0

Moinhos de Apúlia | praia e passadiços em Apúlia

Passadiços da Apúlia

Os moinhos de Apúlia são uma das atrações turísticas mais visitadas de Esposende.

De facto, estas curiosas construções desde há algum tempo que despertam interesse dos visitantes.

Então, vamos começar por explicar para que serviam os moinhos da Apúlia e depois falamos dos passadiços junto aos moinhos.

No entanto, está assinalado um trilho maior (7,4 kms) que passa pelos moinhos, portanto também vamos dizer-lhe o que esperar do trilho das Masseiras.

Por outro lado, a região da Apúlia é conhecida pelas águas ricas em iodo, por isso vamos falar-lhe da praia da Apúlia em si.

Se estiver a pensar passar alguns dias na região também damos algumas sugestões de alojamento e restaurantes.

Por fim disponibilizamos um mapa para que veja de uma forma imediata como chegar aos moinhos de Apúlia.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Os Moinhos de Apúlia

Moinhos de Apúlia
Moinhos de Apúlia

Os moinhos de Apúlia são uma fila de cinco moinhos de vento implantados em frente à praia e sobre o cordão dunar, que serviam para a moagem de cereais, aliás, pelo que nos disseram, moíam essencialmente milho.

De facto, na região ainda se podem observar alguns campos de milho.

Assim, a posição estratégica dos moinhos em frente ao ventoso mar fazia com que a moagem fosse facilitada.

No entanto, e depois de alguns anos de abandono, os moinhos foram restaurados pelos donos e agora são casas de férias particulares.

Os passadiços da Apúlia

Passadiços da Apúlia
Passadiços da Apúlia

A melhor forma de admirar os moinhos da Apúlia é percorrendo o passadiço de madeira que une os 5 moinhos.

Desta forma poderá ver e tirar fotografias a estas curiosas construções, no entanto tenha em atenção que os moinhos são propriedade privada.

Já agora, se é adepto de caminhadas, saiba que em Esposende existem vários percursos pedestres que pode fazer e que um deles passa mesmo em frente aos moinhos da Apúlia.

PR12 – Trilho das Masseiras

O Trilho das Masseiras é um percurso pedestre de pequena rota e de tipo circular cujo ponto de partida e chegada são os moinhos da Apúlia.

Tem uma extensão de 7,4 quilómetros, grau de dificuldade fácil e a duração do percurso estima-se em três horas.

Mas acredite que serão três horas bem passadas com uma envolvente paisagísticas única e que inclui paragens na Lagoa da Apúlia, na pequena masseira, na grande masseira assim como na Mata de Folhosas.

Já agora, uma masseira é uma cova retangular cavada no solo arenoso em cujos cantos se plantaram vinhas que crescem protegidas dos ventos agrestes (a conhecida nortada).

A Praia da Apúlia

Praia da Apúlia
Praia da Apúlia

A Praia da Apúlia é delimitada por um pontão e pela foz da Ribeira da Fonte da Senhora.

É muito procurada para a prática de desportos náuticos por causa dos ventos, mas também por famílias que desfrutam do extenso areal de areia branca.

Existem algumas pedras no centro da praia que são visíveis na maré baixa e onde as crianças gostam de brincar em poças de água que entretanto se formam.

Além disso, em 2020 a Praia da Apúlia em Esposende ganhou o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria Praias o que atesta a qualidade desta praia (aproveite para ver o artigo sobre as Praias de Bandeira Azul 2020).

Alojamento na Praia da Apúlia

Existe bastante e diversificada oferta de hotéis em Esposende , no entanto também vai encontrar alojamentos na praia da Apúlia que o vão deixar satisfeito.

Por outro lado, se gosta de parques de campismo não vai querer perder o Parque de Campismo Orbitur Rio Alto mesmo ao lado da praia da Apúlia mas com acesso direto à Praia do Parque de Campismo.

Onde comer junto aos moinhos de Apúlia

Sempre que visitamos a Apúlia escolhemos os pequenos restaurantes tradicionais perto da praia para almoçar ou jantar.

O peixe grelhado nestes tascos nunca desilude por isso preferimos ir sempre aos mesmos.

Comida simples mas muito saborosa e além disso a preços acessíveis, o que faz com que seja para nós uma escolha que corre sempre bem.

Não sabemos dizer os nomes dos estabelecimentos mas perto da Praia da Apúlia vai sentir o aroma a peixe grelhado e dessa forma saberá que está no sítio certo.

Como chegar aos Moinhos de Apúlia

Tendo como referência a cidade do Porto, a melhor forma de chegar aos moinhos da Apúlia é pela A28 e em cerca de 40 minutos chegará ao seu destino.

No entanto, para que possa planear melhor a sua viagem a Esposende, a seguir mostramos o mapa da região.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: