O que fazer em Mogadouro (2024): lugares imperdíveis e roteiro

Castelo de Mogadouro.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 17, 2024

Aqui tem uma lista de sugestões de o que fazer e visitar em Mogadouro este ano!

Mogadouro é uma vila raiana pertencente ao distrito de Bragança, ou seja, está localizada em Trás-os-Montes.

Com uma riqueza de património arquitetónico, cultural e natural, a vila de Mogadouro é um destino turístico imperdível para aqueles que desejam experimentar a autêntica beleza do interior de Portugal.

Por isso, neste artigo, vou dar-lhe algumas sugestões de o que ver e fazer em Mogadouro, ou seja, vamos explorar as principais atrações que Mogadouro tem a oferecer aos visitantes, desde o seu castelo medieval até aos seus museus e paisagens deslumbrantes.

Também incluo sugestões de onde ficar a dormir, restaurantes, o que visitar nos arredores e ainda algumas curiosidades, como por exemplo qual a origem do nome Mogadouro.

Então, acompanha-me nesta viagem pela raia transmontana?

O que fazer e visitar em Mogadouro

Visitar Mogadouro (Trás-os-Montes).
Visitar Mogadouro (Trás-os-Montes).

Segue-se uma lista com sugestões de o que visitar em Mogadouro, mas antes queria partilhar algumas informações que considero relevantes.

A primeira é que apesar da vila ser relativamente pequena, existem várias zonas com jardins e banquinhos. Os meus filhos, por exemplo, enquanto eu andava entretida com a máquina de filmar (veja o vídeo em baixo), arranjaram sempre um lugar cómodo para se sentarem à minha espera.

Eles próprios comentaram que a vila parecia uma sala de estar, com tantos sítios agradáveis para se sentarem.

Depois, percebi que o pessoal é conversador! Por isso, não vá com pressa de ir embora e aproveite cada minuto em Mogadouro.

Explorar o Castelo de Mogadouro, a Torre de Menagem e Pelourinho

Torre de Menagem.
O que fazer em Mogadouro: ver a Torre de Menagem.

Estes três monumentos estão situados muito perto, por isso faz sentido que os visite de uma única vez.

A Torre de Menagem, bem como o Castelo de Mogadouro vêem-se bem ao longe, no entanto, o Pelourinho pode passar despercebido na praça junto ao acesso à torre.

Enfim, explore com tempo esta área, subindo os degraus e aproveitando a vista de 360º sobre a vila de Mogadouro.

Visitar a Igreja Matriz

Igreja Matriz de Mogadouro.
O que fazer em Mogadouro: visitar a Igreja Matriz.

A Igreja Matriz de Mogadouro está situada a poucos metros do castelo, mas só está aberta no período que antecede os horários de culto.

O edifício é do século XVI e está bem conservado, sendo que os principais pontos de destaque são o altar-mor com o brasão da Ordem de Cristo e o dos Távoras.

Apesar de não ser fácil, se tiver a sorte de estar por lá quando a igreja estiver aberta, não perca a oportunidade de entrar.

Conhecer a Sala Museu de Arqueologia

Casa Museu de Arqueologia.
O que fazer em Mogadouro: visitar a Casa Museu de Arqueologia.

A Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro reúne uma coleção de artefactos doados por particulares, assim como peças encontradas em escavações arqueológicas da região.

Algumas das peças expostas remontam ao período romano, pelo que se é um apaixonado por história, certamente que vai passar um par de horas muito agradável neste espaço.

Fazer o roteiro dos Lagos do Sabor

Lagos do Sabor.
Lagos do Sabor.

Os Lagos do Sabor resultaram da construção da Barragem do Baixo Sabor e abrangem territórios dos concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O espelho de água de cerca de 70 km, que serpenteia entre montes e colinas, bem como as paisagens de cortar a respiração, são um dos grandes atrativos da região.

Por isso, quando estiver em Mogadouro, não perca a oportunidade de conhecer este pequeno paraíso transmontano.

Alojamento em Mogadouro

Hotel Trindade Coelho.
Hotel Trindade Coelho.

Como deve ter percebido, é boa ideia ficar a dormir pelo menos uma noite na vila de Mogadouro.

Assim, para uma localização central, o Hotel Trindade Coelho é uma boa escolha. Está localizado no centro da vila, tem restaurante, ginásio e estacionamento privado gratuito.

Por outro lado, se está a pensar visitar Mogadouro no verão, então pode preferir um alojamento com piscina.

Acredite que os verões em Trás-os-Montes são a valer, com temperaturas bastante altas, por isso, recomendo que espreite a Casa das Indrineiras, na aldeia Vila D’Ala, um alojamento local com quatro quartos e piscina.

Se nenhuma destas sugestões lhe agradou, veja a disponibilidade e preços dos alojamentos a seguir.

