Moinhos de Apúlia: praia, trilhos e passadiços na APÚLIA (2024)

Passadiços da Apúlia
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 14, 2024

Os moinhos de Apúlia são um dos locais turísticos mais populares de Esposende, e tem boas razões para isso!

Neste artigo vamos explicar a história e utilidade dos moinhos, bem como os passadiços que se encontram nas proximidades.

Também iremos dar uma olhada no trilho das Masseiras (7,4 km) que passa pelos moinhos, e na famosa praia da Apúlia, conhecida pelas suas águas ricas em iodo.

Para quem deseja passar alguns dias na região, também fornecemos sugestões de alojamento e restaurantes.

Por fim, para facilitar a sua visita, incluímos um mapa com as indicações para chegar aos moinhos de Apúlia.

Então, está pronto para embarcar nesta viagem connosco?

Os Moinhos de Apúlia

Moinhos de Apúlia
Moinhos de Apúlia

Os moinhos de Apúlia são uma verdadeira obra de arte e uma relíquia da história portuguesa.

Além da sua importância como centro de moagem de cereais, eles também desempenharam um papel fundamental na proteção das dunas da região.

Na verdade, eles foram construídos em cima do cordão dunar para evitar que a areia se movesse, e a sua posição foi cuidadosamente escolhida para aproveitar os ventos do mar.

Vale destacar que a região é famosa pelos campos de milho, que são cultivados até hoje, se bem que em menor escala.

Com o passar dos anos, os moinhos foram abandonados, mas felizmente foram restaurados pelos proprietários e hoje são usados como casas de férias particulares.

No entanto, a arquitetura original e as características dos moinhos foi mantida, ou seja, os moinhos continuam com janelas estreitas e portas pequenas para proteger a moagem da humidade.

Os passadiços da Apúlia

Passadiços da Apúlia
Passadiços da Apúlia

O passadiço de madeira que liga os cinco moinhos de Apúlia é a forma de ver e apreciar estas curiosas construções históricas.

No entanto, é importante lembrar que os moinhos são propriedade privada e não estão abertos ao público.

Além disso, se é fã de caminhadas, existem muitos percursos pedestres em Esposende que pode explorar.

Um bom exemplo dos trilhos em Esposende é o Trilho dos Moinhos de Apúlia, que passa em frente aos moinhos.

Ou seja, ao fazer este trilho, pode ver de perto os moinhos de Apúlia ao mesmo tempo que desfruta de uma caminhada agradável junto ao mar.

PR12 – Trilho das Masseiras

Passadiço na Praia da Apúlia.
Passadiço na Praia da Apúlia.
PR12 - Trilho das Masseiras, na Apúlia (Esposende).
Trilho das Masseiras (PR12), na Apúlia (Esposende).

O Trilho das Masseiras é uma ótima opção de caminhada em Esposende, com partida e chegada nos moinhos da Apúlia.

Com uma extensão de 7,4 km, é um percurso de dificuldade fácil que demora cerca de três horas a terminar.

Durante a caminhada, os visitantes poderão desfrutar das vistas incríveis da Lagoa da Apúlia, da pequena e grande masseira e da Mata de Folhosas.

Já agora, sabe o que é uma masseira?

Os agricultores cavam covas retangulares no solo arenoso e plantam vinhas nos cantos para protegê-las dos ventos ásperos da região.

Se ficou curioso sobre esta forma peculiar de agricultura, não perca a oportunidade de explorar esta envolvente paisagística única durante a sua estadia em Esposende.

A Praia da Apúlia

Praia da Apúlia
Praia da Apúlia

A Praia da Apúlia é um destino popular para quem procura desfrutar de desportos náuticos, como surf e kitesurf, graças aos ventos fortes da região.

Mas também é uma escolha popular para famílias em busca de um dia de praia, graças ao seu extenso areal de areia branca.

Além disso, a praia é delimitada por um pontão e pela foz da Ribeira da Fonte da Senhora, criando um cenário natural digo de visita.

Assim, as crianças podem brincar nas poças de água nas pedras durante a maré baixa, o que é uma atração adicional para as famílias.

A Praia da Apúlia ganhou o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria Praias, garantindo aos visitantes que escolhem um destino de alta qualidade para um dia de praia.

Para mais informações sobre outras praias de alta qualidade, não perca o artigo sobre as Praias de Bandeira Azul.

Alojamento na Praia da Apúlia

Hotel Suave Mar (Esposende).
Hotel Suave Mar (Esposende).

Para quem quer desfrutar de uns dias à beira-mar na Apúlia, a Casa do Mar é uma boa aposta!

Esta casa de férias está localizada em frente à Praia das Pedrinhas, tem três quartos e um terraço onde pode fazer as refeições e desfrutar de um pôr-do-sol magnífico.

No entanto, se privilegia a tranquilidade, a 500 metros da Praia de Ofir, vai encontrar Amais Ofir Heart and Soul. Esta propriedade está inserida num pinhal, o que lhe dá bastante privacidade pois praticamente não tem vizinhos.

Caso prefira uma opção mais económica, o Parque de Campismo de Fão tem wi-fi gratuito, parque infantil e um bar.

Por outro lado, para ficar no centro de Esposende o Hotel Suave Mar (3 estrelas) tem o conforto espectável de um hotel, piscina e restaurante com um pequeno-almoço farto.

Como vê, existem várias opções de alojamento em Esposende, e se as sugestões que indiquei não lhe agradam por completo, pode ver mais alternativas a seguir.

Hotéis em Esposende

Onde comer junto aos moinhos de Apúlia

Almoço de domingo na Apúlia: sames de bacalhau (feijoada).
Almoço de domingo na Apúlia: sames de bacalhau (feijoada).
Vitrine de peixe fresco nos restaurantes de Apúlia, Esposende.
Vitrine de peixe fresco nos restaurantes de Apúlia, Esposende.
Sardinhas assadas.
Sardinhas assadas.
Restaurante na Apúlia: entrada de queijo e presunto.
Restaurante na Apúlia: entrada de queijo e presunto.

Sempre que visitamos a Apúlia escolhemos os pequenos restaurantes perto da praia, mas existem opções mais sofisticadas se preferir.

Para nós o peixe grelhado nestes lugares nunca desilude, como é o caso do Restaurante Estrela Do Mar, da Marisqueira Manjar da Praia e do Restaurante D’Apúlia.

Comida simples, mas muito saborosa e além disso a preços acessíveis, o que faz com que seja para nós uma escolha que corre sempre bem.

Já se preferir um lugar mais requintado para jantar, o Restaurante Moinho de Sal tem boa reputação.

Como chegar aos Moinhos de Apúlia

Tendo como referência a cidade do Porto, a melhor forma de chegar aos moinhos da Apúlia é pela A28 e em cerca de 40 minutos chegará ao seu destino.

No entanto, para que possa planear melhor a sua viagem a Esposende, a seguir mostramos o mapa da região.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando faço viagens sozinha! Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.