Monte de São Félix em Laúndos (Póvoa de Varzim)

Moinhos no Monte de São Félix
Índice do artigo

O Monte de São Félix tem 202 metros de altitude e está localizado na freguesia de Laúndos, concelho de Póvoa de Varzim, isto é, no distrito do Porto.

É um lugar com uma posição privilegiada porque está sobranceira a uma planície litoral.

Isto quer dizer que é um excelente lugar para observar o Atlântico e a orla costeira.

Além disso, há uma via sacra para visitar e uns moinhos de vento que de certeza lhe vão agradar.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Norte de Portugal?

História do Monte de São Félix

Acredita-se que o eremita São Félix, que encontrou o corpo de São Pedro de Rates ( o primeiro bispo de Braga), viveu neste monte e daí a escolha de São Félix para o nome deste lugar.

O que fazer no Monte de São Félix

Visitar a Capela de São Félix

A Capela de São Félix é o ponto central. O interior da capela é muito bonito, no qual se destacam as talhas douradas do altar-mor, assim como o teto pintado.

Subir o escadório

Escadórios no Monte de São Félix.
Escadório no Monte de São Félix.

O escadório vê-se de longe pois são 328 degraus.

No entanto acredite que o percurso faz-se muito bem, até porque a vista é bastante agradável e existem capelas pelo caminho que falamos já a seguir.

Fazer a Via Sacra

Ao longo do escadório estão dispostas 15 capelas que representam a via sacra, então, tem mais uma (ou quinze) razões para visitar este lugar.

Ver o Monumento ao Emigrante

Monumento ao Emigrante
Monumento ao Emigrante.

O Monumento ao Emigrante é dedicado aos filhos da terra que emigraram para o Brasil à procura de melhores condições, e por isso é bastante procurado, principalmente durante o mês de agosto.

Por outro lado, há uma superstição em que se acredita que esfregar o pé da estátua que representa o filho mais velho no monumento dá sorte.

Admirar os moinhos de ventos

Moinhos no Monte de São Félix
Moinhos no Monte de São Félix.

Virados para o Atlânticos, estes tradicionais moinhos de vento foram recuperados e alguns atualmente são residências de férias.

Aliás, o mesmo aconteceu com a recuperação dos moinhos de Apúlia, em Esposende.

Alojamento no Monte de São Félix

Na encosta deste monte vai encontrar o São Félix Hotel Hillside and Nature, que goza de uma tranquilidade excelente e prima pela localização.

Por outro lado, na Póvoa de Varzim vai encontrar maior escolha em termos de alojamento mas mesmo assim nós tomamos a liberdade de sugerir o Axis Vermar Conference & Beach Hotel, um quatro estrelas muito confortável e com excelente relação qualidade-preço.

Reserve hotel na Póvoa de Varzim

Mapa e como chegar ao Monte de São Félix

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito do Porto? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.