Alojamento em Mogadouro

Roteiro para um dia na vila de Mogadouro

Centro da vila de Mogadouro.
Centro da vila de Mogadouro, com o Oratório a São Sebastião em primeiro plano.

Se tem apenas um dia para visitar a vila de Mogadouro, sugiro que estacione o carro junto ao Castelo e comece o passeio nessa zona.

Veja o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia e depois suba as escadas em direção à Torre de Menagem e Castelo.

Pode percorrer o que resta das antigas muralhas e ter uma perspetiva 360º sobre a vila e aldeias vizinhas. O Miradouro do Castelo de Mogadouro é um bom lugar para passar alguns minutos.

Em seguida, vá para o centro da vila, passando pela Rua João de Freitas, que faz parte do trajeto original do Caminho de Santiago e onde existe (pelo menos) uma janela manuelina.

Caso se interesse pela História da região, não se esqueça de dar um pulo à Sala Museu de Arqueologia. Além disso, mesmo ao lado pode admirar a fachada da Igreja e Convento de São Francisco.

O Parque da Vila é o lugar ideal para se sentar, mas na Praça Eng Duarte Pacheco também existem banquinhos se estiver na altura de fazer uma pausa.

Quais são os pontos de interesse na vila de Mogadouro?

Igreja e Convento de São Francisco.
Igreja e Convento de São Francisco, ao lado da Câmara Municipal de Mogadouro.

Em jeito de resumo, aqui ficam os principais pontos de interesse na vila de Mogadouro: o castelo, a torre de menagem, o pelourinho, o centro da vila, Igreja e Convento de São Francisco, a Praça Eng Duarte Pacheco, a biblioteca municipal, o Oratório a São Sebastião, o Largo Trindade Coelho e a Sala Museu de Arqueologia.

Gastronomia e restaurantes em Mogadouro

Em terras de Trás-os-Montes a carne é rainha, por isso, nos restaurantes da vila vai encontrar diferentes pratos que celebram este produto local.

Desde presunto e chouriços até à bem conhecida posta e costeleta de vitela, não faltam lugares para degustar o que a região tem de melhor.

Nós escolhemos o restaurante A Tasquinha e fomos muito bem servidos.

O queijo, presunto e azeitonas foram uma boa introdução para a tábua de carne acompanhada de cogumelos e batatas, bem como a picanha proveniente de animais da região.

O que visitar nos arredores de Mogadouro

Miradouro de Penedo Durão.
Miradouro de Penedo Durão.

Existem vários lugares muito interessantes para visitar a poucos km de Mogadouro.

Assim, o Castelo de Pena Róias (11 km) é uma antiga fortificação da Ordem dos Templários, que terá sido mandada construir por Dom Afonso Henriques em 1166. Apesar de não estar bem conservado, a verdade é que mesmo assim é um sítio bonito para visitar.

Por outro lado, e a cerca de 14 km da vila de Mogadouro, o Monóptero de São Gonçalo é um monumento raro em Portugal, daí a sua relevância em termos turísticos. É uma estrutura de estilo barroco que serviria para acomodar a imagem de São Gonçalo de Amarante e foi contruída pela família dos Távora.

Além destes dois lugares, e se tiver dois ou três dias para passar na região, tomo a liberdade de sugerir que inclua no seu roteiro por Trás-os-Montes os miradouros do Parque Natural do Douro Internacional, assim como a vila mais manuelina de Portugal: Freixo de Espada à Cinta.

Qual é a origem do nome Mogadouro?

Pelourinho, visto a partir do Castelo de Mogadouro.
Pelourinho, visto a partir do Castelo de Mogadouro.

Acredita-se que o nome “Mogadouro” tem origem no árabe “Mugathur”, que significa “elevado” ou “forte”, em referência à posição elevada da cidade e ao antigo castelo que se encontrava no topo da colina.

Durante a ocupação muçulmana da Península Ibérica, Mogadouro foi uma importante fortificação defensiva, controlando o acesso ao planalto de Trás-os-Montes. No entanto, com a Reconquista cristã, a cidade foi conquistada pelos portugueses no século XII, e o seu castelo foi posteriormente reconstruído e ampliado.

Ao longo dos séculos, a região tornou-se um importante centro comercial e administrativo, graças à sua localização estratégica nas rotas de comércio entre o interior de Portugal e a vizinha Espanha. Aliás, o nome Mogadouro permanece até hoje como um testemunho da rica história da cidade e da sua importância na região.

Onde fica e como chegar a Mogadouro

A vila de Mogadouro está localizada no distrito de Bragança, isto é, no Norte de Portugal, e a cerca de 217 km da cidade do Porto.

Para chegar a Mogadouro e tendo como referência a cidade do Porto, pode seguir pela A4 em direção a Vila Real, continue pelo IC5 e depois pela N221 até Mogadouro.

No total, pode contar com uma viagem de cerca de 2h30.

Subscreva o Canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Veja também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.