Murça: guia de viagem com o que visitar, ver e fazer

Visitar Murça.
Índice do artigo

A vila de Murça é sede de concelho e pertence ao distrito de Vila Real, isto é, está localizada no Norte de Portugal.

É a terra da Porca de Murça, uma escultura celta em granito, mas são famosos os vinhos desta região vitícola.

Neste concelho vai encontrar três ecossistemas distintos e que se designam por Terra Fria, Terra Quente e Terra de Montanha.

Além disso, uma parte do município (Murça, Candedo e parte de Noura e Palheiros) integra a Região Demarcada do Douro, que está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Por isso, não é de estranhar que no concelho se concentrem várias quintas que se dedicam ao cultivo das uvas.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas sugestões de o que visitar em Murça, trilhos pedestres e alojamento, no entanto não se limite a estas dicas porque de certeza que existem outras atividades interessantes a fazer neste concelho.

Então, acompanha-nos nesta viagem por terras tansmontanas?

O que visitar em Murça

Pelourinho e Câmara Municipal de Murça.
Pelourinho e Câmara Municipal de Murça.

O centro histórico

O centro histórico é o coração de Murça. Logo para começar vai encontrar o grande símbolo da vila, a porca de Murça, uma escultura de granito que está colocada no Largo 31 de Janeiro.

Em seguida continue o passeio com uma visita à Igreja Matriz e o Pelourinho de Murça, já na Praça 5 de Outubro.

Quando estiver junto ao pelourinho e olhar em frente vai ver o edifício da Câmara Municipal.

Não saia da vila antes de passar pelo Parque Urbano de Murça assim como o Busto Soldado Milhões no Jardim Municipal.

Por fim, e se for um apreciador de vinhos, sugerimos que vá à Cooperativa Cavas de Murça, onde é possível comprar vinho da região a preços em conta.

A Cooperativa está localizada na Rua Francisco Barros Carneiro Lopes, isto é, perto do Busto do Soldado Milhões.

O que fazer em Murça

Igreja Matriz de Murça.
Igreja Matriz de Murça.
  • Ao visitar o centro histórico não se esqueça de fazer uma paragem na Casa das Queijadas pois os doces valem a pena;
  • A Estrada Nacional 314 (N314) faz um percurso cénico por entre vinhas que vai fica na sua memória por muito tempo, por isso inclua-a no seu roteiro;
  • Os amantes de percursos pedestres vão adorar os trilhos da Sobreira e do Tinhela, então certifique-se que tem tempo para os fazer.

Trilhos pedestres em Murça

Trilho da Sobreira em Murça.
PR1 MUR Trilho da Sobreira em Murça

PR1 MUR Trilho da Sobreira

O Trilho da Sobreira – Casa da Floresta – Porrais tem uma extensão de 14,9 km e o início é no cruzamento da Estrada Nacional 314 e a Estrada Municipal 582 (EN314 e a EM582).

Para procurar no GPS sugerimos que procure Quinta da Brunheda ou Estação de Brunheda mas tenha em atenção que o início do trilho é antes de passar a ponte para a Quinta da Brunheda.

O trilho segue a margem do Rio Tua por um estradão de terra batida e com vinhas por companhia. Acredite que vale muito a pena o passeio.

PR2 MUR Trilho do Tinhela

PR2 MUR Trilho do Tinhela tem início no mesmo local mas é um pouco mais pequeno com 8,6 km.

Mesmo assim as paisagens são surpreendentes e se está na dúvida sobre qual trilho fazer tomamos a liberdade de sugerir que veja o folheto informativo da responsabilidade da Câmara Municipal de Murça que tem todas as informações do Trilho da Sobreira e do Trilho do Tinhela.

Alojamento em Murça

Nós ficámos maravilhados com o que vimos em Murça mas realmente um dia é muito pouco para explorar com calma, principalmente se está a pensar fazer os trilhos pedestres como nós.

Assim, o melhor mesmo é ficar pelo menos uma noite no concelho, para isso pode confirmar a disponibilidade de alojamento no link a seguir.

Alojamento em Murça

Mapa e como chegar a Murça

A vila de Murça está localizada a 124 km da cidade do Porto e a 400 km de Lisboa, mas para ver as indicações certinhas veja o mapa de Murça já a seguir.

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.