Mirandela o que visitar, fazer e roteiro na Terra Quente (2024)

Ponte Velha de Mirandela
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 28, 2024

Descubra Mirandela: O que fazer em Mirandela, onde visitar e um roteiro para um dia.

Mirandela, situada no distrito de Bragança, é uma jóia da Terra Quente Transmontana, com verões quentes e abafados, amenizados por mergulhos nos rios locais.

Também é conhecida como a Princesa do Tua, pois a cidade mantém uma relação íntima com este rio.

Dotada de um vasto património histórico, Mirandela orgulha-se dos seus inúmeros edifícios de interesse espalhados pelo concelho.

Além disso, não se pode falar de Mirandela sem mencionar a famosa alheira de Mirandela, embora haja outros produtos regionais de elevada qualidade, como os com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Quer saber o que fazer em Mirandela? Ora, desde monumentos históricos até praias fluviais refrescantes, passando por trilhos para todos os gostos, esta cidade tem realmente muito a oferecer!

E não se esqueça da gastronomia local, com pratos saborosos a preços acessíveis. Em Mirandela, a experiência é completa e inesquecível.

O que fazer e visitar em Mirandela este ano!

Paço dos Távoras
Paço dos Távoras (Palácios dos Távoras). Atual Câmara Municipal de Mirandela.
O que fazer em Mirandela: descobrir pequenos tesouros arquitectónicos.
O que fazer em Mirandela: descobrir pequenos tesouros arquitectónicos.
Ponte Velha de Mirandela. A ligação entre a zona antiga e a zona moderna.
Ponte Velha de Mirandela. A ligação entre a zona antiga e a zona moderna.
Monumentos a visitar em Mirandela.
Monumentos a visitar em Mirandela.

Explorar o centro histórico de Mirandela

Conhecer o centro histórico de Mirandela.
Conhecer o centro histórico de Mirandela.

O centro histórico de Mirandela é muito rico, aliás, estão referenciados mais de 40 lugares com interesse turístico.

Uma vez que são realmente muitos decidimos apenas falar dos que gostámos mais, sendo que é importante que saiba que esta lista não inclui todos os monumentos de Mirandela.

Assim, a ponte romana sobre o Rio Tua (também conhecida como Ponte Velha) marca a entrada do visitante na zona antiga de Mirandela.

Do centro do Rio Tua e antes de chegar à Ponte da Europa, sai um repuxo de água que refresca os dias e noites de estio transmontanos.

Se olhar à direita vai ver o Parque do Império, com uma fonte luminosa e anfiteatro, enquanto que do lado esquerdo e nas suas costas está o Parque Dr José Gama (e a praia fluvial de Mirandela).

O Paço dos Távoras distingue-se ao longe dos restantes edifícios. É um monumento grandioso do século XVII e que hoje alberga a Câmara Municipal.

A Estátua do Papa João Paulo II também é bem visível, no entanto, para ver a Porta de Santo António vai ter de se esforçar um bocadinho (está escondida entre dois edifícios).

Por fim, siga para a Praça 5 de Outubro para ver o Solar dos Condes de Vinhais e a Igreja da Misericórdia.

👉 Dica: sabia que a Porta de Santo António (Imóvel de Interesse Público) é o que resta do Castelo de Mirandela?

Descobrir o Parque Natural Regional do Vale do Tua

Parque Natural Regional do Vale do Tua.
Parque Natural Regional do Vale do Tua.

O Parque Natural Regional do Vale do Tua é um tesouro natural, que inclui territórios dos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor. Este santuário ecológico é uma ode à biodiversidade, oferecendo uma paisagem diversificada e repleta de encantos a quem o visita.

Neste paraíso natural, os visitantes podem desfrutar de uma multiplicidade de experiências. Desde caminhadas pelos seus trilhos, que revelam recantos secretos, até à observação da fauna e flora que aqui prospera.

A história e a cultura também deixaram as suas marcas neste cenário idílico. Ruínas ancestrais e aldeias contam histórias de um passado rico e diversificado, onde as comunidades viveram em harmonia com o ambiente que as rodeava.

