0

Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

Tivemos oportunidade de visitar o Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel aquando do 1º Encontro de Travel Bloggers. Este encontro teve lugar nos dias 20 e 21 de outubro de 2018 naquela cidade do distrito do Porto. Para conhecer os sítios fantásticos visitámos no concelho de Penafiel veja o artigo que já publicámos aqui.

De referir que a  visita ao Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel contou com o acompanhamento de um guia.

Assim, as informações que se seguem foram recolhidas durante essa visita e esperamos que sirvam de roteiro quem pretenda visitar Paço de Sousa.

Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

Em primeiro lugar saiba que o Mosteiro de Paço de Sousa foi fundado em 994 por Dom Trutesendo Galindes e sua mulher Dom Anímia.

Existem razões para acreditar que estes fundadores são antepassados de Egas Moniz, uma vez que o aio do primeiro Rei de Portugal está sepultado neste mosteiro.

É um Monumento Nacional desde 1910 e integra a Rota do Românico (para ver os restantes monumentos que fazem parte desta rota sugerimos que veja a informação existente no final deste artigo).

Fachada do Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

Algumas características do estilo Românico do Vale de Sousa podem ser observadas neste mosteiro, nomeadamente a existência de arcos quebrados com meias pérolas incrustadas e colunas redondas e prismáticas intercaladas.

Assim, algumas destas colunas exibem vieiras e estrelas o que indica que por ali passaria o Caminho de Santiago.

Além disso, e a comprovar esta teoria, também se pode ver a figura de um peregrino com dois pães.

Por outro lado, mesmo por cima da porta podemos encontrar duas imagens: a Lua e o Sol.

A Lua do lado norte que é associado à morte e à escuridão e o Sol do lado sul que representa a luz e a alegria são motivos que chegaram até nós desde o século XIII.

Por seu turno, as figurinhas e a rosácea são datadas do século XX e resultaram das obras de restauro após um violento incêndio.

A Rosácea tem uma função catequética e considera-se que o centro é Deus e os oito círculos formam o infinito.

Entretanto na parede do mosteiro existe um óculo por onde parece sair uma personagem.

Fachada do Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

Interior do Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

No interior do Mosteiro podemos encontrar o túmulo Egas Moniz, falecido em 1146.

O túmulo do aio do primeiro Rei de Portugal pode ser visitado no lado direito do mosteiro. A cabeceira e os pés do túmulo em granito exibem dois painéis do século XIII. Estes painéis representam respetivamente a morte e o enterro de Egas Moniz.

15413305186bd25808f0541a9bf2e4c8c6a93545db.jpg

Outros monumentos pertencentes à Rota do Românico

A Rota do Românico inclui 58 monumentos que abrangem 12 municípios de Portugal.

Assim, no concelho de Penafiel além do Mosteiro de Paço de Sousa também poderá visitar o Memorial da Ermida, a Igreja Matriz de Abragão, a Igreja de São Gens de Boelhe, a Igreja do Salvador de Cabeça Santa e a Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios.

Distrito do Porto

Assim, em Felgueiras poderá admirar o Mosteiro de Pombeiro (ou Pombeiro de Ribavizela), as igreja de São Vicente de Sousa, do Salvador de Unhão, de Santa Maria de Airães e de São Mamede de Vila Verde.

Em Lousada estarão à sua espera as pontes da Veiga e de Vilela, a Torre de Vilar, as igreja do Salvador de Aveleda e de Santa Maria mas também a Ponte de Espindo.

Paços de Ferreira não deverá perder a Igreja de São Pedro de Ferreira.

No município de Paredes poderá visitar a Torre dos Alcoforados (Torre de Lordelo, Torre Alta, Torre dos Mouros), a Capela da Senhora da Piedade da Quintã, a Igreja de São Pedro de Cete, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa mas também a Ermida da Nossa Senhora do Vale.

Em Baião poderá admirar a Igreja de São Tiago de Valadares, a Ponte de Esmoriz mas também o Mosteiro de Santo André de Ancede.

Por outro lado em Marco de Canaveses a presença do Românico é forte e poderá ser apreciada na Capela da Senhora da Livração de Fandinhães, no Memorial de Alpendorada, no Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, nas igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, de Santo Isidoro de Canaveses, de Santa Maria de Sobretâmega, de São Nicolau de Canaveses, de São Martinho de Soalhães, do Salvador de Tabuado e na Ponte do Arco (em Folhada).

Por fim em Amarante poderá visitar as igrejas de Santa Maria de Jazente, de Santa Maria de Gondar, do Salvador de Lufrei, do Salvador de Real, de Santo André de Telões e de São João Baptista de Gatão, a Ponte de Fundo de Rua e os mosteiros do Salvador de Travanca, de São Martinho de Mancelos e do Salvador de Freixo de Baixo.

Distrito de Braga

Em Celorico de Basto irá apreciar o Castelo de Arnoia, a Igreja de Santa Maria de Veade, a Igreja do Salvador de Ribas mas também a Igreja do Salvador de Fervença.

Distrito de Aveiro

Em Castelo de Paiva estará à sua disposição para ser visitado o Marmoiral de Sobrado.

Distrito de Viseu

Em Cinfães estão à sua espera 3 monumentos da Rota do Românico que são a Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, a Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela e a Igreja de São Cristóvão de Nogueira.

Terminamos a lista e viajamos até Resende onde poderá visitar a Ponte da Panchorra, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, a Igreja de São Martinho de Mouros mas também a Igreja de Santa Maria de Barrô.

Como chegar

O Mosteiro de Paço de Sousa está localizado em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, distrito do Porto.

Por fim, está a pensar visitar o distrito do Porto? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: