Murça o que fazer, visitar, trilhos e hotéis (ATUALIZADO)

Visitar Murça.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 23, 2024

Aqui tem tudo o que precisa saber sobre Murça, incluindo melhores lugares a visitar, o que fazer em Murça, melhores trilhos e ainda sugestões de hotéis.

A vila de Murça é a sede do concelho e pertence ao distrito de Vila Real, ou seja, está localizada no norte de Portugal.

É conhecida como a terra da Porca de Murça, uma escultura celta em granito, e é uma das portas de entrada para o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Além disso, a região é famosa pelos seus vinhos produzidos nesta área vitivinícola.

Visitar Murça é explorar três ecossistemas distintos, conhecidos como Terra Fria, Terra Quente e Terra de Montanha.

Importa mencionar que uma parte do município (Murça, Candedo e parte de Noura e Palheiros) faz parte da Região Demarcada do Douro, reconhecida como Património Mundial pela UNESCO.

Por isso, é comum encontrar várias quintas neste concelho dedicadas ao cultivo de uvas e produção de vinho.

Neste artigo, iremos fornecer algumas sugestões sobre o que visitar em Murça, incluindo trilhos pedestres, opções de alojamento e a melhor época para visitar.

Fizemos um esforço para incluir informações atualizadas sobre os principais pontos turísticos de Murça, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia na região.

Então, vamos juntos nesta viagem pelas terras transmontanas?

O que fazer e visitar em Murça

Pelourinho e Câmara Municipal de Murça.
Pelourinho e Câmara Municipal de Murça.

Visitar o centro histórico de Murça

O centro histórico é o coração de Murça. Logo para começar vai encontrar o grande símbolo da vila, a porca de Murça, uma escultura de granito que está colocada no Largo 31 de Janeiro.

Em seguida, continue o passeio com uma visita à Igreja Matriz e o Pelourinho de Murça, já na Praça 5 de Outubro.

Quando estiver junto ao pelourinho e olhar em frente vai ver o edifício da Câmara Municipal.

Não saia da vila antes de passar pelo Parque Urbano de Murça, assim como o Busto Soldado Milhões no Jardim Municipal.

Por fim, e se for um apreciador de vinhos, sugerimos que vá à Cooperativa Cavas de Murça, onde é possível comprar vinho da região a preços em conta.

A Cooperativa está localizada na Rua Francisco Barros Carneiro Lopes, isto é, perto do Busto do Soldado Milhões.

Por fim, ao visitar o centro histórico, não se esqueça de fazer uma paragem na Casa das Queijadas pois os doces valem a pena.

Descobrir o Castro de Palheiros

O Crasto de Palheiros, ou Fragada do Castro, é um lugar muito interessante e histórico na região de Terra Quente transmontana.

É uma formação rochosa que foi sendo construída ao longo dos séculos por pessoas que viviam nessa região.

No início, por volta de 3000 a.C., começaram a esculpir e construir esta crista de pedra. Durante séculos, ela foi usada como um grande monumento pré-histórico. É incrível pensar que as pessoas daquela época conseguiram criar algo tão impressionante!

Mais tarde, por volta do século V a.C., durante a Idade do Ferro, o local foi escolhido novamente para construir uma aldeia. Esta aldeia durou cerca de 500 anos e foi abandonada por volta do século I d.C., quando os romanos ocuparam essa região.

Depois disso, o local foi usado principalmente para a agricultura, onde as pessoas cultivavam cereais e leguminosas, e também para recolher lenha.

Desde 1995, as equipas de arqueologia da Universidade do Porto têm estudado e preservado o Crasto de Palheiros e estão transformando o local num museu, para que os visitantes possam aprender sobre a história e apreciar a importância deste lugar.

Por isso, se gosta de arqueologia e quer conhecer um local cheio de mistério e antigas histórias, o Crasto de Palheiros em Murça é definitivamente um lugar que vale a pena visitar!

Visitar a Casa Museu “Soldado Milhões”

A Casa Museu “Soldado Milhões” é um tributo e um espaço dedicado a divulgar a história do soldado, um herói da Primeira Guerra Mundial.

Foi inaugurada em 10 de abril de 2023 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Valongo de Milhais, no concelho de Murça.

Milhais, que ficou conhecido como Milhões e que deu nome à sua aldeia, foi um soldado raso que lutou na Primeira Guerra Mundial e se tornou famoso por enfrentar com coragem os alemães para auxiliar a retirada das forças aliadas durante a Batalha de La Lys.

Por isso, é conhecido como o português que enganou os alemães.

