também é usado como um local para concertos e outros eventos culturais, além de servir como referência e um destino popular para turistas e locais.

Aliás, costumam ver-se por ali, vários grupos além de pessoas a almoçar na escadaria do teatro.

Château des Ducs de Bretagne

Château des Ducs de Bretagne.
Château des Ducs de Bretagne.

O Château des Ducs de Bretagne é um castelo histórico localizado no coração da cidade de Nantes, em França.

O castelo, que data do século XV, foi a residência dos Duques da Bretanha e serviu como uma importante fortaleza defensiva durante séculos.

Hoje, além do castelo, também pode visitar o Museu de História de Nantes no mesmo recinto. O acesso faz-se por uma ponte levadiça, que permite atravessar o antigo fosso que servia de proteção contra ataques.

Logo a seguir à ponte encontra um pátio que liga os vários edifícios, incluindo o que que serve de morada para o Museu de História de Nantes.

Para aceder às muralhas tem de subir as escadas que encontra junto à entrada do Museu de História de Nantes.

E para ter uma vista de 360º sobre Nantes aconselhamos que percorra o caminho completo das muralhas. São cerca de quinhentos metros de onde poderá observar a cidade.

Quando a noite cai o castelo é iluminado com luzes em tons de amarelo, o que dá ao monumento uma aparência fantasmagórica que não vai querer perder.

O bilhete para o castelo e Museu de História de Nantes é 9 €, mas o Pátio, passeio de muralha e jardins de fosso têm entrada gratuita. Além disso, a entrada também é gratuita no primeiro domingo de cada mês, exceto em julho e agosto.

Musée D’Histoire de Nantes (Museu de História de Nantes)

Musée D'Histoire de Nantes
Musée D’Histoire de Nantes

O Musée D’Histoire de Nantes é vizinho do Château des Ducs de Bretagne, por isso, quando planear a visita de um monumento aproveite para visitar o outro!

O museu está organizado em quatro grandes temáticas: A história do Castelo, a questão colonial, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

É uma excelente forma de conhecer a história de Nantes, através de 1150 objetos dispostos nas diferentes salas.

Também existe um café e uma livraria no complexo, ideais para uma pausa, principalmente se viaja com crianças.

Como referi antes, o bilhete para o castelo e Museu de História de Nantes é 9 €, mas o Pátio, passeio de muralha e jardins de fosso têm entrada gratuita. Além disso, a entrada também é gratuita no primeiro domingo de cada mês, exceto em julho e agosto.

Passage Pommeraye

O que fazer em Nantes: compras na Passage Pommeraye.
O que fazer em Nantes: compras na Passage Pommeraye.

É o local indicado se pretende visitar boutiques de marcas internacionais e fazer algumas compras.

No entanto, também existem pequenos restaurantes perfeitos para uma breve pausa.

Já agora, sugerimos que observe com atenção as estátuas de mármore que adornam as galerias.

Place Royale

Esta praça foi destruída durante os bombardeamentos em 1944, mas mantém ao centro a sua fonte característica.

Église Saint Nicolas

Da Place Royal vê-se um edifício pontiagudo que é a Igreja de São Nicolau, não passe sem entrar nesta igreja!

Tour de Bretagne

Esta torre é amada e odiada pelos habitantes, pois algumas pessoas acham-na feia.

É o edifício mais alto de Nantes e no interior pode visitar “O Ninho”, um bar que tem uma enorme estátua com a forma de uma ave branca.

Cathédrale St-Pierre et St-Paul

Catedral de Nantes.
Catedral de Nantes.

Esta catedral de estilo gótico também é conhecida como a Catedral de Nantes.

Quando entrar preste especial atenção aos vitais!

Musée d’Arts de Nantes

Para os amantes de arte este museu é de visita obrigatória. Poderá admirar obras de Arte Antiga, do Século XIX , de Arte Moderna e Contemporânea.

Preço do bilhete: 9 €.

O que visitar em Nantes (Fora da Linha Verde)

Rio Loire.
Rio Loire.

Como já deve ter percebido, a Linha Verde de Nantes passa pelos principais pontos turísticos de Nantes, ou seja, é muito fácil encontrar o que ver em Nantes seguindo este percurso.

No entanto, não se limite apenas a estas atrações turísticas. Portanto, a seguir, sugiro mais lugares a visitar em Nantes, que valem muito a pena incluir no seu roteiro.

Île de Versailles (Jardim Japonês)

Île de Versailles (jardim japonês).
Île de Versailles (jardim japonês).

Como referi, a Île de Versailles, ou Jardim Japonês, fica fora da linha verde em Nantes, mas é um lugar muito interessante para visitar. É uma homenagem à cultura e tradição japonesa, apresentando elementos típicos dos jardins japoneses, como lagos, pontes, cascatas, rochas e lanternas.

É uma ilha artificial com 1,7 hectares, criada em 1831 mas só a partir de 1983 é que foi transformada neste lindo jardim japonês.

Passeie pelo jardim Zen, aprecie as árvores, observe os lagos e atravesse as pontes, que levam a três edifícios de inspiração japonesa. É, realmente, um lugar imperdível em Nantes!

Entrada gratuita!

O Parc de Procé

O Parc de Procé é um parque público localizado na cidade de Nantes. Este parque de 12 hectares foi desenhado por Dominique Noisette em 1866 e tem vários recursos naturais e paisagísticos que o tornam um lugar encantador.

Existem várias áreas de lazer, incluindo um parque infantil e bancos à sombra espalhados pelo parque.