Além disso, os miradouros estrategicamente posicionados oferecem panoramas deslumbrantes.

Conhecer as Praias fluviais em Mirandela

Praias fluviais em Mirandela.
Praias fluviais em Mirandela.

Os verões em Mirandela são verdadeiramente escaldantes, com um clima típico das Terras Quentes Transmontanas, o que convida a mergulhos refrescantes.

Na falta de oceano por perto, as praias fluviais tornam-se verdadeiros oásis, tanto para os habitantes locais como para os visitantes sedentos de frescura e diversão.

Portanto, no seu roteiro de descoberta, não pode deixar de incluir algumas das pérolas aquáticas da região.

Comece pela praia fluvial do Parque Dr. José Gama, carinhosamente apelidada de praia fluvial de Mirandela, por se encontrar no coração da cidade, proporcionando momentos de lazer à sombra das suas frondosas margens.

Em seguida, dirija-se à serenidade da praia fluvial de Vale de Juncal, em Abambres, onde a natureza se exibe em todo o seu esplendor, oferecendo uma atmosfera de paz e tranquilidade ideais para relaxar.

Aventure-se também pela praia fluvial da Maravilha, junto ao Parque de Campismo Três Rios de Maravilha, que além de uma extensa área para banhos, oferece uma refrescante piscina com acesso mediante taxa.

Por fim, descubra os encantos naturais da praia fluvial de Quintas, em Frechas, onde a frescura das águas convida a mergulhos revigorantes e a momentos de descontração em comunhão com a natureza.

Aproveite cada uma destas praias fluviais de mirandela para escapar ao calor e divirta-se com a sua família.

Maravilhar-se com o espelho de água que o rio Tua proporciona junto à ponte velha

Espelho de água no Rio Tua.
Espelho de água no Rio Tua.

À beira da Ponte Velha, em Mirandela, o Rio Tua oferece um espelho de água seque, por si só, é uma atração turística.

Isto porque o rio reflete a beleza da paisagem, numa mistura de cores que espelham o cenário à volta, mas também o azul do céu.

Por essa razão é comum, tanto os locais como os visitantes, pararem para admirar a Ponte Velha e os edifícios históricos de Mirandela refletidos na água.

Aliás, durante o verão, é comum ver famílias e amigos a aproveitar este local para piqueniques e mergulhos na água. Além disso, à noite, as luzes da cidade refletem-se na água, criando uma atmosfera romântica.

Ou seja, a simplicidades deste espelho de água é um tesouro escondido em Mirandela, que vale a pena descobrir e apreciar em todas as estações do ano.

Experimentar a famosa alheira de Mirandela e o Butelo

Alheira de Mirandela.
Alheira de Mirandela.

Em Mirandela, não pode deixar de experimentar a famosa alheira e o butelo, duas iguarias tradicionais e deliciosas.

Para quem não sabe, a alheira é um enchido típico da região, feito com carne, pão, e especiarias.

É saborosa e versátil, podendo ser grelhada, frita ou assada. Já o butelo é um prato de carne de porco, enchido com ossos e gordura, cozido lentamente até ficar tenro e suculento.

Ambos os pratos têm um sabor único e são um verdadeiro deleite para os amantes da gastronomia portuguesa.

Pode saboreá-las nos restaurantes locais, onde são servidas com acompanhamentos típicos, como grelos ou batatas.

Não se esqueça de acompanhar com um bom vinho da região, para uma experiência gastronómica completa.

Visitar as aldeias próximas como, por exemplo, Abreiro ou Frechas

Pelourinho de Abreiro.
Pelourinho de Abreiro.
Igreja de Abreiro.
Igreja de Abreiro.
Abreiro: Aldeias de Portugal.
Abreiro: Aldeias de Portugal.

Na sua lista de o que fazer e visitar em Mirandela, recomendo que inclua algumas aldeias nos arredores, como por exemplo Abreiro ou Frechas.

Isto porque nestes recantos o tempo parece abrandar e a simplicidade ganha vida.

Assim, em Abreiro, percorra a antiga calçada medieval até à ponte, e veja o pelourinho que é diferente de todos os que conheço.