Percorrer as Curvas de Murça

As curvas de Murça fazem parte da Estrada Nacional 15, situada numa zona de declive acentuado.

Elas são o cenário das provas de rally da Rampa Porca de Murça, onde se destaca a habilidade dos pilotos em dominar curvas fechadas e desafiadoras.

Um local ideal para apreciar as curvas de Murça é o Miradouro das Curvas de Murça. Estrategicamente localizado ao longo da estrada, este miradouro oferece uma vista privilegiada das curvas. Ou seja, é o lugar perfeito para observar os pilotos em ação, apreciar a sua perícia e precisão ao enfrentarem as curvas acentuadas.

Além disso, o Miradouro das Curvas de Murça proporciona uma paisagem deslumbrante, com vistas panorâmicas da região.

Portanto, seja para percorrer pessoalmente as curvas de Murça ou simplesmente para desfrutar da emoção à distância, o Miradouro das Curvas de Murça é um lugar imperdível.

Percorra a Estrada Regional 314 (R314)

A Estrada Regional 314, antes conhecida como Estrada Nacional 314, tem um percurso muito interessante na região.

Assim, para desfrutar de um percurso cénico por entre vinhas, coloque no GPS as indicações para esta estrada regional.

Acredite que este passeio vai ficar na sua memória por muito tempo, por isso inclua-o no seu roteiro.

Trilhos pedestres em Murça

Trilho da Sobreira em Murça.
PR1 MUR Trilho da Sobreira em Murça

PR1 MUR Trilho da Sobreira

O Trilho da Sobreira – Casa da Floresta – Porrais tem uma extensão de 14,9 km e o início é no cruzamento da Estrada Nacional 314 e a Estrada Municipal 582 (EN314 e a EM582).

Para procurar no GPS sugerimos que procure Quinta da Brunheda ou Estação de Brunheda mas tenha em atenção que o início do trilho é antes de passar a ponte para a Quinta da Brunheda.

O trilho segue a margem do Rio Tua por um estradão de terra batida e com vinhas por companhia. Acredite que vale muito a pena o passeio.

PR2 MUR Trilho do Tinhela

PR2 MUR Trilho do Tinhela tem início no mesmo local mas é um pouco mais pequeno com 8,6 km.

Mesmo assim as paisagens são surpreendentes e se está na dúvida sobre qual trilho fazer tomamos a liberdade de sugerir que veja o folheto informativo da responsabilidade da Câmara Municipal de Murça que tem todas as informações do Trilho da Sobreira e do Trilho do Tinhela.

Alojamento em Murça

Nós ficámos maravilhados com o que vimos em Murça, mas um dia é muito pouco para explorar com calma, principalmente se está a pensar fazer os trilhos pedestres como nós.

Por isso, em termos de alojamento em Murça, recomendamos o Alojamento Rural Casa da Eira, na aldeia de Sobredo e a cerca de 1 km do centro de Murça.

A casa tem três quartos, mas o aluguer é da casa inteira, o que significa que não partilha o espaço com mais ninguém.

No entanto, se preferir explorar outros alojamentos na região, sugerimos que espreite a disponibilidade e preços no mapa e link a seguir.

Alojamento em Murça

Melhor altura para visitar Murça

Igreja Matriz de Murça.
Igreja Matriz de Murça.

Não existindo propriamente uma altura má para visitar Murça, o certo é existem alturas que são mais propícias a visitas à região.

Falo, por exemplo, da Rampa Porca de Murça em março, do Tua Walking Festival em abril, da Feira do Azeite e do Vinho em maio, e da Festa de Nosso Senhor dos Aflitos e São Domingos no segundo fim de semana de julho.

Além dos eventos mencionados antes, é importante referir que a primavera e o verão são as estações ideais para visitar Murça, pois o clima é mais ameno e convidativo para atividades ao ar livre.

Já se gostar da azáfama das vindimas, o final do verão é o momento indicado, quando os cachos de uvas são colhidos nos campos e levados em tratores e camionetas para os lagares.

O certo é que, independentemente da época em que escolher visitar Murça, certamente encontrará uma região rica em história, cultura e belezas naturais.

Por isso, aproveite para explorar os encantos dessa vila pitoresca, conhecer a sua rica herança celta e desfrutar da hospitalidade acolhedora dos habitantes locais.

Mapa e como chegar a Murça

A vila de Murça está localizada a 124 km da cidade do Porto e a 400 km de Lisboa, mas para ver as indicações certinhas veja o mapa de Murça já a seguir.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.