Uma das atrações desta zona são as esculturas e fontes, mas também há um restaurante que funciona no edifício conhecido como Manoir de Procé.

Enfim, é o lugar indicado para passar algumas horas de qualidade em contacto com a natureza!

Entrada gratuita!

Principais bairros, onde ficar a dormir e Hotéis em Nantes

Novotel em Nantes.
Novotel em Nantes.

Apesar de Nantes ser a sexta maior cidade de França, os monumentos para visitar e atividades para fazer em Nantes estão concentrados no centro da cidade. Aliás, já falámos da famosa Linha Verde que une os principais lugares turísticos.

Por isso, não senti necessidade de procurar alojamento de acordo com os principais bairros da cidade.

Se quiser ficar no centro de Nantes, os bairros de Centre-Ville, Graslin e o Bouffay são os mais indicados, no entanto, os preços costumam ser um pouco mais elevados.

Em todo o caso, ainda é possível encontrar alojamento aceitável, como é o caso do Ibis Styles Nantes Centre Place Graslin (3 estrelas) que tem quartos familiares, bom pequeno-almoço e os preços costumam ser razoáveis.

Já se o orçamento não for um problema, espreite o Mercure Nantes Centre Passage Pommeraye (4 estrelas) ou o Maisons du Monde Hotel & Suites (4 estrelas).

Nós escolhemos o Novotel Nantes Centre Gare, no bairro de Madeleine-Champ de Mars, ou seja, perto da estação de comboios e gostámos!

Apesar de estar um pouco afastado do centro, está perto da rota da linha verde e achámos que estava com um preço muito atrativo.

Se não gostar de nenhuma destas sugestões, a seguir pode escolher o seu hotel em Nantes.

Alojamento em Nantes França

Restaurantes em Nantes

Restaurant La Cigale.
Restaurant La Cigale.

O Restaurante La Cigale é um dos mais conhecidos de Nantes, aliás, o edifício do La Cigale está classificado como monumento histórico. Num estilo Belle Époque e com funcionários vestidos a rigor, a reserva é obrigatória.

Conte com pratos requintados e preços a condizer.

No entanto, existem cafés que servem almoços rápidos a preços económico, o que é uma excelente oportunidade para poupar dinheiro.

Além disso, vai encontrar no centro de Nantes alguns restaurantes de fast food e pizarias, que servem refeições com preços baixos.

Vale a pena comprar o Nantes City Card?

O que fazer em Nantes: andar no Le Grand Élephant.
O que fazer em Nantes: andar no Le Grand Élephant (incluído no Nantes City Card).

O Nantes City Card é um passe turístico disponível para 24, 48 ou 72 horas, ou seja, pode ser usado em 1, 2 ou 3 dias.

Neste este City Pass estão incluídos gratuitamente os transportes públicos e mais de 50 museus e atividades, bem como descontos em lojas.

Alguns dos lugares que pode visitar gratuitamente com o Nantes City Card em Nantes e nos arredores são: o Museu de Belas Artes de Nantes, o Château des ducs de Bretagne, Le Carrousel des Mondes Marins, Máquinas da Ilha, Museu Júlio Verne, Museu Nacional de História Natural e o Planetário.

Também pode fazer um Cruzeiro no Rio Erdre e no Loire, o Toue de Nantes (passeio de barco e degustação) e usar o autocarro turístico em Nantes, por exemplo.

Portanto, são muitas as atividades gratuitas ou com desconto incluídas no City Card,

O preço do passe é de 26 € para 24 horas, e para saber se para si compensa, basta comparar o preço das atrações que pretender visitar, bem como os transportes.

Regra geral, se estiver a pensar visitar as Máquinas da Ilhas, incluindo o Elefante e o Carrossel, já compensa comprar o Nantes City Pass.

Compre o Nantes City Card online.

Voos para Nantes, França

Aeroporto Nantes Atlantique (França).
Aeroporto Nantes Atlantique.

Existem vários voos diretos por semana com partida nos principais aeroportos portugueses, incluindo voos de companhias aéreas low cost.

Assim, se está a viajar desde o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ou do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, tem voos diretos para Nantes que pode aproveitar.

Nós viajámos para Nantes com a EasyJet, mas a Transavia também tem voos diretos do Porto para Nantes.

Caso esteja a pensar viajar de Lisboa para Nantes, então tanto a EasyJet como a Transavia têm voos diretos que pode aproveitar.

Transportes em Nantes

Autocarro no Aeroporto de Nantes Atlantique.
Autocarro no Aeroporto de Nantes Atlantique.

Os principais transportes públicos em Nantes são o autocarro e o tram. O bilhete único urbano custa 1,60 € e pode ser usado nos dois transportes.

Para ir do Aeroporto Nantes Atlantique para o centro da cidade, apanhe o autocarro “Navette Aeroport Nantes”, que tem um custo de 9 €, sendo que o bilhete é válido na rede de transportes de Nantes durante uma hora.

Ou seja, se precisar de apanhar outro transporte e ainda estiver dentro do período de uma hora, não precisa de comprar novo bilhete de transporte. Conte com uma viagem de cerca de 20 minutos até ao centro de Nantes.

Compre o bilhete nas máquinas do aeroporto, ou diretamente ao motorista do autocarro, sendo que neste último caso, só é aceite pagamento com cartão.

No centro tem duas paragens, a primeira junto do Lieu Unique, e outra em Centre-Ville.

Além disso, com a Flixbus pode ir de Nantes para outras cidades francesas como Paris (a partir de 14,99 €), ou Avranches, perto do Mont Saint-Michelle (a partir de 9,99 €).

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Veja também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.