Já em Frechas, a tranquilidade é rainha. Os campos convidam a caminhadas, portanto, calce as sapatilhas e parta à descoberta da beleza simples da vida campestre.

Trilhos e Percursos Pedestres em Mirandela

Trilhos em Mirandela.
Trilhos em Mirandela.

Nada melhor do que caminhar para conhecer uma região.

Assim, se é adepto de andar a pé vai gostar de saber que em Mirandela existem 5 percursos pedestres sinalizados.

Para saber mais sobre estes percursos pedestres sugerimos que clique em cada um dos trilhos a seguir e será encaminhados para a informação disponibilizada pelo município.

PR1 Trilho do Tua | PR2 Trilho de Vale de Lobo | PR3 Trilho Entre Rios | PR4 Trilho do Vale do TUA | PR5 Trilho de Santa Catarina.

Gastronomia e Produtos típicos de Mirandela

Esta região de Trás-os-Montes é rica em azeite, amêndoa e figo para além dos produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Assim, a Alheira de Mirandela foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal, mas não perca a oportunidade de experimentar também a Alheira de Vinhais (IGP) que usa carne de porco bísaro, assim como o Butelo de Vinhais (IGP).

Por outro lado, para os fãs de queijo existem opções de queijo de cabra transmontano (DOP) e Queijo Terrincho (DOP).

Roteiro para um dia em Mirandela

Solar dos Condes de Vinhais.
Solar dos Condes de Vinhais.

Se dispõe apenas de um dia para explorar Mirandela, é compreensível que tenha que fazer escolhas difíceis quanto aos locais a visitar. Entre os pontos que infelizmente terá que deixar de fora está o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Isto porque a distância até este local é significativa, exigindo um desvio que consumirá grande parte do seu tempo precioso. Ou seja, na nossa opinião, esta viagem não compensa num roteiro de apenas um dia.

Assim, sugerimos que concentre todos os seus esforços e tempo no centro histórico da cidade.

Este núcleo repleto de história e cultura oferece uma riqueza de experiências que certamente tornarão o seu dia memorável. Para facilitar a sua visita, sugerimos que siga o percurso que indicamos antes, garantindo que não perde nenhum dos pontos de interesse mais marcantes.

No entanto, não desanime! Guarde este artigo para quando tiver a oportunidade de regressar a Mirandela com mais tempo disponível.

Desta forma, poderá desfrutar plenamente das maravilhas naturais do Parque Natural Regional do Vale do Tua e explorar com calma tudo o que esta região tem para oferecer.

Alojamento em Mirandela

Hotel Dom Dinis, em Mirandela.
Hotel Dom Dinis, em Mirandela.
Piscina do Hotel Dom Dinis, em Mirandela.
Piscina do Hotel Dom Dinis, em Mirandela.

Se pode ficar em Mirandela alguns dias, acredite que não se vai arrepender.

Como viu neste artigo, há muito para ver e fazer na região e para o ajudar a escolher onde dormir, aqui ficam as nossas sugestões:

Hotéis em Mirandela

Mapa e como chegar a Mirandela

Para quem parte da cidade do Porto, a viagem até Mirandela abrange uma distância de aproximadamente 150 km.

Este percurso oferece uma oportunidade para desfrutar da beleza das paisagens transmontanas ao longo do trajeto.

Saindo de Vila Real, cidade localizada a uma distância de 60 km pela A4, a chegada a Mirandela promete ser rápida.

Por outro lado, para os viajantes vindos de Lisboa, o percuros até Mirandela requer uma viagem mais longa, com cerca de 430 km a percorrer.

Apesar da distância, esta é uma oportunidade para uma viagem passando por diferentes regiões de Portugal e testemunhando a diversidade do país.

Independentemente do ponto de partida, os viajantes encontrarão abaixo um mapa detalhado com as direções necessárias para chegar a Mirandela. Este recurso será útil para orientar-se e garantir uma chegada tranquila à cidade transmontana.

Artigos Relacionados com Mirandela o que visitar

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Bragança? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.